Realizadores(as) de todo o país já podem enviar suas obras no período de 19/02 a 23/03, inscrições do Laboratório de Roteiro vão de 21/02 a 21/03.
Este ano o Curta Caicó chega a sua 8ª edição, buscando consolidar ainda mais o objetivo de tornar o Seridó um polo de produção audiovisual; o festival inicia suas atividades em 2025 já com a convocatória de filmes que comporão as mostras competitivas e paralelas e também as inscrições do 4º LAB RN (Laboratório para Jovens Roteiristas do Rio Grande do Norte).
As inscrições de filmes são totalmente gratuitas, sendo aceitos filmes de curta-metragem com duração de até 20 minutos e com data de finalização a partir de janeiro de 2023. O formulário para inscrição está disponível no website www.curtacaico.com.br e nas redes sociais @curtacaico. No ato da inscrição também é possível selecionar qual mostra o(a) realizador(a) quer concorrer.
Os filmes inscritos serão avaliados por uma curadoria especializada e a seleção final será divulgada até o mês de agosto de 2025. O festival conta com várias mostras abordando diversos tipos de gêneros e estilos cinematográficos. Para os(as) realizadores(as) potiguares há duas mostras disponíveis: Potiguar, para filmes de qualquer região do RN e Seridó, para realizadores e realizadoras da região.
Somadas as sete edições, o Curta Caicó já recebeu mais de 5331 inscrições de filmes de todas as regiões do Brasil. “Estamos na expectativa de lançar mais uma edição do nosso festival. A cada ano, temos um bom número de filmes inscritos, de todas as regiões do Brasil, o que mostra a força do audiovisual brasileiro”, destacou Raildon Lucena, diretor do festival.
Criado no ano de 2018 e caminhando para a sua oitava edição, o Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó-RN, além de se consolidar como evento dos mais importantes no calendário cultural do estado também coleciona números exitosos no que se refere a seu impacto no cenário audiovisual, sobretudo se levarmos em consideração sua forte incidência na região Seridó do Rio Grande do Norte.
Com uma forte motivação de interiorização da linguagem cinematográfica a partir de mostras, oficinas em escolas públicas e laboratórios, o festival tem matizado cada vez mais a cena de produção fílmica no estado, a partir de obras dirigidas/produzidas por jovens de pequenos centros e cidades, ao mesmo tempo em que evidencia um rico potencial temático a partir dos filmes mostrando a região seridoense como rica e diversa.
Esse histórico de trabalho social realizado através do cinema rendeu reconhecimento ao festival através de duas premiações recebidas no decorrer de 2024: a primeira delas, o Prêmio Brasil Criativo, na categoria de “Projetos de Audiovisual”, realizado pela WCO (World Creativity Organization) a iniciativa figura como premiação oficial em escala nacional da Economia Criativa no Brasil, o Curta Caicó também ganhou a 21º Edição do Troféu Cultura 2024 como “Melhor Projeto Cultural”, principal evento de reconhecimento da produção artística do Rio Grande do Norte, o prêmio atesta a relevância do festival na promoção cultural em território potiguar.
Festival estimula a formação e produção cinematográfica com Laboratório de Roteiro voltado para jovens do Seridó.
Um dos principais destaques da programação desse ano é a realização de mais uma edição do LAB RN – Laboratório para Jovens Roteiristas do Rio Grande do Norte. O projeto é um dos carros chefe do festival e oferece uma experiência imersiva que visa capacitar jovens residentes em pequenas cidades do interior com foco na região do Seridó Potiguar, no processo de introdução à linguagem audiovisual e construção de roteiros cinematográficos de curta duração, sob a orientação de facilitadores(as) de reconhecida experiência profissional.
As atividades do LAB RN são pensadas a partir de uma metodologia colaborativa, estimulando a troca de experiência e conhecimento entre os(as) participantes. Em sua quarta edição, o LAB RN abordará a temática “Cinema, Educação e Sustentabilidade” e busca argumentos que trabalhem a preservação da biodiversidade do Seridó Potiguar evidenciando seu potencial social e cultural, usando como base de fundamento os chamados ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) elaborados pela ONU (Organização das Nações Unidas) abordando, a partir deles, algum tema ou assunto ligado à sua localidade/território.
As inscrições acontecem no período de 21 de fevereiro a 21 de março de 2025 através de formulário digital no website www.curtacaico.com.br e nas redes sociais do festival @curtacaico, onde também disponibilizamos o regulamento com todas as informações necessárias a submissão. Os projetos selecionados serão desenvolvidos durante o laboratório que acontecerá na zona rural de Caicó entre os dias 10 a 13 de abril de 2025.
“A cada ano, qualificamos mais jovens na produção e elaboração de roteiros cinematográficos. Essa é uma importante contribuição do Curta Caicó no fomento ao segmento audiovisual, no interior do Rio Grande do Norte, e no fortalecimento da economia criativa como um todo”, destacou Diego Vale, produtor executivo do festival.
A 8ª edição do Curta Caicó é uma realização da Agência Referência e conta com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia. Governo do Rio Grande do Norte e Secretaria Estadual de Cultura, através do Programa Cultural Câmara Cascudo. O festival também conta com apoio da Místika e parcerias da ACCIRN (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte) e LABRFF (Los Angeles Brazilian Film Festival).