Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

Mantida a previsão e água do São Francisco deve chegar à PB até o 1º semestre de 2017

Divulgação
Açúde Engenheiro Ávidos
Está mantida a previsão e a água da transposição do Rio São Francisco deverá chegar à Paraíba em dezembro deste ano ou até o primeiro semestre de 2017. A informação foi reforçada nesta segunda-feira (1º) pelo secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional (MI), Osvaldo Garcia.

Gestor nega colapso em Campina Grande e diz que água do São Francisco chega em 2016

Água da transposição já chega a Pernambuco; obras na Paraíba terminam em 2017; vídeo


A água deverá ser levada até a barragem Engenheiros Ávidos, em Cajazeiras, a 468 km de João Pessoa. Atualmente, o reservatório tem apenas 6% da capacidade.

“A água que vai chegar é suficiente para abastecer 3 milhões de pessoas. Com isso, a possibilidade de que elas não disponham desse bem natural para consumo será zerada. Isso chama segurança hídrica. E vai permitir que os demais recursos hídricos do estado sejam utilizados para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou Garcia. A barragem Engenheiro Ávidos vai abastecer a Paraíba e a água seguirá o curso do Rio Piranhas-Açu até o Rio Grande Norte.

Segundo o Portal Correio, com capacidade de acumular até 255 milhões metros cúbicos de água, o reservatório é um dos 24 para os quais o Ministério da Integração, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), tem elaborado estudos e projetos-executivos para recuperação. O investimento nos projetos é de R$ 22 milhões. “Já o valor estimado para recuperação dessas 24 barragens é da ordem de R$ 370 milhões”, disse Osvaldo Garcia.

Nenhum comentário: