Páginas

sábado, 9 de julho de 2022

Na despedida de Fred, Fluminense vence o Ceará e entra no G4 do Brasileirão

 


A despedida de Fred dos gramados foi em grande estilo. Do show de Belo à festa feita pela torcida no Maracanã, a alegria também perdurou com a bola rolando. O Fluminense venceu o Ceará por 2 a 1 na noite deste sábado, pela 16ª rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados por Germán Cano e Matheus Martins pelo lado tricolor, enquanto Luiz Otávio fez o do Vozão.

O ídolo entrou na partida aos 33 minutos do segundo tempo e, mesmo sem marcar gol, emocionou os mais de 63 mil torcedores presentes no Maracanã.

Com o resultado, o Fluminense chegou a 27 pontos e assumiu, de forma provisória, a vice-liderança do Campeonato Brasileiro - ainda podendo ser ultrapassado com o desenrolar da rodada. O Ceará, com 18, ocupa a 15ª posição. Veja a tabela do Brasileirão!

O Fluminense já volta a jogar na próxima terça-feira: o Tricolor tem o jogo da volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, no Mineirão. O Ceará, também pela Copa do Brasil, faz clássico ante o Fortaleza no Castelão na quarta-feira.

SÓ DÁ FLU!
O Fluminense começou o jogo pressionando. Trocas rápidas de passes, movimentações e rapidez nas decisões eram marcas do Tricolor no terço final. O Flu chegou muito perto de marcar: após boa trama, o goleiro João Ricardo parou no reflexo um chute de Germán Cano dentro da pequena área.

FAÇA O CORAÇÃO IMEDIATAMENTE
​O Ceará não conseguiu segurar o volume de jogo do Fluminense por muito tempo. Já na reta final do primeiro tempo, Caio Paulista pegou o rebote de um escanteio e cruzou uma bola na medida para Germán Cano, que subiu sozinho e marcou o 26º gol na temporada.

Na comemoração, o argentino substituiu o tradicional "L" pelo coração, uma das marcas registradas de Fred. O tento deixou o Tricolor para ficar em vantagem no intervalo.

ÁGUA NO CHOPP?
​Os papéis se inverteram no início do segundo tempo. Foi o Ceará que começou pressionando e obrigou Fábio a trabalhar. O goleiro fez uma boa defesa em chute de Iury Castilho e, logo depois, operou um milagre na finalização de Vina, que pegou o rebote.

FLU IMPIEDOSO
As esperanças do Ceará logo foram para o ralo. Se o Vozão voltou agitado, o Fluminense sim fez questão de jogar água no chopp dos visitantes. Samuel Xavier achou Cano livre dentro da área e o artilheiro serviu de garçom, apenas rolando para Matheus Martins completar para o fundo das redes.

O Vozão, mesmo com a desvantagem, continuou tentando. Fábio fez outra defesaça em um voleio de Vina na grande área - a bola ainda resvalou no travessão depois do goleiro defender. A partida ficou lá e cá, com os dois times buscando o ataque.

A ENTRADA DO ÍDOLO
Fred foi chamado por Fernando Diniz aos 30 minutos, levantando a torcida. O camisa 9 entrou em campo três minutos depois, no lugar de Germán Cano. O argentino deixou o gramado fazendo reverências e agradecendo ao brasileiro.

CORRENDO ATRÁS
O Ceará colocou uma pressão nos minutos finais e fez a defesa do Fluminense suar. De tanto isso acontecer, o gol sair. Após cruzamento e confusão na área, a bola sobrou para o zagueiro Luiz Otávio empurrar para o fundo das redes.

Mesmo com essas tentativas, a equipe comandada por Fernando Diniz segurou firme nos minutos finais e confirmou a vitória. No fim, vitória tricolor e alegria de Fred.

FICHA TÉCNICA
​FLUMINENSE X CEARÁ

Data/Hora: 09/07/2022, às 19h
Local
: Maracanã (RJ)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA-SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Gramado: Bom
Público e renda: 63.707 presentes / R$ 2.201.275,00 
Cartões amarelos: Matheus Martins e Felipe Melo (FLU); Iury Castilho e Richard Coelho (CEA)
Cartões vermelhos:

Gols: Germán Cano (1-0, 39'/1ºT); Matheus Martins (2-0, 9'/2ºT); Luiz Otávio (2-1, 48'/2ºT)

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel, Caio Paulista; André, Nonato (Felipe Melo 27'/2ºT); Matheus Martins, Ganso (Martinelli 27'/2ºT), Jhon Arias; Cano (Fred 33'/2ºT). Técnico: Fernando Diniz.

CEARÁ: João Ricardo; Michel Macedo, Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco (Victor Luís 43'/2ºT); Richard Coelho, Rodrigo Lindoso (Fernando Sobral 43'/2ºT); Iury Castilho, Lima (Zé Roberto 18'/2ºT), Mendoza (Dentinho 43'/2ºT); Vina. Técnico: Marquinhos Santos.

 

Bragantino abre 16ª rodada do Brasileirão com goleada sobre Avaí

 


O Red Bull Bragantino voltou a vencer após três partidas de jejum. Neste sábado (9), o Massa Bruta goleou o Avaí por 4 a 0 no estádio Nabi Abi Chedi, em Bragança Paulista (SP), na abertura da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os paulistas foram a 21 pontos e subiram, provisoriamente, ao décimo lugar, mas podem ser ultrapassados, caso Santos, Coritiba e América-MG vençam na sequência da rodada. Os catarinenses, com 18 pontos, não ganham há quatro jogos, desceram para o 14º lugar e torcem por tropeços de outros quatro times para não encerrarem o fim de semana na zona de rebaixamento.

O goleiro Vladimir, do Avaí, evitou que o placar fosse inaugurado no primeiro tempo, com pelo menos três boas defesas. Na etapa final, porém, o Bragantino deslanchou, com quatro gols em 20 minutos. O lateral Luan Cândido fez o primeiro, aos 24. Seis minutos depois, Alerrando ampliou, por cobertura. Aos 41, o também atacante Helinho recebeu do lateral Aderlan para marcar o terceiro. Aos 44, por fim, o meia Praxedes fechou a goleada no interior paulista.

As equipes voltam a campo no próximo fim de semana. No sábado (16), o Avaí recebe o Santos na Ressacada, em Florianópolis, às 19h (horário de Brasília). No domingo que vem (17), no mesmo horário, o Bragantino pega o América-MG no Independência, em Belo Horizonte. Os jogos valem pela 17ª rodada do Brasileiro.

Cruzeiro tropeça e Vasco encosta na briga pela liderança da Série B

 


O Vasco retomou a rota das vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (9), o Cruzmaltino foi a Criciúma (SC) e superou o time da casa por 1 a 0, no estádio Heriberto Hülse, pela 17ª rodada.

O Gigante da Colina, segundo colocado, foi a 34 pontos e diminuiu para quatro a diferença do líder Cruzeiro - mais cedo, a Raposa foi surpreendida pelo Guarani, por 1 a 0, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP). O Tigre, com a derrota, segue com 23 pontos e caiu para o sétimo lugar, ultrapassado por Sport e Tombense, que bateram Londrina e Chapecoense por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente, também neste sábado.

O gol vascaíno saiu no início do primeiro tempo. Aos cinco minutos, o volante Andrey Santos tentou cruzar e a bola desviou na mão do zagueiro Kadu. O árbitro Leandro Pereira Vuaden conferiu o lance no vídeo e deu pênalti do jogador do Criciúma. O atacante Raniel cobrou e colocou o Cruzmaltino à frente. A partida demorou a recomeçar após o intervalo, devido a um problema nos refletores do estádio. Na etapa final, o Tigre teve a grande chance do empate nos acréscimos, em cabeçada do volante Rômulo, mas o goleiro Thiago Fernandes salvou.

Em Campinas, o Cruzeiro escalou força máxima para encarar o então vice-lanterna Guarani, que não vencia há quatro rodadas. O jejum bugrino chegou ao fim graças ao gol do lateral Matheus Ludke, completando o lançamento do meia Giovanni Augusto. A Raposa, que voltou a perder após cinco jogos, tem 38 pontos. Os paulistas, com 17 pontos, subiam para o 18º lugar, ainda na zona de rebaixamento, mas ultrapassando o CSA.

Na Ilha do Retiro, em Recife, o zagueiro Rafael Thyere, de cabeça, colocou o Sport a frente do Londrina, aos oito minutos da etapa inicial. Aos 19 do segundo tempo, o lateral Sander ficou com o rebote de um chute do atacante Ray Vanegas em cima do goleiro Matheus Nogueira e garantiu a vitória dos pernambucanos, que não triunfavam há seis rodadas. O Leão rubro-negro foi a 25 pontos, em quinto lugar. Com 22 pontos, o Tubarão é o décimo.

Em outra partida deste sábado, o Tombense venceu a Chapecoense por 2 a 1 no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG). Os anfitriões abriram o placar aos dez minutos com Zé Ricardo, na sobra de um escanteio. O também volante Matheus Bianqui empatou aos 23. Na etapa final, aos 20 minutos, Zé Ricardo, de novo, marcou um golaço de voleio para dar o triunfo aos mineiros, que foram aos mesmos 25 pontos do Sport, ficando atrás, em sexto, por terem uma vitória a menos (cinco a seis). O Verdão do Oeste, com 18 pontos, é o 15º.

Os outros dois integrantes do G4 da Série B jogaram na sexta-feira (8). O Bahia, terceiro colocado, com 30 pontos, foi a Goiânia e empatou por 1 a 1 com o lanterna Vila Nova no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. Os anfitriões, que não vencem há 11 partidas e têm apenas 11 pontos, saíram na frente com Pablo Dyego, mas o também atacante Gregory evitou a derrota do Esquadrão de Aço.

Na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a equipe da casa superou o Náutico por 2 a 0, na melhor atuação do Tricolor gaúcho na competição até o momento. O atacante Ferreirinha e o zagueiro Bruno Alves balançaram as redes para o time de Roger Machado, que segue em quarto lugar, com 29 pontos. O Timbu, com 18 pontos, desceu para a zona de rebaixamento, na 17ª posição.

 

PIX Garantido: serviço será uma ameaça aos cartões de crédito?

 


Muito tem se falado sobre o PIX Garantido. O serviço ainda não tem previsão oficial de lançamento pelo Banco Central, mas a possibilidade de permitir as compras parceladas – e com garantia dos bancos – surge como uma ameaça aos cartões de crédito.

Para os comerciantes, o PIX Garantido será mais uma oferta como forma de pagamento. O que, no fim das contas, pode dar uma guinada maior nas vendas. E para os clientes, ele chega como uma chance de fazer uma compra com transferência imediata, mesmo que não haja nenhum saldo na conta.

PIX Garantido é uma ameaça aos cartões de crédito?

Com o serviço, o cliente poderá garantir a compra com o meio de pagamento PIX, mas ainda conseguirá fazer o parcelamento do valor. As compras poderão ser parcelas em até 24 vezes, mas com juros.

Em outras palavras, esse é um meio de pagamento seguro para ambos os envolvidos, não é para menos que as pessoas estão ansiosas. A previsão é de que o PIX Garantido seja lançado pelo Banco Central ainda em 2022.

O serviço deverá ser um grande concorrente dos cartões de crédito, o que pode ser bom para os clientes, caso haja a possibilidade de os bancos promoverem uma redução nas taxas de juros.

Na prática, o serviço irá permitir o mesmo que os cartões de crédito, pois as pessoas vão ganhar mais tempo para pagar a dívida por causa dessa possibilidade de parcelamento.

Hoje o PIX permite somente as compras à vista. A facilidade que o ferramenta proporciona fez com que muitos brasileiros adotassem essa forma de pagamento. Já o novo serviço ainda depende de mais informações por parte do Banco Central, pois ainda não foi divulgado o limite disponível, por exemplo.

A expectativa é que o serviço seja lançado nos próximos meses. Sendo assim, mantenha-se atento às notícias, pois novidades devem ser compartilhadas sobre o novo meio de pagamento parcelado e seguro muito em breve.


 

Com 3 mil desabrigados, governadora decreta estado de emergência em 14 municípios

 


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou que vai decretar emergência pública em 14 cidades nesta sexta-feira (8) em razão das fortes chuvas que têm acometido o estado nos últimos dias. A reunião onde ocorreu o anúncio terminou no início da tarde desta sexta-feira, com participação de membros de diversas pastas do Estado e forças de segurança, como Bombeiros e Polícia Militar.

De acordo com o comandante da Defesa Civil do Estado, coronel Marcos Carvalho, são 62 mil pessoas afetadas pelas chuvas e a estimativa é que 3 mil pessoas estejam desalojadas, principalmente na faixa litorânea, entre Touros e Baia Formosa.

A governadora informou que solicitou apoio ao Ministério da Defesa e do Desenvolvimento Regional. "Falei com General Richard, comandante do Exército no Nordeste, que colocou o Exército Brasileiro à disposição, já definindo um oficial do Exército que vai ficar em contato permanente com nosso governo para que possamos ter essas ações conjuntas", apontou.

Entre os encaminhamentos, a governadora pediu reforços nas estradas junto ao Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER-RN) e o reforço da Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar aos municípios afetados pelas chuvas.

A chefe do executivo potiguar também determinou atenção especial no tocante às barragens do Rio Grande do Norte com relação a eventuais transbordamentos. "As chuvas têm sido muito intensas. Esse trabalho desenvolvido pela Emparn através do Observatório do Cima é fundamental, estratégico para que possamos tomar as medidas necessárias", completou.

Os municípios que estão em emergência decretada são Extremoz, Macaíba, Nísia Floresta, Touros, Ceará-Mirim, Natal, Parnamirim , Canguaretama, Tibau do Sul, Várzea, Montanhas, Nova Cruz, Pedro Velho e Espírito Santo, além de Baía Formosa que está em situação de alerta.

Fonte: Tribuna do Norte

Arquidiocese de Natal arrecada alimentos para afetados pelas chuvas no RN; saiba onde doar

 


A Arquidiocese de Natal, através de Cáritas e das pastorais sociais, sensibilizada pela situação de calamidade pública decretada por alguns municípios, em decorrência das fortes chuvas que caíram nos últimos dias, realiza uma campanha emergencial para arrecadar alimentos não perecíveis.

Os alimentos arrecadados serão distribuídos com famílias que foram afetadas pelas chuvas. As doações podem ser entregues nos seguintes locais:

Catedral Metropolitana de Natal
Av. Floriano Peixoto, 674 – Tirol
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) 
Praça André de Albuquerque, s/n, Cidade Alta, Natal
Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h30

Paróquia de Santa Rita de Cássia – Ponta Negra
Rua Praia de Itamaracá, 18, Ponta Negra, Natal
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Paróquia de Santo André de Soveral – Emaús – Parnamirim
Rua Aeroporto de Petrolina, 626  - Conj. Jardim Aeroporto 
Segunda a sábado, das 15h às 21h

Paróquia de São Miguel Arcanjo – Extremoz
Praça Prefeito José Franco s/n - Centro 
Em horário comercial

Paróquia de Nossa Senhora do Livramento – Taipu e Poço Branco
Secretaria paroquial - Taipu
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

Igreja do Sagrado Coração de Jesus – Poço Branco


Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h

 

Marinha alerta para ondas de até 3,5 metros no litoral do RN

 


A Marinha do Brasil emitiu dois alertas para o litoral Leste do Rio Grande do Norte nos próximos dias. O primeiro aviso é de mar grosso, com a possibilidade de ondas de 3 a 3,5 metros, no trecho entre Baía Formosa e Touros.

O alerta teve início na manhã desta sexta-feira (08) e se estende até a noite da próxima segunda-feira (11). Os litorais da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e da Bahia também estão no aviso.

O segundo alerta emitido é para a ocorrência de ventos fortes no mesmo trecho. Segundo a Marinha, os ventos podem chegar a 61 km/h. O aviso começou nesta sexta-feira e segue até a manhã de segunda-feira (11).

"Recomenda-se que as embarcações de pequeno porte evitem a navegação e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores, casco, rádio e demais itens de segurança", orientou a Marinha do Brasil.

 

RN tem 15 municípios em estado de calamidade por causa das chuvas

 


As chuvas intensas que caíram ao longo da semana no Rio Grande do Norte deixaram pelo menos 15 municípios em estado de calamidade pública ou de emergência. O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (08) que vai publicar decreto de estado de emergência para permitir atuação menos burocratizada.

Os municípios que serão inseridos no decreto são: Natal, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Touros, Nova Cruz, Canguaretama, Montanhas, Várzea, Espirito Santo, Pedro Velho e Tibau do Sul.

Em reunião do Comitê Gestor de acompanhamento das chuvas foi decidida a intensificação das ações para retirada das pessoas em áreas alagadas e de risco, a fiscalização e manutenção em áreas de risco nas estradas, apoio técnico e operacional da Defesa Civil Estadual à Defesa Civil dos municípios, monitoramento das bacias hidrográficas e do clima.

As ações serão realizadas por Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretárias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Comunicação, Instituto de Águas do RN, DER, Idema.

Ainda dentro das medidas para mitigar os efeitos das chuvas o Governo do Estado obteve o apoio do Exército para a utilização de bombas, veículos e pessoal em apoio às ações. A gestão estadual vai ainda oficiar aos Ministérios da Defesa e Desenvolvimento Nacional a situação de emergência no estado visando apoio do Governo Federal.

A governadora Fátima Bezerra anunciou ainda que será realizado o monitoramento das bacias do estado, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com acompanhamento técnico do IGARN e Emparn.

O Comitê Gestor de acompanhamento das chuvas vai manter reuniões diárias na sede do GGI - Gabinete de Gestão Integrada, no Centro Administrativo em Natal.

 

SOS Canguaretama: Prefeitura lança campanha para ajudar afetados pelas chuvas

 


Em situação de emergência por causa das fortes chuvas dos últimos dias, a Prefeitura de Canguaretama, no Agreste Potiguar, iniciou uma campanha para ajudar as pessoas que foram afetadas pelas precipitações.

O "SOS Canguaretama" está arrecadando alimentos não-pericíveis, colchões, materiais de higiene e roupas que serão destinados às famílias atingidas pelas chuvas no município.

As doações podem ser feitas para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, sede do município. Segundo a Defesa Civil, o município já registrou diversos casos de atendimentos aos afetados.

O prefeito Wilsinho Ribeiro anunciou que destinou o próprio salário, referente ao mês de junho, para ajudar na aquisição de donativos às vítimas.

“Estamos com muita dificuldade e com muitas famílias desabrigadas. Por isso, colocamos toda o secretariado à disposição para ajudar o povo. Como Prefeito, e especialmente, como pai, vendo essas famílias, estou doando todo o meu salário de junho para a população carente de Canguaretama que está desabrigada”, declarou.

 

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos por Covid-19 na sexta-feira

 


Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes  08/07/22
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.

💚 Alta hospitalar por COVID-19 no HRS em 07/07/22(após a emissão do boletim):

📍Caicó - 01

TOTAL de leitos COVID-19 no HRS:
05 leitos clínicos e 05 leitos intensivos.
▪️
#vacinasalvavidas
#higienizeasmãos
▪️

Coordenação de Informações & Mídias

BR-101 é interditada após rio transbordar no RN

 


As fortes chuvas que caem no Rio Grande do Norte, principalmente no Leste Potiguar, provocaram o transbordamento do Rio Curimataú, em Canguaretama. O nível da água cobriu um trecho da BR-101 e bloqueou o fluxo de veículos no sentido Natal/João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (08).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição parcial da rodovia ocorre no Km 165. Em comunicado, o órgão afirmou que o trânsito está sendo desviado para o sentido contrário para dar fluidez ao tráfego.

Imagens gravadas por populares e que circulam nas redes sociais mostram a situação no local. Apenas alguns veículos maiores, como ônibus e caminhões, se arriscavam. "Nunca vi uma situação dessa na minha vida", narra um homem enquanto registra a cheia.

Nas últimas 24 horas, a região foi atingida por chuvas de pelo menos 60 milímetros, de acordo com boletim meteorológico divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

 

Pan de Ginástica: Brasil é bicampeão na disputa geral dos conjuntos

 


O Brasil conquistou o bicampeonato na disputa geral dos conjuntos (a soma das notas da série mista e da dos cinco arcos) no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica que está sendo disputado na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira (8), a equipe formada por Maria Eduarda Arakaki, Deborah Medrado, Nicole Pircio, Gabrielle Moraes da Silva, Giovanna Oliveira e Bárbara Galvão garantiu a segunda melhor nota na série mista (29.050), atrás apenas do México (30.150). Na quinta (7), o conjunto brasileiro conquistou a primeira posição nos cinco arcos.

Na série mista, a equipe do Brasil apresentou uma coreografia montada com base na música Smile, de Charles Chaplin. “Estudamos bastante, é um código muito artístico e sempre tivemos isso como ponto forte. As nossas treinadoras são fortes no artístico, então foi incrível. Pudemos estudar, assistir filmes do Chaplin, estudar os movimentos dele. Trouxemos para a coreografia o máximo de referências que conseguimos”, disse Maria Eduarda, a capitã do time brasileiro.

No individual geral, Geovanna Santos da Silva fez a alegria da torcida presente na Arena Carioca 1, conquistando a prata. A atleta, que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, somou 113.750 pontos, ficando atrás apenas da norte-americana Evita Griskenas.

“Estou eufórica. Estar aqui no Pan, representando muito bem o nosso país, é muito gratificante. É uma seleção que tem meninas novas, que estão subindo na categoria, tem ginastas que estão vivendo o primeiro grande evento e estamos muito felizes”, afirmou Geovanna.

Outra conquista para o Brasil foram as duas vagas no Mundial de Sófia (Bulgária), que será disputado em setembro. Elas foram garantidas após o país ficar em segundo lugar na soma de todos os resultados individuais. As vagas não são nominais.

 

Em despedida de Fred, Fluminense recebe o Ceará no Maracanã

 


O Fluminense mede forças com o Ceará, a partir das 19h (horário de Brasília) deste sábado (9), em jogo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro que entrará para a história por ser o último da carreira do atacante Fred. A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo.

Apesar de toda a expectativa envolvendo o adeus ao camisa 9, o Tricolor sabe que vencer é fundamental para continuar subindo na classificação da competição. A equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz chega ao confronto em ótimo momento, ocupando a 6ª posição com 24 pontos e tentando chegar à quinta vitória consecutiva (após três triunfos pelo Brasileiro e um pela Copa do Brasil).

Tendo uma semana cheia para trabalhar e sem problemas de lesão ou de suspensão, a expectativa é que o comandante do Tricolor repita a equipe que goleou o Corinthians por 4 a 0 no último sábado, tendo como única novidade o retorno do volante Nonato, que cumpriu suspensão: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato (Martinelli), Ganso e Arias; Matheus Martins e Cano.

Uma possível presença de Fred entre os titulares seria uma surpresa, principalmente se for considerado que ele entraria no lugar do artilheiro do Fluminense na temporada, Cano. Mas Diniz deixou a possibilidade no ar em entrevista coletiva: “O jogo vale três pontos. O Fred entrou e fez gol [contra o Corinthians] não é porque está em casa descansando. Ele está há um mês se preparando para esse momento. Então ele é uma opção”.

Se para o Fluminense o jogo tem um caráter festivo, para o Ceará (que é o 15º com 18 pontos) é uma oportunidade para tentar se afastar da zona do rebaixamento da competição. Para isto, o Vozão tem que retomar o caminho das vitórias (após cinco empates consecutivos).

“Está tudo muito embolado e nós não podemos baixar a guarda. Um tropeço pode nos complicar e uma vitória pode nos colocar na primeira parte da tabela. Erramos em alguns jogos, poderíamos estar mais acima na classificação, mas agora é buscar essa vitória para buscar a melhor colocação possível na tabela de classificação”, declarou o meio-campista Lima.

Uma inspiração para a equipe comandada pelo técnico Marquinhos Santos é a campanha do próprio Ceará na Sul-Americana, onde alcançou as quartas de final esta semana após derrotar o The Strongest (Bolívia) por 3 a 0 na última quarta-feira (6).

 

Vasco enfrenta Criciúma com quatro desfalques no time titular

 

 


O Vasco passa pelo seu pior momento na Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de 14 jogos de invencibilidade, veio a derrota por 2 a 0 para o Novorizontino e o empate em 0 a 0 com o Sport, dentro de casa. O time encara o Criciúma, neste sábado (09), a partir das 16h30 (horário de Brasília), no estádio Heriberto Hülse, precisando da vitória para abrir vantagem no G4.

O Tigre é o quinto colocado com 23 pontos e está vivo na luta pelo o acesso. Se o Vasco vencer, fica 11 pontos à frente do rival desta rodada. Todos os ingressos foram vendidos em poucas horas e a promessa é de pressão para cima do Cruzmaltino.

O técnico Maurício Souza tem problemas para escalar a equipe. Edimar e Gabriel Pec estão suspensos. Nenê e Gabriel Dias seguem se recuperando de lesão. A escalação ainda é um mistério, mas um jogador está garantido: Léo Matos. O lateral-direito voltou a ser titular diante do Sport, agradou e fala do momento da equipe: “Realmente, os dois últimos resultados não foram bons, mas a confiança em nenhum momento se abala. Por mais que nós tenhamos empatado o último jogo, vimos uma evolução muito grande. Acreditamos muito no que vem sendo feito e tenho certeza de que nas próximas partidas vamos recuperar o que perdemos nesse período”.

Quem também deve ser titular pela terceira vez consecutiva é Palácios. O chileno, que sempre entrou bem saindo do banco de reservas, ainda não teve grande atuação começando os jogos. Ele fala o que falta para chegar ao seu melhor nível de atuação: “O ritmo é muito diferente quando você começa a partida, mas só jogando melhora. Também passo a conhecer melhor meus companheiros sobre movimentação, imprevistos das partidas. Acho que vai melhorando dia a dia”.

 

Paróquia de Sant'Ana lança Concurso de Cordel com temática: turismo religioso no Seridó

 


Neste ano a Paróquia de Sant'Ana de Caicó-RN realiza o Concurso de Poesia (Cordel) - Turismo Religioso e Cultural do Seridó, que deve contar com participação de poetas residentes na região Seridó.

A inscrição é gratuita e a temática é Turismo Religioso e Cultural do Seridó. O cordel deve conter 24 estrofes, com sextilhas em redondilhas maiores (7 sons). As inscrições serão até 18 de julho, sendo apenas uma inscrição por participante.

Serão contemplados cinco cordéis e a premiação é de R$ 500,00 para cada poeta premiado. O resultado será divulgado dia 20 de julho, no Instagram @catedraldesantana, onde também está disponível
o edital.

Haverá publicação dos cordéis premiados no site e nas redes sociais do projeto "Seridó, Fé e Tradições" e distribuição de exemplares no 2° Fórum de Turismo Religioso do Seridó, no dia 27 de julho.

Ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos morre aos 79 anos

 


O ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, que governou o segundo maior produtor de petróleo da África por quase quatro décadas, morreu aos 79 anos nesta sexta-feira (8), disse o gabinete da Presidência do país.

Dos Santos morreu na clínica Teknon, em Barcelona, na Espanha, onde estava sendo tratado de uma doença de longa data, segundo o comunicado.

Um dos líderes mais longevos da África, Dos Santos renunciou cinco anos atrás. Seu governo foi marcado por uma guerra civil de quase três décadas contra os rebeldes da Unita, apoiados pelos Estados Unidos, que ele acabou vencendo em 2002, e por um boom alimentado por petróleo na sequência.

Seu sucessor, o presidente João Lourenço, declarou cinco dias de luto nacional e descreveu Dos Santos como um “personagem único da pátria angolana".

Apesar de ter sido escolhido a dedo por Dos Santos para sucedê-lo, Lourenço rapidamente começou a investigar alegações de corrupção na casa dos bilhões de dólares durante a era do ex-presidente.

O jornalista angolano e ativista de direitos humanos Rafael Marques de Morais, crítico declarado de Dos Santos, escreveu no começo desta semana em um site anti-corrupção que o legado político de Dos Santos "não deixará saudade, mas deixa sofrimento".

 

Elon Musk anuncia desistência de processo de compra do Twitter

 


O bilionário Elon Musk anunciou nesta sexta-feira (8) que está cancelando o acordo de us$ 44 bilhões compra do Twitter, e afirmou que a rede social violou várias cláusulas do negócio anunciado em abril.

As ações do Twitter chegaram a despencar 7% no pregão estendido, tendo fechado em queda de 5,1%, a US$ 36,81. Musk tinha acertado a compra da rede social por US$ 54,20 por ação.

O presidente do conselho de administração do Twitter, Bret Taylor, afirmou que a companhia planeja ir à Justiça para assegurar a conclusão do negócio.

"O conselho do Twitter está comprometido em obter a conclusão da transação no preço e termos negociados com Musk", disse Taylor.

Em comunicado, os advogados de Musk afirmaram nesta sexta-feira que o Twitter "ignorou múltiplos pedidos de entrega de informação e algumas vezes os rejeitou por razões que não parecem justificadas". As informações requeridas eram sobre contas falsas ou de spam na plataforma.

O comunicado também afirma que o Twitter está ciente de estar violando o acordo desde 6 de junho. "O acordo [de venda do Twitter para grupo liderado por Musk] parece ter representações materialmente imprecisas", afirmaram os advogados.

Musk também afirmou que está desistindo do negócio porque o Twitter demitiu executivos de alto escalão e um terço da equipe de aquisição de talentos, violando cláusula do acordo que determinava que a empresa tinha obrigação de "preservar substancialmente intactos os componentes materiais de sua atual organização".

O anúncio do homem mais rico da Terra é mais um episódio em uma disputa em que ele tem cobrado do Twitter para fornecer provas de que as contas falsas e de spam representam menos de 5% do total de usuários da rede social, como afirmado pelo atual presidente-executivo da empresa, Parag Agrawal.

Os termos do negócio estabelecem que Musk terá que pagar US$ 1 bilhão em taxa de cancelamento se a transação não for concluída por motivos como problemas para assegurar financiamento para o preço acordado ou impedimento da transação por reguladores. A cláusula de rompimento, porém, não se aplicaria nos casos em que Musk decida cancelar por si só o negócio.

Daniel Ives, analista da Wedbush, afirmou que o comunicado de Musk é um "cenário de desastre para o Twitter e seu conselho de administração."

"Agora a empresa terá que brigar com Musk em uma prolongada batalha judicial para recuperar o negócio e/ou obter o pagamento da taxa de rompimento de US$ 1 bilhão no mínimo."


 

Putin: sanções podem causar alta catastrófica no preço da energia

 


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta sexta-feira (8) o Ocidente que as contínuas sanções contra a Rússia por causa da guerra na Ucrânia podem provocar aumentos catastróficos no preço da energia para consumidores do mundo inteiro.

Putin, que considera as sanções impostas à Rússia como uma declaração de guerra econômica, disse que o os apelos do Ocidente para reduzir a dependência da energia russa deixou os mercados globais “febris” com as altas do petróleo e do gás.

Os países da União Europeia disseram que querem parar de usar gás russo, enquanto os líderes do Grupo dos Sete disseram na semana passada que querem explorar “tetos de preço” para combustível fóssil russo, incluindo petróleo.

“Sanções de restrições à Rússia causam muito mais danos aos países que as impõem”, disse Putin a líderes da indústria de petróleo e gás da Rússia, incluindo o executivo-chefe da Rosneft, Igor Sechin, e o vice-primeiro-ministro, Alexander Novak.

“Mais sanções podem levar a consequências mais severas --até catastróficas, sem exagero-- ao mercado global de energia”.

A invasão da Rússia à Ucrânia iniciada em fevereiro e a imposição do Ocidente das mais severas sanções da história moderna minaram as suposições dos mercados de energia e commodities -- e limitam o crescimento global.

A Rússia é a segunda maior exportadora de petróleo do mundo (atrás da Arábia Saudita), a maior exportadora de gás natural e a maior exportadora de trigo. A Europa importa cerca de 40% do seu gás e 30% do se petróleo da Rússia.

 

Inep divulga resultado das análises de diploma do Revalida 2022/2

 


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o resultado das análises de diplomas para a primeira etapa da segunda edição de 2022 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2).

A consulta do resultado deve ser feita por meio do Sistema Revalida

É também por meio do Sistema Revalida que deverá ser feita, até a próxima quinta-feira (14), a apresentação de recursos, caso seja do interesse do participante. Os resultados dos recursos poderão ser consultados a partir do dia 18 de julho.

“No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise. O único documento aceito, conforme previsto em edital, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros”, informou, em nota, o Inep.

O arquivo deve ser digitalizado (frente e verso) e estar em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho de até 2 MB.

A primeira etapa do Revalida 2022/2 está prevista para o dia 7 de agosto, em oito cidades brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Habilidades

Aplicado pelo Inep desde 2011, o objetivo do Revalida é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é voltado aos que obtiveram diploma de graduação em medicina expedido no exterior.

O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para participar da segunda etapa, é necessário ter sido aprovado na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.

As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

 

Mortes de adolescentes caem em fase crítica da terceira onda de covid

 


Pesquisa desenvolvida pelo Instituto Leônidas & Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz do Amazonas (ILMD/Fiocruz Amazônia), pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostrou recuo no número de mortes por covid-19 entre adolescentes de 12 a 17 anos, durante o período mais crítico da terceira onda da epidemia em 2022, entre 23 de janeiro e 12 de fevereiro.

Em movimento contrário, o mesmo estudo mostrou substancial aumento das mortes entre menores de 12 anos, principalmente aqueles com idade abaixo de 5 anos.

De acordo com o epidemiologista da Fiocruz Amazônia Jesem Orellana, houve alta de 74% na mortalidade por covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos, se comparado o período mais crítico de 2022 com o pior de 2021, que foi na segunda onda, entre 14 de março e 3 de abril. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos vacinados em 2021, houve queda significativa (40%) na mortalidade por covid-19 no período mais crítico da terceira onda em comparação com fase também crítica da segunda onda.

Conforme a pesquisa, os resultados se repetem em junho de 2022, na vigência da quarta onda de contágios, e o motivo identificado é a falta de acesso das crianças à vacinação. “O padrão de aumento da morte de crianças se repetiu e foi de 82% naquelas de 2 a 4 anos e de 54% nas crianças com até 1 ano. Portanto, nas crianças, as taxas de mortalidade foram iguais ou piores do que em fases anteriores da epidemia, contrapondo-se ao registro de queda consistente e forte dos adultos, reforçando não só a efetividade da vacina contra covid-19, mas também a importância do seu uso oportuno e massivo”, completou Orellana, um dos autores do estudo.

A amostra final avaliada somou 408.120 registros de mortalidade, com 0,34% (1.407 óbitos) em menores de 18 anos e 64,6% (263.771) em adultos com 60 anos e mais. “Observaram-se padrões opostos na mortalidade por covid-19 no Brasil, com crianças majoritariamente não vacinadas, ou insuficientemente protegidas pela vacinação em massa, de um lado, e apresentando taxas de mortalidade iguais ou maiores do que em fases anteriores da epidemia e, de outro, consistente e forte padrão de queda em indivíduos incluídos na campanha nacional de vacinação”, comentou.

Orellana alertou que continua aumentando no Brasil o impacto da mortalidade por covid-19 em crianças, principalmente nas que ainda não foram vacinadas. O levantamento destacou também a forte queda da mortalidade em adultos no país. Para Orellana, isso pode ser consequência do efeito protetor das vacinas, apesar do contexto de ampla circulação da variante Ômicron, muito mais contagiosa do que versões originais do novo coronavírus.

O estudo foi assinado também pelos professores Lihsieh Marrero, da Escola Superior de Ciências da Saúde, no Amazonas, e Bernardo Lessa Horta, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul (RS).

A Fiocruz informou que o artigo Mortalidade por Covid-19 no Brasil em Distintos Grupos Etários: Diferenciais entre Taxas Extremas de 2021 e 2022 foi aceito para publicação e em breve estará disponível na íntegra, na revista Cadernos de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz).

Edição: Nádia Franco

 

Fiocruz: novas linhagens da Ômicron avançam e favorecem reinfecções

 


O trabalho de sequenciamento genético realizado pela Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que as linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ômicron continuaram a ganhar espaço no país durante a segunda quinzena de junho, o que favorece a ocorrência de casos de covid-19 em pessoas que já tiveram a doença e se recuperaram. Novos dados da rede foram divulgados hoje (2) pela Fiocruz, que atingiu a marca de 50 mil genomas de SARS-CoV-2 sequenciados desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020. 

O estudo mostra que as subvariantes BA.4 e BA.5 representavam cerca de 8% dos casos sequenciados no país em maio, percentual que subiu para 25% em junho, enquanto a BA.2 perdeu espaço. O cenário é semelhante ao que ocorre na América do Norte e na Europa e tende a posicionar as duas novas subvariantes como dominantes no país. 

Com o predomínio dessas duas linhagens, pesquisadores esperam uma maior ocorrência de reinfecções, já que elas são consideradas geneticamente bem distintas da BA.1 e da BA.2, que dominaram o cenário epidemiológico no primeiro semestre. O mesmo ocorreu quando a variante Ômicron BA.1 substituiu a variante Delta e causou o pico de casos registrado em janeiro e fevereiro deste ano.

Foram caracterizados geneticamente 81 casos de reinfecção por covid-19, sendo 68 deles associados às linhagens da variante Ômicron. Entre esses casos, já há pessoas que contraíram covid-19 a partir de vírus de duas linhagens diferentes da Ômicron.

Os dados analisados no estudo divulgado hoje se referem ao período de 16 a 30 de junho, e incluem o sequenciamento de 1.745 genomas à base de dados que já existia anteriormente.

O material é coletado pelos pesquisadores a partir de parceria e colaboração com os Laboratórios Estaduais de Saúde Pública (Lacens), a Coordenação-Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde, os Laboratórios de Assistência Diagnóstica da Fiocruz e outras instituições nacionais. O acesso à base de dados EpiCoV do Gisaid, uma iniciativa internacional de vigilância genômica de novo coronavírus e influenza, também auxilia o trabalho de monitoramento da Rede.

 

Ex-premiê japonês Shinzo Abe morre após ser baleado em comício

 


O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu hoje (8), após ser baleado durante comício na cidade de Nara, perto de Quioto. A notícia foi dada pela NHK, a televisão estatal do Japão, e confirmada pelo hospital.

A polícia japonesa deteve um suspeito do ataque, Tetsuya Yamagami, com cerca de 40 anos. Ele é acusado de homicídio e usou equipamento semelhante a uma arma de fabricação caseira.

Shinzo Abe, de 67 anos, foi primeiro-ministro do Japão entre 2006 e 2007 e, mais tarde, entre 2012 e 2020. Foi o líder japonês com maior longevidade no cargo.

O comício desta sexta-feira ocorria antes das eleições para o Senado japonês, marcadas para domingo (10). Abe discursava em apoio a Kei Sato, um membro da câmara alta do Parlamento que concorre à reeleição como representante da cidade de Nara.

Hospital

Em entrevista, o Hospital Universitário de Nara informou que a morte foi declarada às 17h03 locais, cinco horas depois de ter chegado ao hospital.

De acordo com o médico presente na entrevista, Shinzo Abe "já não tinha sinais vitais" quando chegou ao hospital. Os dois disparos que atingiram o ex-chefe de governo feriram o pescoço, do lado direito, e o peito, do lado esquerdo, chegando ao coração.

O ex-primeiro-ministro sangrou de forma "abundante" e recebeu várias transfusões de sangue para tentar salvar a sua vida, disse o médico.

Manifestações

Emocionado, o atual primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que "não encontra palavras" para reagir após a morte de Shinzo Abe. Kishida foi ministro dos Negócios Estrangeiros de Abe antes de chegar à liderança do governo japonês.

O atentado contra Shinzo Abe é condenado por vários dirigentes mundiais e organizações internacionais. Em Portugal, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que está "chocado" com o assassinato.

O governo português condenou o ataque e destacou que "não há lugar para a violência na política".

No Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lamentou a morte do ex-chefe de governo. "Morreu uma pessoa maravilhosa, um grande democrata e um defensor da ordem mundial multilateral. Choro com a sua família, amigos e todo o povo japonês", afirmou.

Violência política

No Japão, a violência política é rara e as armas de fogo estão fortemente reguladas. Os assassinatos eram uma característica comum na política interna nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, mas tornaram-se quase inexistentes ao longo das últimas sete décadas.

O último assassinato de uma figura política importante ocorreu em 1960, quando um nacionalista extremista esfaqueou e matou o então líder do Partido Socialista do Japão, Inejiro Asanuma. Em nível local, o prefeito de Nagasaki, Kazunaga Ito, foi morto a tiro em 2007 por um integrante de uma gangue.

O país tem as regras mais rigorosas do mundo sobre a compra e o porte de armas de fogo. Em princípio, essas armas não são sequer permitidas no país, mas existem algumas exceções, como as armas usadas na caça.

São várias as etapas até que se consiga comprar e ter porte de arma, desde aulas de segurança, exames escritos, exames médicos, comprovação da saúde física e mental ou verificação de antecedentes.

De acordo com o jornal The New York Times, havia cerca de 192 mil armas de fogo registradas no país em 2020, o mesmo número registrado no estado norte-americano do Alabama, por exemplo.