Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2022

IBGE lança edição do Mapa Político do Brasil

 


O IBGE divulgou nesta segunda-feira a edição do Mapa Político do Brasil, versão 2021, na escala 1:5.000.000, na qual 1 cm no mapa corresponde a 50 km no terreno. O produto apresenta a organização político-administrativa do país, com seus 26 estados e o Distrito Federal, além da sede dos municípios selecionados para representação nessa escala. A última produção do mapa ocorreu em 2016.

A principal diferença para a edição anterior, que é de 2016, é a base cartográfica usada agora e atualizações que envolvem elementos associados à geração de energia, sistemas aeroportuário, rodoviário e ferroviário, bem como a padronização de nomes das feições geográficas.

O mapa também apresenta uma tabela atualizada que relaciona as unidades da federação às suas respectivas capitais, a população residente estimada para 2021, a área territorial, total de municípios e densidade demográfica.

Segundo o IBGE, o Mapa Político do Brasil 2021 fornece uma visão de conjunto do território e beneficia instituições públicas, profissionais da educação e estudantes, que são potenciais usuários do produto.

O mapa está disponível para download em formato GeoPDF e seus metadados podem ser encontrados no catálogo de metadados do IBGE. Mais informações em ibge.gov.br, na seção Geociências, depois clicando em Cartas e Mapas e, enfim, Mapas de Referência do Brasil.

Nenhum comentário: