As obras do Projeto Seridó, desenvolvido pelo Ministro do Desenvolvimento Regional, começaram a sair do papel.
Serão investidos de R$ 600 milhões na construção de uma infraestrutura hídrica que, quando concluída, vai levar água a cerca de 300 mil pessoas em 22 municípios do Rio Grande do Norte.
Na cidade de Jucurutu, a 250 quilômetros de Natal, foram iniciados os assentamentos dos tubos, a partir de escavações já realizadas.
As obras estão sendo executadas pela Codevasf , Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, empresa pública vinculada ao MDR.
A região em que está localizado o Projeto Seridó possui vários pequenos reservatórios privados e públicos, que secam nos períodos de longas estiagens. Associado à baixa capacidade de regularização das fontes hídricas existentes, falhas no abastecimento de água são um problema recorrente.
O Projeto Seridó tem o objetivo de garantir segurança hídrica, com a implantação de sistemas adutores para captação de água em reservatórios já existentes no sul da região, atendendo a pequenas demandas, e para retirada e transferências de água armazenada nas barragens de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves, no caso de demandas mais significativas previstas até o ano de 2070.
Nenhum comentário:
Postar um comentário