Caicó: Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN) é avaliada com nota máxima no Enamed


A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN) obteve conceito máximo na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado em 2025 pelo Ministério da Educação. O resultado coloca a EMCM entre os cursos de medicina com melhor desempenho no país, reafirmando a qualidade da formação oferecida aos estudantes.

O Enamed é uma avaliação anual aplicada pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de analisar a formação médica em âmbito nacional. O conceito máximo obtido pela EMCM reflete o trabalho integrado de toda a equipe e o compromisso institucional com um ensino de excelência, de referência e alinhado às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse resultado fortalece a confiança da sociedade e da comunidade acadêmica no trabalho que vem sendo construído desde a criação da EMCM e valoriza um esforço verdadeiramente coletivo — de estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos, gestores e preceptores dos serviços de saúde. É esse conjunto de pessoas que sustenta, com competência e dedicação, a engrenagem do ensino no dia a dia. O desempenho evidencia a solidez do projeto pedagógico e a capacidade da escola em formar médicos qualificados, mesmo fora dos grandes centros urbanos”, conta George Dantas, diretor da unidade.

O resultado do Enamed também destaca a relevância da interiorização do ensino superior com qualidade, demonstrando que iniciativas como a EMCM contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento regional e para a formação de profissionais de saúde no interior do estado. “As experiências da EMCM e de outras unidades da UFRN e instituições que também ofertam cursos  de saúde no interior do estado, mostram que é plenamente possível formar profissionais com excelência fora dos grandes centros”, revela George. 

Postar um comentário

0 Comentários