Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2022

Zelensky diz que situação segue difícil na Ucrânia e demite autoridades de segurança

 


O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira (31) que a situação no sul e na região de Donbass continua extremamente difícil e reiterou que a Rússia está reunindo forças perto da cidade sitiada de Mariupol.

E em um raro sinal de dissidência interna, Zelensky também disse em um discurso em vídeo que demitiu dois membros de alto escalão do serviço de segurança nacional alegando que eram traidores.

O presidente ucraniano afirmou que os russos são tão maus e tão ansiosos pela destruição que parecem ser de outro mundo, “monstros que queimam e saqueiam, que atacam e estão empenhados em matar”.

A Rússia diz que está realizando uma “operação especial” para desarmar e “desnazificar” o país vizinho. Moscou nega as acusações de Kiev de que as forças russas estão atacando civis.

Zelensky disse que as forças ucranianas fizeram os russos recuarem de Kiev e Chernihiv – duas cidades que Moscou anunciou que não seriam mais o foco dos ataques, pois buscam assegurar as regiões separatistas de Donbass e Luhansk, no sudeste.

“Haverá batalhas pela frente. Ainda precisamos percorrer um caminho muito difícil para conseguir tudo o que queremos”, declarou ele.

“A situação no sul e em Donbass continua extremamente difícil.”

Nenhum comentário: