Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vivaldo anuncia rompimento político com PR de João Maia

O deputado estadual Vivaldo Costa confirmou que deixará o PR, partido pelo qual foi eleito. Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa e em tom de desabafo, o deputado disse que foi "expulso" da legenda pelo deputado federal João Maia, presidente estadual do PR. O anúncio levado ao plenário do Legislativo apenas confirmou o que, no início da manhã de ontem, o deputado já havia dito no programa diário de rádio que mantém em Caicó.
Alex Régis
Vivaldo Costa avisa aos colegas de Assembleia Legislativa que não vai mais integrar o PRVivaldo Costa avisa aos colegas de Assembleia Legislativa que não vai mais integrar o PR

Segundo Vivaldo, logo após as eleições de 2010, houve uma reunião no diretório do PR em Caicó, principal colégio eleitoral do parlamentar. Naquele momento, João Maia anunciou algumas mudanças. "Ele me descredenciou e retirou Nildson Dantas (vereador de Caicó e aliado de Vivaldo Costa) do cargo de presidente. Eu comandava essa bandeira do PR em Caicó há mais de 40 anos. Ele (João Maia) disse em público que faria reformulações e desde esse dia começou o descompasso", disse Vivaldo Costa, acrescentando que a confiança com João Maia foi quebrada. "Digo sempre que confiança é como cristal, quando racha, nada cola outra vez", ressaltou Vivaldo.

Ele afirmou que mesmo com as divergências já surgidas pós pleito 2010, preferiu "aguardar" para tentar uma reaproximação. "Pela experiência que tenho, resolvi ter paciência para ver se ainda era possível um retorno. Mas isso não aconteceu", destacou o deputado.

Vivaldo Costa confirmou que chegou a planejar ingressar no PSD, partido presidido pelo vice-governador Robinson Faria. Mas segundo relato do próprio parlamentar do PR, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado pediu para ele permanecer na legenda de João Maia. "No entanto, fiquei incomodado nesse partido e sei que incomodei também. Até que recebi uma ligação de João Maia pedindo que eu deixasse o partido. Não tem mais condições de permanecer no PR", disse Costa.

O argumento de que foi "expulso" do PR já aponta para o embasamento da defesa do deputado Vivaldo Costa quando for provocado a se defender do processo de infidelidade partidária, já que está deixando a legenda pelo qual foi eleito.

A TRIBUNA DO NORTE tentou contato com o deputado federal João Maia, através da Assessoria de Imprensa, mas até o fechamento desta edição ele não respondeu aos questionamentos.

BANCADA GOVERNISTA

A saída do deputado estadual Vivaldo Costa do PR não trará mudança na composição da bancada governista. O deputado, antes mesmo da adesão do PR ao Governo, já atuava como rosalbista. A saída dele do partido deixa a legenda com apenas um parlamentar, George Soares.

As declarações em plenário  de Vivaldo Costa, afirmando ter sido "expulso" do PR, gerou apartes em tom de "solidariedade" por parte de alguns deputados. Presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, definiu Vivaldo como uma "lenda da política potiguar".

O deputado Raimundo Fernandes (PMN) destacou a conduta política de Vivaldo Costa. "Quase tudo o que aprendi na política devo ao deputado Vivaldo. Aprendi com seu caráter e sua história política", declarou.

O deputado Getúlio Rego (DEM) defendeu mudanças nas regras de convivência dentro dos partidos, permitindo que um político deixe sua legenda de origem em caso de divergência com outros membros ou com a ideologia do partido. "A tradição política exige daqueles que lideram grupos, atitudes de coerência", comentou, afirmando que o Ministério Público Eleitoral deveria estar atento ao pronunciamento de Vivaldo Costa. "A lei em determinado momento deve ser flexibilizada para se adaptar ao momento social", completou Getúlio. Fonte: TN 

Nenhum comentário: