A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó iniciou a distribuição de kits educativos durante o Carnaval 2026, reforçando as ações de prevenção e promoção à saúde no maior evento popular do município. A iniciativa contempla a entrega de panfletos informativos e preservativos em hotéis, pousadas, motéis e também nos transportes alternativos e vans que trazem foliões de Natal para a cidade.
Com o lema de que "folia boa é folia consciente", a campanha busca unir diversão e responsabilidade. O material destaca a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e incentiva o uso de preservativos durante o período festivo.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gedson Santos, a ação já se tornou tradição no calendário carnavalesco da cidade. "Todos os anos nossa equipe monta e produz esses kits para distribuir aos foliões. É um trabalho de informação e prevenção que reforça o cuidado com a saúde durante a festa", destacou.
O panfleto traz a logomarca oficial do Carnaval da Prefeitura de Caicó e reúne diversas orientações importantes. Entre elas, informações sobre prevenção às ISTs e um QR Code que direciona para o aplicativo Caicó Digital. Na plataforma, moradores e visitantes podem acessar contatos de mototáxis, lanchonetes, restaurantes, pontos turísticos e informações atualizadas sobre a programação carnavalesca.
A campanha também reforça a proteção de crianças e adolescentes por meio da divulgação do Disque 100, canal de denúncias para situações de violação de direitos. Além disso, o material reúne telefones úteis, como o plantão da Polícia Civil, os contatos dos dois hospitais de referência Hospital do Seridó (materno-infantil) e Hospital Regional , Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros.
Outro destaque do kit é o mapa do tradicional Corredor da Folia, facilitando a orientação dos foliões durante os dias de festa.
Segundo a Secretaria de Saúde, a iniciativa reafirma o compromisso do município em garantir que o Carnaval de Caicó seja não apenas animado, mas também seguro e consciente. "Cuidar da saúde também faz parte da festa", reforça a campanha.

0 Comentários