Páginas

sábado, 16 de dezembro de 2023

Ceres recebe 2ª edição do Simpósio de Pesquisa e Desenvolvimento do RN

 


Na última terça-feira, 12 de dezembro, aconteceu, no anfiteatro do Centro de Educação Superior do Seridó (Ceres/UFRN), a 2ª edição do Simpósio de Pesquisa e Desenvolvimento do RN (Simped-RN), realizada pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern).

O evento, que já teve passagens nas últimas semanas por Pau dos Ferros e Mossoró, é uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG/Fapern), além de ser fruto de acordo entre a Fapern e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A programação contou com a presença de coordenadores e de bolsistas-pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Geoceres/Ceres) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHC/Ceres), além da presença do diretor da unidade acadêmica, professor Diego Salomão. Pela Fapern, participaram a coordenadora do PDPG, Regiane de Paiva; a diretora científica, Jucirema Ferreira; e a coordenadora de acompanhamento, Raíssa Ribeiro.

O professor Leandro Vieira, coordenador do Geoceres, destacou a atuação da Fapern e sua contribuição para o desenvolvimento das pesquisas. “Evidenciamos que o apoio da Fapern é fundamental para a continuidade e o aprofundamento da excelência acadêmica realizada pelo programa, possibilitada a partir do PDPG, contribuindo para a interiorização da pós-graduação e para o incentivo à produção do conhecimento científico”.

Também esteve presente durante o evento o coordenador do (PPGHC/Ceres), professor Joel Carlos de Souza, que salientou a importância do PDPG/Fapern para o programa de pós-graduação do Ceres. O docente complementa que o Simped permitiu desenvolver ações muito importantes, que garantem visibilidade, produtividade e interação com a sociedade e os meios acadêmicos.

Ainda como parte da programação do evento, Helder Alexandre Medeiros de Macedo, professor do PPGHC e coordenador durante o primeiro ano de execução do projeto de extensão Sertões em foco: História e Educação Científica, apresentou o livro Fazendo Ciência nos Sertões: Experiências e idealizações no Seridó como um dos produtos obtidos a partir do recurso recebido por meio do edital 14/2021 da Fapern.

O Simped tem o objetivo de socializar os resultados parciais da execução das propostas dos programas de acordo com as metas previstas para o segundo ano de execução (setembro 2022/2023). A última etapa da segunda edição do Simped está prevista para a próxima segunda-feira, 18 de dezembro, em Natal.

Nenhum comentário: