Semana da Cultura movimenta Acari com homenagens, filmes e encontro de genealogia


A Prefeitura de Acari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, está realizando a Semana da Cultura. Nesta terça-feira (4), as escolas municipais viveram um momento especial com o projeto “Patronos em Cena: Memórias que Inspiram”.

O encontro contou com a presença do escritor acariense José Bezerra de Araújo, que compartilhou suas experiências e reflexões sobre a importância de preservar e valorizar a história dos patronos que dão nome às instituições de ensino do município.

A atividade proporcionou um mergulho na memória local, resgatando as trajetórias de homens e mulheres que contribuíram com a educação, a cultura e o desenvolvimento de Acari.

A programação segue ao longo da semana com diversas atividades:

Quarta-feira (5)Dia Nacional da Cultura
Às 19h30, na Praça Antão Lopes, haverá exibição de filmes e curtas-metragens sobre Acari, produzidos por artistas locais:

  • Gargalo – A origem do ser Gargalheiras – Tiago Toscano

  • 300 anos da chegada de Manoel Esteves de Andrade – Adriano Campelo e Tiago Toscano

  • Olho D’água – João Batista e Ivan Russo

  • Documentário Centenário de José Braz e Adaltiva

  • Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto – Coletivo Eskambau

Quinta-feira (6)
Das 7h30 às 9h30, acontece a Oficina sobre Genealogia e Árvore Genealógica, na Escola Major Hortêncio de Britto, ministrada pelo professor José Lucena de Medeiros.

Sexta-feira (7)

Às 17h, na Praça Cipriano Pereira, será realizada a Feira do JEPP, em que estudantes expõem e comercializam produtos criados no projeto, com apresentações culturais e participação especial de Richardson Alves.

Às 19h30, no auditório da Câmara Municipal de Acari, acontece a abertura do V Encontro de Genealogia de Acari, com palestra de Neto Pinheiro, intitulada “No Espelho da Árvore – As famílias que se repetem no Seridó”.

Na ocasião, haverá também o lançamento dos livros:

  • Trilheiros e Trilheiras Potiguares no Seridó

  • Santa Luzia de Antigamente
    Organização: Prof. Dr. João Telesforo Nobrega de Medeiros.

Sábado (8)
Às 8h30, será realizado o segundo dia do V Encontro de Genealogia de Acari, com abertura e café da manhã na Casa Anexo do Museu Histórico de Acari (Rua Juvenal Lamartine, 105, em frente ao Museu).

Postar um comentário

0 Comentários