Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA CNBB



Com a finalidade de encaminhar os projetos para este quadriênio (2012-2015) a equipe nacional da Pastoral da Educação se reuniu nesta quinta-feira, 10/05, na sede da CNBB em Brasília. O encontro foi coordenado pelo bispo auxiliar de São Paulo - referencial para esta pastoral – dom Júlio Endi Akamine, e contou com a presença de 5 representantes de diferentes regiões do país.

Na pauta estava a preparação de um Encontro Nacional da Pastoral da Educação, previsto para o final de agosto em Brasília, além da definição de subsídios de orientação e formação. Os participantes também trataram da definição dos fluxos de comunicação que facilitem o acesso do educador católico ao âmbito eclesial.

Para o professor Sérgio Maia, do Regional Leste 1, a Pastoral da Educação tem a sua importância especialmente por atuar além dos muros das escolas. “Nosso desejo é atingir todos os educadores, todos os jovens, em todas as escolas, e também as pastorais afins como a da Juventude e a da Família, e outras”, explica o professor.

A equipe nacional espera que o Encontro ajude a fortalecer a implantação da pastoral em todas as dioceses, com atuação em todos os níveis de educação, além do intercâmbio com outras pastorais. É o que explica o padre Agamenilton Damascena, do Regional Centro-Oeste. “Com este encontro, queremos revitalizar, animar e encontrar os agentes que atuam nesta área”.

No encerramento da reunião, dom Julio Akamine agradeceu a presença de pessoas dedicadas e comprometidas com a educação. “Pode ser que existam divergências e diferenças nos modos de pensar, mas o objetivo de todos é o mesmo: trabalhar por uma educação de qualidade”.

A cáritas diocesana de Balsas realizou no dia 10, um encontro de avaliação das ações desenvolvidas na diocese com o apoio financeiro do Fundo Ecumênico de Solidariedade (FES) 2010.
O objetivo do projeto na diocese foi “trabalhar a economia popular solidária e sensibilizar as comunidades beneficiadas sobre os direitos e deveres  dos cidadãos e cidadãs  na perspectiva de conquista de autonomia  financeira  auto gestão melhoria das condições de vida da comunidades  sem degradação ambiental”.
Várias comunidades da diocese foram beneficiadas pelo FES. A comunidade de Loreto, por exemplo, foi beneficiada com a implantação de um aviário. Já as comunidades de Canto Grande, em São Raimundo das Mangabeiras, e a de Santa Maria, em Pastos Bons, foram agraciadas com o programa de hortas comunitárias. E, por fim, Balsas foi beneficiada com a implantação da Feira de Economia Solidária.
Balsas_aviarioA população também recebeu treinamento para gerir os projetos. No ano de 2011, foram realizadas inúmeras oficinas. Foi organizado um seminário de Economia Popular Solidária (EPS), para transmitir noções de autogestão, e um curso sobre cooperativismo e intercâmbio de experiências. Houve também um seminário sobre controle social, além de oficinas de horticultura, cultivo de mandioca, avicultura, agroecologia (defensivos alternativos). E foram implantadas, ainda, duas casas de Farinha com o apoio da Cáritas Brasileira Regional Maranhão.
A cáritas diocesana contou com o apoio da Rede de Educação Cidadã (Recid) na realização das oficinas de artesanatos como crochê, sabão líquidos, sabonetes com plantas medicinais, dentre outros. Os municípios atendidos pelo projeto foram Balsas, Riachão, Mangabeiras, Pastos Bons e Loreto. Ao todo, cerca de 400 pessoas foram beneficiadas diretamente pelo FES.
 

Durante a tarde desta quinta-feira, 10/05, um grupo de 26 missionários estrangeiros visitou a sede da CNBB, em Brasília. Eles participam da 108ª edição do Curso de Iniciação à Missão no Brasil, promovido pelo Centro de Formação Intercultural (CENFI). O curso está sendo realizado na sede Centro Cultural Missionário (CCM), desde o mês de março.

O grupo é formado por padres, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos que vem de diversos países. São 13 da Ásia, 3 da Europa, 3 das Américas e 7 da África. Eles ainda não sabem onde irão atuar no país, e durante o curso fazem um estudo aprofundado da língua portuguesa, da história, cultura e religiosidade do Brasil.

A visita a sede da Conferência Episcopal faz parte do programa do curso. As irmãs Irene dos Santos - assessora da Comissão para a Amazônia, e Dirce Gomes – assessora da Comissão para a Ação Missionária, fizeram a apresentação da estrutura da CNBB, bem como da Igreja no Brasil.

Para muitos, trata-se de uma primeira experiência missionária. É o caso do Irmão Isaac Michel, religioso da Congregação do Imaculado Coração de Maria. Ele é haitiano, mas acaba de concluir os estudos teológicos nas Filipinas. Aos 30 anos, e com 10 anos de vida consagrada, tem como desafio maior no momento o aprendizado da língua portuguesa. “Faz dois meses que estou no país, e sinto-me bem aqui. O povo brasileiro é muito acolhedor”, declarou.

Ele afirma que está contente com a experiência missionária que pôde fazer junto a uma família no Lago Oeste, em Brasília, durante a Semana Santa. “Estou feliz em poder trabalhar junto aos brasileiros, discípulos missionários, seguindo os passos do nosso Salvador Jesus”. O fato de ainda não saber onde vai trabalhar não o desanima. “O que quero é trabalhar com eles em prol da realização do Reino de Deus”.

Os missionários estrangeiros também visitaram hoje a sede do Conselho Indigenista Missionário e da Conferência dos Religiosos do Brasil. O Curso será concluído no fim do mês.

O Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) realizou o Encontro dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral, desde a segunda-feira, 7, até o dia 9, na casa de Encontros das Irmãs Teresinhas, em Aracaju (SE). O encontro teve com objetivo proporcionar e cultivar o intercâmbio, favorecer momentos de formação, espiritualidade e partilha das experiências entre as dioceses e o Regional. 
O tema central debatido foi “Eclesiologia do Vaticano II e as novas linguagens”, ministrado pelo bispo auxiliar de Salvador (BA), dom Gilson Andrade Lima, que ressaltou a importância do evento. “O propósito do Concílio Vaticano é de atualizar a mensagem do evangelho para os homens do nosso tempo, para uma linguagem que eles possam entender. A linguagem atual mudou e nós temos que acompanhar para facilitar a compreensão de todos. E, ainda, o encontro serviu para que conheçamos as realidades das nossas dioceses e busquemos uma linguagem mais uniforme”, afirmou dom Gilson.
Para o coordenador de Pastoral da diocese de Vitória da Conquista (BA), diácono Luciano, o encontro representou para o Regional um espaço de comunhão e partilha e reflexão da Igreja nos estados de Sergipe e Bahia, a partir do olhar que as novas diretrizes nos apontam, de uma Igreja em estado permanente de missão.
Outros coordenadores também reforçaram este sentido. “Este encontro é importante por ter momentos de formação e serve para uma troca de experiências entre os representantes das dioceses e estamos conhecendo cada realidade pastoral do Regional”, avaliou o coordenador de Pastoral da arquidiocese de Aracaju, padre Rogério de Jesus.
Para dom Gilson, o encontro atingiu seu objetivo pela presença da grande maioria das dioceses que compõem o Regional, com uma presença de 17 das 24 dioceses do Regional Nordeste 3.

Faltando pouco mais de um ano para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013, no Rio de Janeiro (RJ), a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai divulgar informação e conteúdo para a preparação dos jovens para o encontro e terá uma ativa participação durante os dias em que jovens do mundo inteiro se reunirão com o papa no Rio. 
Através de um trabalho coordenado pelo seu escritório no Rio de Janeiro, além de trazer notícias da Igreja em terras de missão e lugares onde muitas vezes Ela é perseguida, a AIS também vai informar sobre o desenvolvimento dos trabalhos prévios à JMJ em uma série de artigos dedicados ao evento, e já se encontra empenhada em oferecer uma significativa contribuição ao encontro mundial da juventude com o Sucessor de Pedro.
"Sendo a JMJ o maior evento da Igreja Católica em termos de participação popular, a Fundação Pontifícia 'Ajuda à Igreja que Sofre' não poderia deixar de participar ativamente deste evento único no mundo. Planejamos organizar uma exposição multimídia no Largo da Carioca, no coração do Rio, aprofundando o tema da JMJ que será: 'Ide e fazei discípulos entre todas as nações'", afirma o diretor da AIS no Brasil, José Lúcio Corrêa.
"Ali desenvolveremos o tema do chamado de Deus para que todos evangelizemos, para que sejamos apóstolos onde quer que estejamos", frisou o diretor.
correadiretorais2012Entretanto a contribuição da AIS ao evento, buscará também ajudar o jovem a aprofundar na sua fé. "Estamos nos preparando para distribuir através das dioceses brasileiras exemplares do catecismo YouCat que foi editado há relativamente pouco tempo a pedido do Santo Padre especialmente para os jovens. Ele tem tido um enorme sucesso na Europa", afirmou também José Lúcio Corrêa.
Outra novidade que a AIS trará para a JMJ Rio 2013 será a estreia de um filme francês sobre os efeitos psicológicos do aborto numa jovem. O filme se chama «Je me sens mal» (Eu me sinto mal). Uma iniciativa que busca mostrar a triste realidade da chamada “síndrome pós-aborto”, que muitas vezes deixa sequelas psicológicas devastadoras em mulheres que se submetem a esta prática anti-vida.
"Temos muita esperança que a JMJ no Brasil será um grande êxito que servirá para aprofundar a fé dos jovens participantes. Para nós da AIS, o fortalecimento da fé dos jovens será o melhor resultado que poderemos esperar", afirmou também o Corrêa em entrevista para o site da AIS Brasil.
“Procuraremos mostrar aos jovens as inúmeras obras que a Igreja Católica mantém em prol de todo tipo de necessitados e que a maioria dos brasileiros nem conhece", concluiu o diretor da AIS-Brasil.
Outras informações acesse o site da AIS no endereço: www.ais.org.br.

A coordenação da Pastoral da Saúde e as entidades co-promotoras do Seminário sobre Saúde Pública comunicam a prorrogação das inscrições até o dia 14 de maio. As inscrições poderão ser efetuadas por meio do email:  cf.saudepublica.2012@gmail.com ou pelos telefones: 123911-5587 e 12-3911-48-61.
O Seminário é fruto de uma articulação entre a Pastoral da Saúde Nacional e as diversas entidades que atuam na área dos direitos da população, especialmente no direito ao acesso a saúde gratuita e de qualidade. Durante os dias de Seminário serão tratados os temas: acesso a saúde, financiamento publico da saúde, gestão dos recursos em saúde, controle social da saúde e participação popular, formação profissional, educação para a saúde, hábitos saudáveis, entre outros.
Os painéis serão enriquecidos pelas intervenções dos participantes na perspectiva de aprofundar e ampliar o debate. Ao final do Seminário será elaborado um documento de compromissos a ser enviado à presidência da República, à presidência da Câmara dos Deputados e ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso.

Nenhum comentário: