Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2022

França sofre, mas supera Inglaterra e vai à semifinal da Copa do Catar

 


Em um jogo emocionante até o fim, a França derrotou a Inglaterra por 2 a 1, no estádio Al Bayt, e garantiu presença na semifinal da Copa do Mundo do Catar. O próximo adversário será Marrocos, que venceu Portugal por 1 a 0 na outra partida do dia.

Os primeiros dez minutos foram equilibrados, com as equipes se estudando e buscando espaços para atacar, mas sem se expor muito. A primeira boa chance foi da França, aos onze minutos. Cruzamento pela direita de Dembelé que Giroud finalizou de cabeça para a boa defesa de Pickford.

Aos 16 minutos, a França tratou de deixar o jogo mais aberto. Após troca de passes, Tchouaméni dominou na intermediária e soltou um petardo de perna direita, no cantinho direito de Pickford, que não alcançou.

Atrás no placar, a Inglaterra se lançou ao ataque e passou a levar mais perigo. Aos 21 minutos, Harry Kane entrou cara a cara com Lloris, quase na pequena área, mas o atacante chutou em cima do goleiro. Três minutos depois, Kane foi derrubado na entrada da grande área, mas o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio, com o auxílio do VAR, não assinalou.

A pressão inglesa continuou com seu principal jogador. Aos 28 minutos, Kane arriscou de fora da área e obrigou Lloris a fazer bela defesa no ângulo esquerdo. A França conseguiu acertar a marcação e não sofreu mais com as investidas do adversário na primeira etapa, mas também não ameaçou.

Sem tempo a perder, a Inglaterra voltou para o segundo tempo pressionando. Com um minuto de jogo, Bellingham soltou a bomba de fora da área e Lloris salvou, espalmando para escanteio. Na cobrança, o goleiro francês acabou saindo errado, mas a cabeçada foi em cima de Lloris.

Não demorou muito para o empate. Aos seis minutos, Saka fez linda jogada individual e foi derrubado por Tchouméni. Desta vez Wilton Pereira Sampaio não titubeou e assinalou o pênalti. Harry Kane cobrou com perfeição no ângulo direito de Lloris, que pulou para o outro lado.

A França acordou e quase fez o segundo praticamente na saída de bola. Rabiot recebeu lançamento e apareceu sozinho na frente de Pickford. O francês bateu forte, mas o goleiro defendeu.

Depois do susto, a Inglaterra se reorganizou e voltou a incomodar. O gol da virada quase veio aos 24 minutos. Após cobrança de falta pela direita, Maguire subiu sozinho e, de cabeça, acertou a trave direita. No minuto seguinte, Shaw avançou pela linha de fundo e encontrou Saka na entrada da pequena área. Ele completou de primeira e a bola passou raspando a trave.

Quando parecia que a virada seria inevitável, a França mostrou sua força. Aos 31 minutos, Giroud completou cruzamento pela direita e Pickford fez uma defesa milagrosa, colocando para escanteio. Na segunda bola alçada consecutiva, o goleiro nada pode fazer. Giroud completou, de cabeça, passe de Griezmann e colocou os franceses novamente na frente.

Mas o melhor jogo da Copa do Mundo do Catar até aqui reservava mais emoção. Aos 36 minutos, Theo Hernández derrubou Mason Mount por trás e a Inglaterra pediu pênalti. O árbitro Wilton Pereira Sampaio mandou seguir. O VAR, no entanto, recomendou a revisão e o pênalti foi marcado. Harry Kane foi para a cobrança, mas isolou. O camisa 9 cobrou forte, mas a bola foi muito alta. Foi o sexto pênalti perdido na Copa do Catar dentro dos 90 minutos de cada partida.

A Inglaterra ainda teve a chance de empate no último lance do jogo. Falta frontal na entrada da meia-lua e Rashford foi para a cobrança, mas a bola foi por cima do gol de Lloris.

A França enfrenta Marrocos na quarta-feira (14), às 16h (horário de Brasília), no estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor.

 

Marrocos repete zebra, elimina Portugal e avança para a semifinal

 


Uma zebra histórica! Mais organizado, Marrocos venceu Portugal por 1 a 0 com um gol de En-Nesyri no primeiro tempo e levou a seleção africana para a semifinal pela primeira vez na história. Os marroquinos seguraram a pressão portuguesa que, mesmo com cinco atacantes em campo, não conseguiu passar pelo goleiro Bono, um dos melhores da competição. Não faltaram tentativas, mas o placar premia a seleção que conseguiu aplicar melhor a própria estratégia.  

Marrocos faz história

Os "Leões do Atlas" seguem escrevendo a história no Catar. Pela primeira vez que chegou nas quartas de final, os marroquinos também atingiram um fato inédito: ser a primeira seleção africana a conquistar um lugar na semifinal de Copa do Mundo. O continente tinha batido na trave outra

  • Geração portuguesa eliminada

    Tido por muitos jornalistas portugueses como uma das melhores seleções da história do país, Portugal não conseguiu igualar a melhor campanha que havia feito outras duas vezes. Com grandes promessas como João Félix, Gonçalo Ramos e cia., os portugueses não conseguiram se organizar e ficaram na barreira marroquina.

  • Adeus de um craque

    Cristiano Ronaldo se despede da Copa do Mundo. Aos 37 anos, o astro português, detentor de inúmeros recordes desabou em lágrimas após o apito final. As câmeras da Fifa mostraram que CR7 não conteve o choro ainda na saída de campo e estava desolado enquanto caminhava para o vestiário da seleção portuguesa. V

    s três vezes com Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010), quando não passaram das quartas.

    Bono destaque de novo

    O goleiro marroquino se destacou mais uma vez na classificação do país africano. Com defesas importantíssimas em chutes de João Félix e Cristiano Ronaldo, o camisa 1 é um dos principais responsáveis para que Marrocos chegasse onde já chegou. Protagonista nas oitavas de final, ele também brilhou diante dos portugueses. 

    História se repete

    Assim como em 1578, quando o reino do Marrocos venceu o exército português na Batalha de Alcácer-Quibir, novamente os africanos levaram a melhor. Naquela ocasião, a vitória militar resultou no sumiço do rei Dom Sebastião. Dessa vez, Cristiano Ronaldo - grande astro da seleção portuguesa - foi embora para os vestiários assim que o árbitro apitou o fim do jogo quase sem falar com os companheiros. 

    Desconhecimento português? 

    Na entrevista coletiva depois do jogo das oitavas de final, quando Portugal goleou a Suíça, Fernando Santos disse que conhecia "razoavelmente bem" a seleção do Marrocos. Segundo ele, isso se dava porque lembrava bem do confronto entre as duas seleções em 2018 e porque acompanhava bastante o Campeonato Grego, onde atuavam alguns jogadores marroquinos.

    Porém, checagem do ge mostrou que, na verdade, nenhum convocado do Marrocos para a Copa atuava no futebol grego e apenas dois titulares de 2018 continuavam no time neste ano. 

    Ezebraldo Marques ataca de novo 

    O narrador do Grupo Globo foi quem comandou a partida no "sportv". Com o histórico de narrar as zebras nesta Copa do Mundo, como as vitórias da Arábia Saudita em cima da Argentina e do Japão contra a Alemanha, a tradição pesou. Mais uma vez o azarão venceu e, agora, teremos Marrocos na semifinal da Copa no Catar. 

    E a semifinal? 

    A vitória do Marrocos classificou a equipe para a semifinal da Copa do Mundo, mas eles ainda não sabem quem irão enfrentar. Às 16h (de Brasília) deste sábado, Inglaterra x França definem quem irá encarar os africanos na próxima quarta-feira, às 16h, no Al Bayt.

     

    Brasil recebe primeiro lote de vacinas bivalentes contra covid-19

     


    O Brasil recebeu hoje (9) o primeiro lote com 1,4 milhão de doses de vacinas bivalentes contra covid-19. As doses são de fabricação da Pfizer e protegem contra a variante Ômicron original e a variante BA1.

    Em comunicado, o Ministério da Saúde informou que o contrato firmado com o laboratório prevê a entrega de todas as vacinas disponíveis, com as atualizações, e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para identificação, os frascos das vacinas bivalentes têm tampa na cor cinza, cada um com seis doses.

    Agora, as doses passarão por avaliação e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. As orientações sobre a distribuição, a aplicação das vacinas e o público-alvo serão divulgadas pelo Ministério da Saúde, em nota técnica, nos próximos dias.

    “Mesmo diante da chegada dos novos lotes de vacinas, é importante reforçar que as doses disponíveis neste momento nas salas de vacinação de todo Brasil são eficazes contra a doença e protegem contra casos graves e óbitos. Os brasileiros devem procurar os postos de vacinação mesmo após o prazo para a dose de reforço”, alertou o Ministério da Saúde.

    Desde o começo da campanha contra covid-19, a pasta distribuiu mais de 568 milhões de doses de vacinas a todos os estados e ao Distrito Federal. Desse total, 247,4 milhões são da Pfizer.

     

    Auxílio Gás será de R$ 112 em dezembro, informa Caixa

     


    Cerca de 5,6 milhões de famílias receberão R$ 112 de Auxílio Gás em dezembro, anunciou hoje (9) a Caixa Econômica Federal. A menos que o Congresso aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, o benefício terá o valor dobrado até este mês por causa da emenda constitucional que elevou benefícios sociais.

    O pagamento ocorrerá de 12 a 23 de agosto, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). As datas são as mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil, que teve o calendário de pagamento deste mês antecipado.

    Tradicionalmente, os dois benefícios são pagos nos últimos dez dias úteis do mês, sendo que o Auxílio Gás é bimestral, pago a cada dois meses.

    Com a emenda constitucional que elevou benefícios sociais, o Auxílio Gás teve o valor dobrado, equivalendo a 100% do valor médio do botijão de 13 quilos nas parcelas de agosto, outubro e dezembro. Em 2023, o benefício voltará a valer metade do preço médio do botijão.

    Cálculo

    Para calcular o benefício, a Caixa Econômica Federal baseia-se nas pesquisas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que até o décimo dia útil de cada mês divulga o preço médio dos seis meses anteriores do botijão de 13 quilos de gás liquefeito de petróleo (GLP). Dessa forma, a cada dois meses, o benefício muda de valor.

    O Auxílio Gás totalizou R$ 52 em janeiro, R$ 51 em abril e R$ 53 em junho, quando equivalia a 50% do preço médio do botijão. Tradicionalmente, o benefício é pago a cada dois meses, mas a parcela de fevereiro foi antecipada para janeiro. O auxílio totalizou R$ 110 em agosto e R$ 112 em outubro.

    Duração

    Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,6 milhões de famílias, até o fim de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos a cada dois meses (100% de agosto a dezembro). Para este ano, o Auxílio Gás tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões com a emenda constitucional.

    Só pode fazer parte do programa quem está incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

    Caixa Tem

    O Auxílio Gás é pago com os mesmos cartões e as mesmas senhas do Auxílio Brasil, podendo ser sacado em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários Caixa Aqui. O benefício também pode ser depositado nas contas poupança digitais, criadas para o pagamento do Auxílio Emergencial em 2020, e movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem.

    O beneficiário precisa ficar atento. Caso não saque o Auxílio Gás em 120 dias após a data do pagamento, o dinheiro volta para a conta do governo. Quem tiver dúvidas sobre a situação do benefício pode fazer uma consulta nos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil ou ligar para a central de atendimento da Caixa, no número 111. Caso tenha dúvidas sobre o cadastro ou sobre o pagamento, o cidadão pode ligar para o Ministério da Cidadania, no telefone 121.

     

    Portugal enfrenta a zebra Marrocos, com CR7 no banco

     


    A grande polêmica ao longo da semana foi Cristiano Ronaldo iniciando o jogo contra a Suíça, pelas oitavas de final, no banco de reservas. Só que o escolhido pelo técnico Fernando Santos, Gonçalo Ramos, entrou e marcou três gols, de cara, na goleada lusa por 6 a 1. Agora, pelas quartas, os portugueses, muito provavelmente com CR7 de novo na suplência, terão o surpreendente Marrocos, que desbancou a Espanha nas penalidades. O duelo ocorre neste sábado, às 12h, em Al Thumama.
     
    Motivado por uma das melhores atuações em Mundiais e com a confiança de um artilheiro que desbancou um dos melhores jogadores dos últimos anos, Portugal não deve ter desfalques. A equipe deve ter Diogo Costa; Dalot, Pepe, Rúben Dias e Guerreiro; Otávio, William Carvalho e Bernardo Silva; Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos e João Félix.
     
    Enquanto isso, os marroquinos comandados pelo lateral-direito Hakimi querem seguir fazendo história no Catar. Pela primeira vez nesta fase do torneio, Marrocos do técnico Walid Regragui pode ter Bounou; Hakimi, Aguerd, Saïss e Mazraoui; Ounahi, Amrabat e Amallah; Ziyech, Boufal e En-Nesyri.
     

     

    ‘Não fecho as portas para a Seleção, mas não garanto que voltarei’, diz Neymar após derrota

     


    Minutos após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Catar nesta sexta-feira (9), em que o Brasil perdeu nos pênaltis para a Croácia, o atacante Neymar conversou rapidamente com jornalistas na saída e falou sobre seu futuro com a ‘amarelinha’. O craque não fechou as portas para a Seleção Brasileira, porém, não garantiu se voltará a vestir a amarelinha.

    “Não fecho as portas para a Seleção, mas não garanto que eu voltarei. Ainda estou mexido com a eliminação. A cabeça ainda está quente, não estou raciocinando direito. Falar que é o fim, eu estaria me precipitando”, afirmou.

    Tite confirma saída

    Tite encerrou nesta sexta-feira (9) sua trajetória como técnico da seleção brasileira com a eliminação para a Croácia nos pênaltis das quartas de final na Copa do Mundo. Ele já estava decidido a deixar o comando ao fim da competição do Catar e se despediu na entrevista coletiva depois do jogo.

    “Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe”, resumiu.

    Contratado em 2016, Tite não conseguiu o hexacampeonato mundial e foi eliminado nas duas Copas que disputou nas quartas de final. Em 2018, perdeu por 2 a 1 para a Bélgica, e agora ficou no 1 a 1 com a Croácia, depois perdeu nos pênaltis por 4 a 2.

    “O ciclo [acabou], como eu tinha colocado anteriormente, já coloquei há mais de um ano e meio. Foi um processo. A Copa anterior [2018] foi um processo de recuperação de formação da equipe e agora teve uma sequência inteira. O desempenho vocês fazem a avaliação, está à mostra”, concluiu o treinador em rápida coletiva de imprensa.

     

    Jornalista passal mal no estádio e morre durante jogo da Argentina

     


    O jornalista esportivo norte-americano Grant Wahl, um dos mais conhecidos nos Estados Unidos, morreu no início da madrugada (horário no Brasil) deste sábado (10), em Doha, no Catar, durante a partida Argentina x Holanda, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo.

    Wahl, que tinha 48 anos, passou na tribuna de imprensa do estádio Lusail, durante a prorrogação do jogo, que terminou com vitória argentina nos pênaltis. Ele caiu e, segundo a imprensa, foi atendido por uma equipe, mas morreu ainda no local.

    Wahl chegou a receber massagem cardíaca e deixou o estádio de maca, porém, os paramédicos não conseguiram o reanimar.

    Wahl estava em sua oitava cobertura de Copa do Mundo.

    Na última segunda-feira (5), ele escreveu que procurou ajuda médica em um hospital no Catar, por não se sentir bem.

    “Meu corpo quebrou. Três semanas de pouco sono, muito estresse e muito trabalho podem fazer isso com você”, escreveu Wahl. “O que tinha sido um resfriado nos últimos 10 dias se transformou em algo mais severo na noite do jogo EUA x Holanda. Eu senti pressão e desconforto no peito. Eu não tinha Covid (faço exames regularmente aqui), mas fui à clínica médica do principal centro de mídia e disseram que provavelmente tenho bronquite. Eles me deram antibióticos e um xarope para tosse forte”, acrescentou.

    A US Soccer (Federação de Futebol dos Estados Unidos) lamentou a morte do escritor.

    “Toda a família do futebol está com o coração partido ao saber que perdemos Grant Wahl. Fãs de futebol e jornalismo da mais alta qualidade sabiam que sempre poderíamos contar com suas histórias perspicazes e divertidas sobre nosso jogo e seus principais protagonistas: times, jogadores, treinadores e as muitas personalidades que tornam o futebol diferente de qualquer esporte. Aqui nos Estados Unidos, a paixão de Grant pelo futebol e o compromisso de elevar seu perfil em nosso cenário esportivo desempenharam um papel importante em ajudar a despertar o interesse e o respeito por nosso belo esporte. Tão importante quanto, a crença de Grant no poder do jogo para promover os direitos humanos foi, e continuará sendo, uma inspiração para todos. Grant fez do futebol o trabalho de sua vida, e estamos arrasados que ele e sua escrita brilhante não estejam mais conosco. A US Soccer envia suas mais sinceras condolências a todos os membros de sua família, amigos e colegas da mídia, e agradecemos por sua tremenda dedicação. Sua escrita viverá”.

     

    Bolada: Mega-Sena pode pagar R$ 125 milhões neste sábado

     


    O concurso 2.547 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 125 milhões para os acertadores das seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h deste sábado (10), em São Paulo.

    No sorteio da última quarta-feira (7), não houve ganhadores.

    A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada também pela internet, até 19h – saiba como fazer.

    A Mega tem dois sorteios esta semana: quarta (7) e sábado (10).

     

    Última parcela dos auxílios Caminhoneiro e Taxista será paga neste sábado; saiba mais

     


    Motoristas de carga autônomos e de táxi de todo o país recebem hoje (10) a sexta e última parcela dos auxílios Caminhoneiro e Taxista, no valor de R$ 1 mil. O pagamento da parcela de dezembro, inicialmente estava previsto para o dia 17, mas foi antecipado em uma semana, conforme anúncio feito em outubro.

    Os caminhoneiros que fizeram a autodeclaração até 28 de novembro poderão receber a sexta parcela. Quanto aos taxistas, coube aos municípios enviar, até o início de agosto, o cadastro dos permissionários ativos até 31 de maio.

    O dinheiro será depositado nas contas poupança sociais digitais e poderá ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite a compra em lojas virtuais cadastradas, o pagamento de contas domésticas e a transferência para qualquer conta bancária.

    Criados por emenda à Constituição que decretou estado de emergência por causa da alta do preço dos combustíveis, os auxílios Caminhoneiro e Taxista serão pagos até dezembro. A emenda elevou benefícios sociais e instituiu auxílios emergenciais até o fim do ano.

    Autodeclaração

    No Auxílio Taxista, o cadastro dos profissionais autônomos coube unicamente aos municípios, que enviaram os dados ao Ministério do Trabalho e Previdência. Bastava ao permissionário estar com o cadastro regularizado na prefeitura (ou no governo do Distrito Federal, no caso da capital federal) até 31 de maio.

    No Auxílio Caminhoneiro, o governo preparou um portal para o motorista pedir o benefício. De agosto até o fim de novembro, os transportadores autônomos de carga (TAC) puderam fazer a Autodeclaração do Termo de Registro para receber o BEm Caminhoneiro-TAC. Quem enviou as informações até 28 de novembro terá acesso ao benefício, mas só poderá receber a sexta parcela.

    Usado para fazer a autodeclaração, o Portal Emprega Brasil hoje só permite a consulta à situação do Auxílio Caminhoneiro e Taxista.

    Quem tem direito

    Têm direito ao benefício os transportadores de carga autônomos cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até 31 de maio deste ano. Os profissionais devem estar com o CPF e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válidos, entre outras exigências.

    Também chamado de Benefício Emergencial Caminhoneiro (BEm-Caminhoneiro), o auxílio é pago a cada transportador autônomo, independentemente da quantidade de veículos que possuir. O pagamento do BEm-Caminhoneiro foi revisado todos os meses. Em cada lote de pagamento, a ANTT encaminhou ao Ministério do Trabalho e Previdência a relação dos transportadores autônomos de cargas que estavam na situação “ativo” no RNTR-C.

    Auxílio Taxista

    Têm direito ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras, titulares de concessões ou alvarás expedidos até 31 de maio. Não foi necessária qualquer ação por parte dos taxistas. Em caso de dúvida, o motorista tinha que entrar em contato com a prefeitura para verificar o cadastro municipal. A prestação das informações coube inteiramente aos municípios ou ao Governo do Distrito Federal.

     

    Pelé envia mensagem de apoio a Neymar após eliminação da Copa

     


    O ex-jogador Pelé se pronunciou algumas horas após a eliminação do Brasil da Copa do Catar. Em postagem em seu perfil em uma rede social nesta sexta-feira (9), o Rei do Futebol enviou uma mensagem para o atacante Neymar, que o alcançou na artilharia da seleção brasileira, com o total de 77 gols, ao marcar uma vez diante da Croácia.

    “Eu te vi crescer, torci por você todos os dias e finalmente posso lhe parabenizar por igualar meu número de gols com a seleção brasileira. Nós dois sabemos que isso é muito mais do que um número. O nosso maior dever, como atletas, é inspirar. Inspirar nossos colegas de profissão de hoje, as próximas gerações e, acima de tudo, inspirar todos que amam o nosso esporte”, afirmou Pelé

    “Infelizmente o dia não é o mais feliz para nós, mas você sempre será a fonte de inspiração que muitos almejam se tornar. Eu aprendi que quanto mais o tempo passa, mais o nosso legado cresce. Meu recorde foi estabelecido há quase 50 anos, e ninguém tinha conseguido se aproximar dele até agora. Você chegou lá, garoto. Isso valoriza a grandeza da sua conquista Neymar”, declarou o Rei do Futebol.

    Neymar teve atuação destacada pelo Brasil nesta sexta, ao abrir o placar no tempo extra com um belo gol. Mas viu a Croácia empatar no finalzinho da prorrogação, forçando a disputa de pênaltis, na qual os europeus saíram com a vitória final por 4 a 2.

    Pelé está internado no Hospital Israelita Albert Einstein desde o dia 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021.

     

     

    Com cara de final antecipada, Inglaterra e França jogam pelas quartas

     


    Os dois últimos classificados para as semifinais da Copa do Mundo do Catar serão definidos neste sábado (10), em partidas equilibradas e confrontos que prometem fortes emoções. Portugal encara o surpreendente Marrocos a partir das 12h (horário de Brasília) no Estádio Al Thumama e a Inglaterra enfrenta a França às 16h no Estádio Al Bayt.

    Inglaterra e França fazem um confronto que pode ser considerada uma final antecipada do Mundial. A seleção inglesa está invicta até aqui, com três vitórias e um empate. Na fase de grupos, goleou o Irã na estreia por 6 a 2. Depois ficou no 0 a 0 com os Estados Unidos e bateu o País de Gales por 3 a 0. Nas oitavas de final, superou o Senegal.

    Já a França chega em alta após bater a Polônia com extrema facilidade nas oitavas de final pelo placar de 3 a 1. Na fase de grupos, os Azuis estrearam com goleada de 4 a 1 sobre a Austrália por 4 a 1, venceram a Dinamarca por 2 a 1 e terminaram sua participação no Grupo D com derrota para a Tunísia (partida na qual atuou com uma formação alternativa).

    França e Inglaterra já se enfrentaram 31 vezes na história, com retrospecto positivo do English Team: 17 vitórias contra apenas nove da França. Em Copas do Mundo, o retrospecto favorável dos ingleses se mantém: duas vitórias em dois jogos, nas fases de grupos dos Mundiais de 1966 (vencida pela Inglaterra) e de 1982.

    Na outra partida deste sábado, Portugal chega motivado após golear a Suíça por 6 a 1 nas oitavas. Na fase de grupos se classificou em primeiro no Grupo H, batendo Gana e Uruguai e perdendo para a Coreia (com time alternativo).

    Apesar de Cristiano Ronaldo não viver seu melhor momento e ter ficado na reserva no jogo contra a Suíça (vendo do banco o seu substituto Gonçalo Ramos fazer três gols), o técnico Fernando Santos garante que o grupo está unido: “O Cristiano, naturalmente, não ficou muito satisfeito. O contrário seria difícil. Foi uma conversa tranquila, onde expus os meus pontos de vista”.

    Do outro lado do gramado estará a surpreendente seleção marroquina, que segue invicta na Copa com duas vitórias e dois empates. Na fase de grupos, a equipe africana empatou sem gols com a Croácia na primeira rodada. Depois, bateu a Bélgica por 2 a 0 e Canadá por 2 a 1. Nas oitavas fez história ao eliminar a favorita Espanha nos pênaltis.

    Os dois últimos classificados para as semifinais da Copa do Mundo do Catar serão definidos neste sábado (10), em partidas equilibradas e confrontos que prometem fortes emoções. Portugal encara o surpreendente Marrocos a partir das 12h (horário de Brasília) no Estádio Al Thumama e a Inglaterra enfrenta a França às 16h no Estádio Al Bayt.

    Inglaterra e França fazem um confronto que pode ser considerada uma final antecipada do Mundial. A seleção inglesa está invicta até aqui, com três vitórias e um empate. Na fase de grupos, goleou o Irã na estreia por 6 a 2. Depois ficou no 0 a 0 com os Estados Unidos e bateu o País de Gales por 3 a 0. Nas oitavas de final, superou o Senegal.

    Já a França chega em alta após bater a Polônia com extrema facilidade nas oitavas de final pelo placar de 3 a 1. Na fase de grupos, os Azuis estrearam com goleada de 4 a 1 sobre a Austrália por 4 a 1, venceram a Dinamarca por 2 a 1 e terminaram sua participação no Grupo D com derrota para a Tunísia (partida na qual atuou com uma formação alternativa).

    França e Inglaterra já se enfrentaram 31 vezes na história, com retrospecto positivo do English Team: 17 vitórias contra apenas nove da França. Em Copas do Mundo, o retrospecto favorável dos ingleses se mantém: duas vitórias em dois jogos, nas fases de grupos dos Mundiais de 1966 (vencida pela Inglaterra) e de 1982.

    Na outra partida deste sábado, Portugal chega motivado após golear a Suíça por 6 a 1 nas oitavas. Na fase de grupos se classificou em primeiro no Grupo H, batendo Gana e Uruguai e perdendo para a Coreia (com time alternativo).

    Apesar de Cristiano Ronaldo não viver seu melhor momento e ter ficado na reserva no jogo contra a Suíça (vendo do banco o seu substituto Gonçalo Ramos fazer três gols), o técnico Fernando Santos garante que o grupo está unido: “O Cristiano, naturalmente, não ficou muito satisfeito. O contrário seria difícil. Foi uma conversa tranquila, onde expus os meus pontos de vista”.

    Do outro lado do gramado estará a surpreendente seleção marroquina, que segue invicta na Copa com duas vitórias e dois empates. Na fase de grupos, a equipe africana empatou sem gols com a Croácia na primeira rodada. Depois, bateu a Bélgica por 2 a 0 e Canadá por 2 a 1. Nas oitavas fez história ao eliminar a favorita Espanha nos pênaltis.

    Na última Copa do Mundo (Rússia), Portugal e Marrocos se enfrentaram pela fase de grupos. Portugal levou a melhor naquela ocasião, com vitória de 1 a 0 com gol de Cristiano Ronaldo.

     

     

     

     

     

    Lula anuncia cinco ministros do futuro governo

     


    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou os cinco primeiros ministros do futuro governo. Os nomes foram apresentados no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, onde está instalado o gabinete de transição.

    Segundo Lula, alguns nomes foram antecipados para que possam montar as equipes. “Preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar a estrutura do governo e para que o governo comece a funcionar”, disse.

    Os futuros ministros serão os seguintes:

    Casa Civil: Rui Costa, governador da Bahia até dezembro
    Fazenda: Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo
    Defesa: José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais
    Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado
    Relações Exteriores: Mauro Vieira, ex-chanceler e embaixador do Brasil na Croácia

    Os demais ministros serão anunciados na próxima semana, após a cerimônia de diplomação de Lula e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Originalmente, a equipe do futuro governo só seria anunciada após a diplomação, mas Lula decidiu antecipar alguns nomes após a aprovação no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.

    Após anunciar os nomes, Lula disse que todos os ministros, até agora, são homens e prometeu mais diversidade na apresentação dos próximos cargos, a partir da semana que vem. “Vai chegar uma hora em que vocês vão ver mais mulheres do que homens e muitos afrodescendentes”, declarou.

    O adiantamento dos nomes pretende desfazer impasses no Ministério da Defesa e agilizar as negociações na tramitação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados. Na semana passada, Lula disse que estava com “80% do ministério na cabeça”, mas informou que a montagem definitiva da equipe dependia de negociações.

    Em alguns casos, os futuros titulares começaram a visitar os ministérios que comandarão. Ontem (8) pela manhã, Haddad reuniu-se com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

    Em relação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lula disse que pretende desmembrar a pasta no futuro, mas que, no primeiro momento, Flávio Dino concentrará as duas pastas. Segundo ele, caberá ao futuro ministro reestruturar as carreiras da Polícia Rodoviária Federal e reduzir a interferência política nas forças de segurança.

    Em rápido discurso após ser confirmado no cargo, Dino informou ter indicado a Lula o delegado Andrei Rodrigues para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal. Segundo o futuro ministro, Rodrigues tem experiência em investigações sobre a Amazônia, participou de diálogos com estados e municípios e atuou nos esquemas de segurança da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

    Em relação à indicação sobre os futuros comandantes militares, Lula informou que o novo ministro da Defesa conversará com os nomes sondados para fazer os convites. Ao sair do CCBB, Múcio informou que pretende reunir-se com o atual presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e os atuais comandantes das Forças Armadas na próxima semana.

     

    sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

    Argentina vence Holanda nos pênaltis e vai enfrentar a Croácia na semifinal


    A primeira semifinal da Copa do Mundo 2022 está definida. A Argentina venceu a Holanda nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal, na tarde desta sexta-feira (9), no Estádio Lusail, pelas quartas de final do torneio. Com a vitória sobre os europeus, os Hermanos vão enfrentar a Croácia na semi.

    Os primeiros minutos de jogo foram equilibrados entre as equipes. Apesar do equilíbrio as duas seleções não criaram grandes chances de gol. Mas aos 35 minutos, o craque Messi fez boa jogada e deixou o lateral Nahuel Molina na cara do gol para abrir o placar para a albiceleste. O placar permaneceu em 1 a 0 até o fim da primeira etapa.

    Na segunda etapa, os argentinos seguiram no campo de ataque em busca do segundo gol. Aos 26 minutos, Acuña invadiu a área da Holanda e foi derrubado. O arbitro que estava em cima do lance confirmou a penalidade. Na cobrança, Messi bateu no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Noppert. Aos 37 minutos, a Holanda ainda diminuiu, com Weghorst, deixando o jogo bastante movimentado, aumentando as investidas contra o gol argentino.

    O jogo seguiu com 10 minutos de acréscimos, e no último lance, após cobrança de falta ensaiada na entrada da área, a Holanda conseguiu o empate com Weghorst, levando o jogo para a prorrogação.

    No tempo extra, ambas equipes tiveram boas chances criadas, mas não conseguiram converter as oportunidades em gol. Com a confirmação do empate, a vaga na semifinal foi decidida nas penalidades. Nas cobranças, o goleiro Emiliano Martínez pegou os chutes de Van Dijk e Steven Berghuis. Enzo Fernandez desperdiçou do lado argentino e as cobranças terminaram em 4 x 3 para argentina.

    Com a vitória e classificação a Argentina vai enfrentar a Croácia, algoz do Brasil nessa copa. A partida será na próxima terça-feira (13), às 15h.

    Por Campo Grande News

    Croácia vence nos pênaltis e elimina o Brasil da Copa do Mundo

     


    Na tarde desta sexta-feira (9), o Brasil enfrentou a Croácia buscando chance de avançar na Copa do Mundo, mas acabou perdendo para a equipe europeia.

    Com duelo apertado, o Brasil conseguiu marcar apenas na prorrogação, com gol de Neymar e abriu o placar. A Croácia arrancou um empate com gol de Petkovic, empurrando a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o Brasil desperdiçou duas oportunidades e ficou de fora da competição.

    Com a vitória, a Croácia passou para as semifinais e poderá enfrentar a Holanda ou Argentina, que irão disputar a outra vaga nas quartas de final.

    Com a mesma escalação do time que goleou a Coreia do Sul (4 a 1) na última segunda (5), Tite levou a campo Danilo na lateral-esquerda e Éder Militão na direita. 


     

    Sãojoseense morre vítima de acidente próximo a São José do Seridó nesta sexta

     


    Nesta sexta-feira (9), um acidente com vítima fatal foi registrado nas primeiras horas da manha, nas proximidades do Sitio Bonita, na RN 288 entre Caicó e São José do Seridó.

    O jovem Carlos César Guedes viajava com destino a cidade de Caicó. Cesinha, como era mais conhecido em São José, é filho do empresário e renomado saxofonista Carlos Guedes e da empresária Marionete Araújo. Ele deixa um filho e a namorada.

    O pai da vitima esteve no local do acidente acompanhado policiamento de trânsito. O SAMU foi acionado, mas ao chegar ao local constatou que o jovem já encontrava-se sem vida.

    Por Carlos Felipe

     

    INSS divulga calendário de pagamentos para aposentados e pensionistas

     


    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou hoje (8), em Brasília, o calendário de pagamento de 2023. Mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas recebem benefícios do órgão.

    Para quem recebe um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.

    Os valores já serão pagos com o reajuste do salário mínimo, que ainda não foi definido para o ano que vem.

    Para saber quando o pagamento será depositado, basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Segundo o INSS, para aqueles que recebem seu benefício há algum tempo, vale a data habitual.



    IFRN - Campus João Câmara abre Processo Seletivo para professor substituto de educação física

     


    O Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN declara a abertura de Processo Seletivo, que visa preencher uma vaga e formação de cadastro no cargo de Professor Substituto para atuar na área de Educação Física, para o campus de João Câmara.

    A fim de atuar nos cargos, é necessário que o candidato tenha a idade mínima de 18 anos, esteja em dia com as obrigações eleitorais, e militares quando do sexo masculino, possua licenciatura em educação física, dentre outros.

    O valor da remuneração mensal será de R$ 3.130,85 a R$ 5.831,21, com carga horária de 40 horas semanais a serem cumpridas.

    As inscrições devem ser realizadas via site do IFRN, no período de 10h do dia 12 até às 23h59 do dia dia 25 de dezembro de 2022 com a taxa sendo de R$ 78,00. Podem solicitar a isenção os candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único ou sejam membros de família de baixa renda.

    Da Seleção

    Os candidatos serão avaliados em prova de desempenho e análise de títulos. A prova de desempenho está prevista para ter início no dia 9 de janeiro de 2023.

     

    Prefeitura de Boa Saúde - RN promove um novo Processo Seletivo

     


    No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura Municipal de Boa Saúde torna público a abertura das inscrições de um novo Processo, que tem como objetivo o preenchimento de 50 vagas.

    Há oportunidades para os cargos de: Auxiliar de Sala (10); Professor de Ciências (2); Professor de Educação Física (2); Professor de Geografia (2); Professor de História (2); Professor de Língua Portuguesa (1); Professor de Matemática (1); Pedagogo (30).

    O profissional contratado terá a cumprir a carga horária de 30 a 40 horas semanais, e o valor da remuneração varia de R$ 1.212,00 a R$ 2.941,44.

    Para concorrer as oportunidades é necessário possuir os seguintes requisitos: ser brasileiro; ter idade mínima de 18 anos; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; escolaridade de nível médio ou superior, conforme a função almejada.

    As inscrições podem ser realizadas apenas de forma presencial, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Dr. Manoel Joaquim de Souza, nº 447, das 8h às 14h, de 12 a 16 de dezembro de 2022. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00 a R$ 60,00.

    A seleção dos candidatos acontecerá por meio de duas fases, sendo elas a análise de currículo e entrevista, prevista para 28 e 29 de dezembro de 2022.

    O prazo de validade do Processo Seletivo será até a data de 31 de dezembro de 2023 e/ou até o término do ano letivo municipal, podendo ser prorrogado pelo tempo necessário a atender a necessidade do interesse público.

     

    Prefeitura de Portalegre - RN divulga Processo Seletivo na da área da educação

     


    No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Portalegre, divulgou nesta quinta-feira (8), a abertura das inscrições de um novo Processo Seletivo destinado a contratação de profissionais da área da educação.

    De acordo com o edital, esta Seleção busca preencher duas vagas para o cargo de assistente de alfabetização voluntário, com exercício no Programa Tempo de Aprender, na Escola Municipal Filomena Sampaio de Saouza do Ensino Fundamental.

    Para se inscrever, é necessário estar cursando o ensino superior ou possuir graduação completa na área, bem como disponibilidade de 5 horas semanais em casa turma, para o exercício das funções estabelecidas. Haverá uma ajuda de custo de R$ 150,00, para cada turma.

    Procedimentos para participar

    Os interessados devem se inscrever no período de 12 de dezembro de 2022 a 12 de janeiro de 2023, exclusivamente de forma presencial, na Sede da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Portalegre, localizada na R. Jose Vieira Mafaldo, nº 122, Centro. Não será cobrada taxa de participação.

    Como critérios de classificação, os candidatos serão avaliados por meio de análise curricular e documental, entregues no ato de inscrição. Em caso de empate, terá preferência, sucessivamente o candidato com:

    • Maior pontuação no que se refere a experiência na atuação em turmas de alfabetização;
    • Maior idade;
    • Diploma de graduação em pedagogia e/ou outras licenciaturas.

    Este Processo Seletivo, conforme a publicação do edital, terá validade de um ano.

     

    Ufersa - RN realiza Processo Seletivo para Professor Substituto

     


    No estado do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural doSemi-Árido (UFERSA) torna público a abertura de um novo Processo Seletivo no município de Mossoró, que tem como objetivo o preenchimento de 10 vagas no cargo de professor substituto.

    As oportunidades que foram divulgadas são para as áreas de:Política e Legislação Florestal; Economia Florestal; Planejamento e Administração Florestal; Avaliação de Impactos Ambientais (1); Ictiologia e Ecologia (1); Mecânica Geral I, PAC e Expressão Gráfica (1); Administração e Empreendedorismo (1); Fenômeno de transportes e Resistencia dos materiais (1); Mecânica Clássica, Ondas e Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo e seus Laboratórios (1); Algoritmos e Programação. Gerência de Projetos. Sistemas Operacionais. Arquitetura de Computadores (1); Pesquisa Operacional/Simulação, Desenvolvimento de Produto/Inovação, Automação da Produção e Gestão Ambiental (1); Informática Básica, Informática Aplicada e Estrutura de Dados (1); Clínica Cirúrgica, Bioética e Medicina Legal e Comportamento e Bem-estar Animal (1); Antenas e Subestações; Introdução a engenharia de petróleo, Geologia Geral; Geologia e Geofísica do petróleo; Engenharia de Poço I; Fluidos de Perfuração e completação; Completação e estimulação de poços de petróleo; Engenharia de Reservatório II; Modelagem e simulação de Processos/Engenharia Bioquímica/Química Geral; Instrumentação e Controle/Projeto de Processos/Química Geral; Mecânica Geral I, Resistência dos Materiais I, Termodinâmica e Materiais de Construção Mecânica I.

    O profissional contratado terá a cumprir a carga horária de 20 a 40 horas semanalmente, e o valor da remuneração mensal varia de R$ 2.236,32 a R$ 6.289,21.

    Para concorrer as oportunidades é necessário possuir escolaridade de nível superior, conforme a função almejada.

    As inscrições podem ser realizadas apenas via internet, pelo seguinte email: inscricoes.cpps@ufersa.edu.br, de 15 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023. O valor da taxa de inscrição será de R$ 55,00 a R$ 75,00, e o candidato que fazer jus poderá solicitar a isenção do pagamento no período de 15 a 19 de dezembro de 2022.

    A seleção acontecerá por meio de três métodos, dispostas da seguinte forma:

    • Prova escrita, prevista para 29 de janeiro e 5 e 29 de fevereiro de 2023;
    • Prova de aptidão didática, data provável de 1 e 8 de fevereiro de 2023 e 1 de março de 2023;
    • Exame de títulos.

    O presente Processo Seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, contando a partir da homologação do resultado final.

     

    Tite aposta em futebol ofensivo e defende dança nas comemorações

     

    Na última coletiva, antes da partida contra a Cróacia pelas quartas de final da Copa, Tite defendeu as comemorações brasileiras embaladas por dança, passinho e coreografias

    “Eu respeito a cultura e o jeito que eu sou, a seleção que trabalho. É a nossa forma de ser. Se tiver que dançar, vou dançar. Só que tenho que treinar mais. Pescoço é duro."

    Apesar de elogiar o adversário desta sexta, às 12h (hora de Brasília), conhecido pela resiliência dentro do gramado e um habilidoso meio de campo comandado por Modric, o treinador não pretende mudar o jeito da seleção jogar, apostando no poder ofensivo do time como trunfo para avançar às semifinais. 

    “É a identidade do futebol brasileiro, não sou eu, é a geração que surgiu agora, são os técnicos de base que formaram esses atletas. Nós damos confiança para que eles possam produzir o seu melhor. É a nossa característica. Em cima dessa pressão, tem que ter coragem para jogar desta forma, mesmo correndo riscos e a carne ser cortada. E eu já vivi isso. Esse é o futebol que eu acredito

    O Rei do Futebol, que enfrenta problemas de saúde, também ganhou mensagem de apoio: “Desejo muita saúde ao Pelé. Ele é uma inspiração para todos nós. Ele faz aquilo que a Copa tem demonstrado, com solidariedade, convivência harmônica, torcidas juntas, aceitação de diferenças. A Copa tem trazido isso”.