Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2022

“Lutamos por dias melhores e com fé em Deus vamos conseguir a paz para todos”, diz Coronel Brilhante em mensagem de Natal e Ano Novo na Rádio Universo de São Fernando 

 


Em entrevista na Rádio Universo Web de São Fernando, neste domingo (25), o Coronel Brilhante transmitiu sua mensagem de Natal e Ano Novo e fez uma avaliação positiva do ano 2022 em relação ao seu projeto político e o seu trabalho desenvolvido na Polícia Militar do Rio Grande do Norte. 

"Estou aqui para parabenizar e agradecer a toda a região e desejar um feliz natal e um próspero ano novo com muitas felicidades. Nós tivemos um saldo bem positivo. Estou parabenizando nesse sentido, o pessoal ter reconhecido o nosso trabalho e depositado o voto de confiança na gente. Agradeço de coração toda a região do Seridó por ter abraçado o nosso projeto. Vamos continuar na luta de sempre ajudar o Seridó e ao povo das demais regiões do RN”, disse o Coronel Brilhante. 

Ao analisar o cenário atual, o Coronel Brilhante destacou que é preciso tomar mais conhecimento sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. “Lutamos por dias melhores que virão e com fé em Deus vamos conseguir a paz para todos”, afirmou Brilhante, em entrevista ao repórter Paulo Júnior. 

Retrospectiva 2022: confira as principais notícias de junho

 


No dia 6 de junho a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja) divulgou que o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian no Brasil, estavam desaparecidos há mais de 24 horas, ou seja, desde o dia 5.

O desaparecimento ocorreu no Vale do Javari, Amazonas, no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte. Bruno Pereira já havia denunciado que estaria sofrendo ameaças. Dom Phillips escrevia um livro sobre a região. Polícia Federal, Marinha e Fundação Nacional do Índio (Funai) seguiram no caso.

No dia 7, Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como Pelado, foi preso em flagrante. Ele foi apontado por várias pessoas como um dos suspeitos do desaparecimento por ter ameaçado Bruno Pereira algumas vezes. Pelado foi detido em uma abordagem por posse de drogas e munição calibre 762, de uso restrito.

No dia 9, foram encontrados vestígios de sangue em sua embarcação. Mas foi somente no dia 14 que o suspeito confessou a participação no desaparecimento e indicou o local onde os corpos foram enterrados. No dia 15, a Polícia Federal foi até o lugar e lá encontrou “remanescentes humanos”.

A Polícia Federal (PF) confirmou, no dia 17, que os restos mortais que foram encontrados na Amazônia eram do jornalista do inglês Dom Phillips. No dia 18, foi a vez dos restos de Bruno serem identificados. A perícia concluiu que ambos foram mortos por armas de caça.

No dia 20 foi encontrada a lancha onde os dois desaparecidos viajavam. O local exato onde estava a embarcação foi indicado por Jeferson da Silva Lima, que foi detido no dia 18, por suspeita de envolvimento com os assassinatos. No dia 23, um avião deixou Brasília com os corpos para que estes fossem entregues às famílias.

Menino Miguel

O Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou, no início de junho, Sari Corte Real pela morte do menino Miguel Otávio da Silva, ocorrido no dia 2 de julho do ano passado. A pena foi de 8 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de abandono de incapaz com resultado morte.

De acordo com a decisão do juiz José Renato Bizerra, a acusada iniciará o cumprimento da pena em regime fechado. Mas ainda cabe recurso da condenação, e Sari Corte Real pode recorrer em liberdade.

Alta na gasolina

Para tentar conter a alta da gasolina o presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que prevê um teto limitando o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.

Gravidez interrompida

No fim do mês veio à tona o caso de uma menina vítima de estupro que teve negado seu direito ao aborto. Depois da interferência do Ministério Público Federal (MPF) a criança conseguiu realizar o procedimento, garantido por lei.

Fome

Levantamento divulgado no dia 8 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) indicou que 33,1 milhões de pessoas não tinham o que comer no país. Os dados constam do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil.

Saúde

No dia 9, o governo paulista confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no país: um morador da capital paulista que está internado no Emílio Ribas, com boa evolução do quadro clínico.

A segunda ocorrência da doença foi detectada em um homem, de 29 anos, que está isolado em sua residência em Vinhedo, no interior do estado.

Presidente da Caixa

Na noite do dia 28 um site noticioso publicou acusações de funcionárias de carreira da Caixa de que o presidente da empresa, Pedro Guimarães, cometia assédio sexual contra funcionárias. No dia seguinte, Guimarães se demitiu do cargo em carta enviada ao presidente Jair Bolsonaro. Assumiu em seu lugar a Secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino.

Internacional

As fortes chuvas e inundações ocorridas na província de Jiangxi, no centro da China, afetaram, no início de junho, mais de 800 mil pessoas. As chuvas causaram danos em 80 cidades e vilas da província, que tem 45 milhões de habitantes.

Segundo a agência oficial de notícias do país, a Xinhua, cerca de 32 mil pessoas foram retiradas da região entre 28 de maio e ao dia 6.

Retrospectiva 2022: confira as principais notícias de maioe

 


O início do mês (2) foi marcado pelos casos de dengue que aumentaram em mais de 100% nos quatro primeiros meses de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. 

A hepatite misteriosa aguda grave que surgiu na Europa também preocupou as autoridades brasileiras. No dia 6, o Ministério da Saúde informava que monitorava sete casos suspeitos da doença.

Outra doença que acendeu o alerta das autoridades foi a varíola dos macacos. No dia 24, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar o cenário da doença no Brasil.

Gabriel Monteiro

O vereador carioca Gabriel Monteiro se tornou réu na Justiça do Rio de Janeiro, acusado de filmar relação sexual com uma adolescente de 15 anos. A denúncia foi aceita no dia 2 de maio e o mandado de citação e intimação foi expedido no dia 17. No dia 25 a Câmara do Rio ouviu testemunhas sobre o caso. Uma delas, inclusive, relatou os casos de assédio.

Caso Genivaldo

No dia 26, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou que investigaria a morte de Genivaldo de Jesus Santos, ocorrida durante uma abordagem feita no dia anterior (25) por policiais rodoviários federais na BR-101, em Sergipe.

No mesmo dia, a PRF declarou o afastamento dos envolvidos. No dia 30, o  presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre o assunto, dizendo que a justiça seria feita.

Eleições 2022

Com a proximidade do pleito eleitoral, os preparativos foram intensificados. No dia 1º, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou um plano de ação para ampliar a transparência do processo eleitoral. Foram definidas dez medidas que serão aplicadas nas eleições de outubro. 

Foram aprovados mecanismos como a ampliação do acesso ao código-fonte dos programas usados nas urnas eletrônicas, aumento do número de entidades fiscalizadoras que participam da cerimônia de preparação das urnas para votação, aperfeiçoamento e ampliação dos testes de auditoria dos equipamentos, além do incentivo à conferência adicional do boletim de urna, modalidade que permite imprimir o somatório de votos da urna eletrônica em cada seção eleitoral. 

Os partidos políticos e as federações partidárias tiveram até o dia 5 para realizar convenções e escolher os candidatos e candidatas que iriam disputar um cargo eletivo.

No dia 13, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou a segunda fase do teste público de segurança (TPS) do sistema eletrônico das eleições.

Ataque no Texas

No dia 24, um homem armado assassinou crianças e professores no tiroteio mais letal nos Estados Unidos em quase uma década. O caso aconteceu na Robb Elementary School em Uvalde, no Texas. Salvador Ramos matou pelo menos 21 pessoas antes de ser morto, baleado pela polícia.

Obituário

O ator norte-americano Ray Liotta, de 67 anos, que estrelou o sucesso de 1990 Os Bons Companheiros, morreu durante o sono nesta quinta-feira (26) na República Dominicana, confirmou à Reuters a Diretoria-Geral de Cinema da República Dominicana.