Páginas

terça-feira, 7 de março de 2023

Governo do RN diz que missão em Portugal trouxe resultados positivos


A governadora Fátima Bezerra desembarcou no aeroporto de São Gonçalo do Amarante às 22 horas deste domingo (05), depois de cumprir agendas administrativas em Portugal voltadas para atração de investimentos nos setores do turismo e das energias renováveis.

"Volto impressionada com o interesse das empresas que contatamos em ampliar investimentos no RN. A EDP Renováveis, a Enerfín e a Voltalia externaram interesse em ampliar investimentos e produzir hidrogênio e amônia verde. Também tratamos de investimentos no Porto-Indústria Verde em nosso Estado", disse. 

Nesse ponto - reforçou Fátima -, os empresários apontaram os estudos técnicos que definiram a localização do porto, o tempo médio de concessão de licenças ambientais e a segurança jurídica como um diferencial importante, determinante para tomada de decisões sobre investimentos nesse projeto.

Os novos investimentos em energias renováveis incluem a instalação de um Porto-Indústria verde no município de Caiçara do Norte, parques geradores de energia eólica e solar onshore e offshore, produção de hidrogênio e amônia verdes e e-metanol. O Porto-Indústria verde servirá de base para comercialização, exportação e fornecimento de infraestrutura para o setor das energias renováveis.

Turismo

A governadora também destacou os contatos feitos na área do turismo: "Foi um sucesso a nossa participação na BTL, que é a maior feira de turismo da Europa. Apresentamos um novo roteiro para o nosso Litoral Norte e conseguimos a ampliação dos vôos da TAP para Natal".

Outro ponto positivo destacado por Fátima Bezerra foi o início de entendimentos com os geoparques dos países de língua portuguesa. "Nossa proposta foi muito bem recebida e junto ao governo de Portugal vamos definir uma data para realizar um encontro no RN, possivelmente ainda este ano. "Esta iniciativa é uma opção ao turismo de sol e mar, que vai valorizar aspectos da nossa cultura, geografia e história, beneficiando a população do interior e dando um up grade importante ao nosso Geoparque Seridó", pontuou a governadora. 

Junto à CEO Christine Ourmières, da TAP Air Portugal, ficou definido o fortalecimento da rota Lisboa-Natal e de campanhas em conjunto com a companhia aérea portuguesa. 

Além das negociações com as empresas do setor energético e de promoção do turismo, a governadora visitou o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, que prometeu atuar em apoio à divulgação das potencialidades do Rio Grande do Norte para atração de turistas.

No Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, Fátima foi recebida pelo vice-governador Walter Alves, que devolveu simbolicamente o cargo. Nesta segunda-feira (06), a governadora desenvolverá atividades junto com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e participa de reunião virtual do Fórum Nacional de Governadores que discutirá reforma tributária e recomposição de perdas de receitas provocadas pela desoneração do ICMS incidente sobre combustíveis, comunicação e energia elétrica.

 

Nenhum comentário: