Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Covid-19: coordenadora de imunização do município de Caicó apresenta dados atualizados do quadro vacinal



Em entrevista ao Programa 90 Minutos com Gláucia Lima, na Seridó FM 100,7, nesta segunda-feira (23), a Coordenadora de Imunização do Município de Caicó, Jardênia Noronha, fez um balanço do atual momento da pandemia e apresentou números do quadro vacinal no Município de Caicó, além de tirar dúvidas sobre a questão de uma pessoa tomar a segunda dose da vacina em cidade diferente da primeira.

Estamos felizes com o avanço da vacinação e conseguimos chegar a população em geral de 18 anos acima. Sábado passado fizemos o Dia D de vacinação contra a Covid, onde a gente deu início a vacinação das pessoas com 18 anos e uma repescagem nas pessoas que estavam com a vacina atrasada e outras que já passaram da faixa e não tinham se vacinado ainda”, disse Jardênia. Ela confirmou que essa logística contribuiu para a diminuição do número de casos, de hospitalizações e de óbitos.

Jardênia disse que até o momento, a Secretaria de Saúde de Caicó já aplicou 62.905 doses da vacina contra a Covid-19, número que consta no RN + Vacina, mas esse número é maior, pois o sistema será atualizado ainda hoje com novos números. Cerca de 44.402 pessoas tomaram a primeira dose do imunizante e as que estão complemente vacinadas, o número está chegando a 20 mil.

A procura está sendo boa, mas temos ainda muitas pessoas com a vacina atrasada. É importante que a ansiedade para tomar a segunda dose seja igual a primeira. Para a vacinação ser considerada eficaz, a pessoa precisa tomar as duas doses”, afirmou.

A vacinação contra a Covid-19 fez surgir vários questionamentos na sociedade no atual momento da pandemia, entre eles, se a pessoa pode tomar a segunda dose em cidade diferente da primeira. Sobre essa dúvida, Jardênia explicou que no começo da imunização, a pessoa não podia tomar a segunda dose em uma cidade diferente da primeira, mas atualmente, nas situações onde não há como retornar para o lugar de origem, a secretaria de saúde está liberando a vacina.


Nenhum comentário: