O Campus Caicó do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) divulga o relatório parcial da Autoavaliação Institucional (AAI) 2024. O documento foi elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Caicó.
Sendo o primeiro do ciclo trienal de avaliações, o relatório busca fortalecer a cultura de participação da comunidade escolar e a gestão democrática. As análises são fundamentadas em uma pesquisa realizada com a comunidade, por meio de um formulário eletrônico, e fornecem dados cruciais para o planejamento, a execução e o acompanhamento das ações institucionais.
O processo de Autoavaliação 2024 seguiu um método que incluiu a divulgação do instrumento de avaliação, a sensibilização da comunidade, a coleta e análise das respostas, e a elaboração do relatório. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e quantitativa, foi conduzida para captar as opiniões de diversos membros da comunidade escolar, com foco em servidores e discentes.
O questionário de 2024 foi composto por 28 perguntas objetivas para servidores e 26 para estudantes, além de questões abertas que permitiram aos participantes justificarem suas respostas e darem novas sugestões. O relatório se concentrou em dois eixos principais: “Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão” e “Política de Atendimento aos Discentes”.
Com base nos dados coletados, o relatório apresenta informações sobre cada eixo e dimensão avaliados, com resultados específicos para o Campus Caicó, por segmento (docentes, técnicos administrativos, discentes e sociedade civil) e por curso de graduação.
Para cada indicador, o documento oferece recomendações de ação, que podem variar de “pode ser continuada” a “requer medidas urgentes”. Com uma taxa de resposta total de 18,26% no Campus Caicó, o relatório serve como um diagnóstico da visão da comunidade, identificando tanto as ações bem-sucedidas quanto as áreas que precisam de aprimoramento.
Confira o documento na íntegra.
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