Páginas

sábado, 24 de julho de 2021

Caicó registra 10 novos casos de Covid-19 e número de confirmados é de 10.963


Boletim Covid-19: Caicó 

Neste sábado (24), a Secretaria Municipal de Saúde vem por meio deste divulgar o registro de 10 novos casos de COVID-19 no município.

Com relação aos casos de hoje, foram 07 homens e 03 mulheres.

Os casos residem: 

01- Boa Passagem;

01- Barra Nova;

01- Centro;

01- Castelo Branco;

01- Itans;

01- Maynard

02- Paulo VI;

01- Vila do Príncipe;

01- Walfredo Gurgel.

Destes, 05 foram confirmados por Swab rápido e 05 por RT-PCR.

Não houve RECUPERAÇÃO de nenhuma pessoa da comunidade.

REFORÇAMOS a importância das medidas preventivas como distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e uso de máscara quando precisar sair de casa.

#covid19 #pandemia #Caico #smscaico #perfilepidemiologico #fiqueemcasa #SUS #apandemianaoacabou

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos neste sábado



Boletim Covid-19 

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes 

24/07/21

▪️

Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.

▪️

#vacinasalvavidas

#useamáscara

#nãoaglomere

#higienizeasmãos

▪️

@hrserido

Primeiro domingo da Festa de Sant’Ana será marcado na sua programação sócio-cultural por Leilão do Agricultor e a Galinhada


O primeiro domingo (25) da Festa de Sant’Ana será marcado na sua programação sócio-cultural pelo Leilão Virtual do Agricultor e a Galinhada. Este ano, devido a pandemia, não acontecerá a tradicional Cavalgada, mas de casa os internautas poderão acompanhar todos os momentos através das transmissões ao vivo ou através das redes sociais da Paróquia de Santana.

O leilão do Agricultor inicia às 10h com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Paróquia de Sant’Ana. Já os lances poderão ser feitos através do grupo do whatsApp (84) 9 9224-4242.

A galinhada terá início às 11h, no Arco do Triunfo e funcionará no sistema drive thru, com dois pontos de entrega da refeição que acompanha porções de feijão, arroz de leite e farofa. As senhas estão sendo vendidas ao preço de R$ 70,00 no salão paroquial ou na catedral. Informações podem ser obtidas através do número (84) 9 9401-2474.

A programação cultural é uma realização da Paróquia de Sant’Ana com a ACAF – Associação Cultural Amigos da Furiosa e apoio do Município de Caicó, Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e Lei Câmara Cascudo. Ainda são apoiadores culturais: Eletrocenter, Seridó Plast, Lig Zarb Supermercado, Café Santa Clara, Slup e Del Rayssa.

Olimpíada: Brasil perde para Noruega na estreia no handebol masculino

 

A seleção masculina de handebol começou a participação na Olimpíada de Tóquio (Japão) com uma derrota de 27 a 24 para a Noruega, na noite desta sexta-feira (23) em partida válida pelo Grupo A da competição disputada no Ginásio Nacional Yoyogi.

Diante da equipe vice-campeã mundial de 2019, o Brasil fez um bom primeiro tempo, chegando ao intervalo com uma vantagem de 13 a 12. Porém, na etapa final, a Noruega tomou conta das ações e conseguiu fechar o marcador em 27 a 24.

Agora, a seleção brasileira volta a entrar em quadra no próximo domingo (25), a partir das 21h (horário de Brasília). E o adversário será outra pedreira, a França, que esteve presente nas três últimas decisões de Jogos Olímpicos, além de ter seis títulos mundiais.

Potiguar que integra seleção feminina de handebol estreia hoje na Olimpíada



A seleção brasileira feminina de handebol começa a caminhada na Olimpíada de Tóquio (Japão) neste sábado (24), a partir das 23h (horário de Brasília), contra a equipe do Comitê Olímpico Russo. Nesse jogo, o Rio Grande do Norte estará representado pela atleta potiguar Samara Vieira, de 29 anos, que joga como meia-esquerda. Ela participa, pela primeira vez, dos Jogos Olímpicos. 

Atual hexacampeão pan-americano, o time brasileiro é comandado pelo técnico espanhol Jorge Dueñas. Durante o período de preparação, a equipe conseguiu vitórias importantes contra Holanda, por 25 a 19, e Montenegro, por 22 a 21. Além dos amistosos, o grupo passou também 20 dias em Portugal, treinando com foco total nos Jogos de Tóquio. Pelo fato de o adversário de hoje ser o atual campeão olímpico, o jogo é apontado como o mais complicado da fase de grupos. 

Contando com a potiguar Samara Vieira, o time brasileiro é formado por 15 atletas, incluindo as experientes Alexandra Nascimento, que chega à quinta edição da Olimpíada, Ana Paula, que está na quarta, e Duda Amorim, melhor do Mundial de 2013 e melhor do mundo em 2014.

Além do Comitê Olímpico Russo (bandeira sob a qual os atletas russos estão competindo após a Rússia ser punida pelo Tribunal Arbitral do Esporte por causa de um escândalo de doping), o Brasil enfrenta na sequência Hungria, Espanha, Suécia e França. Após a fase de grupos, os quatro melhores de cada chave avançam para os duelos eliminatórios. A disputa do ouro está prevista para acontecer no dia 7 de agosto. Os confrontos acontecerão no Ginásio Nacional Yoyogi.

“Estamos num grupo muito forte. São adversários de alto nível e por isso afirmo que, dificilmente, alguém passará para a segunda fase de forma invicta. A Rússia talvez seja o adversário mais difícil, com um elenco muito qualificado, tanto que tem mostrado isso nos últimos anos. O Brasil também está em alto nível e é o atual campeão pan-americano. Acredito que as partidas serão vencidas ou perdidas nos detalhes”, afirmou Jorge Dueñas à Confederação Brasileira de Handebol.

Sobre a atleta potiguar Samara Vieira 

Samara Vieira da Silva é uma das duas meia-esquerdas da seleção brasileira feminina de handebol que participará de sua primeira edição olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Atual campeã eslovena e uma das maiores goleadoras da temporada europeia, Samara será fundamental no ataque da seleção brasileira comandada pelo técnico Jorge Dueñas.

Nascida na capital do Rio Grande do Norte, conquistou muitos títulos treinando em um projeto do Colégio Sagrada Família. Começou aos 9 anos como goleira. Porém, como era bem maior e mais forte que as adversárias, foi para a linha e começou a marcar muitos gols. Com o clube natalense, passou a disputar os campeonatos regionais no sudeste e sul do Brasil e já foi convocada para a seleção juvenil aos 15 anos.

Em 2008, quando fez 16 anos, começou a trilhar o caminho de sucesso na Europa, principal foco do handebol mundial. O primeiro dos muitos clubes que a potiguar defendeu foi o C.Le.Ba.León. Lá, passou a melhorar seus fundamentos e seu condicionamento físico.

Após uma série de lesões, precisou dar uma pausa na carreira de 2011 a 2014. Recuperada, retornou ao Brasil e teve passagens por Caxias do Sul e pelo Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Faturou uma medalha de prata e duas medalhas de bronze por esses dois clubes, além de ter sido a melhor meia-esquerda de 2015.

Depois de rápidas passagens pela Alemanha, Turquia e o regresso ao Brasil, Samara foi jogar no SCM Râmnicu Vâlcea, da Romênia, em 2018. A ida ao país natal do Conde Drácula deu uma estabilidade que a natalense precisava. Lá, conquistou seus primeiros e importantes títulos. Na primeira temporada, venceu a Supercopa da Romênia.

Com boas atuações, foi chamada para atuar nos Jogos Pan-Americanos em Lima, capital do Peru. Samara ajudou a seleção feminina a conquistar seu sexto título consecutivo. Seguindo as boas performances, foi convocada novamente, dessa vez para a disputa do Mundial do Japão. 

Durante a pandemia, Samara Vieira trocou a Romênia pela Eslovênia. A jogadora passou a integrar o time Krim Mercator. Já com a seleção brasileira de handebol feminino, participou em abril do torneio amistoso na Croácia que tinha as donas da casa, a seleção feminina e a atual campeã mundial Holanda. Na ocasião, o Brasil venceu bem a Holanda e perdeu para a Croácia no fim, ficando com o segundo lugar.

Em julho, nos amistosos preparatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Samara teve boas performances e conseguiu a vaga para integrar a seleção nas Olimpíadas. 

Em busca do ouro olímpico, potiguar Ítalo Ferreira estreia hoje em Tóquio


O atual campeão mundial de surfe, Ítalo Ferreira, natural de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, estreia neste sábado (24) na Olimpíada de Tóquio. Integrando o time brasileiro, o potiguar vai competir no individual masculino. A primeira apresentação ocorre às 19h (Horário de Brasília). 

Aos 27 anos, essa é a primeira vez que ele participa do maior evento esportivo do mundo. Mesmo assim, diante da excelente performance que teve nos últimos anos em outros campeonatos, Ítalo é apontado por especialistas como um dos grandes favoritos a conquistar o ouro olímpico, ao lado do compatriota Gabriel Medina. Com 33.555 pontos, ele aparece atualmente como vice-líder do Ranking do Mundial de Surfe. 

Pelas redes sociais, Ítalo Ferreira esteve compartilhando ao longo da semana os preparativos para a grande estreia. “Que Deus me abençoe e proteja”, escreveu ele às vésperas da competição.

Além de Ítalo Ferreira, a equipe brasileira de surfe é composta também por Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima. Todos estreiam neste sábado. Após essa primeira etapa, as apresentações acontecerão novamente no domingo (25), quando ficarão definidos os classificados para as quartas de final, que terá início na segunda-feira (26).

Enem tem menor número de inscritos confirmados desde 2005

 


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 teve 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada, após o pagamento da taxa de R$ 85. O número é o menor desde 2005 e corresponde a 77,5% das inscrições iniciais, antes do pagamento da taxa. Mesmo antes da confirmação, o número de inscritos já era o menor desde 2007.

Para a versão em papel, o Inep registrou 3.040.871 inscritos. Para a modalidade digital, foram confirmados 68.891 participantes. As duas versões serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro.

O Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os inscritos que desejam fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — participarão do Enem impresso. Cabe destacar que, nesta edição, ambas as versões terão itens de prova iguais e mesmo tema de redação.

Para verificar a situação da inscrição, o candidato deve entrar na Página do Participante com o login único dos portais gov.br. Na mesma página, os inscritos podem acompanhar o andamento das solicitações feitas, bem como entrar com possíveis recursos. Caso o participante não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do governo federal, informando o número do CPF e seguindo as instruções que forem apresentadas.

Educação superior
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. Com a nota do Enem, o estudante pode pleitear uma vaga em uma universidade pública, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou participar de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Duplas brasileiras do vôlei de praia vencem na estreia em Tóquio

 


As brasileiras Agatha e Duda derrotaram as argentinas Ana Gallay e Fernanda Pereyra por 2 sets a 0 (parciais de 21/19 e 21/11), na noite desta sexta-feira (23) no Parque Shiokaze, no jogo que marcou a estreia do torneio feminino de vôlei de praia na Olimpíada de Tóquio (Japão).

Diante da equipe vice-campeã mundial de 2019, o Brasil fez um bom primeiro tempo, chegando ao intervalo com uma vantagem de 13 a 12. Porém, na etapa final, a Noruega tomou conta das ações e conseguiu fechar o marcador em 27 a 24.

Agora, a seleção brasileira volta a entrar em quadra no próximo domingo (25), a partir das 21h (horário de Brasília). E o adversário será outra pedreira, a França, que esteve presente nas três últimas decisões de Jogos Olímpicos, além de ter seis títulos mundiais.

Masculino

Também na sexta-feira, os brasileiros Alison e Álvaro Filho começaram com vitória o torneio de vôlei de praia da Olimpíada de Tóquio (Japão). Eles derrotaram os argentinos Julián Azaad e Nicolas Capogrosso por 2 sets a 0 (parciais de 21/16 e 21/17), na noite desta sexta-feira (23) no Parque Shiokaze.

A dupla verde e amarela volta a entrar em quadra na próxima terça-feira (27), a partir das 0h (horário de Brasília), contra os norte-americanos Nick Lucena e Phil Dalhausser.

A outra dupla masculina, Bruno Schmidt e Evandro, estreia neste sábado (24), a partir das 23h, contra os chilenos Marco Grimalt e Esteban Grimalt.

As 24 duplas participantes do torneio foram divididas em seis grupos, nos quais as duas equipes que terminarem melhores colocadas avançam para as oitavas de final. Os dois melhores terceiros também passam de fase. Ainda acontecerá uma repescagem com os quatro piores terceiros da fase de grupos que garantirá mais duas vagas à próxima fase.

Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões no sorteio deste sábado



A Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões neste sábado (24) ao apostador que acertar as seis dezenas sorteadas.

O sorteio do concurso 2.393 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelas redes sociais (perfil @LoteriasCAIXAOficial no Facebook) e pelo canal da Caixa no Youtube.

As apostas podem ser feitas até as 19h de hoje em qualquer lotérica do país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa (disponível para Android e iOS). Clientes do banco também tem a opção de apostar por meio do Internet Banking Caixa.

O valor de uma aposta simples (6 dezenas) na Mega-Sena é de R$ 4,50.

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em julho

 


Trabalhadores informais nascidos em julho recebem hoje (24) a quarta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

No último dia 15, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da quarta parcela. O calendário de depósitos, que começaria ontem (23) e terminaria em 22 de agosto, teve o início antecipado para o último dia 17 e será concluído em 30 de julho.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

O pagamento da terceira parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 19 e segue até o dia 30. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Em todos os casos, o auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

O programa se encerraria neste mês, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para as parcelas.

Delta já é dominante na Europa e deve predominar no mundo, diz OMS


A variante delta, identificada primeiramente na Índia, se tornou dominante na Europa, anunciaram nesta sexta (23) a seção europeia da OMS (Organização Mundial da Saúde) e o ECDC (centro de controle de doenças europeu).

O mutante, cuja capacidade de contágio é o dobro da do Sars-Cov-2, “está se espalhando rapidamente pelo continente e já chegou a todos os países”, segundo as entidades.

De acordo com a vigilância sanitária em 19 países europeus com dados completos de sequenciamento genético, de 28 de junho a 11 de julho deste ano a variante delta correspondia a 68,3% das amostras (valor médio), o triplo da proporção da alfa (22,3%), anteriormente dominante.

Com base nas tendências atuais, a variante delta se tornará nos próximos meses “globalmente dominante e continuará a se espalhar, a menos que surja um novo vírus mais competitivo”, afirmaram as entidades.

“Estamos longe do fim da pandemia. Milhões continuam não vacinados e correm o risco de acabar no hospital”, disse o diretor regional da OMS, Hans Kluge, pedindo que sejam redobradas medidas de prevenção ao contágio e campanhas de imunização.
A preocupação das autoridades de saúde cresceu nas últimas semanas, por causa das férias de verão, que provocaram um forte aumento nas viagens nacionais e internacionais.

“Viajar e reunir-se em grupos aumentam o risco de contrair Covid-19 e transmiti-la”, afirmaram OMS e ECDC.

Andrea Ammon, diretora do ECDC, afirmou que medidas básicas como distanciamento físico, lavar as mãos, evitar espaços lotados e usar máscara deveriam ser priorizadas, porque previnem a propagação da doença sem exigir confinamentos ou outras restrições.

O número de novos casos de Covid-19 sobe na Europa há várias semanas em todas as faixas etárias, segundo OMS e ECDC, mas “mais rapidamente entre as pessoas de 15 a 24 anos”. Entre os mais jovens, as notificações quintuplicaram no último mês.

A variante delta provocou um repique de contaminação mesmo em países cuja vacinação completa já atinge a maioria da população, como o Reino Unido, onde cerca de 57% dos habitantes já tomaram todas as doses necessárias.

A OMS recomenda que os países aumentem o acesso a testes gratuitos, expandam o sequenciamento, incentivem a quarentena de contatos e o isolamento de casos confirmados, fortaleçam o rastreamento de contatos para quebrar as cadeias de transmissão e vacinem os mais vulneráveis.

‘Lisca Doido’ é apresentado no Vasco: “Se subirmos, nós vamos endoidecer”


Começou nesta sexta-feira a “Era Lisca” no Vasco. Ao lado do diretor executivo Alexandre Pássaro, em São Januário, o treinador foi apresentado oficialmente nesta manhã. Lisca será apresentado aos jogadores e comandará o treino à tarde, no CT do Almirante. A estreia é neste sábado, às 21h, contra o Guarani.

Ao ser perguntado sobre o apelido que o acompanha desde o Juventude, Lisca se disse um “doido pelo futebol”, revelou o sonho de conquistar o acesso junto à torcida em São Januário e brincou:

– Se subirmos, vamos ver o que vai acontecer. Mas que nós vamos enlouquecer, nós vamos. Nós vamos endoidecer. Que nós vamos endoidecer, nós vamos (risos). A competição tem muitos pretendentes. Temos que ser mais competentes e superar muitos adversários. Temos que respeitar os adversários, não temer ninguém, mas temos esse objetivo bem forte que é o acesso. Ser campeão também é um objetivo, mas o principal objetivo é o acesso. Na verdade são quatro campeões. Se a gente puder ser campeão, melhor ainda. Pela grandeza e pela felicidade do torcedor.

– Cara, eu sou doido, mas sou doido pelo que faço, sou apaixonado pelo que faço. Descobri muito cedo a minha vocação, eu tinha 18 anos quando comecei a ser treinador nas escolinhas do Inter. E mudou completamente minha vida, meus paradigmas, pude conviver com uma série de pessoas totalmente diferentes do meu meio. Isso me identifica com o Vasco, a história do Vasco é linda, todos nós conhecemos, desde a renúncia histórica. Minhas filhas enlouqueceram com a história do Vasco, tenho uma de 15 e outra de 12 anos, e essa geração é muito engajada nas causas. Elas falaram: “Vamos pro Vasco, pai. É o Vasco, pai”. Já vai acendendo essa doideira de paixão. Vivo o futebol com muita intensidade. O futebol mudou minha vida, propicia que eu possa ser um pai de família e que eu propicie situações para as minhas filhas e minha esposa que talvez jamais imaginamos. Acho que minha doideira vem muito disso.

Seleção feminina enfrenta Holanda neste sábado na Olimpíada

 


A seleção feminina de futebol dá mais um passo em busca da inédita medalha de ouro na modalidade, em jogo contra a Holanda, a partir das 8h (horário de Brasília) no Estádio de Miyagi, válido pela 2ª rodada do Grupo F da Olimpíada de Tóquio (Japão).

Este confronto tem grande importância, pois o vencedor encaminha a liderança da chave, já que os dois times venceram na estreia (o Brasil fez 5 a 0 na China, enquanto a Holanda superou Zâmbia por 10 a 3).

A experiente volante Formiga, que participa de sua sétima edição dos Jogos afirmou em entrevista coletiva que o jogo desse sábado será totalmente diferente. “Sabemos que a Holanda tem o meio e o ataque extremamente potentes. A Pia sempre pede para mantermos o time muito compactado, no meio principalmente. Isso será vital nessa partida. Precisamos roubar a bola o mais rápido possível e partir para os contra-ataques, já que considero que a zaga é o ponto mais fraco do time delas. Outro fato importante é a comunicação. Precisamos ter uma equipe bem organizada. Com certeza o jogo não vai ser nada fácil”, afirmou a meio-campista.

Já a técnica Pia Sundhage fez questão de destacar as qualidades das rivais: “É o adversário mais difícil do nosso grupo. Elas têm várias boas jogadoras no setor ofensivo. Lembro de 2017, quando treinei a Suécia contra a Holanda, e elas nos eliminaram nas quartas de final da Eurocopa, e acabaram campeãs. E estamos falando também do segundo melhor time do mundo. Elas jogaram a final da Copa há dois anos e têm as mesmas ótimas jogadoras e uma ótima técnica”.

A comandante da seleção brasileira evitou antecipar a escalação para o confronto. “Não tenho certeza de quantas alterações faremos em relação à estreia, mas o que sei é que teremos mais jogadoras vindo do banco dessa vez. Queremos estar preparadas para o terceiro jogo também, e ter opções para renovar a equipe. Se tivermos a oportunidade de penetrar no último terço com nossa velocidade, não será tão difícil para as defensoras centrais. Tudo depende do jogo, das mudanças com as substitutas, mas também temos que planejar a partida contra a Zâmbia”, afirmou.

Na última vez que Brasil e Holanda mediram forças, no Torneio Internacional da França, o placar foi um empate por 0 a 0. “Optamos por um 4-3-2-1. Nós misturamos um pouco e decidimos jogar num 4-4-2 atualmente. É uma grande diferença. Se você olhar para o meio-campo, nós estamos mais sólidas defensivamente em comparação àquele jogo”, concluiu Pia Sundhage.

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Caicó registra 22 novos casos de Covid-19, com 15 recuperados e número de confirmados é de 10.953


Boletim Covid-19: Caicó

Neste sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde vem por meio deste divulgar o registro de 22 novos casos de COVID-19 no município.

Com relação aos casos de hoje, foram 13 homens e 09 mulheres.

Os casos residem:

01- Acampamento;
01- Adjuto Dias
03- Boa Passagem;
03- Barra Nova;
04- Centro;
01- Canuto e Filhos;
01- Paulo VI;
01-Soledade;
01- Samanaú;
01- Salviano Santos;
01- Serrote Branco;
03- Walfredo Gurgel;
01- Zona Rural.

Destes, 07 foram confirmados por Swab rápido, 15 por RT-PCR.

Informamos a RECUPERAÇÃO de 15 pessoas da comunidade.

REFORÇAMOS a importância das medidas preventivas como distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e uso de máscara quando precisar sair de casa. covid19 #pandemia #Caico #smscaico #perfilepidemiologico #fiqueemcasa #SUS #apandemianaoacabou

Confira como foi a abertura das Olimpíadas de Tóquio


Após adiamento de um ano, a cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio aconteceu nesta sexta-feira (23) no Estádio Olímpico de Tóquio, na capital japonesa. Na abertura da 32ª edição dos Jogos Olímpicos, a tenista japonesa Naomi Osaka foi a responsável por acender a Pira Olímpica portando a Tocha Olímpica.

“Seguindo os desafios, a primeira vez que uma Olimpíada foi adiada na história, os Jogos de Tóquio 2020 finalmente começam hoje. As esperanças se conectaram uma a uma através de muitas mãos, de muitas pessoas, e agora estamos na posição de dar boas vindas para esse dia. Todo mundo sofreu e enfrentou enormes desafios por causa da covid-19. (…) Depois de meio século os Jogos Olímpicos voltaram para Tóquio, agora vamos fazer de tudo para que esses Jogos se tornem uma fonte de orgulho para as gerações futuras”.

Depois foi a vez do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach passar a sua mensagem.

“Hoje é um momento de esperança, muito diferente do que todos nós imaginávamos. Mas vamos valorizar este momento porque finalmente estamos todos aqui juntos, com os atletas de 205 Comitês Olímpicos Nacionais e a Equipe Olímpica de Refugiados, vivendo sob o mesmo teto juntos na Vila Olímpica. Este é o poder de unificar que o esporte tem. É a mensagem de solidariedade, a mensagem de paz e de resiliência. Isso dá a todos nós esperança para nossa jornada futura juntos. Nós só podemos estar juntos por causa de vocês, povo japonês.”

Logo após os discursos, o imperador Naruhito, autoridade máxima do país, declarou oficialmente aberto os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Posteriormente, a bandeira olímpica foi hasteada ao lado da bandeira japonesa. Na sequência, tivemos o revezamento da Tocha Olímpica no estádio, que terminou nas mãos de Naomi Osaka.

Outros momentos da cerimônia
No início da cerimônia, a bandeira japonesa hasteada. Em seguida tivemos a apresentação dos aros olímpicos iluminados por lanternas, importantes símbolos da cultura do país anfitrião.

A cultura e tradição japonesas também ficaram evidentes na cerimônia, com dançarinos vestidos em homenagem aos bombeiros voluntários japoneses, uma tradição secular no Japão.

Conforme a tradição, a Grécia foi a primeira delegação a desfilar no evento. Na sequência, tivemos o Time Olímpico de Refugiados, formado por pessoas que não podem competir pelo país de origem.

Logo depois, foi respeitada a ordem alfabética de acordo com o alfabeto japonês katakana e a grafia na língua do país. As exceções ficaram por conta das três últimas equipes a entrarem: Estados Unidos, França e Japão – que fecharam a parada das nações. A delegação brasileira foi a 151ª a se apresentar.

Dos 302 competidores brasileiros classificados para os Jogos, apenas quatro (número mínimo exigidos pelo COI) desfilaram, medida tomada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) visando a prevenção do contágio de covid-19. Deste total, o jogador de voleibol Bruninho e a judoca Ketleyn Quadros foram os porta-bandeiras do Time Brasil.

Proibidos de competirem com a bandeira e o nome do país (nem o hino russo pôde ser executado) devido a punições por parte da Agência Mundial Antidopagem (WADA) e da Corte Arbitral do Esporte (CAS), os atletas russos desfilaram representando o Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês).

Após o desfile, foi a vez do juramento dos atletas, que acontece desde os Jogos Olímpicos de Antuérpia (1920, na Bélgica), prometendo competir de maneira limpa e justa.

A cerimônia prosseguiu com uma atuação de artistas celebrando a diversidade e a inclusão nos Jogos Olímpicos. Além disso, drones formaram o símbolo da Olimpíada de Tóquio e um globo terrestre, acompanhada da trilha sonora Imagine, do cantor e compositor britânico John Lenon.

Boa parte da trilha sonora da cerimônia foi composta por músicas de jogos de videogame que ficaram marcados na história, como Final Fantasy, Monster Hunter, Dragon Quest, Sonic the Hedgehog e Chrono Trigger.

Homenagem às vítimas da covid-19
A abertura da 32ª edição dos Jogos Olímpicos ficou marcada pela ausência de público devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Esta foi a primeira vez na história que a abertura oficial aconteceu sem a presença de espectadores.

Com um minuto de silêncio, a festividade aproveitou para homenagear as vítimas em todo o mundo acometidas pelo vírus. Além disso, tivemos a apresentação de atletas se exercitando de forma isolada, representando a dificuldade dos competidores de treinar em meio à pandemia. Umas das destaques deste momento, foi a boxeadora japonesa Arisa Tsubata, que não conseguiu se classificar para os Jogos porque as seletivas foram canceladas.

Governo do RN regulamenta programa para contratação de jovens aprendizes


O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (23), o Decreto nº 30.753, que regulamenta o Programa Estadual de Aprendizagem do Rio Grande do Norte – RN Aprendiz. O objetivo é fomentar a contratação de jovens aprendizes pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

Para a governadora Fátima Bezerra, o programa simboliza o compromisso com a defesa dos direitos e da cidadania da juventude. “A juventude brasileira tem sofrido muitos impactos, sem emprego, sem esperança, sem perspectiva de vida. Sabemos o quanto é importante ter uma ocupação, sem descuidar dos estudos. Através do RN Aprendiz estamos concretizando a mudança no futuro de muitos jovens potiguares”, ressalta.

O texto reforça a obrigatoriedade da cota de aprendizes por empresas contratadas pelo Governo do Estado, considerando o disposto na Lei Estadual nº 10.783, de 22 de outubro de 2020, de autoria do deputado estadual Hermano Morais. Para tanto, devem comprovar o preenchimento da cota mediante declaração oficial expedida por órgão responsável pela fiscalização do trabalho, relatórios emitidos eletronicamente em sites governamentais, documentação oficial disponível na empresa ou declaração firmada pelo responsável legal da empresa contratada acompanhada dos registros de contratação dos aprendizes.

Prioridades

De acordo com o decreto, a contratação deve atender, prioritariamente, aos adolescentes e jovens residentes no estado, em situação de vulnerabilidade ou risco social. Outro critério necessário é que as famílias estejam inseridas no Cadastro Único e classificadas em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Jovens que estejam em cumprimento de medida socioeducativa ou que sejam egressos do sistema socioeducativo também são classificáveis.

A coordenação do programa caberá à Secretaria de Estado da Administração (Sead), que também integra o Comitê Gestor Interinstitucional junto às secretarias das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh); do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); da Educação e da Cultura (SEEC); e da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase), que vem realizando o levantamento de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas aptos a participar do programa.

Orientar os órgãos do RN sobre os procedimentos necessários para a participação no RN Aprendiz e disponibilizar aos jovens e adolescentes as informações necessárias para a participação no programa são algumas das competências do Comitê Gestor, que ainda inclui supervisionar, monitorar e avaliar o processo de formação dos aprendizes e as condições do trabalho, assim como atuar de forma preventiva e repressiva à exploração do trabalho infantojuvenil.

Walfredo Gurgel continua superlotado e Sesap se reúne com direção da unidade para traçar estratégias


O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior serviço hospitalar público do Rio Grande do Norte, tem enfrentado, nas últimas semanas, um cenário de superlotação. Em imagens divulgadas por pacientes e funcionários, é possível ver os corredores lotados e macas improvisadas inclusive na recepção da unidade. 

Dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), nesta sexta-feira (23), mostraram que houve um aumento de 24% nas demandas que são atendidas corriqueiramente na unidade. Além disso, segundo a secretaria, cerca de 26,7% dos pacientes que chegam à unidade, chegam sem nenhum atendimento ou avaliação anterior. 

Diante dessa realidade, a equipe de gestão da Sesap esteve reunida, nesta sexta-feira, com o corpo diretivo do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para discutir as ações que serão realizadas a curto e médio prazo, visando qualificar o acesso e ampliar a oferta assistencial da unidade hospitalar. 

Nesse sentido, de acordo com a Sesap, serão tomadas as seguintes medidas estratégicas:  ampliação da oferta de vagas no Deóclecio Marques para suprir a demanda vinda do Walfredo; incremento de cirurgias ortopédicas na Rede SUS RN, já partir do mês de agosto, com incremento de   cirurgias ortopédicas  (Walfredo Gurgel e Deoclécio Marques), além dos hospitais de Pau dos Ferros e Assu, este último passará a fazer esse tipo de procedimento; além do retorno de pacientes de baixa complexidade; e a regulação na porta do Walfredo Gurgel. 

A regulação da porta do Walfredo classificará os casos que chegam no Hospital Walfredo Gurgel. Os casos recebidos na unidade serão previamente avaliados pelas UPAs, hospitais municipais e regionais. Para isso, a Sesap estará discutindo a regulação da porta com municípios, Ministério Público, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern). 

A secretária-adjunta de saúde do RN, Maura Sobreira, explicou que “a Sesap juntamente com a direção do Hospital tem adotado um conjunto de medidas que impactam a rede e o hospital, para que possamos qualificar o acesso e assistência. A previsão é que possamos dar início a regulação da porta do Walfredo. E, assim, poderemos melhor direcionar o Hospital para atender os casos mais complexos”. 

O Walfredo tem o papel de atender os casos mais complexos especialmente vinculados à linha de cuidado de Traumato-Ortopedia, mas também tem atendido outras demandas. “Toda equipe de dirigentes e profissionais tem feito esforço para atender essa demanda que tem chegado à unidade. A partir da regulação da porta, vamos melhor classificar os pacientes que chegam na unidade. Até ser efetivado, estaremos dialogando com os municípios, órgãos de controle externo, num movimento de alinhamento com as unidades que podem receber pacientes que não deveriam ser atendidos no Walfredo, mas que por diversas razões acabam chegar no hospital”, informou a secretária-adjunta de saúde. 

A Sesap ainda informou que a empresa responsável pela contratação dos maqueiros já foi paga e os profissionais retornam ainda hoje (23) ao hospital. Ao longo da semana, profissionais terceirizados, como maqueiros e higienistas, entraram em greve por atrasos salariais.

 

Atletas israelenses mortos em 1972 são lembrados na abertura de Tóquio

 


Os atletas olímpicos israelenses mortos por atiradores palestinos durante os Jogos Olímpicos de Munique 1972 foram lembrados durante a cerimônia de abertura da Olimpíada Tóquio 2020 nesta sexta-feira (23) com um momento de silêncio, na primeira vez que isso aconteceu durante uma cerimônia de abertura de uma Olimpíada.

As famílias das 11 vítimas do ataque pediam há tempos que o Comitê Olímpico Internacional (COI) realizasse um momento de silêncio durante as cerimônias de abertura dos Jogos, mas até esta sexta (23) este pedido vinha sendo recusado.

Em 5 de setembro de 1972, membros da equipe olímpica de Israel foram feitos reféns em uma vila olímpica dos atletas com segurança precária por atiradores palestinos do grupo Setembro Negro.

Em 24 horas, 11 israelenses, cinco palestinos e um policial alemão estavam mortos depois de um impasse e da tentativa de resgate que gerou um tiroteio.

Em vez de atender os pedidos dos parentes das vítimas para que elas fossem lembradas nas cerimônias de aberturas das Olimpíadas, o COI decidiu em 2016 inaugurar um Lugar de Luto em uma parte da vila olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro em 2016 para lembrar os mortos durante os Jogos Olímpicos, com duas das viúvas dos atletas israelenses presentes.

Caicó aplicou 2.019 doses de vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira na população de 30 anos acima

 


Depois de abrir a vacinação para 38 anos, e ter uma baixa procura dessa faixa etária nos pontos de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó convocou, inicialmente, a faixa etária acima de 36 anos e, por volta do meio-dia e meia, os acima de 30 anos.

“Vacina boa é vacina aplicada. As faixas etárias não comparecendo, precisamos agilizar para as próximas. E terminamos com todas as 2019 doses disponíveis aplicadas nesta sexta-feira”, avaliou Jardênia Noronha, coordenadora da SMS.

Hospital Regional do Seridó não registra óbitos nesta sexta



Boletim Covid-19

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes
23/07/21
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.
▪️

vacinasalvavidas

useamáscara

nãoaglomere

higienizeasmãos

▪️
@hrserido

AUXÍLIO EMERGENCIAL: Prazo para pedir revisão vai até dia 24 de julho



Trabalhadores que tiveram o Auxílio Emergencial 2021 cancelado em  julho terão até sábado (24) para contestar a decisão.

Todo mês os CPFs dos beneficiários passam por análise, para conferir se podem continuar recebendo o Auxílio Emergencial.

Quem teve o pagamento suspenso deve fazer o pedido de revisão pelo site do Ministério da Cidadania. O endereço é consultaauxilio.cidadania.gov.br.

No site, é possível conferir qual o motivo do cancelamento. Em alguns casos, a revisão do benefício não será permitida, e o próprio site informa isso ao beneficiário.

Depois de preencher o pedido, o beneficiário deve aguardar até que seja realizada uma nova análise da situação do benefício.

Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado - RN anuncia novo Processo Seletivo

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo o preenchimento de cinco vagas destinadas à contratação de Médico Estratégia Saúde Familiar (ESF).

As oportunidades serão distribuídas entre as seguintes unidades de lotação: UBS João Marinaldo de Holanda (1); UBS Maria das Dores Rodrigues (1); UBS Zenilda Gomes da Silveira (1); UBS Maria Joana Lina do Vale (1); UBS Raimunda Lopes da Silveira (1).

Para concorrer a uma das chances ofertadas, é necessário que o candidato possua habilitação em curso superior, comprovada mediante diploma de conclusão expedido por instituição reconhecida oficialmente. Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 40 horas semanais, referente a remuneração mensal no valor de R$ 13.500,00.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar do Processo Seletivo podem se inscrever no período de 26 a 30 de julho de 2021, da Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Padre Florêncio, nº 230, Centro, com atendimento das 8h às 12h. Para efetivação da inscrição, é necessário que o candidato realize o pagamento da taxa no valor de R$ 50,00.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de análise de currículo, além de entrevista no período previsto de 23 a 27 de agosto de 2021, com base nos critérios de pontuação especificados no documento de seleção.

Vigência

De acordo com o edital de abertura, o contrato será firmado durante um ano, prazo similar ao de validade do Processo Seletivo, contado a partir da data da homologação do resultado final, ambos com possiblidade de prorrogação por igual período.