Integração e Fé: Grupo da Melhor Idade da SEMTHAS de Caicó participa dos festejos de São Francisco de Assis em Laginhas


.

No último sábado (17), o Grupo de Idosos da Melhor Idade, vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), vivenciou um dia de celebração, espiritualidade e socialização.

Os integrantes do projeto viajaram ao Distrito de Laginhas para prestigiar a tradicional Festa de São Francisco de Assis, padroeiro da comunidade local. A programação religiosa contou com a presença marcante dos idosos na celebração da novena, presidida pelo bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Ranis.

O momento de fé renovou as energias espirituais do grupo e fortaleceu a devoção Franciscana, marcando a importância das tradições populares e religiosas para a população caicoense. Após o ato litúrgico, a animação tomou conta do público com o tradicional Forró dos Idosos em praça pública.

Ao som dos ritmos sertanejos e nordestinos, os participantes dançaram, reencontraram amigos e celebraram a vida em um ambiente festivo e acolhedor, integrando-se diretamente com toda a comunidade do distrito.

Iniciativas que integram a Terceira Idade à vida comunitária são essenciais para evitar o isolamento social, um dos maiores desafios enfrentados na maturidade. A participação do Grupo da Melhor Idade em eventos como a festa de São Francisco de Assis em Laginhas vai muito além do entretenimento. Trata-se do resgate da cidadania, do direito ao lazer e do fortalecimento dos vínculos afetivos com a comunidade. Eventos tradicionais como esse valorizam a trajetória de vida dos idosos e mostram que a maturidade deve ser vivenciada com alegria, autonomia e respeito.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social reafirma, assim, seu compromisso em manter ações contínuas de convivência, lazer e proteção social para a promoção do envelhecimento ativo e saudável no município.


Postar um comentário

0 Comentários