Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Concurso Receita Federal sairá este ano, garante secretário

 


A recente reunião entre o secretário-geral da Receita Federal, Julio César, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi positiva para os futuros candidatos do concurso Receita Federal 2022. Na última sexta-feira, 18, a Administração do órgão levou informações sobre o encontro aos superintendentes e delegados.

Isso aconteceu por meio de uma videoconferência, logo após a reunião do dia 17 com o chefe da pasta econômica. Na ocasião, foram informadas as principais novidades e destacou-se que as expectativas em relação a um novo concurso público são positivas:

"Saímos de reunião com otimismo elevado de que o concurso sairá este ano. É algo que deve ser comemorado pois a casa está sangrando com a falta de pessoal", disse o secretário-geral da Receita.

Vale destacar que, no encontro com Guedes, o secretário saiu com uma previsão de aprovação e aval para o concurso Receita até o fim de março. A expectativa é que, neste prazo, a portaria autorizativa saia no Diário Oficial da União. 

Além de ser autorizado, o concurso também deve ter o seu cronograma prévio aprovado.

No encontro, Guedes solicitou um histórico do processo de autorização. Os secretários presentes informaram que o processo encontra-se pronto, ou seja, tem tudo para ser autorizado o quanto antes.

Concurso Receita: Sindifisco reclama da possível oferta

Para quem não sabe, o concurso Receita Federal teve um pedido com mais de 3 mil vagas. Mas, em 2021, foi publicado um novo ofício ao Ministério da Economia, que reajustou a demanda para 699 vagas, sendo elas:

  • 230 vagas para auditor-fiscal; e
  • 469 vagas para analista-tributário

De acordo com o Sindifisco Nacional, em nota divulgada nesta segunda, 21, este quantitativo é "pífio" e não deveria ser levado em consideração para ser autorizado. A categoria alerta para uma carência maior.

O Sindifisco informa que esta oferta supriria somente 5,19% das vacâncias desde janeiro de 2012. O sindicato considera este quantitativo bem abaixo do ideal.

“Isso revela a falta de prioridade à administração tributária, à presença fiscal, às ações de controle tributário, previdenciário e aduaneiro, o que não condiz com o anseio de um país desenvolvido, mais justo e inserido nos melhores parâmetros internacionais”, informa o Sindifisco.

Entretanto, o Sindifisco pontua que, mesmo neste cenário, a realização do concurso é positiva - principalmente por possibilitar a chegada de novos servidores.

“A despeito dessa frágil política de pessoal, o anúncio de um novo concurso para a Receita Federal, quiçá contemplando o cargo de Auditor-Fiscal, deve ser celebrado como uma conquista – embora parcial –, de nossa categoria, sobretudo para aqueles colegas que há anos esperam a oportunidade de acesso à lotação e localização que almejam”, frisou.


Nenhum comentário: