Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2022

PF prende ex-ministro por suposto favorecimento de pastores em ‘gabinete paralelo’ no MEC

 


O ex-ministro da Educação e pastor, Milton Ribeiro, foi preso na manhã dessa quarta-feira (22) em uma operação da Polícia Federal, intitulada ‘Balcão’, que investiga um esquema de corrupção para liberação de verbas envolvendo pastores evangélicos durante a gestão dele à frente MEC. A informação foi publicada no jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, Ribeiro foi preso em sua casa na cidade de Santos, Litoral paulista e deve ser transferido para Brasília ainda nesta quarta-feira.

Além de Ribeiro, a PF também cumpre mandados de prisão contra os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.

Investigações

O ex-ministro é investigado por suposto favorecimento aos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura e a atuação informal deles na liberação de recursos do MEC. Prefeitos denunciaram que os pastores estariam pedindo propina, inclusive em ouro.

O jornal O Estado de S.Paulo revelou, em março, a existência de um “gabinete paralelo” dentro do Ministério controlado pelos pastores. Dias depois a Folha de S.Paulo divulgou um áudio de uma reunião em que Ribeiro afirmou que repassava verbas para os municípios indicados pelo pastor Gilmar Silva a pedido de Bolsonaro.

“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, disse o ministro no áudio. “Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, complementou Ribeiro.

Nenhum comentário: