Páginas

sábado, 21 de maio de 2022

DECISÃO: Manifestações políticas estão proibidas no palco principal d’O Maior São João do Mundo

 


Artistas não poderão se manifestar politicamente durante as apresentações n’O Maior São João do Mundo’. Medow Entretenimento confirmou que o contrato assinado pelos artistas tem uma cláusula orientando para que não façam manifestações políticas. Já a Prefeitura de Campina Grande, negou nessa sexta-feira (20), qualquer tipo de influência do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), na decisão.

Uma polêmica similar ocorreu em Caruaru (PE) e ganhou destaque nacional. Em Campina Grande, a proibição faria parte de um contrato padrão e ocorre por parte da empresa organizadora do evento.

Para juristas, a cláusula funcionaria como uma censura prévia, mesmo que a proibição não parta da Prefeitura. Recentemente o tema esteve em evidência devido a manifestações e tentativa de censura no festival Lollapalooza Brasil, que aconteceu em março.

Á época, o ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendendo ação movida pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, chegou a decidir contra o Festival, mas voltou atrás. A decisão do magistrado foi criticada por vários ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

COVID-19: Fim da emergência sanitária passa a valer neste domingo (22)

 


Termina neste domingo (22), o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, causado pela pandemia da Covid-19, no Brasil. O ato normativo estava vigente desde fevereiro de 2020 e resultou na criação de uma série de medidas de prevenção, controle e contenção para o enfrentamento da doença.

A portaria que oficializou o fim da Emergência em Saúde Pública foi publicada no dia 22 de abril deste ano. Para tomar esta decisão, o Governo Federal considerou a capacidade de resposta do SUS, o Sistema Único de Saúde, e o avanço da Campanha de Vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra queda de mais de 85% na média móvel de casos e óbitos pela Covid-19, em comparação com o pico de casos ocasionados pela variante Ômicron, no começo deste ano. Cerca de 83% dos brasileiros tomaram a primeira dose da vacina e 76% estão com o esquema vacinal primário completo. Mais de 82 milhões de pessoas tomaram a dose de reforço.

Mesmo com o fim da Emergência, a pasta reitera que nenhuma política pública de saúde será interrompida e reforça que a vacinação é medida fundamental para manter o controle da transmissão do vírus. Por isso, o Ministério orienta que os brasileiros completem o esquema vacinal com as duas doses e recebam a dose de reforço.

Boletim da Balneabilidade do Idema aponta dois pontos impróprios para banho no RN

 


O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 18, emitido nesta sexta-feira (20), informa que 31 pontos seguem com condições adequadas de balneabilidade e dois trechos analisados estão impróprios para banho. O trecho identificado como impróprio foi Rio Pium (Ponte Nova), em Parnamirim e Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta.

As análises registraram os dois locais com 1600 – NMP/100 ml de H2O, cada, que significa a presença microrganismos pelo Número Mais Provável(NMP). A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA).

Foram coletadas e classificadas amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

Para conferir boletins semanais basta acessar www.idema.rn.gov.br

 

Flamengo bate o Goiás e volta a vencer após quatro rodadas no Brasileirão


O Flamengo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após quatro rodadas. Neste sábado, o time bateu o Goiás por 1 a 0, em tarde de casa cheia no Maracanã (mais de 51 mil pagantes). Pedro marcou o único gol do jogo.  

Foi apenas a segunda vitória do Flamengo em sete rodadas no Campeonato Brasileiro. Até por isso o time de Paulo Sousa ainda está longe da parte de cima da tabela. Agora, soma nove pontos e afastou a possibilidade de entrar na zona de rebaixamento nessa rodada. 

O próximo compromisso pelo Brasileirão é contra o Fluminense, no dia 29. Antes, porém, o time encerra a participação na primeira fase da Libertadores, contra o Sporting Cristal, na terça, no Maracanã.
 
O Goiás, por sua vez, segue com oito pontos. O próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro será no próximo sábado, contra o Bragantino, na Serrinha, em Goiânia.  

Pedro coloca o Flamengo na frente

Paulo Sousa surpreendeu e escalou um time mais ofensivo, com Pedro ao lado de Gabigol e Bruno Henrique no ataque. 

O Flamengo dominou o primeiro tempo e mereceu a vitória parcial. Com a mudança na formação, Gabigol recuou um pouco para buscar o jogo e foi bem. Foi assim, aliás, que saiu o único gol da primeira etapa. 

O camisa 9 descolou um bolão nas costas da defesa do Goiás, Matheuzinho cruzou na medida e Pedro balançou as redes. O time carioca seguiu melhor na partida e teve um gol bem anulado de Pablo, por falta em Tadeu. O Goiás pouco ameaçou e teve sua melhor finalização em um chute de Pedro Raul, que saiu pela linha de fundo.

Susto no fim

Após uma boa etapa inicial, o jogo caiu no segundo tempo. O Flamengo até voltou pressionando em busca do segundo gol, mas aos poucos foi perdendo força e aparentou cansaço. O Goiás começou a gostar da partida e se arriscou no ataque. 

A maioria dos lances, no entanto, foram bolas alçadas na área, que praticamente não levaram perigo ao goleiro Hugo. Pablo e Rodrigo Caio foram muito bem pelo alto. No fim do jogo, no entanto, o Esmeraldino teve uma chance de ouro. Apodi recebeu de Nicolas, saiu cara a cara com Hugo, mas chutou por cima do gol. Pablo reclamou de falta no lance, e provavelmente o lance seria revisado caso a bola tivesse entrado. Foi a melhor chance do Goiás na partida e assustou o Maracanã.

RN não registra óbitos por Covid-19; Novos casos são 78 neste sábado

 


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (21). São 504.552 casos totalizados. Novos casos nas últimas 24h são 78.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.197. Nenhum óbito registrado nas últimas 24h. Óbitos em investigação são 1.419.

Recuperados são 495.722. Casos suspeitos somam 394 e descartados são 952.597. Estimativa de casos em acompanhamento: 583.

 

Israel confirma primeiro caso de varíola dos macacos

 


Israel relatou neste sábado seu primeiro caso confirmado de varíola dos macacos, que as autoridades esperam que seja controlado.

O caso é de um homem de 30 anos que retornou de uma viagem pela Europa Ocidental, de acordo com o Centro Médico Tel Aviv Sourasky - Ichilov, onde ele se encontra em quarentena e em estado leve.

O ministro da Saúde, Nitzan Horowitz, disse que algumas centenas de vacinas, principalmente para equipes médicas que tratam pacientes em potencial, devem ser compradas para evitar novas infecções. "Isso não é uma pandemia, não é nada como o coronavírus", disse ele ao N12 News.

Ele não deu detalhes sobre a vacina, mas o imunizante contra a varíola também pode proteger contra a varíola dos macacos.

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa geralmente leve, e é endêmica em partes da África ocidental e central. Ela é transmitida por contato próximo, o que significa que pode ser contida com certa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene assim que um novo caso é identificado.

 

COVID: RN possui 30 leitos críticos e 59 leitos clínicos disponíveis neste sábado

 


O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 17h30 deste sábado (21).

Neste período, havia sete (07) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum estava aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 30 leitos críticos e outros 59, sendo clínicos.

 

Brasil registra 16.194 novos casos de covid-19 e 35 mortes em 24 horas

 


Com 16.194 casos de covid-19 em 24 horas, o Brasil registrou 30.778.607 infecções pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia. Os dados estão no boletim diário, divulgado pelo Ministério da Saúde.

O número de mortes chegou a 665.528, com 35 registradas em 24 horas. Os pacientes recuperados somam 29.816.521 (96,9% dos casos).

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 5.459.629. As mortes foram 168.864.

Em seguida, na lista de estados com maior número de casos, aparecem os estados de Minas Gerais (3.383.874 casos e 61.458 óbitos); do Paraná (2.510.336 e 43.247 mortes) e do Rio Grande do Sul (2.392.924 casos e 39.441 óbitos).

Várias unidades da federação não atualizaram os dados neste sábado: Distrito Federal, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul (não atualizou número de mortes), Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Tocantins.

 

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 22,2% neste sábado

 


A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 22,2%, registrada na tarde deste sábado (21). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 15.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 22% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 23,1% e a Região Seridó tem 0%.

Até o momento desta publicação são 30 leitos críticos (UTI) disponíveis e 12 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 59 disponíveis e 3 ocupado.

Outros 12 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 9 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

 

CORONAVÍRUS: Brasil registra 35 óbitos e 16 mil casos nas últimas 24h

 


Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (21), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

O país 35* óbitos nas últimas 24h, totalizando 665.528 mortes;

Foram 16.194* novos casos de coronavírus registrados, no total 30.778.607;

*Sem dados de 10 estados (AP, CE, DF MA, MG, MT, RJ, RR, SP e TO). Destes, sete já não divulgam mais dados aos sábados.

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 94. A a média móvel de novos casos é de 13.788.

O ministério da Saúde calcula que mais de 29,8 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

 

Com tecnologia inédita, pesquisadores potiguares criam peças de roupa com aplicação biomédica

 


Do Egito antigo aos indígenas da América Latina, civilizações ancestrais usavam técnicas de tingimento, ainda que classificadas como artesanais. Em virtude da demanda e com a chegada da Revolução Industrial no século XVIII, o cenário da coloração têxtil mudou e os corantes sintéticos começaram a ser explorados em larga escala pelas fábricas. A partir daí, várias técnicas surgiram e são ainda desenvolvidas para, por exemplo, aumentar a qualidade ou acrescentar características aos produtos.

Uma dessas técnicas nasceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e acaba de receber o patenteamento pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A invenção trata de um novo processo de tingimento por esgotamento ou exaustão aplicado a nanopartículas inorgânicas e orgânicas, com características e propriedades superiores aos já existentes no mercado, pois possui a facilidade de aplicação de forma industrial, uma vez que todas as indústrias de beneficiamento de produtos têxteis na atualidade possuem equipamentos que podem ser utilizados para este processo.

Tal situação é diferente de boa parte dos processos já existentes no mercado, que são limitados à produção apenas em laboratório e de pequenas amostras. O produto é resultado da tese de Iris Oliveira da Silva, na época estudante da Universidade e atualmente professora da Instituição. Ela explica que a invenção transforma vários tipos de substratos têxteis, como malhas, tecidos e tecido não tecido (TNT), em substratos multifuncionais, com potencial aplicação biomédica, principalmente através da ação antimicrobiana, bactericida e de proteção ultravioleta.

Inicialmente, o substrato é tratado quimicamente para remoção de ceras e gorduras, conforme processos industriais convencionais de desengomagem, cozinhamento e alvejamento. Em seguida, é ‘mergulhado’ em solução com nanopartículas sintetizadas por via química. Após, utiliza-se equipamentos de tingimentos industriais para que as nanopartículas sejam absorvidas – ou retidas – na superfície de diversos materiais têxteis. Essas partículas podem ser metálicas inorgânicas, como ouro e zinco, e orgânicas, na forma de nanocápsulas quitosana e queratina.

“Essa ação tem a facilidade no sentido de que o processo de impregnação das nanopartículas facilita a impregnação em escala industrial por utilizar máquinas usadas atualmente, apenas considerando alguns parâmetros de processo. O que desenvolvemos pertence ao ramo do beneficiamento têxtil, mais especificamente nos processos de acabamento final da indústria”, explica a cientista. A utilização de nanopartículas metálicas em substratos têxteis tem sido inclusive foco de diversos estudos, sobretudo em decorrência das propriedades físicas, químicas e ópticas que elas possuem, quando se apresentam em forma nanométrica, sendo foco de grandes empresas em todo o mundo.

Ao lado de Íris, estão envolvidos na pesquisa Rasiah Ladchumananandasivam, José Heriberto Oliveira do Nascimento e Christiane Siqueira de Azevedo Sá. Eles pontuam que outra distinção da nova tecnologia é o melhor rendimento de nanopartículas na superfície do substrato, em comparação com outros processos como dip-coating e sol-gel, entre outros, melhorando consideravelmente as propriedades físicas, químicas e ópticas.

 

Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros

 


O presidente Jair Bolsonaro descartou hoje (21), em sua conta no Twitter, a edição de medida provisória (MP) para tributar compras feitas no exterior por meio de plataformas na internet.

“Não assinarei nenhuma MP para taxar compras por aplicativos como Shopee, AliExpress, Shein etc como grande parte da mídia vem divulgando. Para possíveis irregularidades nesse serviço, ou outros, a saída deve ser a fiscalização, não o aumento de impostos”, escreveu Bolsonaro, na postagem.

Atualmente, a isenção de Imposto de Importação ocorre para encomendas de até US$ 50. No entanto, o benefício só é concedido se a remessa ocorrer entre duas pessoas físicas, sem fins comerciais.

Segundo o secretário Especial da Receita Federal, Júlio César Gomes, em entrevista ao programa Brasil em Pauta da TV Brasil, no início deste mês, muitos vendedores se fazem passar por pessoas físicas quando, na verdade, são empresas constituídas para se valer de isenções, o que constitui fraude.

César Gomes chamou esses aplicativos de “camelódromos virtuais". Segundo ele, hoje o Brasil recebe cerca de 500 mil dessas encomendas por dia.

De acordo com o secretário, a Receita Federal está intensificando o combate a bens contrabandeados ou que burlam as regras tributárias vigentes por meio de um programa de rastreabilidade fiscal recém-lançado. Na entrevista, o secretário também afirmou que estava em estudo a edição de uma medida provisória com foco nos “camelódromos virtuais”.

 

Concurso PM CE: governadora anuncia novo edital com mil vagas

 


Um novo concurso PM CE para soldados foi anunciado e confirmado pela governadora do Ceará, Izolda Cela. Segundo ela, a oferta será de mil vagas efetivas e imediatas para reforçar a corporação. O edital ainda não tem data prevista para ser divulgado.

O anúncio oficial aconteceu na última quinta-feira, 19, em transmissão realizada pelas redes sociais .

A chefe do executivo cearense ainda comunicou que 2.463 candidatos foram aprovados no atual edital (em andamento) e serão convocados imediatamente. O novo concurso virá para suprir a demanda não preenchida.

Isso porque a intenção do estado era reforçar a corporação com 3 mil novos soldados. O novo concurso com mil vagas foi anunciado por conta da ausência de aprovados.

"Foi homologado hoje o concurso, no qual 2.463 profissionais serão chamados de imediato para serem contratados e começarem a preparação na Academia. E a imediata preparação do novo concurso a ser lançado o mais breve possível, com mais mil vagas para profissionais da Polícia Militar", disse a governadora.

Ela confirmou que o novo concurso vai "garantir a diferença e acrescentar mais algumas vagas."

O anúncio de Izolda contou, ainda, com a presença dos secretários da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e da Casa Civil, Chagas Vieira, além da cúpula da Segurança Pública.

A governadora ainda comentou sobre os aprovados do concurso da Polícia Civil, que já estão em processo de formação para ingressar no trabalho de investigação e inteligência do Estado.

Último concurso PM CE teve edital em 2021

Ainda sob o comando de Camilo Santana, que deixou o cargo para concorrer ao Senado, o atual concurso PM CE teve edital publicado em agosto de 2021. A seleção tem a Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca organizadora.

A carreira de soldado exige o nível médio de escolaridade aceita ambos os sexos. Além disso, também é preciso ter de 18 a 29 anos. Haverá a reserva de 20% das vagas para a população negra, o que representa 400 oportunidades do total, das quais são 340 para homens e 60 para mulheres.

As inscrições do concurso atual foram recebidas pela internet, com taxa de R$120, para ambos os sexos. Puderam pedir isenção aqueles que se enquadrassem nas seguintes hipóteses:

  • servidor público;
  • doador de sangue;
  • alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades de ensino público ou alunos cujas famílias recebam renda de até dois salários-mínimos; e
  • pessoa hipossuficiente.

Os candidatos da PM CE foram avaliados pelas seguintes etapas de seleção:

1ª fase -> Prova Objetiva (Exame Intelectual), conhecimentos básicos e específicos, de caráter classificatório e eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
2ª fase -> Exame de Saúde, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
3ª fase -> Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
4ª fase -> Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
5ª fase -> Investigação Social, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Na prova escrita, foram cobradas 80 questões, divididas em dois módulos:

Primeiro módulo - Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa
  • Interpretação de Texto
  • Raciocínio Lógico
  • Atualidades e
  • História do Ceará.

Segundo módulo - Conhecimentos Específicos

  • Noções de Direito Constitucional;
  • Direitos Humanos;
  • Noções de Direito Penal Militar;
  • Processo Penal Militar;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Criminologia e
  • Segurança Pública.

TJ - PB retifica Processo Seletivo para juiz leigo

 


O Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba - TJPB divulga a nota de retificação de seu novo Processo Seletivo, tendo como objetivo o preenchimento de 60 vagas para o cargo de juiz leigo. Os interessados em concorrer a uma das oportunidades devem ser graduados em direito e possuir registro na OAB, bem como experiência jurídica de no mínimo dois anos.

O documento (retificação I) comunica a prorrogação das inscrições até às 23h59 do dia 2 de junho de 2022, pelo site do Instituto Access.

É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.

Ao ser admitido, o profissional deverá cumprir jornadas de 30 horas semanais e contará com remuneração de R$ 60,00 por ato homologado.

Procedimentos para participação

A classificação dos candidatos será feita por meio de avaliação de títulos e provas objetiva e discursiva, prevista para serem realizadas no dia 3 de julho de 2022, tendo como conteúdo programático questões de língua portuguesa, noções de informática, direito civil, processo civil, direito penal, direito processual penal, lei dos juizados especiais e código de defesa do consumidor.

Vigência

O prazo de validade do Processo Seletivo será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do TJPB.

Com unidades lotadas por causa da dengue, Natal está perto de colapso na saúde, diz secretário

 


O aumento da procura de pacientes por atendimento médico em Natal, provocado pelo surto de arboviroses, pode fazer com que o sistema de saúde da capital entre em colapso a qualquer momento. A preocupação foi levantada pelo secretário municipal de Saúde, George Antunes, em entrevista à TV Tropical nesta sexta-feira (20). 

“Hospitais privados fecharam as portas por um determinado espaço de tempo porque não têm mais a capacidade de atender esses pacientes. Nós, serviço público, não nos permitimos fechar UPAs em momento algum, porque entendemos que é a última porta aberta para o cidadão. Mas estamos muito próximos de entrar em colapso, porque atendemos a população de Natal e de vários municípios vizinhos”, ressaltou o secretário. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de janeiro a abril de 2022, houve um aumento de 1.431% nos casos de dengue, se comparado ao mesmo período do ano passado. Atualmente, dos 120 leitos clínicos para internação no serviço de saúde da capital, todos estão ocupados. O secretário informou ainda que o Município está se organizando para ampliar para 12 horas os horários de funcionamento de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na tentativa de desafogar a lotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. 

“Nos causa uma preocupação extrema, uma coisa que nós passamos durante a pandemia da covid-19, e corremos um risco de ter algo semelhante agora, por conta das arboviroses e da gripe”, disse Antunes. “Eu faço um apelo aos demais colegas secretários de saúde, dos municípios vizinhos e até mais distantes, para que montem estruturas mínimas nas suas unidades básicas para que essas pessoas não tenham que se deslocar para Natal”, acrescentou. 

Nesta semana, Natal decretou situação de emergência por causa da epidemia de dengue que assola a cidade. “O decreto de situação de emergência nos garante a possibilidade de entrar em domicílios onde não haja permissão; e garante também a capacidade de trabalhar processos de contratos numa velocidade diferente e contribui na perspectiva de buscarmos recursos financeiros no Ministério da Saúde, já que a nossa situação financeira é gravíssima”, explicou o secretário. 

O secretário também chamou a atenção da população para a necessidade de conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Essas chuvas espaçadas, dentro do tempo ideal para procriação e evolução do mosquito, está sendo bem propício. Além disso, temos a falta de engajamento de parte da população. Temos uma população que não permite o acesso dos nossos agentes às residências para fazer o trabalho de inspeção e orientação. E temos domicílios fechados há muito tempo e que não passam por cuidados”, acrescentou. 

Por causa da dificuldade dos agentes de endemias conseguirem autorização dos moradores para entrar nas casas, o Município está recorrendo à Justiça para entrar nas propriedades. “Estamos fazendo um trabalho nas casas e contando com o apoio do Judiciário para que possamos adentrar nas casas independente da vontade do proprietário, porque estamos falando de saúde pública e da vida das pessoas”, destacou. Ele ainda alertou para o número de lixos jogados a céu aberto: “Em uma semana, mais de 8 mil pneus espalhados pela cidade foram recolhidos. Desses 8 mil, 60% estavam com foco do mosquito. Isso é algo absurdo, fica até difícil para o Poder Público controlar. A gente faz a nossa parte da limpeza urbana e a população também precisa fazer”, reforçou.

 

Saiba como foi o encontro do presidente Bolsonaro com o empresário Elon Musk

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou nesta sexta-feira (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da Starlink, no interior de São Paulo. No encontro, eles conversaram sobre uma parceria do governo brasileiro com a empresa de conectividade sub-orbital Starlink.

De acordo com Musk, a razão da visita é viabilizar a conexão de 19 mil escolas brasileiras usando o sistema de satélites de internet. Além disso, a Starlink também auxiliará no monitoramento ambiental da Amazônia.

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, que também participou do encontro, disse que o satélite da Starlink poderá contribuir com a preservação da floresta monitorando os desmatamentos. “Os satélites dele ficam a 550 km da Terra. O satélite pode nos informar que estava ali tendo uma serra eletrica e o governo irá conferir se é um lugar onde esta tendo desmatamento legal ou ilegal”, disse o ministro em entrevista coletiva.

Bolsonaro confirmou que os satélites de Musk poderão auxiliar o governo federal na identificação das queimadas. “Essa participação vai nos ajudar a preservá-la [a Amazônia]”, disse.

O presidente afirmou ainda que colocou à disposição de Elon Musk a base de Alcântara para ser usada pela SpaceX, empresa aeroespacial também controlada pelo bilionário. "A base de lançamento de Alcântara está disponível, como conversado entre ele e o comandante da Força Aérea", afirmou Bolsonaro.

Além do monitoramento da Amazônia, Musk também propõe oferecer internet de banda larga no país em áreas rurais ou de difícil acesso. “E o sonho dele é ajudar na educação conectando as escolas em áreas rurais”, disse o ministro Fábio Faria.

Esta foi a segunda reunião entre Fábio Faria e Elon Musk. Antes, eles já haviam conversado sobre esse tema em um encontro nos Estados Unidos.

Bolsonaro também conversou com Musk sobre a compra do Twitter pelo empresário. "Terminei há pouco a conversa com ele. O qualifiquei como o mito da liberdade após ele comprar o Twitter. Isso demonstra a liberdade de imprensa que sempre defendemos, queremos e desejamos. Liberdade total", disse o presidente.

Questionado se os satélites não poderiam dar a Musk informações privilegiadas de interesse nacional, Faria negou. "Os satélites estão lá, o que a gente está querendo é que todas as informações que eles já têm, que eles possuem, que eles possam dividir com o governo. Eles é que estão abrindo mão da soberania deles para nós", explicou o ministro.

 

Após 13 anos de obras, prédio sede da Uern Natal será inaugurado quarta-feira

 


A espera pelo prédio sede do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em Natal chegará ao fim nesta quarta-feira (25). A obra, que teve início em 2009, passou cerca de sete anos parada, e foi retomada em fevereiro de 2019, será inaugurada, às 9h, pela governadora Fátima Bezerra, chanceler da Uern. Para a retomada da obra, o investimento foi de R$ 733 mil, aplicados na correção da estrutura física e em projeto de acessibilidade.

O campus de Natal foi fundado em 13 de junho de 2002. A inauguração do novo prédio marcará os 20 anos da chegada da Uern à capital, com a proposta de ser a primeira universidade pública na zona Norte, maior e mais populosa região administrativa da cidade. 

Atualmente, com cinco cursos de graduação (Direito, Turismo, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia e Ciências da Religião), o campus de Natal tem cerca de mil estudantes. Mas, com o novo prédio, cuja estrutura tem um piso de estacionamento e três pavimentos com 20 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratórios e salas de professores, a Universidade terá capacidade de ampliar a oferta de vagas para três mil alunos, com até mais oito novos cursos de graduação, considerando os três turnos de funcionamento. Esses novos cursos ainda não estão definidos. Eles serão escolhidos com base nas demandas atuais e locais para a zona Norte, e precisam ser aprovados pelos conselhos superiores da Uern.

“Este é um sonho de anos se realizando. E com esse novo prédio, a Uern também recebe e renova o compromisso de impactar e mudar vidas na zona Norte de Natal, que tão bem nos acolheu desde o princípio”, comentou a reitora Cicília Maia, sobre a inauguração do edifício sede da Uern Natal.

O Complexo Cultural da Uern (CCUERN), que abrigou os cursos de graduação da Universidade na zona Norte, continuará fazendo parte do campus de Natal, passando a ser espaço inteiramente dedicado às atividades da Escola de Extensão da Uern (EdUCA), que atende a cerca de 1.200 pessoas da comunidade, de crianças a idosos, por semestre, em turmas de dança, música, teatro e modalidades esportivas. No CCUERN, também continuará funcionando o Núcleo de Prática Jurídica, onde os alunos do curso de Direito realizam cerca de mil atendimentos anuais, bem como outras atividades de extensão da Uern em Natal.

Foto: Divulgação/Uern

Sobre a Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte está presente em seis municípios, com campi de Mossoró, Natal, Assú, Caicó, Patu e Pau dos Ferros. São aproximadamente 10 mil estudantes em 59 cursos de graduação, que formam, em média, 1.500 profissionais por ano. Em 53 anos de existência, a Universidade já expediu mais de 50 mil diplomas. A Uern também mantém  46 cursos de pós-graduação, sendo 22 mestrados e quatro doutorados. 

As contribuições da Universidade para o desenvolvimento social e econômico do RN são comprovadas em números. Na educação básica, a Uern forma aproximadamente 90% dos professores das redes de ensino do interior do Estado, com a oferta de licenciaturas em todas as áreas do conhecimento. Na saúde, através do curso de medicina, a Uern oferta atendimento gratuito em diversas especialidades em seus ambulatórios, sendo, em algumas especialidades, o único local a ofertar atendimento gratuito à população em Mossoró. A Uern também atua no atendimento às pessoas em situação de rua e possui, na Faculdade de Enfermagem em Mossoró, o Ambulatório LGBTQIA+. Na pandemia, esteve na linha de frente, antecipando a formatura de profissionais da saúde e atuando na testagem e vacinação da população. 

No meio ambiente, destaca-se pelo projeto Cetáceos da Costa Branca, que monitora toda a costa potiguar, no resgate e tratamento de animais marinhos. O projeto foi responsável pelo maior salvamento de baleias da espécie "falsa orca" registrado no mundo, ocorrido na praia de Upanema, em Areia Branca, em 2013, quando 30 baleias encalharam na praia, e com a ajuda da população, o projeto conseguiu devolver 23 ao mar. 

A Uern é uma universidade inclusiva, socialmente referenciada, que tem investido em uma política de permanência estudantil voltada principalmente para os estudantes em condição de vulnerabilidade social. Mais de 80% dos estudantes da Uern são oriundos de escola pública. A Universidade também reserva cotas para pessoas pretas, pardas e indígenas e garante o argumento de inclusão regional, um bônus na nota do Enem, para estudantes que cursaram ensino fundamental e médio no Rio Grande do Norte.

 

Semana da Defensoria Pública do RN encerra neste sábado com ação em Parnamirim

 


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) irá realizar, neste sábado (21), uma grande ação social em Parnamirim. O evento encerra a programação da “Semana da Defensoria” organizada pela instituição para celebrar a passagem do Dia da Defensoria Pública, 19 de maio. O evento irá acontecer na Escola Municipal Maria do Ceu Fernandes, das 8h às 12h, com diversos serviços.

O Núcleo da Defensoria Pública do Estado em Parnamirim programou para a ação um mutirão de conciliações de ações de alimentos e divórcio. Defensores e defensoras estarão disponíveis tanto para orientação jurídica como para formalização das conciliações caso as partes envolvidas estejam presentes e tenham interesse em conciliar. A ação contará ainda com vacinação contra a gripe, realização de testes rápidos, aferição de pressão, atualização do Cadastro Único e outros serviços sociais.

Semana da Defensoria

Ao longo da semana, os diversos Núcleo da Defensoria Pública espalhados pelo Rio Grande do Norte promoveram ações para divulgar o trabalho da instituição e garantir ainda mais acesso à justiça ao povo potiguar. No interior do estado, foram realizadas várias ações de educação em direitos. Na quinta-feira (19), Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó realizaram ações de atendimento ao público.

Em 2022, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF) lançaram a Campanha Nacional "ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA" para celebrar o Dia da Defensoria Pública. A campanha tem duas linhas de sensibilização. A primeira destacará os serviços prestados pelas defensoras e defensores públicos às pessoas vulnerabilizadas que necessitam de auxílio para garantia dos seus direitos e resolução de conflitos. Ao mesmo tempo, a segunda linha de sensibilização trará luz sobre o olhar necessário de fortalecimento de aspectos estruturantes da Defensoria Pública. 

Serviço
DATA: 21/05
HORA: 8H ÀS 12H
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CEU FERNANDES
SERVIÇOS: ORIENTAÇÃO JURÍDICA, ATUALIZAÇÃO DO CADUNICO, CORTE DE CABELO, VACINAÇÃO, AULA DE ZUMBA, APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Caicoense e esposa morrem asfixiados ao colocarem churrasqueira em quarto para se proteger do frio em MG

 


Uma tragédia envolvendo um potiguar foi registrada, em Minas Gerais, na madrugada desta quinta-feira (19). O caicoense Edwin Luisi de Medeiros Silva, de 40 anos, e a sua esposa, Silvana Vieira da Silva, de 39 anos, morreram asfixiados após colocarem uma churrasqueira dentro do quarto na tentativa de se protegerem contra o frio. A temperatura era de aproximadamente 3°C na região. 

O casal foi encontrado morto pela filha de 14 anos na madrugada. De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, a adolescente foi acordada pelo irmão de 9 anos, que dizia estar com dor de cabeça. Ele foi medicado pela irmã mais velha, que tentou chamar os pais. Como eles não a atenderam, ela adentrou o quarto deles e encontrou os pais sem vida. 

Marido e mulher acenderam a churrasqueira como forma de manter o quarto aquecido durante a frente fria que atingiu a cidade de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro. Segundo levantamento da perícia da Polícia Civil, o casal se intoxicou com monóxido de carbono presente na fumaça, vindo do carvão, e que tomou o quarto. A filha relatou que os pais fecharam janelas e portas para evitar o frio.

Eles também deixaram algumas brasas no quarto dos filhos, também como forma de aquecê-los, o que pode ter levado a criança a ter a dor de cabeça. Os filhos do casal foram levados a uma unidade de saúde, onde receberam atendimento médico e foram liberados. Eles estão sob a guarda da irmã mais velha, que não mora na mesma casa.

A Polícia Civil acredita ter sido uma fatalidade, mas ainda não descarta outras hipóteses, e ainda deve fazer outros levantamentos antes de finalizar o inquérito.

Edwin Luisi de Medeiros Silva era natural de Caicó, no Seridó do Rio Grande do Norte, e há sete anos vivia em Minas Gerais com a esposa e os filhos.

 

Justiça nega pedido e mantém julgamento de Flordelis em Niterói

 


A Justiça carioca negou hoje (20) o pedido da defesa da ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza para que o julgamento fosse transferido da 3a Vara Criminal de Niterói para o Rio de Janeiro. A decisão liminar é do desembargador Celso Ferreira Filho, relator do caso na 2a. Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

A defesa de Flordelis alegou, no dia 3 deste mês, que a juíza do caso, Nearis dos Santos Carvalho Arce, titular da 3ª Vara Criminal de Niterói, tinha falado com os jurados que devem atuar no processo sobre o julgamento da ré. Eles alegaram que, ao comentar sobre o caso em uma reunião, a magistrada teria comprometido a parcialidade dos jurados.

Na decisão, o magistrado escreveu “não ter havido qualquer quebra de imparcialidade dos jurados quando reunidos com a juíza titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Niterói, confirmando tratar-se de reunião rotineira entre a magistrada e eventuais componentes do corpo de jurados, na qual Ministério Público, assistente de acusação ou defesa têm acesso. Finalizo reiterando o indeferimento.”

Condenações

Em novembro de 2021, o Tribunal do Júri de Niterói condenou dois filhos da ex-deputada federal Flordelis pelo assassinato do pastor Anderson do Carmo. Flávio dos Santos Rodrigues, filho legítimo de Flordelis, acusado de ter efetuado os disparos contra a vítima, foi sentenciado a 33 anos, dois meses e 20 dias de prisão em regime inicialmente fechado.

Ele foi condenado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, porte ilegal de arma de fogo, uso de documento falso e associação criminosa armada.

Já Lucas Cezar dos Santos de Souza, filho adotivo, acusado de ter sido o responsável por adquirir a arma do assassinato, foi condenado a sete anos e seis meses de prisão em regime inicialmente fechado, por homicídio triplamente qualificado.

 

Trabalhadores nascidos em julho podem sacar até R$ 1 mil no FGTS

 


Trabalhadores nascidos em julho já podem sacar até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir deste sábado (21). A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para sistemas operacionais Android e iOS), o que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também libera o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.

Em todo o calendário de pagamento serão liberados cerca de R$ 30 bilhões para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque. Pelo calendário, divulgado em março, a liberação dos recursos segue cronograma baseado no mês de nascimento. O dinheiro será liberado em etapas até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro.

Todo o processo para pedir o saque será informatizado. O trabalhador não precisará ir a uma agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserir os dados solicitados.

Porém, o trabalhador deve ficar atento. A maioria receberá o dinheiro automaticamente na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos.

A Agência Brasil preparou uma reportagem para explicar como fazer o saque extraordinário do FGTS.

O aplicativo dá a opção para se pedir o crédito em conta corrente ou poupança de qualquer banco. A possibilidade, no entanto, só vale para quem aceitar fornecer documento oficial com foto para cadastrar a biometria.

Retirada

Outro ponto que o trabalhador precisa ficar atento é a retirada do dinheiro. Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois dessa data, caso o dinheiro não seja gasto, retirado ou transferido para conta corrente.

O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.

Consulta

Para saber se receberá automaticamente o dinheiro ou se precisará pedir o saque, o trabalhador deve fazer uma consulta. O processo pode ser feito tanto no site do FGTS quanto no aplicativo FGTS (disponível para sistemas operacionais Android e iOS).

O site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

 

Covid-19: Brasil contabiliza 30,7 milhões de infectados

 


O Ministério da Saúde divulgou sexta-feira (20) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com

O levantamento diário do Ministério da Saúde divulgado hoje (20) registra que o Brasil tem 30,7 milhões de casos confirmados da doença e 665,4 mil mortes. Os recuperados da doença somam 29,8 milhões, 96,9% dos casos.

Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 10,1 mil novos casos e 60 mortes.

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 5,4 milhões de infectados e 168,8 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (3,3 milhões e 61,4 mil óbitos); Paraná (2,5 milhões e 43,2 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,3 milhões e 39,4 mil óbitos).

Vacinação

Conforme o vacinômetro do Ministério da Saúde, 429,8 milhões doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas, sendo 176,6 milhões em primeira dose; 158,1 milhões em segunda dose, 83,2 milhões em doses de reforço e 3,2 milhões em segunda dose de reforço.


 

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 53 milhões

 


As seis dezenas do concurso 2.483 serão sorteadas, a partir das 20h, no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo.

 A Mega-Sena sorteia neste sábado (21) um prêmio acumulado em R$ 53 milhões. As seis dezenas do concurso 2.483 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa, no Facebook e no YouTube.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador ganhe o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 332,7 mil de rendimento no primeiro mês.

Em meio à crise, Flamengo encara Goiás neste sábado pelo Brasileiro

 


Após uma semana turbulenta, o Flamengo recebe o Goiás na tarde deste sábado (21) no Maracanã, pela sétima rodada da Série A Campeonato Brasileiro. Com apenas seis pontos em seis jogos, o Rubro-Negro busca a vitória para se distanciar da zona de rebaixamento. 

Já o Goiás, com oito pontos, no meio da tabela, chega com moral após duas vitórias seguidas na competição, a última delas contra o Santos por 1 a 0. O embate Fla x Goiás, a partir das 16h30, será transmitido ao vivo na Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Bruno Mendes, reportagem de Rafael Monteiro e plantão de notícias com Wagner Gomes.

Além da expectativa por um resultado positivo em campo, os torcedores rubro-negros aguardam esclarecimentos da diretoria do clube sobre os atritos envolvendo o goleiro Diego Alves, o técnico Paulo Sousa e o diretor-executivo Bruno Spindel. Além dos três, o vice-presidente Marcos Braz também participará de coletiva conjunta após o duelo contra o Goiás.

Do lado rubro-negro, o técnico Paulo Sousa poderá contar com o zagueiro David Luiz, que ficou de fora do embate pela Libertadores na última terça (17) – o time superou em casa Universidad Católica (Chile) por 3 a 0. O jogador treinou nos últimos dois dias e pode substituir Rodrigo Caio que jogou no meio da semana. 

Já o Goiás, comandado por Jair Ventura, terá o retorno dos jogadores Sidney e Henrique Lordelo, que cumpriram suspensão no duelo contra o Santos, na última rodada. Quem também estará à disposição do treinador será o zagueiro Sidnei, que vinha sendo poupado devido a desconforto muscular na panturrilha. O desfalque do Esmeraldino neste sábado (21) será o atacante Vinícius, que se recupera de uma lesão na coxa esquerda.

Brasileiro tem 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

 


Autoridades alemãs registraram o primeiro caso de infecção por varíola dos macacos no país. Segundo o Instituto de Microbiologia da Bundeswehr, ligado às Forças Armadas alemãs, o vírus foi detectado nesta quinta-feira (19) em um brasileiro de 26 anos, que chegou à Alemanha vindo de Portugal, após passar pela Espanha.

“O vírus da varíola dos macacos foi detectado pela primeira vez na Alemanha pelo Instituto de Microbiologia de #Bundeswehr. Nosso instituto em Munique já havia diagnosticado o primeiro caso do coronavírus em 2020”, informou o Ministério da Defesa alemão, em sua página no Twitter. Portugal, Espanha  e outros países europeus vivem surto da doença.

Ontem, autoridades portuguesas confirmaram ter identificado cinco casos da infecção por varíola dos macacos. Os serviços de saúde da Espanha estão testando 23 casos em potencial, depois que o Reino Unido colocou a Europa em alerta para o vírus.

De acordo com a agência Reuters, os cinco doentes portugueses, de 20 casos suspeitos no país, estão estáveis. São homens e todos vivem na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo as autoridades sanitárias portuguesas.

A doença

Varíola dos macacos é uma infecção viral rara, semelhante à varíola humana, embora mais leve, registrada pela primeira vez na República Democrática do Congo, na década de 1970. O número de casos na África Ocidental aumentou na última década.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham pelo corpo.

De acordo com autoridades de saúde espanholas, a doença não é particularmente infecciosa entre as pessoas, e a maioria dos infectados recupera-se em algumas semanas, embora casos graves tenham sido relatados.