Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Campanha da CNBB sobre saúde pública será tema de reflexão em sessão especial

Da Redação
Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove até o final deste mês a Campanha da Fraternidade de 2012. Para marcar o fato, o Senado Federal promoverá na próxima segunda-feira (19) sessão especial a partir das 11h.

A solenidade acontecerá por iniciativa do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
De acordo a CNBB, a campanha desse ano tem como objetivo geral “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e a mobilização por melhorias no sistema público de saúde”.

Para o senador Ricardo Ferraço, a iniciativa da CNBB vem intensificar o debate que ganhou dimensões no ano passado com a discussão e a votação, no Congresso Nacional, da regulamentação da Emenda Constitucional 29 (PLS 121/2007), que define os percentuais mínimos a serem investidos em ações e serviços de saúde pelo governo federal, pelos estados e pelas prefeituras.

“A Igreja espera sensibilizar a população sobre os diversos problemas enfrentados pela saúde pública no país, como as longas filas para o atendimento, a demorada espera para a realização de exames, a falta de vagas nos hospitais públicos e a falta de medicamentos, mencionando também a situação da saúde indígena, dos quilombolas e da população que vive nas regiões mais afastadas”, afirma o Ricardo Ferraço no requerimento.
A Campanha da Fraternidade está na sua 49ª edição e é realizada pela Igreja Católica no Brasil todos os anos tendo como principal objetivo despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolva a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções.

Aberta no dia 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade acontece durante o período da Quaresma, que, segundo o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”.

O Papa Bento XVI enviou mensagem para a CNBB dizendo esperar que a Campanha da Fraternidade de 2012 possa “inspirar no coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade uma solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença, lembrando que o próprio Jesus quis Se identificar com eles”.
Raíssa Abreu
Agência Senado

Nenhum comentário: