No encontro, trabalhadores e representantes sindicais aprovaram uma série de eixos de luta, entre eles a exigência de um novo edital de seleção para escriturários.
Entre os pontos aprovados está o item 4, que trata especificamente da realização de um novo concurso público, com destaque para o cumprimento efetivo das cotas destinadas às pessoas com deficiência (PcDs).
Além da seleção externa, o congresso discutiu a defesa do Banco do Brasil como instituição pública e estratégica para o desenvolvimento do país, além de pautas relacionadas à Previ (previdência), Cassi (plano de saúde dos funcionários), condições de trabalho, combate ao assédio moral e valorização do quadro próprio de servidores.
Entenda a questão das cotas no concurso Banco do Brasil
Apesar da reivindicação, o Banco do Brasil já adotou medidas nesse sentido no último edital, publicado em 2022.
Inicialmente, a seleção trouxe cerca de 6 mil vagas para escriturário, com 5% sendo destinadas a PcDs, conforme a Lei 8.213/1991.
No entanto, após recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), o banco retificou o edital em 2023, ampliando o percentual reservado para 12,5% das vagas.
Dessa forma, o concurso passou de 6 mil para 6.525 oportunidades, aumentando significativamente a oferta de vagas para PcDs.
A determinação do TCU ocorreu porque o BB ainda não alcançou a meta legal de 5% do quadro funcional ocupado por PcDs.
Para corrigir essa defasagem, o tribunal determinou que os próximos concursos mantenham 12,5% das vagas reservadas a esse público, até que o percentual de empregados PcDs atinja o mínimo exigido em lei.
Com isso, o banco conseguiu evitar a realização de um concurso exclusivo para PcDs — alternativa também cogitada pelo TCU.
Portanto, embora o sindicato tenha reiterado a cobrança, o BB já cumpriu a decisão e deverá seguir aplicando o percentual maior de reserva nos seus próximos editais.
Novo concurso BB está em estudo
Apesar de ainda não ter previsão oficial, um novo edital já vem sendo estudado desde 2024. Em comunicado interno, o banco confirmou que realiza levantamentos sobre as necessidades de pessoal em cada região e análises orçamentárias para definir a quantidade de vagas.
“No momento, estamos realizando estudo visando o lançamento de novo edital de seleção externa para o Banco, mapeando a necessidade de alocação de mão de obra, observando a capacidade negocial de cada região e o Planejamento estratégico e Orçamentário da Empresa”, disse o BB em comunicado interno.
Outro fator que pode facilitar o processo é que a instituição ainda mantém contrato ativo com a Fundação Cesgranrio, válido até dezembro de 2025, o que permitiria a publicação do edital sem a necessidade de uma nova licitação para escolha de banca.
Em 2024, o processo chegou a avançar, com levantamento de vagas e discussões sobre a publicação do edital ainda naquele ano. Com o adiamento, os preparativos seguiram para 2025, quando etapas internas importantes foram concluídas.
0 Comentários