Páginas

sábado, 4 de junho de 2022

Prefeitura vai construir novo centro de formação da Guarda Municipal de Natal

 


O Prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou, nessa sexta-feira (03), da solenidade em alusão aos 31 anos da Guarda Municipal. Na ocasião, também foi assinada uma Ordem de Serviço para a construção de novo centro de formação da Guarda garantindo mais estrutura à classe.

Durante seu pronunciamento, o prefeito elogiou o desempenho do efetivo e afirmou o compromisso de trazer mais benefícios para a GMN. “Pra mim é uma grande alegria prestigiar esse dia tão especial. Me sinto feliz por ter atendido o pleito do plano de cargos, carreiras e salários. Todos nós sabemos que o trabalho que a Guarda faz merece respeito e admiração. E atuar em favor da segurança pública municipal é em uma das prioridades da nossa gestão. Parabéns a todos da Guarda pelos seus 31 anos de muito trabalho em prol da população”, disse Álvaro. 

O Comandante da GMN, Rozivam Valle da Costa, lembra das evoluções ao longo desses anos de instituição. “Sou da primeira turma de formação da GMN. Nesses anos de serviço tenho acompanhado as diversas evoluções na instituição, onde buscamos levar o melhor atendimento à população com profissionalismo, garantindo dignidade aos servidores, capacitação e estruturação administrativa. Os servidores estão dia a dia fazendo o melhor para atender a todos, abraçando os interesses da sociedade”, declarou.

A solenidade também marcou a entrega de novos rádios portáteis e fixos, todos em sintonia com a tecnologia do CIOSP. De acordo com o sub comandate Nicácio, os aparelhos oferecem a posição e a localização da viatura, no estilo GPS.

A GMN conta com atuação permanente no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIiosp), que reúne as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, Itep, Defesa Civil e outras.

 

RN deve iniciar aplicação de quarta dose contra covid-19 em maiores de 50 anos e profissionais de saúde

 


Considerando a recomendação emitida nessa quinta-feira (02) pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) lançou uma nota informativa nesta sexta-feira (03). O documento recomenda a vacinação imediata com a quarta dose da Covid-19 na população acima de 50 anos e em profissionais de saúde.

De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde e Programa Estadual de Imunização existe uma tendência de redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Desta forma, foi pactuado com a Câmara Técnica das Vacinas que sejam aplicados os imunizantes da Jansen, Astrazeneca e Pfizer a segundo dose do reforço (D4) a partir de 4 meses após a última dose do esquema vacinal primário.

Anvisa recebe novos dados da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos

 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu do Instituto Butantan dados adicionais referentes ao pedido de autorização da vacina CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos de idade. Atualmente, o imunizante só está autorizado em pessoas maiores de 6 anos de idade.

O envio das informações, nessa quarta-feira (1º), foi acertado em uma reunião no dia 25 entre o instituto e a Anvisa, que agora dará seguimento à avaliação do pedido.

“A Anvisa irá iniciar a análise técnica e avaliará a necessidade de nova discussão com as sociedades médicas”, informou a agência por meio de nota. No documento, a Anvisa destaca que “mantém o compromisso na avaliação das vacinas, fundamentando as suas ações na legalidade e nos parâmetros estabelecidos em suas normas, convergentes com as principais autoridades estrangeiras e com os princípios científicos”.

 

Todos os municípios do RN estão em alerta de chuvas intensas neste sábado

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para todos os municípios do Rio Grande do Norte. O aviso é válido até este domingo (05). Ao todo, são dois comunicados para o estado, um na cor amarela e outro em laranja.

O alerta laranja é mais grave e está concentrado na região Oeste do estado, englobando ainda alguns municípios da região Central do RN. De acordo com o Inmet, esses locais podem ser atingidos por chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de até 100 km/h.

"Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", aponta o comunicado. "Em caso de rajadas de ventos, não se abrigue debaixo de árvores", acrescenta.

O segundo alerta é amarelo e todas as regiões do estado estão inseridas nele. Segundo o instituto, os municípios podem ser atingidos por chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até  50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

As tradicionais festas de Sant’Ana do Seridó terão as revistas ‘Caicó da Gente’ e ‘Currais Novos da Gente’ lançadas em julho





Os jornalistas, radialistas e empreendedores seridoenses, Ismael Medeiros e Suerda Medeiros, estão retomando as publicações das revistas que evidenciam a cultura, economia e desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Bárbara Medeiros segue no conselho editorial da publicação.

A partir de 2019 eles lançaram uma série intitulada ‘Da Gente’, em Acari, Lagoa Nova e Serra Negra do Norte. Em 2020 contaram a gigantesca história do carnaval caicoense, na revista Carnaval de Caicó.

“Estava tudo certo para lançarmos a revista Caicó da Gente e Currais Novos da Gente em julho de 2020, mas aí veio a pandemia e tivemos que adiar”, afirma Ismael Medeiros.

“Agora estamos voltando com nossas publicações de corpo, alma e coração, como tudo que gostamos de fazer em comunicação. As revistas serão uma celebração a esta volta tão esperada das nossas festas nas cidades que tanto amamos”, comemora Suerda Medeiros.

As revistas chegam dentro das festas de Sant’Ana das duas maiores cidades do Seridó: “Currais Novos está contando os dias para a festa e nossa revista vai ser um souvenir”, palavras de Ismael. “Em Caicó estão dizendo que será a maior festa de todos os tempos e nossa revista vai viver a volta da festa em suas páginas”, prevê Suerda Medeiros.

Suerda e Ismael garantem que as duas revistas trazem novidades: “vamos integrar a revista impressa ao mundo virtual e vamos relançar todas as revistas que já publicamos em plataforma online”, adianta os editores.

Liga das Nações: Dinamarca derrota França por 2 a 1 no Stade de France

 


Andreas Cornelius saiu do banco de reservas e marcou duas vezes para a Dinamarca, que conseguiu derrotar a França por 2 a 1 , de virada, pelo Grupo 1 da primeira divisão da Liga das Nações no Stade de France nesta sexta-feira (3).

Karim Benzema teve um gol no primeiro tempo anulado por impedimento, mas deixou sua marca, aos seis minutos, após cortar da direita e tabelar com Christopher Nkunku antes de driblar mais dois defensores dinamarqueses e abrir o placar para a França.

A Dinamarca foi pressionada durante a maior parte do segundo tempo, mas empatou com Cornelius, pegando de primeira o passe de Pierre-Emile Hojbjerg, e depois ele venceu a linha de impedimento para anotar o gol da vitória aos 43 minutos do segundo tempo.

No outro jogo do grupo, a passagem de Ralf Rangnick como novo técnico da Áustria começou de maneira perfeita com vitória por 3 a 0 sobre a Croácia na primeira rodada da Liga das Nações nesta sexta-feira.

Gols de Marko Arnautovic, Michael Gregoritsch e Marcel Sabitzer fizeram a seleção austríaca assumir a liderança da chave.

A Áustria (que não se classificou para a Copa do Mundo) não teve David Alaba, que não viajou com a equipe após vencer a Liga dos Campeões com o Real Madrid (Espanha) no último sábado (28).

 

Luiz Eduardo se reúne com amigos em Lajes

 


O pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Solidariedade, Luiz Eduardo, esteve reunido com os amigos de Lajes que apoiam sua pré-candidatura a Deputado Estadual.

"Agradeço aos amigos Geronço, Nazareno, André, Baia, Carlinhos e família por confiarem em nosso projeto. #AvanteRN", destacou Luiz Eduardo na rede social Instagram. 


 

Seleção desembarca em Tóquio para amistoso

 


A seleção masculina de futebol desembarcou nesta sexta-feira (3) em Tóquio (Japão), onde enfrenta a equipe nacional local na próxima segunda-feira (6) no Estádio Nacional a partir das 7h20 (horário de Brasília) em amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2022 (Catar).

Ao pousar no aeroporto da capital japonesa, a equipe brasileira foi recepcionada por torcedores locais.

O Japão é a segunda, e última, parada do Tour da equipe comandada pelo técnico Tite no Oriente. No primeiro compromisso, na última quinta-feira (2), o Brasil goleou a Coreia do Sul por 5 a 1 no estádio da Copa do Mundo, em Seul.

Depois os comandados de Tite enfrentarão a seleção argentina em setembro, em partida adiada das Eliminatórias Sul-Americanas.

O Brasil estreia na Copa do Mundo contra a Sérvia no dia 24 de novembro, pelo Grupo G da competição. Na sequência encara Suíça e Camarões na fase de grupos.

 

Enem 2022 recebe mais de 3,390 milhões de inscrições

 


A edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano teve 3.396.597 inscrições confirmadas. De acordo com Ministério da Educação (MEC), o número representa um aumento de 11,6% em relação à edição de 2021, que teve 3.040.908 confirmações. O total corresponde às duas versões do exame, a impressa e a digital.

Do total de participantes confirmados, 2.028.353 (59,72%) são isentos da taxa de inscrição e 1.368.244 (40,28%) são pagantes. Os dados são considerados preliminares até a apuração definitiva, tendo em vista que há casos de processamento dos pagamentos pelas instituições bancárias, processos judiciais, comissão de demandas, além de outras situações excepcionais.

Dos inscritos, 3.331.531 farão a versão em papel e 65.066, em computador. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas das duas versões nos dias 13 e 20 de novembro.

Quem solicitou atendimento especializado poderá conferir o resultado do pedido a partir da próxima terça-feira (7). No mesmo dia, começa o período de recursos para os participantes que tiveram as solicitações indeferidas. Candidatos que desejam ter tratamento por nome social poderão solicitá-lo entre 23 e 28 de junho.

A situação da inscrição pode ser verificada na Página do Participante.

Exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Mais de 100 municípios do RN estão em alerta para chuvas

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para dezenas de municípios do Rio Grande do Norte. Os avisos entraram em vigor nesta sexta-feira (03) e se estendem até o sábado (04).

Um dos alertas é na cor laranja para acumulado de chuvas e engloba 11 municípios do estado. Segundo o Inmet, as localidades podem ser atingidas por chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. 

"Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", comunicou o instituto.

O segundo aviso é na cor amarela também para acumulado de chuvas em 25 municípios, sendo que seis deles também estão inseridos no alerta laranja. Nessas localidades, as chuvas podem ser de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

"Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", orientou o Inmet.

O terceiro alerta é para chuvas intensas, na cor amarela, para 108 municípios do estado. Nas áreas, além de chuvas até 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, podem ocorrer ventos intensos de até 60 km/h.

"Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", apontou o Inmet acrescentando que "em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores".

Confira os municípios nos alertas

11 cidades em alerta laranja para acumulado de chuvas
Arez
Baía Formosa
Canguaretama
Goianinha
Nísia Floresta
Parnamirim
Pedro Velho
São José de Mipibu
Senador Georgino Avelino
Tibau do Sul
Vila Flor

25 cidades em alerta amarelo para acumulado de chuvas

Arez
Brejinho
Canguaretama
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Januário Cicco
Jundiá
Lagoa d'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Macaíba
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nova Cruz
Parnamirim
Passa e Fica
Passagem
Pedro Velho
Santo Antônio
São José de Mipibu
Serrinha
Várzea
Vera Cruz

108 cidades em alerta amarelo para chuvas intensas
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Assú
Augusto Severo
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Caraúbas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro Corá
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Extremoz
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Itajá
Itaú
Jandaíra
Janduís
Jardim de Angicos
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lagoa Nova
Lajes
Lucrécia
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Maxaranguape
Messias Targino
Mossoró
Natal
Olho d'Água do Borges
Paraná
Paraú
Parazinho
Parnamirim
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pendências
Pilões
Poço Branco
Portalegre
Porto do Mangue
Pureza
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rio do Fogo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Maria
Santana do Matos
São Bento do Norte
São Francisco do Oeste
São Gonçalo do Amarante
São Miguel
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Serra do Mel
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Taipu
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Concurso PM RN para oficiais tem banca definida para novo edital

 


concurso PM RN, com vagas para oficiais, já conta com uma banca organizadora. Conforme dispensa publicada nesta quinta-feira, 2, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) ficará responsável pela nova seleção.

O contrato com a banca teve início na última quarta, 1º de junho, e segue assim até o dia 31 de maio de 2023. Nesse período, deve ocorrer a divulgação do edital e aplicação das etapas de seleção.

No ano passado, em meio a diversos anúncios, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, afirmou que seriam abertas 211 vagas para oficias combatentes e do quadro médico da corporação.

Desse total, 132 seriam para oficiais combatentes. A carreira, por lei, exige bacharelado em Direito. Já as demais oportunidades ficariam para o quadro médico da PM, com exigência de superior na área.

Até o momento, apenas o edital para oficiais da Saúde foi publicado. A seleção conta com 78 vagas (uma a menos que o anunciado), em cargos de diversas áreas.

Em todos os casos, além da graduação, é preciso ter CNH tipo "B", no mínimo 1,65m (sexo masculino) ou 1,60m (sexo feminino) e até 36 anos de idade. Os ganhos para oficiais chegam até R$9.392,35.

Saiba tudo sobre a seleção

  • Órgão: Polícia Militar do Rio Grande do Norte
  • Cargos: oficiais combatentes
  • Vagas: 132 previstas
  • Requisitos: nível superior em Direito
  • Remuneração: até R$9.392,35
  • Banca: a definir
  • Edital: 2022

Concurso PM RN de oficiais está entre as prioridades do ano

Além do edital para oficiais da Saúde, o concurso PM RN, com vagas para oficiais combatentes, deve mesmo ser publicado este ano. A previsão foi dada pelo vice-governador, Hudson Silvestre.

Em entrevista ao Via Certa Podcast, ele afirmou que, para que o edital de soldados seja publicado, seria preciso concluir os concursos para oficiais. Desta forma, tudo indica que a seleção para combatentes sairá ainda este ano.

Já o concurso para soldados, com cerca de 1.200 vagas, deve ser realizado somente em 2023. O edital, no entanto, pode sair este ano, segundo a governadora.

O anúncio de um novo edital para soldados, ainda em 2022, vai contra a previsão dada pelo vice-governador, em fevereiro deste ano. 

Segundo ele, a seleção será realizada somente em 2023. Porém, para que ambos estejam certos, o edital do concurso precisa ser divulgado no segundo semestre, com as primeiras etapas ocorrendo somente no ano que vem.

No entanto, ainda não há confirmação das partes acerca do cronograma de publicação do edital e realização das provas.

O cargo de soldado da PM RN tem o nível superior, em qualquer área, como requisito. Em 2018, quando foi publicado o último edital, os ganhos iniciais para a carreira eram de R$2.904. No entanto, conforme Lei de 2019, os valores atuais são de R$3.571,82.


CSA e CRB empatam sem gols pela Série B do Brasileiro

 


O CSA empatou sem gols com o CRB, nesta quarta-feira (1) no estádio Rei Pelé, na partida que abriu a 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com a igualdade no Clássico das Multidões, o Azulão chegou aos 12 pontos, na oitava posição. Já o Galo da Praia tem um ponto a menos, com 11 pontos.

Na próxima rodada o CSA recebe a Chapecoense na terça-feira (7). Um dia depois o CRB visita o Cruzeiro no Mineirão.

Ceará bate Fortaleza por 1 a 0 no Clássico-Rei no Brasileiro

 


Graças a um gol do artilheiro Cléber, o Ceará derrotou o Fortaleza por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (1) no estádio do Castelão, no Clássico-Rei válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a vitória o Vozão chegou à 15ª posição da classificação com nove pontos, já o Tricolor permanece na lanterna da competição com apenas dois pontos conquistados.

Em um clássico quente, no qual a equipe comandada pelo técnico argentino Juan Vojvoda ficou com um jogador a menos ainda na primeira etapa (após a expulsão de Felipe), o Ceará garantiu a vitória um pouco antes do intervalo. Aos 54 minutos Richardson toca na entrada da área para Vina, que, com um belo toque de calcanhar, deixa Cléber na boa para bater na saída do goleiro e partir para o abraço.

Na etapa final a partida permanece aberta, com o Fortaleza tendo as melhores oportunidades. Mas a equipe de Dorival Júnior conseguiu administrar bem o confronto para fechar o jogo com vitória de 1 a 0.

As duas equipes voltam a entrar em campo no próximo final de semana pelo Brasileiro. No sábado (4) o Vozão recebe o Coritiba no Castelão. Um dia depois o Fortaleza visita o Flamengo no Maracanã.

 

Ucrânia vence Escócia e continua sonhando com vaga para a Copa

 


A Ucrânia manteve vivo seu sonho de chegar à Copa do Mundo deste ano ao derrotar a Escócia por 3 a 1 em partida da repescagem das Eliminatórias europeias no estádio Hampden Park, em Glasgow, nesta quarta-feira (1), em seu primeiro jogo desde a invasão russa ao país.

A Ucrânia agora enfrentará o País de Gales, no próximo domingo (5), em Cardiff, com o vencedor garantindo vaga no Mundial de novembro no Catar. A derrota significa que a Escócia permanece sem comparecer a uma Copa do Mundo desde 1998.

Gols de Andriy Yarmolenko e Roman Yaremchuk colocaram a confiante e dominante Ucrânia com vantagem de 2 a 0, antes de Callum McGregor descontar para os escoceses aos 34 minutos da etapa final.

O gol injetou alguma confiança na Escócia, que fez uma pressão tardia, mas Artem Dovbyk matou o jogo e garantiu a vitória em um contra-ataque.

 

Com show de Messi, Argentina derrota Itália e vence a Finalíssima em Wembley

 


Com um Messi endiabrado, a Argentina, campeã da Copa América, derrotou a Itália, campeã europeia, mas fora do Mundial do Catar, nesta quarta-feira, por 3 a 0, em Wembley e venceu a Finalíssima. Os dois gols saíram no primeiro tempo e foram marcados por Lautaro Martinez e Di Maria. Dybala completou no final. Mas o grande destaque do jogo, com grandes jogadas, foi o camisa 10 argentino.

A vantagem argentina no placar só não foi maior por causa de Donnarumma, autor de pelo menos quatro belas defesas. A partida também marcou a despedida da seleção italiana do zagueiro Chiellini.

O fato de a Itália estar fora da Copa do Catar ficou evidenciado no primeiro tempo. Os italianos tentaram jogar de igual para igual com os argentinos nos primeiros 45 minutos, mas não foram páreo diante do talento de Di Maria, Lautaro Martinez e, principalmente, Lionel Messi.

Em duas jogadas individuais, completadas com ótimas assistências, os sul-americanos abriram 2 a 0 no placar. Aos 27 minutos, após erro na saída de bola da Itália, Messi arrancou pela esquerda e serviu o oportunista Lautaro Martinez: 1 a 0.

Antes do intervalo, o segundo gol argentino. Emiliano Martinez saiu jogando com os pés e lançou Lautaro Martinez. O atacante girou, passou pela marcação de Bonucci e lançou Di Maria, que ganhou na corrida de Chiellini, antes de encobrir Donnarumma. A torcida argentina, maioria entre os 87.112 presentes no Estádio de Wembley, foi à loucura.

Para o segundo tempo, a Itália voltou com Lazzari, Locatelli e Scamacca. O time de Roberto Mancini encontrou a Argentina plantada em seu campo, pronta para explorar os contra-ataques. Apesar do domínio territorial dos italianos, as chances verdadeiras foram dos argentinos. E foi uma pressão incrível, com sete situações de perigo.

Em uma delas Bonucci quase fez contra. Di Maria teve duas oportunidades. Na segunda, acertou lindo chute de primeira, após escanteio cobrado por Messi, mas Donnarumma defendeu. Lo Celso chutou livre, mas errou o alvo. Messi também teve três chances, mas parou no goleiro italiano.

A superioridade argentina era tão grande que a torcida passou a gritar 'olé' a partir dos 25 minutos. O clima e o toque de bola dos 'hermanos' deixaram os italianos nervosos e pouco produtivos no ataque. Um terceiro gol sul-americano foi mais esperado que o primeiro dos europeus.

E ele saiu aos 49 minutos. Messi arrancou pelo meio, parou na marcação, mas a bola sobrou para Dybala, que havia entrado apenas quatro minutos antes. O canhoto bateu no canto e superou Donnarumma: 3 a 0.

Seleção brasileira joga bem e goleia a Coreia do Sul em amistoso

 


O Brasil venceu o amistoso contra a Coreia do Sul por 5 a 1 nesta quinta-feira, em Seul. Apresentando um bom futebol, a Seleção abriu o placar logo aos cinco minutos, com Richarlison. Hwang Ui-Jo empatou para os coreanos. 

Cobrando dois pênaltis marcados com o auxílio do VAR, Neymar colocou a Seleção em vantagem e ampliou o placar. Coutinho e Gabriel Jesus marcaram bonitos gols, nos últimos minutos, dando números finais à partida.

A partida desta quinta-feira, em Seul, marcou o fim de longo jejum de gols de atacantes de Tite. Gabriel Jesus voltou a marcar com a camisa da seleção brasileira. O jogador do Manchester City não fazia um gol pela Seleção desde a final da Copa América de 2019. Desde então, foram 19 partidas do atacante revelado pelo Palmeiras.

Covid-19: Brasil tem 40,9 mil novos casos e 125 mortes em 24 horas

 


O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 666.801 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (1º) pelo Ministério da Saúde. O número de casos confirmados da doença é 31.060.017.

Em 24 horas, foram registrados 40.979 casos. No mesmo período, foram confirmadas 125 mortes de vítimas do vírus.

Ainda segundo o boletim, 30.038.200 pessoas se recuperaram da doença e 355.016 casos estão em acompanhamento.

Estados

São Paulo lidera o número de casos, com 5,52 milhões, seguido por Minas Gerais (3,42 milhões) e Paraná (2,53 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (125,1 mil), seguido por Roraima (155,7 mil) e Amapá (160,4 mil).

Em relação às mortes, São Paulo apresenta o maior número (169.331), seguido por Rio de Janeiro (73.830) e Minas Gerais (61.579). O menor número de mortes está no Acre (2.002), seguido por Amapá (2.134) e Roraima (2.152).

Vacinação

Até hoje, foram aplicadas 435,3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 177 milhões com a primeira dose e 159,1 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,8 milhões de pessoas. Outras 85,9 milhões já receberam a dose de reforço.

Rússia ocupa atualmente 20% do território da Ucrânia, diz Zelenskiy

 


A Rússia ocupa atualmente cerca de 20% do território da Ucrânia, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, ao Parlamento de Luxemburgo em discurso por vídeo nesta quinta-feira (2).

"Temos que nos defender contra quase todo o Exército russo. Todas as formações militares russas preparadas para o combate estão envolvidas nessa agressão", disse ele, acrescentando que as linhas de frente de batalha se estendem por mais de 1.000 quilômetros (km).

Armas

Zelenskiy, pediu ao Ocidente que aumente o envio de armas ao país, para levar a guerra contra a Rússia a um "ponto de inflexão" que permita a Kiev vencer o conflito.

Em discurso por videoconferência no fórum Globsec 2022, realizado em Bratislava, capital da Eslováquia, o líder ucraniano afirmou que as divisões na Europa criaram oportunidades para a Rússia explorar, mas disse que Kiev agradece pela assistência enviada pelo Ocidente ao país até agora.

Kremlin

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia certamente não venderá seu petróleo com prejuízo. Acrescentou que os fluxos do produto são redirecionados à medida que a demanda cai e aumenta em diferentes lugares.

Segundo Peskov, a Rússia não planeja "fechar a janela" para a Europa. As relações com o Ocidente permanecem em baixa por causa do conflito na Ucrânia.

Perguntado se as difíceis relações com a Europa estão provocando um retrocesso nos esforços de Pedro, o Grande, para abrir a Rússia à Europa, o porta-voz respondeu: "Não estamos planejando fechar nada".

Pedro o Grande, um czar que governou o Império Russo de 1682 a 1725, supervisionou a transição do país para uma grande potência europeia e fundou a cidade de São Petersburgo, apelidada de "janela da Rússia para a Europa".

 Alerta

O Kremlin advertiu que a decisão da União Europeia (UE) de eliminar parcialmente o petróleo russo provavelmente desestabilizaria os mercados globais de energia, e chamou a medida de um passo "autodestrutivo" que poderia sair pela culatra.

Os líderes da UE concordaram em princípio, na segunda-feira (30), em cortar 90% das importações de petróleo procedentes da Rússia até o fim deste ano, as sanções mais duras já aplicadas pelo bloco desde o início da invasão russa à Ucrânia, que Moscou chama de "operação militar especial".

"As decisões da União Europeia de eliminar parcialmente o petróleo e os produtos petrolíferos russos, bem como de proibir o seguro dos navios mercantes, são altamente prováveis de provocar novos aumentos de preços, desestabilizar os mercados de energia e perturbar as cadeias de abastecimento", disse o Ministério russo das Relações Exteriores em comunicado.

A UE tem atingido o país com múltiplas rodadas de sanções desde que Moscou invadiu a Ucrânia em fevereiro, demonstrando velocidade e unidade incomuns, dada a complexidade das medidas.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que a eliminação gradual do petróleo russo privaria Moscou de enorme fonte de financiamento e pressionaria a Rússia a acabar com sua campanha militar. Moscou advertiu que as medidas acabariam prejudicando a economia do bloco.

"Bruxelas e seus patrocinadores políticos em Washington têm total responsabilidade pelo risco de exacerbação das questões globais de alimentos e energia, causada pelas ações ilegítimas da União Europeia", acrescentou a chancelaria russa.

Conta de energia: senado aprova projeto que pode reduzir o valor para o consumidor; entenda

 


O Senado aprovou nesta quarta-feira (1) um projeto de lei (PL) que prevê a devolução de valores de tributos excedentes recolhidos pelas empresas de distribuição de energia elétrica. Na prática, a medida pode reduzir o valor da conta de luz para o consumidor. Projeto segue para a Câmara.

De acordo com o texto aprovado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) implementará a destinação dos créditos referentes ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e à Contribuição sobre o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) que as empresas cobraram a mais de seus usuários. Essa destinação, segundo o projeto ocorrerá na forma de redução de tarifas.

O relator do projeto, Eduardo Braga (MDB-AM), disse em seu parecer que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 2017, pela exclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) da base de cálculo das contribuições para PIS/Cofins. E, no caso do setor elétrico, essa decisão criou no setor uma expectativa de que as distribuidoras de energia elétrica teriam quase R$ 50 bilhões em créditos tributários a receber da União. Esses créditos, por sua vez, deveriam ser usados para abater o valor das tarifas, o que não ocorreu.

“Não há dúvidas quanto ao fato de que o consumidor deve ser o beneficiário final desses créditos. Afinal, foi o consumidor que pagou a contribuição para o PIS/PASEP e para a Cofins em valor maior do que aquele que deveria ter sido cobrado”, disse o relator. Segundo Braga, o PL elimina a incerteza quanto ao real beneficiário dos créditos tributários decorrentes da decisão do Supremo.

 

SALMO DO DIA - Salmo 68

 


Salmo de Hoje

Quinta, 2 de Junho de 2022

Ouve o meu clamor, ó Deus;
atenta para a minha oração.

Desde os confins da terra eu clamo a ti
com o coração abatido;
põe-me a salvo na rocha mais alta do que eu.

Pois tu tens sido o meu refúgio,
uma torre forte contra o inimigo.

Para sempre anseio habitar na tua tenda
e refugiar-me no abrigo das tuas asas.

Pois ouviste os meus votos, ó Deus;
deste-me a herança que concedes
aos que temem o teu nome.

Prolonga os dias do rei,
por muitas gerações os seus anos de vida.

Para sempre esteja ele em seu trono,
diante de Deus;
envia o teu amor e a tua fidelidade
para protegê-lo.

Então sempre cantarei louvores ao teu nome,
cumprindo os meus votos cada dia.

Salmo 61

Novo ataque a tiros nos EUA deixa ao menos 4 mortos em centro médico de Tulsa

 


Os Estados Unidos registraram no final da tarde desta quarta-feira (1º) um novo ataque a tiros, desta vez em um hospital de Tulsa, no estado de Oklahoma. A ação se deu em meio à retomada do debate sobre o controle de armas no país, trazido à tona depois de outros dois massacres recentes -em uma escola de ensino fundamental no Texas e em um supermercado em Nova York.

De acordo com a polícia de Tulsa, ao menos quatro pessoas morreram na ação.

Outras ficaram feridas, mas em número ainda não especificado, e o atirador teria se matado após o ataque.

Ele não teve a identidade revelada, mas as autoridades afirmaram que era um homem negro que aparentava ter de 35 a 40 anos.

"É uma cena catastrófica", descreveu um porta-voz das forças de segurança da cidade, o capitão Richard Meulenberg. O ataque aconteceu no hospital St. Francis, e a polícia informou em comunicado que agentes vasculharam "andar por andar, sala por sala" do prédio para analisar o risco de novas ameaças.

A Casa Branca afirmou que o presidente americano, Joe Biden, foi informado do tiroteio e estava monitorando de perto a situação. Ele entrou em contato com autoridades locais para oferecer apoio.

A polícia de Tulsa foi chamada ao hospital às 16h52 (horário local; 18h52 em Brasília) e chegou ao centro médico três minutos depois. Os agentes, então, ouviram tiros no segundo andar, onde ficam consultórios médicos, e encontraram os corpos das vítimas e do atirador às 17h01. Todas foram mortas no mesmo ambiente.

A corporação destacou a ação rápida, em especial após a polícia de Uvalde ter sido alvo de críticas pela demora com que agiu no massacre na semana passada.

O autor do ataque portava um rifle e uma pistola e teria usado as duas armas durante a ação, mas não se sabe ainda de suas motivações, se ele atirou de forma aleatória ou se tinha alvos premeditados. Segundo a polícia, as vítimas devem incluir funcionários do hospital e pacientes -suas identidades também não foram divulgadas.

Tulsa tem cerca de 410 mil habitantes e está a 160 quilômetros da capital do estado, Oklahoma City. Mais cedo nesta quarta, Biden divulgou um comunicado lembrando os 101 anos de um massacre no qual supremacistas brancos atacaram um bairro predominantemente negro.

"Nós nos lembramos do inferno que foi desencadeado", escreveu Biden, que esteve em Tulsa há exatamente um ano.

Quando questionado em entrevista coletiva sobre o fato de Tulsa engrossar a lista de alvos de ataques a tiros nos EUA, o prefeito, o republicano G.T. Bynum, preferiu apenas lamentar o episódio e se dizer solidário aos familiares das vítimas. "Se queremos ter um debate político, isso é algo a ser feito no futuro, não nesta noite."

O assunto foi trazido à tona pelos repórteres porque a ação se deu em meio ao debate sobre o controle de armas no país. Há oito dias, um massacre na escola Robb, em Uvalde, no Texas, terminou com 19 crianças e 2 professoras mortas. O autor, um jovem de 18 anos, portava um rifle AR-15 e, antes de ser responsável pelo pior massacre em uma instituição de ensino infantil no país em uma década, também disparou contra a avó.

Salvador Ramos não tinha histórico de doença mental nem antecedentes criminais, mas fez posts ameaçadores nas redes antes do tiroteio. Ele teve uma adolescência marcada por bullying e problemas familiares e ao completar 18 anos celebrou postando uma foto com dois fuzis que comprou pouco depois do aniversário. Ramos foi morto pela polícia na ação.

O caso de Uvalde ocorreu dias depois de outro episódio, em Buffalo, no estado de Nova York, no qual morreram dez pessoas num supermercado. O autor teve motivações racistas e deve ser indiciado por terrorismo doméstico.

Após o ataque em Uvalde, o presidente Joe Biden fez um discurso emocionado no qual criticou o lobby pró-armas no país e defendeu o controle no acesso a armamentos.

"Estou cansado disso", disse. "Por que? Por que estamos dispostos a viver com essa carnificina? Por que continuamos deixando isso acontecer? Quando, em nome de Deus, vamos nos levantar e enfrentar o lobby das armas?"

No fim de semana, o democrata foi à cidade no Texas, na terceira viagem que fez no cargo a um local de ataque a tiros em massa -no início do mês, ele esteve em Buffalo. Biden e a primeira-dama, Jill, visitaram um memorial para as vítimas e deixaram rosas brancas na placa da escola Robb.

O casal também assistiu a uma missa e se encontrou com parentes das vítimas, além de sobreviventes e socorristas. Ao sair da igreja, uma multidão do lado de fora gritou "faça alguma coisa". "Nós vamos", respondeu o democrata.

O debate sobre o acesso a armas voltou a poucos meses das eleições legislativas, em novembro, com ativistas defendendo leis que ampliem os controles para compradores de armamentos. Políticos republicanos, como o senador pelo Texas Ted Cruz e o ex-presidente Donald Trump, porém, rejeitam os pedidos de novas medidas e, em vez disso, sugerem investir em saúde mental ou reforço da segurança escolar.

Na última quinta (26), senadores da legenda barraram o avanço das discussões de um projeto contra o terrorismo doméstico, uma primeira tentativa de resposta dos democratas aos ataques mais recentes no país.

Os parlamentares do partido de Biden já contavam com o fracasso do projeto, mas insistiram na votação como forma de marcar posição e enfatizar a oposição republicana a leis mais duras sobre acesso e porte de armas. O texto permitiria a criação de unidades específicas no FBI e nos departamentos de Justiça e Segurança Nacional para o combate a esse crime, mirando principalmente supremacistas brancos.

O jornal The New York Times fez uma enquete com os 50 senadores republicanos para saber se eles estariam abertos a apoiar projetos para endurecer as checagens de antecedentes de interessados em comprar armas no país. Apenas quatro se disseram a favor ou indecisos; 13 afirmaram se opor ou tender a esse posicionamento; e outros 33 não responderam ou deram respostas não conclusivas.

Por FolhaPress

 

 

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos por Covid nesta terça

 


Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes  01/06/22
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.


TOTAL de leitos COVID-19 no HRS:
02 leitos clínicos.
▪️
#vacinasalvavidas
#higienizeasmãos
▪️
@hrserido

Confira a previsão de chuva para os próximos meses no RN

 


O período chuvoso na região semiárida do Rio Grande do Norte está próximo de finalizar. O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou ocorrência de chuvas com índice 21,4% acima da média esperada. Choveu no RN, de janeiro a maio de 2022, 756,7 milímetros (mm) enquanto que o esperado para o período era 611,6mm.

“Utilizamos diversas variáveis como temperatura dos oceanos, ventos na superfície mais pressão atmosférica. Todos esses elementos apresentaram condições favoráveis para a ocorrência de chuvas do modo como foram em 2022: com boa distribuição territorial e espacial”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.

Na região Central Potiguar a chuva ultrapassou 25,2% do volume esperado. Choveu 554,8mm enquanto que o esperado era 443,0mm. Em termos numéricos, o Oeste Potiguar foi a que mais acumulou chuva com 766,5 mm, representando 21,6% acima da média esperada para o período.

O sistema registra que em mais de 100 municípios do RN já choveu o volume esperado para o ano inteiro. Muitos municípios apresentam condições normais de chuva ou chuvosa ou muito chuvosa. Ipanguaçu, Vila Flor, Campo Grande e Arês são exemplos de municípios com volumes que ultrapassaram 1000mm durante o ano.

Bristot explica que climatologicamente, as chuvas a partir de agora deverão diminuir no interior do estado e aumentar nas regiões Leste e Agreste Potiguar. “A previsão para os próximos meses é animadora com volumes médios que poderão chegar em junho a 211,8mm no Leste Potiguar e 93,8mm no Agreste”, disse Bristot.

Confira a previsão para os meses de junho, julho e agosto de 2022

Mesoregião Leste

Junho - 211,8mm
Julho - 176,8mm
Agosto - 79,2mm

Mesorregião Agreste Potiguar

Junho - 93,8mm
Julho - 81,7mm
Agosto - 34,2mm

Mesorregião Oeste Potiguar

Junho - 46,5mm
Julho - 27,4mm
Agosto - 7,4mm

Mesorregião Central Potiguar

Junho -34,7mm
Julho - 26,9mm
Agosto - 8,0mm

 

Petrobras lança site com informação sobre preços de combustíveis

 


A Petrobras lançou nesta quarta-feira (1º) uma plataforma para facilitar o acesso a informações sobre os preços dos combustíveis. A estatal apresenta, de forma didática e com facilidade visual, informações sobre as parcelas envolvidas na formação dos valores da gasolina, do diesel e do gás de cozinha (GLP) e, ainda, sobre a formação dos preços ao consumidor final. O novo site permite filtrar os valores pela média nacional ou por estados, considerando os impostos estaduais e outras variáveis locais.

A empresa destacou que há anos divulga, na página institucional da companhia, os valores cobrados em suas refinarias e a composição média do preço final, que é um tema de grande interesse do público em geral. “Nos últimos seis meses esta foi a informação mais acessada, com quase 1,5 milhão de visualizações”, informou, em nota.

A Petrobras lembrou, ainda, que em novembro do ano passado, lançou uma campanha publicitária veiculada em televisão, com a mesma intenção de informar sobre a formação de preços ao consumidor final. “O novo ambiente virtual é mais uma ação da Petrobras para manter a sociedade informada sobre os preços de venda dos seus produtos.”

A petroleira acrescentou, que regularmente, tem prestado esclarecimentos às autoridades regulatórias, sobre defesa da concorrência e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Transparência e qualidade das informações prestadas são valores praticados pela Petrobras, com reconhecimento do público externo”, destacou.

“Entre os reconhecimentos da companhia, pode-se citar o prêmio de destaque entre as ganhadoras do Troféu Transparência concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) às empresas com melhor qualidade e a transparência em suas demonstrações contábeis. Além disso, o Portal de Transparência da Petrobras recebeu, ano passado, a nota máxima na avaliação da Controladoria-Geral da União (CGU), atendendo a 100% dos requisitos de transparência definidos pelo órgão”, concluiu a companhia, em nota.

Agência Brasil

 

Sonho do Gabriel: Após foto viralizar, garoto que vendia doces em shopping ganha chance na base do ABC

 


Uma história das mais emocionantes. No último domingo (29), viralizou nas redes sociais o caso do garoto Gabriel, de 15 anos, ocorrido em um shopping de Natal. O jovem vendia doces para ajudar no sustento da família, formada pelo pai, a mãe e mais quatro irmãos, e pagar dívidas contraídas depois que os pais ficaram desempregados.

Acompanhado de perto por seguranças, ele recebeu a ajuda da empresária Anaê Tenderini, que contou a história do jovem em seu perfil no Instagram e revelou o sonho dele em ser jogador de futebol.

Ainda no domingo pela manhã, a diretoria abecedista contatou Anaê e, em seguida, a família de Gabriel, abrindo as portas do clube para o garoto e se colocando à disposição para ajudá-lo na realização do seu sonho. Depois de algumas conversas, tudo acertado para esta terça-feira (31).

Torcedor abecedista, com vontade de jogar no Alvinegro, Gabriel teve um dia para jamais esquecer. O meio-campista Allan Dias, camisa 10 do clube, foi até a casa do garoto, localizada no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal, pegar o jovem e sua mãe, Ana Paula, para participar de um teste nas categorias de base do clube.

Antes, o menino visitou a loja oficial do ABC, a Elefante Mais Querido, que fica no mesmo shopping onde toda a história começou no domingo passado (29). Gabriel recebeu kit com camisa oficial e produtos da loja, e um título de sócio do Programa Sócio Mais Querido. Na sequência, foi viabilizada uma chuteira e ele pôde seguir para o primeiro passo de seu sonho: treinar com o Sub-17 abecedista, no CT das bases, em Ponta Negra. O atleta ficará no clube treinando para realizar seu desejo.

“É tudo de bom. Ganhei uma chuteira nova, ganhei uma oportunidade aqui no ABC e agora é bola pra frente, dar o meu melhor e começar a jogar”, comentou Gabriel. A empresária Anaê Tenderini acompanhou tudo e não escondeu a alegria. “Estou aqui com o coração apertado e muito nervosa. É a primeira vez que estou vendo ele jogar, mas tenho certeza que vai jogar bem e realizar o sonho dele”, destacou.

Alecrim

Além do ABC, o Alecrim, também da capital potiguar, foi outro clube a abrir as portas para Gabriel. Em nota, a diretoria do Alviverde explicou que o jovem e o irmão dele "foram convidados a participar do novo projeto, a Alecrim Academy, que visa dar suporte de treino e formação cidadã a atletas do estado".

Contudo, frisou que a repercussão do "convite foi tão positiva que outros times se inspiraram e resolveram entrar em contato para somar com a realização desse sonho". O clube alecrinense reforçou ainda que continua "de portas abertas e torcendo para que tudo dê certo".

Ajuda para a família

Além da realização do sonho em ser jogador de futebol, muitas pessoas estão se mobilizando em uma vaquinha eletrônica para pagar as dívidas da família e também comprar geladeira, fogão e até tentar quitar prestações atrasadas da sua casa popular, há quase dois anos sem pagamento. Para ajudar, acesse https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajudar-a-familia-de-gabriel e faça a sua contribuição.

A arrecadação tem meta de R$ 15 mil e até a publicação desta matéria já tinha levantado quase R$ 11 mil.