Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Brasileiro da Série C de 2023 tem 20 integrantes definidos

 


Com a confirmação da queda do CSA para o Brasileiro da Série C, a competição de 2023 agora tem seus 20 clubes conhecidos. Na divisão regional são 7 clubes da Região Nordeste (35%), 5 do Sul, 4 do Norte, 3 do Sudeste e 1 do Centro-Oeste.

A competição vai começar dia 22 de abril e terminar em 12 de novembro. Quatro clubes caíram da Série B e outros quatro clubes subiram da Série D. Os 12 clubes que completam a divisão são aqueles que participaram dela na atual temporada.

MESMO FORMATO
A ideia da CBF é manter o mesmo formato utilizado em 2022. A primeira fase em turno único, todos os 20 times se enfrentam em 19 rodadas. Como é de praxe, alguns clubes jogam 10 partidas em casa, enquanto outros fazem 9 jogos em casa, como mandantes.

Ao final desta fase, os quatro times de menor pontuação serão rebaixados para a Série D, Por outro lado, os oito melhores vão seguir adiante na segunda fase. Esta terá dois grupos de quatro times, que vão se enfrentam entre si em turno e returno, num total de seis jogos.

Os dois clubes de cada grupo que somarem mais pontos garantem o acesso. O líder de cada grupo garante vaga na final, que será disputada em dois jogos. O time de melhor campanha decide em casa. Em 2022, o campeão foi o Mirassol e o vice-campeão foi o ABC-RN. Eles conquistaram o acesso junto com o Botafogo-SP e o Vitória-BA.

CONFIRA OS 20 PARTICIPANTES:

Clubes que caíram da Série B:
Náutico-PE (20.º)
Operário-PR (19.º)
Brusque-SC (18.º)
CSA-AL (17.º)

Clubes que subiram da Série D:
América-RN (Campeão)
Pouso Alegre-MG (Vice-campeão)
Amazonas-AM (Semifinalista)
São Bernardo-SP (Semifinalista)

Clubes remanescentes da Série C
Altos-PI
Aparecidense-GO
Botafogo-PB
Confiança-SE
Figueirense-SC
Floresta-CE
Manaus-AM
Paysandu-PA
Remo-PA
São José-RS
Ypiranga-RS
Volta Redonda-RJ


Nenhum comentário: