Páginas

sábado, 3 de agosto de 2013

Bené e Filhos no Forrozão de Zé Tomaz

Neste sábado, dia 10 de agosto tem festa no Sítio Ramada, município de São Fernando-RN, com animação de Bené e Filhos - A Família Musical - tocando o melhor do forró com todos os estilos musicais. Participação do Forró de Cabo a Rabo...



Apoio cultural: Jornal Correio do Seridó e TV Cidade Interativa 
Sistema Correio do Seridó de Comunicação - a maior rede de blogs e sites do RN 

Vaquejada no município de Caicó

A grande Vaquejada da Fazenda São Bernardo será nos dias 17 e 18 de agosto e no domingo tem Trio Vênus e Rodolfo Lopes...

Policiais civis definem sobre greve na segunda

Assembleia avaliará reunião que acontecerá com o Governo pela manhã

Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram na noite desta quinta-feira (01), em assembléia na sede do SINPOL, adiar a votação de indicativo de greve para segunda-feira (05), às 18h, quando poderão avaliar resultado de nova reunião com o Governo (que acontecerá naquele dia, a partir das 10h).

Tal adiamento ocorre a pedido do presidente da comissão que negocia com servidores, o secretário de Administração Alber da Nóbrega, que garantiu que Na segunda apresentará respostas para os itens da pauta.

A categoria observa, contudo, que essa é mais uma prova de que está disposta a avançar no diálogo, mas poderá deflagrar a greve na próxima semana, se não houver sinalizações concretas para atendimento das reivindicações.

NUTRICS



A Nutrics também possui O CLUBE DETOX que consiste em um programa de emagrecimento e eliminação de toxinas - Um SPA com média de 700 calorias por dia e com carater desentoxificante, com exclusão do glutén, lactose, carne vermelha, álcool, cafeina, sal e açúcar refinados;


NUTRICS LANCHES que é uma caixa semanal de lanches saudáveis que podem ser encomendados e dispõe de lanches para manhã e tarde todos os dias, vem também com sugestão de consumo, qual lanche em qual dia e horário;
 
E também dispõe de atendimento nutricional na própria loja com a Dra Isla Medeiros - Nutricionista


Endereço: Avenida Seridó, 400, centro, Caicó


FONE: 3417-6711

Super Lanche - a nova lanchonete de Caicó




Nota Oficial - Índice do Desenvolvimento Humano Municipal

O Município de Serra Negra do Norte/RN manifestou-se com relação aos resultados do Índice do Desenvolvimento Humano Municipal. Segue o texto da Nota Oficial (clique aqui):
 "Nos últimos dias, a divulgação do Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Serra Negra do Norte (0,002 pontos abaixo do índice considerado mediano) gerou vários questionamentos sobre as causas que provocaram sua queda, em comparação ao último resultado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e dos resultados positivos que o município tem alcançado em outros índices em diversos setores, inclusive recebendo, pela segunda vez, o Selo Unicef.
 Diante dessa contradição, o prefeito municipal Urbano Batista de Faria e a equipe técnico-administrativa do município realizaram uma avaliação do Relatório Atlas Brasil 2013, disponível em:  http://www.atlasbrasil.org.br/2013/perfil/serra-negra-do-norte_rn.
Para realizar tal análise, é prudente ter cuidado nas afirmações. O IDHM leva em consideração três critérios principais: Educação, Longevidade e Renda. Assim, sobre tais critérios a equipe técnica deteve-se com o objetivo de explanar as causas do resultado negativo, realizando comparações ao longo dos períodos estudados e também no intuito de redesenhar as políticas públicas para a obtenção de melhores índices.
 De acordo com o relatório, entre 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,231), seguida por Renda e por Longevidade. Entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Longevidade (com crescimento de 0,136), seguida por Educação e por Renda.
 Dessa forma, ao longo dos anos os componentes Educação e Longevidade contribuiram para a elevação do IDH ao longo do tempo, isso em função dos investimentos maciços em Educação e Saúde, melhorando a infraestrutura para a prestação dos serviços dessas áreas, entretanto o componente Renda foi o que menos cresceu em relação aos demais.
 Verificando as ações anteriores para a melhoria da renda da população local, a equipe técnica observa que o poder público não foi omisso, adotando medidas em prol do desenvolvimento econômico, melhorando a infraestrutura dos prédios e logradouros, regulamentando a Lei das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, realizando cursos e capacitações. Ressalte-se, todavia, que a melhoria da geração e circulação de renda da população local depende essencialmente da iniciativa privada, pela democratização do capital e dos ganhos oriundos da produção privada, competindo ao poder público criar e adequar políticas públicas em parceria com o setor.
 Nesse sentido, o município já está adotando medidas como o oferecimento de cursos destinados à capacitação de pessoas através do SENAI, do SENAC e do SENAR, como também firmando parcerias com o SEBRAE para a implantação do Projeto Prosperar, viabilizando a contratação mais intensa de microempreendedores e empresas de pequeno porte locais nas compras públicas, além de subsidiar os agentes de desenvolvimento locais e de ter assinado convênio para a realização da Oficina Sebrae de Empreendedorismo para capacitar pessoas interessadas em iniciar seu próprio negócio e/ou micro e pequenos empresários, que acontecerá entre os dias 19 e 23 deste mês.
 Portanto, reafirmamos o compromisso com a população serranegrense em melhorar as condições da Educação, da Saúde, como já vem sendo feito ao longo dos anos, e em oferecer parcerias, cursos, oficinas, seminários e quaisquer outros meios de incentivo à classe empresária do município, para que haja não somente ofertas de trabalho, como também uma melhor distribuição de renda." 

Prefeitura Municipal divulga Programação dos 139 anos de Emancipação Política

A Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte/RN, através do Gabinete Civil, inicia a divulgação da programação referente à comemoração dos 139 anos de Emancipação Política do município, o Projeto Serra Negra Cidadã. Serão realizadas várias atividades nas áreas de educação, esporte, lazer, saúde e cidadania, em parceria com órgãos e instituições. 

Confira a seguir a referida programação: 

 6:30h: Banda Filarmônica Dr. Ruy Pereira dos Santos pelas ruas da cidade. 

 8h: Hasteamento da Bandeira em frente ao Centro Administrativo Municipal. 

 8:30h: Missa Solene em Ação de Graças na Igreja Matriz. 

9:30h: Início das atividades: 

Prefeitura Municipal (Centro Administrativo): realização de inscrições no Concurso Público 001/2013, inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e emissão da Carteira de Trabalho; 

Banco do Brasil e Banco do Nordeste (Centro Administrativo): atendimentos gerais ao público; 

Secretaria Municipal de Saúde (Casa de Cultura Popular): 
palestras e informações sobre prevenção do câncer de mama e exames de mama, realização de teste rápido para sífilis e HIV; 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Casa de Cultura Popular): exposição de projetos realizados; Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e Trabalho, Habitação e Assistência Social (Praça Senador Dinarte Mariz): realização de roda de capoeira e jogos de tabuleiro; 

INSS (Unidade Móvel): atendimentos gerais ao público; SEBRAE (Unidade Móvel): Balcão Itinerante (atendimentos empresariais e abertura de firmas para o próprio negócio) e Oficinas de Micro e Pequenas Empresas (Temas: “Como Vender” e “Como Controlar o Meu Dinheiro”); 

SENAI (Unidade Móvel): Curso de Fabricação de Doces (inscrições dias 01 e 02 de agosto, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo). 

12h: Intervalo para almoço. 13h: Retomada das atividades administrativas. 

16h: Abertura da Corrida Municipal, com saída no Ginásio Poliesportivo Gastão Mariz. 

17h: Encerramento com a chegada dos corredores na Praça Dinarte Mariz. 

04/08 (domingo) – 19h: Culto em Ação de Graças na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Caicó no maior festival de cinema da Paraíba

Documentário produzido pela TV Seridó sobre os 50 anos da Rádio Rural é um dos selecionados para o Comunicurtas


Produzido pela TV Seridó, o documentário “Frequência 830 – 50 anos de sintonia” foi selecionado para o Comunicurtas, maior janela do audiovisual paraibano.

A produção concorre na categoria Mostra Brasil de Curta-Metragem com produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Alagoas.

O documentário relata os 50 anos da Rádio Rural AM de Caicó/RN. Fundada no dia 1º de maio de 1963, a emissora passou a ser meio de acesso à educação, informação e entretenimento para os habitantes da região do Seridó.

O curta-metragem tem roteiro e direção do jornalista Wanderley Filho. Formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande/PB, ele recebeu com satisfação a notícia da seleção do seu documentário no Comunicurtas.

“A TV Seridó surgiu com o objetivo de relatar o cotidiano da nossa região e contar histórias, como a da Rádio Rural, para todo o mundo, através da internet. Trata-se de uma emissora importante, fundada em um contexto histórico onde era preciso criar meios de alfabetizar e dar voz aos caicoenses. Para nós é uma honra concorrer no Comunicurtas com um curta-metragem que expressa, tão bem, a comunicação feita no Seridó”, afirmou.

O evento acontecerá entre os dias 26 e 31 de agosto. O Comunicurtas é uma realização da Universidade Estadual da Paraíba, através do seu Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Pró-Reitoria de Cultura.

Por Referência Comunicação 

Atleta caicoense morre vítima de infarto

O esporte caicoense está de luto com a morte de Handerson das Neves Francisco,  31 anos de idade. Ele morreu com fortes dores no peito, provavelmente vitima de um infarto. Segundo informações de familiares, Handerson estava na casa da namorada quando sentiu-se mal. 
Uma viatura do Corpo de Bombeiro chegou a encaminhá-lo para o Hospital Regional, mas Handerson nao resistiu e faleceu. o jovem atleta era goleiro da seleção de futsal de Brejo do Cruz, e era sobrinho do vereador Nildson Dantas. 

O corpo do jovem Handerson das Neves, morto aos 31 anos vítima de um infarto em Caicó, será sepultado na tarde desta quinta-feira (01) no cemitério Campo Jorge. De acordo com familiares, seu corpo será velado em instantes no Centro de Velórios Santa Clara.


Por Marcos Dantas 

INSS define áreas de formação para o concurso de analista que terá 300 vagas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) definiu as áreas de formação para o próximo concurso da instituição, que vai oferecer 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social para candidatos com nível superior de todo o país.

Segundo nota oficial, publicada na tarde desta segunda, dia 29, as vagas serão distribuídas entre as seguintes formações: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia com especialização em Segurança do Trabalho, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Psicologia, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Fisioterapia e Letras (Língua Portuguesa).

Membros da diretoria de Recursos Humanos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e técnicos da FunRio estão tendo reuniões periódicas para fechar os demais detalhes do concurso para 300 vagas de analista do seguro social. 

A expectativa é de que o cronograma da seleção possa ser fechado e anunciado a qualquer momento. Segundo a Asssessoria de Imprensa do INSS, a previsão é de que o edital seja publicado até o dia 15 de agosto. Como o Decreto presidencial nº6.944 estabelece que se tenha um intervalo de pelo menos 60 dias entre a publicação e a aplicação das provas, o mais provável é que as avaliações objetivas só ocorram a partir da segunda quinzena de outubro.

O INSS retificou o valor da remuneração inicial bruta de analista que, segundo a nota oficial, é de R$7.147,12, à qual devem ser somados os R$373 de auxílio-alimentação. As vagas do concurso serão distribuídas de acordo com as cinco superintendências regionais do INSS no país (Sudeste I, Sudeste II, Sul, Nordeste e Norte/Centro-Oeste). No entanto, o INSS também não adiantou uma prévia da distribuição. 

Sabe-se que os selecionados serão contratados para trabalhar nas 720 agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS, unidades que estão sendo construídas em todos os estados, em municípios com mais de 20 mil habitantes.

O último concurso para analista do INSS foi feito pelo Cespe/UnB. Na época, os candidatos enfrentaram uma prova com 150 questões objetivas, sendo 50 sobre Conhecimentos Básicos (Português, Atualidades, Raciocínio Lógico e Noções de Informática), 30 sobre Conhecimentos Complementares (Ética no Serviço Público, noções de Direito Previdenciário, Administrativo e Constitucional) e 70 sobre Conhecimentos Específicos. Somente para o cargo de analista do seguro social, na especialidade de Direito, que as questões foram apenas sobre Conhecimentos Básicos (70) e Conhecimentos Específicos (80). Embora para esta nova seleção a FunRio tenha sido escolhida com organizadora, a expectativa é de que o programa anterior não sofra alterações significativas.
Folha Dirigida 

Padre Jocimar visita 30ª edição da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó

Ainda durante a Ferinha de Sant’Ana, o prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas também visitou a 30ª edição da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE), realizada na Praça de Artesanato Maria Vale, na Ilha de Sant’Ana em Caicó. Além de prestigiar o estande do município, ele também aproveitou para apreciar os trabalhos de outros artistas do Estado.



Os artesãos do município de Jardim do Seridó estão tendo a oportunidade de comercializar suas peças decorativas e utilitárias em uma das maiores feiras do setor no Rio Grande do Norte. “Esse é um grande momento de valorização dos nossos artistas e artesãos de promoverem seus trabalhos e fazer contatos que podem render bastantes frutos”, destacou Padre Jocimar.



A FAMUSE conta com uma grande variedade de produtos artesanais, obras de arte, manifestações e apresentações culturais. Na oportunidade, o Prefeito Padre Jocimar se encontrou com a presidente do Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (CRACAS), Arlete Silva. Para reforçar o seu discurso, uma das atrações musicais foi o jardinense, Adelange Santos.

_______________________________________________
Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó/RN
- Assessoria de Imprensa -

KELPS FORMALIZA CONVOCAÇÃO PARA GOVERNO EXPLICAR SITUAÇÃO REAL DO ESTADO NA ASSEMBLEIA

   O deputado Kelps Lima vai apresentar, nesta segunda-feira, 29 de julho, um requerimento à Assembleia Legislativa propondo a convocação formal dos secretários de Planejamento e Administração do RN para explicar a real situação das finanças e gerenciais do Estado. 
       Segundo Kelps, a opinião pública tem sido bombardeada com várias informações a respeito de dados negativos que preocupam a economia e a perspectivas de futuro da sociedade e, neste momento, é essencial que haja uma explicação formal sobre o que se passa no Rio Grande do Norte.

A respeito da decisão de convocar os secretários, o deputado escreveu o seguinte artigo:
Chegou a hora decidir: Falir ou Salvar o RN

Há tempos o Rio Grande do Norte não vivia uma situação tão grave de instabilidade política e econômica por parte do Governo do Estado.

       As decisões tomadas pelo Governo do Estado nos últimos dias, de tentar negociar o repasse do duodécimo, cortar 20% do custeio da maioria de suas secretarias e a publicação de um Decreto remanejando 50,5 milhões de reais de áreas como segurança e saúde para cobrir o déficit com a folha de pagamento, além da devolução de 2 milhões de reais da segurança ao Governo Federal por falta de projetos, indicam que é hora da Assembleia Legislativa e os demais segmentos da sociedade tomarem uma posição no sentido de salvar o Rio Grande do Norte.
       
Não sairemos dessa situação sem a participação de todos: Assembleia, Tribunais de Contas e de Justiça, Ministério Público, sindicatos de servidores, entidades representantes da indústria e do comércio, enfim, de toda a sociedade.

       Essas entidades devem se posicionar com o objetivo único: ajudar a salvar o Rio Grande do Norte da falência, olhando em primeiro lugar para os interesses maiores do Estado, deixando de lado qualquer viés corporativista, político ou eleitoral.

   Essa união poderia ser catalisada pelo próprio Governo do Estado, mas, infelizmente, tem lhe faltado credibilidade, o que mina sua capacidade de diálogo, para tamanho movimento.

   O Governo não consegue, e não pode, cobrar o sacrifício necessário de todos os agentes envolvidos na economia do Estado, porque não dá o exemplo de uma postura austera, e nem sinal de controle, no uso dos recursos públicos.

Episódios como o do aluguel de um jatinho para uma viagem da Governadora ao Rio de Janeiro, o gasto excessivo com propaganda de obras e os empréstimos milionários para obras não prioritárias, como a reforma da Av. Eng. Roberto Freire, minam a credibilidade do Governo.
       
O Governo do Estado aponta a queda na arrecadação e o crescimento da folha como culpados pelo desequilíbrio nas finanças. Contudo, a Governadora se nega a criticar publicamente, mesmo no programa eleitoral do seu partido, a repartição dos recursos arrecadados pelo Governo Federal. E, em relação ao funcionalismo, pelo menos que eu me lembre, durante sua candidatura em 2010 não fez nenhuma crítica, como faz agora, aos planos de cargos e salários aprovados naquele mesmo ano.
       
O Estado do Rio Grande do Norte caminha para a falência. Quais são as soluções? Qual o caminho? Quais os principais obstáculos? Essas respostas devem ser de todos, de toda a sociedade, com cada um dando sua sugestão e sua parcela de contribuição e sacrifício.
       
Precisamos modernizar a máquina pública, ter uma gestão profissional, em que a meritocracia seja uma regra absoluta na relação com os servidores, e o crescimento da folha de pagamento seja acompanhado do aumento do desempenho.

Não há sequer um grande projeto de desenvolvimento gerado pela máquina pública do Estado. E o setor de planejamento do Governo, há algum tempo, virou uma grande contadoria. Precisamos formar grandes quadros, integrá-los à máquina pública, e fomentar um projeto macro e sustentável para nosso RN.

Atualmente, nosso melhor projeto econômico é o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, e o Governo, em mais uma demonstração de inoperância, não consegue tirar as obras de acesso do papel, mesmo após 2 anos e meio de gestão.

Todos os serviços públicos prestados pelo Estado são de péssima qualidade: saúde, segurança, educação, transporte... E, o mais grave, estão a caminho do colapso.

A queda do setor turístico no Estado, o aumento da violência, o caos na saúde, a ameaça iminente de atraso na folha dos servidores, a falta de projetos, entre tantos problemas, geram um clima de desconfiança que termina por abalar gravemente nossa economia, estagnando-a.

      Nesta segunda-feira apresento um requerimento na ALRN, convocando o Secretário de Planejamento do Estado para dar explicações a sociedade, no plenário desta Casa, sobre as finanças e os planos do Governo.

      É necessária, também, a presença do Secretário de Administração, para explicar se, de fato, a questão do funcionalismo se tornou inadministrável, ou se o que falta mesmo é capacidade gerencial deste Governo.

      O nosso Estado não pode Falir. Precisamos Salvar o Rio Grande do Norte e pouco podemos contar com o Governo.

A Assembléia Legislativa precisa fazer sua parte e convocar a sociedade para um amplo debate sobre nossa economia e nosso futuro.

Deputado Kelps Lima

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Procissão de Sant'Ana nas lentes de Paulo Júnior








Flashes do Pavilhão Cultural de Sant'Ana e Ilha de Sant'Ana no domingo de Festa de Sant'Ana

No encerramento da Festa de Sant'Ana, o movimento foi grande no Pavilhão Cultural de Sant'Ana e na Ilha de Sant'Ana. 

No pavilhão de Sant'Ana, a animação foi de Rodolfo Lopes, com o tradicional forró-pé-de-serra. Já na Ilha de Sant'Ana, a animação musical foi de Roberto Vaneirão e Banda Arroxe o Nó, Arrocharme e Forró do Namoro. 

Vejam alguns flashes com fotos de Paulo Júnior.