Páginas

sábado, 15 de abril de 2023

Rede pública de ensino de São Fernando celebra a Páscoa com distribuição de ovos de chocolate para alunos

 






Na sexta-feira (14), a secretaria municipal de Educação, Cultura e Lazer, em nome do Secretário Professor João Bosco da Silva, promoveu um evento para os alunos da rede pública de ensino. 

A ação teve como objetivo principal a distribuição de ovos de Páscoa para as crianças e adolescentes matriculados, proporcionando um momento de alegria e descontração para os estudantes.

Além disso, a iniciativa também promoveu reflexões sobre os valores cristãos, como a solidariedade e a generosidade, e contribuiu para uma formação mais humanizada e inclusiva dos estudantes.

A ação da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer demonstra o comprometimento em valorizar a educação e o bem-estar dos alunos da rede pública de ensino, proporcionando momentos de aprendizado e socialização para os estudantes.

A distribuição dos ovos de Páscoa foi uma forma de celebrar a data comemorativa e levar um pouco de doçura para a vida dos alunos, fortalecendo o sentimento de união e fraternidade entre a comunidade escolar. Com essa iniciativa, a Secretaria de Educação, Cultura e Lazer contribuiu para a construção de uma educação mais inclusiva e humanizada, que valoriza não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também a formação de valores essenciais para a vida em sociedade.

Grupo de gestantes do PAIF de São Fernando visita maternidade do Hospital do Seridó de Caicó


 

Na quinta-feira, dia 13 de abril, o grupo de gestantes do PAIF(Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) do municipio de São Fernando, teve a oportunidade de conhecer a Maternidade do Hospital do Seridó de Caicó, o local onde elas vivenciarão uma experiência inesquecível da jornada da maternidade.

A visita, conduzida pelos profissionais da Residência Multiprofissional da UFRN , possibilitou as futuras mamães conhecer o ambiente que as acolherão no momento do pré- parto, parto e pós-parto, dando-lhes ainda mais segurança e confiança.   

Durante a permanência no serviço, elas conheceram toda estrutura da maternidade do setor de PARTO NATURAL, os alojamentos, puderam tirar dúvidas e receber orientações importantes tanto para a futura admissão, como também sobre a escolha certa do acompanhante, saber o que é importante levar para a maternidade.

O momento "ouro" foi conhecer tudo que está disponível para elas, as medidas não farmacológicas no pré-parto, as condições disponíveis para o parto normal e humanizado, sobre seus direitos como paciente (acompanhante, licenças) e sobre aleitamento materno no banco de leite.

Vale lembrar que o Hospital do Seridó possui o selo de Hospital Amigo da Criança. A visita tem o intuito sobretudo, de tranquilizar as futuras mamães para o momento do parto.

O Grupo de Gestantes foi acompanhado pela Coordenadora do CRAS, Luziani Silva e pela Enfermeira da UBS Inácia Duarte, Isabelle Araújo. A visita esteve sob o monitoramento da enfermeira obstetra e coordenadora da maternidade Diane Dantas, a quem a equipe externa os agradecimentos.



Florânia é palco das gravações do filme: O Capador do Cangaço; uma viagem ao futuro

 




A cidade de Florânia está sendo palco das gravações do filme: O Capador do Cangaço; uma viagem ao futuro.

As gravações ocorrem em pontos diversos da cidade e o Gabinete Civil da prefeitura foi um dos cenários das tomadas de gravação. O filme está sob direção do cineasta J. Júnior e conta com elenco floraniense e da região, além de produtores vindos de outras partes do Brasil como São Paulo por exemplo.

A gestão Lugar de Gente Feliz tem apoiado a produção que em breve será exibida em praça pública.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Flamengo anuncia Jorge Sampaoli como novo treinador

 


O Flamengo anunciou Jorge Sampaoli como novo treiador, nesta sexta-feira, 14. Após a saída de Vítor Pereira, o argentino, que deixou o Sevilla recentemente, retorna ao Brasil com contrato até 31 de dezembro de 2024.

Vice-campeão do Campeonato Carioca, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, o Flamengo foi eliminado na semifinal do Mundial de Clubes. Sob pressão, o Rubro-Negro demitiu VP, substituído interinamente por Mário Jorge, em derrota para o Maringá.

Após especulações sobre a volta de Jorge Jesus, a diretoria fechou contrato com Sampaoli. Treinador do Santos em 2019 e Atlético Mineiro em 2020, o argentino tem 102 partidas por clubes brasileiros, somando 57 vitórias, 21 empates e 24 derrotas, segundo o site Ogol.

O último trabalho do argentino foi no Sevilla, da Espanha, onde saiu com apenas 30 jogos. O título mais importante da carreira de Sampaoli foi a Copa América de 2015, com o Chile.

 

Vazam fotos da necropsia da cantora Marília Mendonça; polícia investiga possíveis responsáveis


Fotos da necropsia do corpo da cantora e compositora Marília Mendonça vazaram, nessa quinta-feira (13) em grupos de aplicativos de mensagem. O material compartilhado integra o inquérito policial que investiga a morte da artista. Em respeito aos leitores e à memória da artista não iremos divulgar as imagens, mesmo que distorcidas.

Marília Mendonça morreu aos 26 anos, no auge de sua carreira em um trágico acidente aéreo em novembro de 2021, na cidade de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais. A equipe da artista já acionou o advogado Robson Cunha para tomar as medidas jurídicas cabíveis sobre o vazamento.

Nota da assessoria da cantora

“Estamos todos chocados, só em imaginar a possibilidade de algo desta natureza existir, e de pessoas capazes de divulgar este tipo de conteúdo. Robson Cunha, advogado da cantora já está em contato com as autoridades e irá tomar as devidas medidas para punir os responsáveis. Por aqui não só estamos pedindo, mas suplicando para que não compartilhem este material. Temos certeza que todos fãs ou não fãs de Marília Mendonça querem nutrir a imagem do sorriso largo da cantora, de sua voz marcante e de sua figura única em carisma e autenticidade. Contamos com todos vocês para denunciar e não compartilhar o conteúdo”

O que a Polícia diz

A Polícia Civil de Minas Gerais disse que o sistema onde ficam armazenados os documentos investigativos são auditáveis e que a Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP) já está realizando os levantamentos com vistas a identificar  todos os acessos ao referido laudo.

Em nota, a instituição informou que coaduna com esses acontecimentos e assegura que a ação está sendo apurada para esclarecimentos e responsabilização dos envolvidos.

Marília Mendonça

Conhecida como “Rainha da Sofrência”, Marília Mendonça marcou uma grande trajetória na música sertaneja brasileira. A compositora morreu em um acidente aérea no dia 05 de novembro de 2021, em  Piedade de Caratinga (MG). Também foram vítimas do acidente o tio e assessor da cantora, Abicieli Silveira, o produtor Henrique Bonfim e o piloto e copiloto do avião.

A morte da cantora pegou todos de surpresa e deixou todos abalados. Músicas da artista ainda estão sendo lançadas, mesmo após sua morte, pois foram gravadas antes do trágico acidente. As canções batem o top 1, nos aplicativos de músicas.

Compartilhar imagens de pessoas mortas é crime

Previsto no Código Penal Brasileiro, o artigo 212, ressalta sobre a divulgação de imagens de pessoas mortas. De acordo com o artigo, o vilipêndio de cadáveres é considerado crime contra o respeito aos mortos. Caso constatado o crime, o ato de vilipendiar cadáveres ou suas cinzas, a pessoa pode ser punida entre um a três anos de reclusão e multa.

Outro caso

Cristiano Araújo, vítima de um acidente de carro em 24 de junho de 2015,  também foi vítima de pessoas maldosas, que divulgaram imagens dentro da funerária enquanto preparavam o corpo do artista para o velório. O cantor de 29 anos, morreu no auge do sucesso.

A morte de Cristiano Araújo, pegou todos de surpresa, assim como a morte de Marilia Mendonça.


DIA D: Acari realiza campanha de Multivacinação neste sábado

 



A Prefeitura de Acari, através da Secretaria de Saúde, comunica que neste sábado, dia 15 de abril, acontece o "Dia D de Mobilização Estadual", uma campanha de Multivacinação - Covid-19 (bivalente), Influenza (H1N1) e Febre Amarela.

PÚBLICO ALVO
FEBRE AMARELA: População de 9 meses a 59 anos.
COVID-19: Idosos acima de 60 anos de idade, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde ou profissionais da saúde, pessoas imunossuprimidos a partir de 12 anos, comorbidades acima de 12 anos de idade.

INFLUENZA (H1N1): Idosos com 60 ou mais, crianças de 6 meses a menor de 6 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e profissionais das forças armadas e da segurança e salvamento.

As equipes de saúde estarão administrando as doses das 07h30 até às 12h00, no Municipal Clube de Acari. Compareça levando sua Carteira de Vacinação SUS e o seu CPF.

Prefeitura de Santana do Matos - RN divulga reabertura das inscrições de Processo Seletivo


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Santana do Matos, por meio do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) anuncia a reabertura das inscrições de Processo Seletivo, que tem por objetivo o preenchimento de 54 vagas destinadas à contratação de estagiários.

Segundo documento (reabertura) as inscrições do presente foram reabertas, de 17 a 19 de abril de 2023, por meio do preenchimento do currículo disponível no site do Ciee, no qual deverá ser entregue na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, localizada na Rua Aristófanes Fernandes, s/n, Centro. O atendimento é das 8h às 12h. A reabertura se refere apenas às 12 vagas inclusas pelo documento para estagiário de ensino superior, graduando em Pedagogia ou em demais cursos de licenciatura na área da educação,

Há oportunidades disponíveis entre os seguintes cargos, conforme os respectivos cursos:

  • Ensino Superior I - Pedagogia e demais cursos na área do magistério: Auxiliar de Sala (15); Auxiliar de criança com NEE (14); Auxiliar administrativo;
  • Ensino Superior II - Pedagogia e demais cursos na área do magistério: Auxiliar de Sala (6); Auxiliar de criança com NEE (3); Auxiliar administrativo;
  • Ensino Superior III - Administração Ciências contábeis Economia Ciência e tecnologia Sistemas de Informação e áreas afins: Auxiliar de Sala; Auxiliar de criança com NEE; e Auxiliar administrativo (1).

Logo, também são ofertadas vagas nas áreas de Ensino Superior IV - Pedagogia (2) e Ensino Superior V - Educação Física (1), no qual deverão atuar no Cras - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Para concorrer a uma das chances ofertadas, é necessário que o candidato esteja matriculado e com frequência efetiva no respectivo curso de nível superior, conforme a vaga pleiteada.

Para as demais vagas as inscrições puderam ser feitas nos dias 2 e 3 de março de 2023.

Ao ser contratado, o estagiário deve exercer funções em jornadas de 30 horas semanais, referente a bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 500,00.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de avaliação curricular, com ase nos critérios especificados no documento de seleção.

 

Cruzeta confirma realização do 30º Aqui Acontece São João em junho

A Prefeitura Municipal de Cruzeta, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte está confirmando que vai promover entre os dias 14 à 18 de junho de 2023, na praça de eventos Dr. Sílvio Bezerra de Melo, o 30º Aqui Acontece São João e o 20º Festival de Quadrilhas Estilizadas. 

O evento tradicional e cultural atrai centenas de visitantes ao município de Cruzeta, sendo considerado um dos grandes atrativos juninos na região do Seridó.

Congresso analisa 26 vetos, reajuste de servidor e crédito para Bolsa Família


O Congresso Nacional se reúne na terça-feira (18) para apreciar 26 vetos presidenciais, além de projetos para abertura de crédito no Orçamento — inclusive para pagamento do Bolsa Família — e autorização do reajuste para servidores públicos federais. 

Entre os vetos que aguardam análise, há alguns de 2021 e também os mais recentes, incluindo sete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marcada para o meio-dia, esta será a primeira sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados para votação de proposições neste ano.

Dos 26 vetos em tramitação, 24 já estão trancando a pauta, impedindo a votação de outras proposições. Um dos itens mais esperados é o Veto 46/2021, a mudanças na Lei dos Crimes contra o Estado Democrático de Direito (Lei 14.197, de 2021), que revogou a antiga Lei de Segurança Nacional, criada durante a ditadura militar. Esse item tem relação com os ataques golpistas às sedes dos três Poderes, em 8 de janeiro. 

O veto, aposto pelo então presidente Jair Bolsonaro, impediu, por exemplo, o aumento de pena para militares envolvidos em crimes contra o Estado Democrático de Direito. Pelo projeto, eles estariam sujeitos à perda do posto, da patente ou da graduação. Também foi vetado o capítulo que buscava tipificar como crime o atentado a direito de manifestação, com pena que poderia chegar a 12 anos de reclusão.

Foram vetadas, ainda, outras hipóteses de aumento de pena nos crimes contra o estado democrático de direito. Após a invasão ao Congresso e os atos de terrorismo nas sedes dos Poderes constitucionais, senadores avaliam que há urgência para que os vetos sejam derrubados.

Outro trecho que acabou não virando lei em razão do veto foi a tipificação do crime de comunicação enganosa em massa (disseminação de fake news) com pena de até 5 anos de reclusão.

Enfermagem  

Também aguarda votação no Congresso o Veto 43/2022, sobre o piso salarial da enfermagem. O veto teve origem na sanção da Lei 14.434, de 2022, que estabeleceu o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira. Na época, Jair Bolsonaro vetou a correção anual do piso pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A correção estava prevista no projeto aprovado pelo Congresso.

Outro veto que precisa ser votado por senadores e deputados é o Veto 33/2022, imposto à Lei 14.375, de 2022, que permitiu o abatimento de até 99% das dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Transportes  

Também estão na pauta vetos a regulamentações dos transportes ferroviário e aéreo. O Veto 67/2021, aplicado à Lei 14.273, de 2021, trata do Marco Legal das Ferrovias. Dos 38 dispositivos vetados, um já teve o veto mantido, em sessão do Congresso em abril de 2022. O trecho determinava que a lei decorrente do projeto teria 90 dias para entrar em vigor. Com o veto mantido, a lei é considerada válida desde dezembro de 2021, quando foi sancionada.

Entre os dispositivos vetados que ainda precisam ser analisados, está o que atribuía ao regulador ferroviário a destinação final de bens relacionados a trechos devolvidos ou desativados por concessionárias.  

Já o Veto 30/2022 atinge a Lei 14.368, de 2022, que flexibiliza regras do setor aéreo. A polêmica está na cobrança pelo despacho de bagagens em voos. O então presidente Jair Bolsonaro não concordou com a volta do despacho gratuito, que estava garantida no texto aprovado pelo Congresso. Ele alegou que excluir a cobrança aumentaria os custos dos serviços aéreos e teria o efeito contrário ao desejado, ou seja, encareceria as passagens.

O ponto vetado não fazia parte do texto original da MP e foi acrescentado por emenda na Câmara dos Deputados. Desde 2017, as companhias aéreas são autorizadas a cobrar pelas malas despachadas. Na época, as empresas alegavam que a cobrança permitiria baratear as passagens, o que não ocorreu.

Novos vetos   

Entre os sete vetos mais recentes, já do presidente Lula, está o Veto 5/2023, ao Orçamento deste ano. Os trechos retirados envolvem a destinação de mais de R$ 4 bilhões para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Os recursos iriam para ações de fomento de pesquisa, contratos com organizações sociais e obras.

As demais dotações vetadas incluem R$ 60 milhões para o Ministério da Economia, para fomento ao associativismo e ao cooperativismo; R$ 15 milhões para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para compra de equipamentos agropecuários; e R$ 8 milhões para o Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

Além dos gastos, o presidente Lula vetou também o preenchimento de 512 cargos, sendo 417 em 6 universidades federais de 5 estados e 95 na Agência Nacional de Mineração (ANM). Outros 1.829 cargos que seriam criados nas mesmas universidades também foram vetados. A justificativa para o veto aos cargos nas universidades é que essa medida impactaria “significativamente” o planejamento e a gestão do quadro de pessoal permanente do Executivo.

Um terceiro tema vetado do texto da LOA foi a regra que identificaria os recursos autorizados pela Emenda Constitucional 126, que liberou R$ 145 bilhões por fora do teto de gastos para o Orçamento deste ano. O dispositivo vetado previa que programações orçamentárias referentes a despesas incluídas no Orçamento pela ampliação do teto de gastos deveriam ser classificadas com um código específico de fonte de recursos (8.444), para que fosse mais fácil identificar o caminho desse dinheiro.

A lista de novos vetos, de 2023, inclui, ainda, os Vetos 1/2023 (localização de doadores de medula óssea); 2/2023 (prevenção de suicídios de policiais); 3/2023 (Política Nacional de Educação Digital); 4/2023 (número único de identificação), 6/2023 (campanha de prevenção da exposição ao sol); e 7/2023 (medidas contra o desperdício de água).

Crédito suplementar

Os três projetos de lei do Congresso Nacional que estão na pauta tratam de crédito suplementar de R$ 4 bilhões ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para pagar despesas do FNDCT (PLN 1/2023); da autorização para a concessão de reajuste aos servidores públicos federais, a partir de 1º de maio deste ano (PLN 2/2023); e da destinação de R$ 71,44 bilhões para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, para o pagamento do Bolsa Família (PLN 3/2023).

Fonte: Agência Senado

 

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Atleta de Cruzeta é destaque no Campeonato Brasileiro de Seleções

 


A Gestão Municipal de Cruzeta está parabenizando a jovem atleta cruzetense Naedja Kelly, que recentemente conquistou o título da Primeira Divisão sub-16 feminina do Campeonato Brasileiro de Seleções. O Campeonato Brasileiro foi realizado no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema, no Rio de Janeiro.

As meninas do RN venceram Pernambuco por 3 sets a 0 (25/15, 25/18 e 25/21).

A levantadora cruzetense foi convocada para a seleção Estadual de vôlei sub 16, foi protagonista com desempenho excelente, celebrando grandes feitos, ajudando a levar o nome da cidade às primeiras colocações na competição mais importante do país.

A sua trajetória esportiva iniciou na escolinha de vôlei do município de Cruzeta, trazendo resultados expressivos para o esporte local e nacional.

 

Luiz Eduardo convoca deputados para reunião com cúpula da segurança pública

 


O deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) convocou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (13) os demais parlamentares a participarem de reunião para debater a situação da segurança pública no Rio Grande do Norte. Prevista para o dia 20 de abril, deve reunir, na Assembleia Legislativa do RN, os chefes dos setores de segurança pública do RN. O deputado também registrou audiência pública que debateu o turismo e aconteceu na tarde de quarta-feira (12), na Casa Legislativa.

“Foi um momento rico e reunimos em um mesmo evento, donos de hotéis, restaurantes, líderes de entidades de classes, Secretaria de Turismo de Natal, Secretaria de Turismo do RN e prefeitos. Foi muito produtiva em benefício do turismo, que passa por dificuldades”, disse ele.

Sobre o próximo dia 20 de abril, o parlamentar destacou que o convite para a cúpula da Segurança Pública do Estado foi feito pelos deputados da Comissão de Administração para dar explicações sobre a situação de insegurança vivida pelo Rio Grande do Norte no mês de março.

“Queremos ouvir deles o que está sendo feito para evitar que o RN afunde mais ainda nessa crise de insegurança. Vamos cobrar explicações para melhorar a segurança no nosso estado. Será um momento importante, por isso peço que os deputados engrossem a fileira e que, juntos, possamos dar nossa contribuição para que essa crise não venha acontecer novamente”, destacou.

Serão convocados para a reunião o comandante da Polícia Militar do RN, o Secretário Estadual de Administração Penitenciária, o Secretário Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, a Delegada Geral do Estado, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros e o Diretor Geral do ITEP.

 

Adjuto Dias pede ao Governo do Estado reabertura do aeroporto de Caicó


Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa, o deputado Adjuto Dias (MDB) destacou pleito encaminhado ao Governo do Estado solicitando a reabertura do Aeroporto Rui Mariz, em Caicó, no Seridó potiguar. De acordo com o parlamentar, o equipamento está interditado desde janeiro de 2022, por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), causando transtornos para municípios da região.

“Na época, o Governo do Estado emitiu uma nota falando sobre as medidas que estariam sendo adotadas junto à prefeitura de Caicó para a reabertura do aeroporto, mas até agora, mais de um ano depois, o equipamento segue fechado, prejudicando todo o Seridó, seja no tocante ao transporte emergencial de pacientes ou no atendimento aos voos particulares de pequeno porte”, observou Adjuto.

Segundo ele, o fechamento do aeroporto se deu em razão da ausência de cerca de segurança na pista, ausência de vigilância, presença de animais de grande porte e invasão de pessoas. “Faço esse apelo ao governo para que, o quanto antes, adote as medidas necessárias para a reabertura do aeroporto”, disse o deputado criticando ainda as condições das rodovias estaduais.

PLACAR DO FUTEBOL: Confira os RESULTADOS desta QUARTA-FEIRA


A bola rolou nesta super quarta-feira de futebol. No Brasil, destaque para a sequência dos jogos de ida da terceira fase da Copa do Brasil e reta final do Campeonato Paulista da Série A3. Para não perder o costume, o PLACAR FI acompanhou todos os jogos do dia e traz para você torcedor os resultados desta quarta-feira.

O dia ainda teve Quartas de Finais da Liga dos Campeões, jogo isolado no Campeonato Potiguar e Brasileiro Sub-20.

COPA DO BRASIL – 3ª FASE – 1ª RODADA

Remo-PA 2 X 0 Corinthians

Palmeiras 4 X 2 Tombense-MG

Atlético-MG 2 X 1 Brasil-RS

Ypiranga-RS 0 X 2 Botafogo

Nova Iguaçu-RJ 1 X 2 América-MG

Coritiba 3 X 3 Sport

Fluminense 3 X 0 Paysandu-PA

CRB-AL 1 X 0 Athletico

PAULISTA – A3 – 2ª FASE – 5ª RODADA

Matonense 2 X 2 Capivariano

EC São Bernardo 0 X 0 Marília

União Suzano 3 X 1 Grêmio Prudente

Desportivo Brasil 1 X 0 São José

POTIGUAR – 2ª FASE – 6ª RODADA

Potiguar-RN 3 X 1 Potiguar-RN

LIGA DOS CAMPEÕES – QUARTAS DE FINAL – 1ª RODADA

Milan 1 X 0 Napoli

Real Madrid 2 X 0 Chelsea

BRASILEIRO – SUB-20 – 1ª FASE – 7ª RODADA

Flamengo 1 X 2 Internacional

Ceará 1 X 4 Fluminense

Santos 7 X 3 Cruzeiro

Athletico 1 X 3 Goiás

Concurso Público é realizado pela Prefeitura de Junco do Seridó - PB


No estado da Paraíba, a Prefeitura de Junco do Seridó, por meio da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) anuncia a realização de um novo Concurso Público, que tem por objetivo o preenchimento de 68 vagas destinadas à contratação de profissionais.

Há oportunidades disponíveis entre os seguintes cargos, conforme as respectivas unidades de lotação:

  • Secretaria Municipal de Educação: Nutricionista Escolar (1); Psicólogo Escolar (1); Pedagogo (1); Assistente Social Educacional (1); Professor - Educação Infantil - Zonas Urbana e Rural (5); Professor - Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º Ao 5º Ano) - Zonas Urbana e Rural (12); Professor de Educação Física - Zonas Urbana e Rural (1); Professor Para Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) - Zonas Urbana e Rural (2);
  • Secretaria de Saúde: Agente Comunitário de Saúde (9); Auxiliar Técnico Bucal (1); Biomédico (1); Fisioterapeuta (1); Fonoaudiólogo (1); Médico PSF (1); Médico Plantonista (2); Médico Veterinário (1); Nutricionista (1); Odontólogo PSF (1); Psicólogo (1); Terapeuta Ocupacional (1); Educador Físico (1); Enfermeiro (2); Técnico de Enfermagem (3);
  • Secretaria de Assistência Social: Assistente Social (1); Pedagogo (1); Orientador Social (1); Psicólogo Cras e Creas (2);
  • Administração Geral: Auxiliar Infraestrutura, Manutenção e Conservação (10); Agente Administrativo (1); e Fiscal de Tributos (1).
Vale ressaltar que dentre as funções ofertadas, há vagas reservadas aos profissionais que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.

Para concorrer a uma das chances ofertadas, é necessário que o candidato possua escolaridade entre níveis fundamental incompleto, fundamental completo, médio, técnico e superior relativo ao cargo pleiteado.

Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 30 a 40 horas semanais, referente a remuneração mensal no valor que alterna entre R$ 1.302,00 a R$ 3.906,00.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar do Processo Seletivo, podem se inscrever de forma eletrônica no período de 3 de abril de 2023 a 3 de maio deste mesmo ano, por meio do site da Funcern.

Vale ressaltar que o pagamento da taxa no valor entre R$ 60,00 a R$ 100,00, deve ser efetuado até o dia 4 de maio de 2023.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de prova objetiva, na data prevista de 28 de maio de 2023. A prova terá duração máxima de três horas e consistirá em questões que envolvem as áreas de língua portuguesa, lógica, conhecimentos específicos, didática e informática.

No entanto, os candidatos inscritos nos cargos de nível superior, serão submetidos à fase de prova de títulos, no qual a documentação especificada no edital, deve ser anexada entre os dias 14 e 15 de junho de 2023, com base nos critérios especificados no documento de seleção.

Vigência

De acordo como edital de abertura, o Certame terá validade durante dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período

Profissionais da educação de Florânia participam do Fórum Educação Empreendedora em Currais Novos

 

Profissionais da educação do Município de Florânia, participaram do Fórum Educação Empreendedora promovido pelo Sebrae, o evento ocorreu na última quarta-feira, no Aero Clube, na cidade de Currais Novos. 

Metodologias Inovativas: Como Educar na Era Digital, foi a palestra principal do evento e foi tratada por Andrea Filatro, Mestra e Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 
 
Foram realizadas ainda durante o encontro oficinas com temas pertinentes a área educacional. A Secretária Municipal de Educação, Suely Cardoso esteve presente.

Florânia está no Mapa do Turismo Brasileiro até 2024


O Município de Florânia, está no Mapa do Turismo Brasileiro até o ano de 2024. A cidade está entre os municípios do estado que conseguiu cumprir todos os requisitos para certificação como um dos municípios que integra o Mapa do Turismo Brasileiro, registrado no sistema de informações SISMAPA.

O gestor municipal de Florânia, Saint Clay (Galo de Florânia), a vice prefeita Joelzia Teixeira (Loba) celebram o resultado da certificação que favorece o município a se destacar em todo estado. A cidade é rica em aspectos culturais, religioso, rural e arquitetônico.

Para Josimar Tavares, Coordenador Municipal de Turismo, a permanência da cidade no mapa do turismo, fortalece ações para o desenvolvimento do território floraniense e suas adjacências. Outro ponto a se destacar é o papel essencial do Secretária Estadual, Aninha Costa, e toda sua equipe, em especial Mercia Motta. 

Rede de proteção da criança realiza caminhada e passeio ciclístico de conscientização do autismo em Serra Negra


Idealizada pelo conselho tutelar, com o apoio do Programa Criança Feliz, CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Escolas no município, Polícia Militar, e Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, e de Educação, a rede de proteção infantil do município de Serra Negra, realizou nesta quarta-feira (12), a primeira caminhada e passeio ciclístico de conscientização do autismo.

O evento bastante participado por diversas camadas da sociedade, teve por objetivo retirar a invisibilidade do sujeito autista, proporcionando-lhes inclusão social e familiar, além de atentar para o aumento de autistas em nosso meio, amenizar a subnotificação, e abolir o preconceito.

Currais Novos receberá espetáculo “Terra de Sant’Ana” nos dias 19, 20 e 21 de julho


Um dos momentos mais emocionantes e que marcaram a história da Festa de Sant’Ana de Currais Novos, retornará este ano com uma linda e brilhante apresentação que enaltecerá a fé e a cultura do nosso povo: o espetáculo Terra de Sant’Ana acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de julho no Largo do Coreto Guarany e deverá reunir um grande público. Originalmente criado em Currais Novos, o espetáculo foi difundido para outras cidades da região. O último “Terra de Sant’Ana” em Currais Novos foi encenado em 2009.

A confirmação da grande novidade cultural para a festa da padroeira do município se deu após reunião nesta terça-feira (11) entre a Prefeitura e a equipe coordenadora do espetáculo. O encontro contou com a participação do Prefeito Odon Jr, da Vice-Prefeita Ana Albuquerque, dos secretários David Narwith (Turismo), Ronaldo Gomes (Secretaria Especial de Cultura), de Carlos Medeiros (Coordenação SEEC), do artista Adriano Nunes, e de Joriana Pontes, da CIA Bagana de Teatro (Mossoró). O espetáculo contará com a direção geral de Diana Fontes.

Serão selecionados 30 atores de Currais Novos para o espetáculo que terá 03 apresentações durante o período da Festa de Sant’Ana. Em breve, uma equipe da CIA Bagana de Teatro estará em Currais Novos realizando audições para os atores e atrizes que desejem participar do espetáculo.

O projeto do “Terra de Sant’Ana” havia sido aprovado em 2019 pela Lei Estadual Câmara Cascudo, e devido a Pandemia, não pode ser realizado naquele ano. Agora, após a captação de recursos, o espetáculo irá acontecer e contará com apoio grandioso da Prefeitura Municipal de Currais Novos. “Este será um grande espetáculo e uma homenagem à nossa cultura currais-novense, um momento muito especial para todos nós”, disse o Prefeito Odon Jr. (Foto: Mazilton Galvao)

Prefeitura de Cruzeta realiza Chamamento Público de Compra da Agricultura Familiar para aquisição de gêneros alimentícios

 


A Comissão Permanente de Licitação do Município de Cruzeta/RN, considerando o disposto na Lei no 11.947/2009 e Resolução/CD/FNDE no 06, de 08 de maio de 2020 e suas alterações, torna público que realizará o Chamamento Público de Compra da Agricultura Familiar para aquisição de gêneros alimentícios produzidos por Agricultores e/ou Empreendedores de Base Familiar Rural, destinada ao preparo das refeições oferecidas aos alunos matriculados na Educação Básica das Instituições Educacionais da Rede Pública Municipal de Ensino, em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Os interessados deverão apresentar documentos de Habilitação e Projeto de Venda no período de 11 de abril de 2023 a 02 de maio de 2023, até 23h59min, no Portal de Compras Públicas: www.portaldecompraspublicas.com.br.


A sessão de abertura e julgamento dos Envelopes será realizada no dia 03 de maio de 2023, às 08:00 horas. A íntegra do Edital e seus anexos estão disponíveis no site oficial do Município: www.cruzeta.rn.gov.br e no Portal de Compras Públicas: www.portaldecompraspublicas.com.br.

Mais informações serão fornecidas pelos Fones: 84-3473-2210 e pelo e-mail: cplcruzetarn@gmail.com.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 3 milhões



O sorteio das seis dezenas do concurso 2.582 da Mega-Sena será realizado às 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canais da Caixa no YouTube e no Facebook.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas lojas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis números marcados, custa R$ 4,50.

De acordo com a Caixa, caso um ganhador acerte o prêmio principal e aplique todo valor aplicado na poupança, receberá um rendimento de rende R$ 21 mil no primeiro mês.
Apostas mais caras

A partir do fim do mês, os preços das apostas lotéricas ficarão R$ 0,50 mais caros. Segundo a Caixa Econômica Federal, o reajuste será feito após mais de três anos sem alta dos preços. Duas modalidades terão aumentos no início do próximo mês.

Para a Mega-Sena, a Lotofácil, a Quina e a Lotomania, os novos preços valerão a partir de 30 de abril. Para o Timemania e o Dia de Sorte, o aumento entrará em vigor em 3 de maio.

A Caixa explicou que o reajuste foi necessário para repor a inflação acumulada desde novembro de 2019, quando ocorreu o último aumento.

PLACAR DO FUTEBOL: Com Copa Brasil, veja os RESULTADOS da TERÇA!


Placar FI em ação. A terça-feira foi bem movimentada no mundo do futebol. O Placar ao Vivo do Portal Futebol Interior acompanhou todos os jogos e traz a lista com os resultados do dia. Confira abaixo.
CONFIRA OS JOGOS DO PLACAR FI:

AMISTOSOS DE SELEÇÕES
Alemanha 1 x 2 Brasil (seleção feminina)

COPA DO BRASIL
Volta Redonda-RJ 1 x 2 Bahia
Botafogo 0 x 2 Santos
Internacional 2 x 1 CSA
Fortaleza 6 x 1 Águia-PA
São Paulo 0 x 0 Ituano

ACREANO
Andirá-AC 2 x 3 Rio Branco-AC
Adesg 0 x 1 Humaitá-AC

RORAIMENSE
GAS-RR 0 x 2 São Raimundo-RR

LIGA DOS CAMPEÕES
Benfica 0 x 2 Internazionale
Manchester City 3 x 0 Bayern de Munique


Concursos Ibama e ICMBio: ministra confirma autorizações


A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, confirmou que o Ibama e o ICMBio estão incluídos no pacote de concursos federais que serão autorizados ainda esta semana.

Além disso, o governo federal liberou a convocação dos excedentes dos concursos para os órgãos, abertos em 2021. 

“Já conseguimos junto ao Ministério da Gestão o concurso para o Ibama, para o ICMBio e para o Ministério do Meio Ambiente. E vamos emergencialmente convocar aqueles que fizeram concurso público e estavam na reserva, de forma emergencial. Isso é um grande reforço para essa área que foi completamente exaurida”, disse a ministra na segunda-feira, 10, em entrevista à CNN Brasil.

Marina Silva também sinalizou a autorização de um concurso para o próprio Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O número de vagas para cada órgão ainda não foi revelado. Tal informação será publicada no Diário Oficial da União, junto com os avais. 

Na segunda, 10 de abril, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva completou 100 dias. Para comemorar a data, o presidente reuniu ministros no Palácio do Planalto para falar sobre as ações realizadas e as medidas que serão tomadas nos próximos meses. 

Em sua fala, Lula destacou a necessidade de contratação de servidores nas áreas do Meio Ambiente. Direcionando o discurso à Marina Silva, o presidente frisou que os desafios são múltiplos, inclusive a contratação de servidores por concurso público. 

"A Marina Silva está em uma fase de montar o que foi desmontado. Desde contratar gente até equipamento para que possamos voltar a ter um padrão de fiscalização que tínhamos há dez anos", enfatizou Lula. 

Servidor do Ibama apreende aves vendidas irregularmente
Ibama solicita aval para novo concurso de nível superior (Foto: Divulgação/Ibama)

Na última semana, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável por autorizar os concursos federais, teve uma reunião com a ministra Marina Silva. O que pode ter reforçado a necessidade de concursos na área ambiental.

Esther Dweck anunciou que novos concursos federais serão autorizados ainda esta semana. Na segunda, 10, o Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI) já recebeu o aval para abrir 814 vagas de analista, tecnologista e pesquisador. 

Concurso Ibama: órgão solicita 2.048 vagas de analista

A presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicitou autorização para um novo concurso com 2.408 vagas. O pedido é para ingresso em cargos de nível superior, distribuídos da seguinte forma:

  • Analista ambiental: 1.503 vagas;
  • Analista administrativo: 905 vagas. 

Os dois cargos têm como requisito o ensino superior completo em qualquer área. As remunerações serão de R$10.014,71, com os reajustes anunciados pelo Governo Federal. Os valores já contam com o novo auxílio-alimentação de R$658. 

Em paralelo, o Ibama pleiteia a nomeação de todos os aprovados no cadastro de reserva do concurso de 2021. Isso significaria um aval para provimento de 257 vagas do cadastro de reserva. 

Nesse caso, a análise é feita pela Presidência da República, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, bem como pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

O último concurso para o Ibama teve edital divulgado em 2021. Foram abertas 568 vagas imediatas, sendo 432 para técnico ambiental, cargo de nível médio, e 136 para analistas, de nível superior. 

Concurso ICMBio: órgão pede a chamada de excedentes

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) confirmou à Folha Dirigida o pedido para convocação de 25% dos excedentes no último concurso. 

Conforme o Decreto nº 9.739, de 2019, durante o prazo de validade do concurso, o governo federal pode autorizar a nomeação de aprovados e não convocados, que ultrapassem em até 25% o quantitativo original de vagas. 

O concurso ICMBio ofertou 171 vagas inicialmente e os 25% representam a chamada de mais 42 aprovados. 

O edital da seleção foi publicado em novembro de 2021. Da oferta total, 110 vagas foram destinadas a técnico ambiental e 61 a analista ambiental.

No caso de técnico ambiental, o requisito foi ter somente o ensino médio completo. Já para analista ambiental foi exigido nível superior. Ainda não há informações sobre o quantitativo de vagas e cargos que foram solicitados para o novo concurso do ICMBio.

 

OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo


A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte por gripe aviária no mundo. A mulher, de 56 anos, morava na província de Guangdong, na China, e começou a apresentar sintomas em 22 de fevereiro. 

No dia 3 de março, ela precisou ser hospitalizada em razão de uma pneumonia grave e morreu no dia 16 do mesmo mês. No último dia 27, o governo chinês confirmou que a paciente foi infectada pelo vírus H3N8, causador da gripe aviária.

O caso foi detectado por meio do sistema de vigilância de infecções respiratórias agudas graves. A mulher tinha comorbidades e um histórico de exposição a aves vivas antes do início dos sintomas da doença, além de contato com pássaros selvagens dentro da própria casa.

De acordo com a OMS, apenas três casos de gripe aviária foram identificados em humanos em todo o mundo – todos na China. “Uma investigação epidemiológica e o rastreamento de contatos próximos foram realizados. Não foram encontrados outros casos entre pessoas próximas ao indivíduo infectado”, destacou a entidade, por meio de nota.

“Com base nas informações disponíveis, o vírus não parece ter a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e, portanto, o risco de se espalhar entre humanos em níveis nacional, regional e internacional é considerado baixo”, avaliou a organização. “Entretanto, devido à natureza de constante evolução dos vírus influenza, a OMS enfatiza a importância da vigilância global para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus influenza circulantes.”

Entenda 

Os vírus da gripe aviária são comumente detectados em animais em todo o mundo. São alguns dos subtipos mais frequentemente encontrados em aves, causando pouco ou nenhum sinal de adoecimento em pássaros domésticos e selvagens. A chamada transmissão entre espécies do H3N8 foi reportada em diversos mamíferos, inclusive de forma endêmica entre cães e cavalos.

Brasil 

No último dia 30, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou portaria que suspende, em todo o território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. A medida, de caráter preventivo, tem validade inicial de 90 dias e foi tomada em função do risco de ingresso e de disseminação de casos de gripe aviária no país.

Em janeiro, nota técnica da pasta já alertava para a necessidade de adoção de medidas preventivas contra a gripe aviária em razão do aumento de notificação de casos em diversos países. Na ocasião, o govrno federal determinou o aumento das atividades de vigilância sanitária nos estabelecimentos avícolas por parte de órgãos estaduais de vigilância sanitária animal.

 

Prefeitura de Doutor Severiano - RN divulga Concurso Público com 110 vagas


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Doutor Severiano divulga a abertura de um novo Concurso Público que tem como objetivo a contratação de profissionais que tenham níveis fundamental, médio, técnico e superior.

De acordo com o edital, serão preenchidas 110 vagas distribuídas entre os cargos de Agente Comunitário de Saúde (3); Agente de Contratação (2); Agente de Combate de Endemias (2); Agrônomo (1); Arquiteto (1); Assessor Jurídico (1); Assistente Social (3); Auditor de Contratos (1); Auxiliar Administrativo (10); Auxiliar de Operação e Manutenção de Sistema (Saae) (1); Auxiliar de Serviços Gerais (10); Auxiliar de Serviços Gerais (Saae) (1); Digitador (1); Dentista (1); Educador Físico (1); Educador Social (1); Eletricista (1); Enfermeiro (1); Engenheiro Civil (1); Farmacêutico/ Bioquímico (1); Fiscal de Obra (1); Fiscal de Zoonose (Animal) (1); Fisioterapeuta (1); Fonoaudiólogo (1); Fotografo (1); Gari (2); Médico Clinico Geral (1); Merendeira Escolar (2); Motorista "Ab" (5); Motorista "D" (3); Motorista/Operador de Maquinas e Equipamentos (2); Nutricionista (1); Operador de Sistema (Saae) (2); Optometrista (1); Pedreiro (2); Pintor (1); Porteiro (3); Professor de Artes (1); Professor de Ciências (1); Professor de Educação Física (1); Professor de Geografia (1); Professor de História (1); Professor de Libras (1); Professor de Língua Inglesa (1); Professor de Língua Portuguesa e Redação (1); Professor de Matemática (1); Professor de Música (Maestro) (1); Professor de Pedagogia (2); Psicólogo (3); Químico (Saae) (1); Recepcionista (3); Técnico de Enfermagem (1); Técnico De Informática (1); Técnico de Laboratório e Análises Clinicas (1); Técnico em Laboratório Óptico (1); Técnico de Refrigeração (1); Técnico em Saúde Bucal (4); Técnico em Segurança Do Trabalho (1); Técnico de Vigilância Sanitária (1); Técnico Previdenciário (1); Terapeuta Ocupacional (1); Veterinário (1); Vigilante (2) e Zelador de Quadra (2).

Dentro do total acima mencionado, há oportunidades exclusivas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.

Aos profissionais admitidos, estes irão desempenhar funções em carga horária de 30 a 40 horas semanais e contarão com salários no valor de R$ 1.302,00 a R$ 7.500,00 ao mês.

Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem comprovar a escolaridade exigida, bem como registro no respectivo conselho de classe, idade mínima de 18 anos, CNH na categoria "AB", "C" e "D", dentre outros requisitos que constam no edital.

Procedimentos para participação

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições no período de 11 de abril de 2023 a 12 de maio de 2023, exclusivamente via internet por meio do site da Facet Concursos. Vale ressaltar há taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 a R$ 115,00 e deverá ser efetuado no dia estipulado no boleto.

No que diz respeito à classificação dos candidatos inscritos, será composta por prova objetiva prevista para ser realizada no dia 18 de junho de 2023. Dito isto, o conteúdo programático será composto por questões de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e específicos. Para alguns cargos haverá prova prática e prova de títulos.

O prazo de validade do presente Concurso Público será de um ano, contado da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

terça-feira, 11 de abril de 2023

Ufersa anuncia novo Processo Seletivo para Professores Substitutos

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), no estado do Rio Grande do Norte, torna público as inscrições para Seleção de Professor Substituto para os campus de Mossoró, Angicos, Pau dos Ferros e Caraúbas.

As oportunidades são para atuar nas seguintes disciplinas/módulos e áreas: Forragicultura, Exterior e Julgamento Animal e Melhoramento Animal (1); Extensão pesqueira e para aquicultura e Elaboração de projetos para pesca e aquicultura (1); Pesquisa Operacional/Simulação, Desenvolvimento de Produto/Inovação e Gestão Ambiental (1); Business Intelligence, Algoritmos e Programação, Análise e Projeto de Sistemas, Gerência de Projetos; Didática, Estágio, Ensino de História e Ação Educativa em Espaços não escolares; Hidráulica; Hidrologia; Topografia; Tecnologia das Edificações; Orçamento, Planejamento e Controle de Obras; Elementos de Máquinas I, Elementos de Máquinas II, Materiais de Construção, Mecânica II; Metrologia, Fundamentos e Ciências dos Materiais (1); Disciplinas do Curso de Engenharia Elétrica; Literatura Inglesa (1); Algoritmo e Programação, Informática Básica e Informática Aplicada (2).

Para se inscrever é necessário ter escolaridade em nível superior, mestrado ou doutorado.

O regime de trabalho do professor substituto será de a 40 horas semanais, e a remuneração mensal será de acordo com a titulação, de R$ 3.130,85 a R$ 6.289,21.

Inscrição e seleção

As inscrições deverão ser encaminhadas no período de 14 a 24 de abril de 2023, por meio do site, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 55,00 a R$ 75,00.

O Processo Seletivo será feito por meio de prova escrita, prova didática e exame de títulos.

O prazo de validade da Seleção será de um ano, contado da homologação do respectivo resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

 

Governo do RN inicia obras em rodovias


A Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) e o Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER/RN) assinaram, na última semana, um total de sete contratos relativos às obras de conservação de rodovias em todo o estado. 

A etapa de execução destas obras, que iniciará essa semana, terá investimento de R$62 milhões e faz parte das primeiras ações previstas pelo planejamento de manutenção e recuperação das estradas do RN. 

“É importante afirmar que há um planejamento do Governo do RN para a recuperação da malha rodoviária do nosso estado, que começando com a conservação dos casos urgentes, passa pela restauração de trechos críticos e culmina em obras de maior complexidade – como a construção de novas estradas e requalificação com aumento de capacidade de rodovias já existentes – para as quais já temos os projetos prontos”, informou o Secretário da Infraestrutura Gustavo Coelho. 

Próximos passos para a recuperação da malha rodoviária

A segunda etapa deste planejamento também terá início ainda em abril, com a publicação dos editais de licitação. Os processos licitatórios contemplarão a restauração de diversos trechos críticos, intervenção que consistirá em ações mais profundas do que as realizadas no primeiro nível do planejamento. 

A previsão é que as obras comecem a partir de julho e, assim como na primeira etapa, todos os sete distritos rodoviários do estado serão contemplados. O investimento total será de R$150 milhões entre 2023 e 2024, com recursos do próprio Governo do RN. 

Já a terceira fase contará com aporte de recursos federais e compreende a implantação de novas rodovias novas, além da readequação e do aumento da capacidade de rodovias já existentes. 

Obras da primeira etapa foram iniciadas

O primeiro nível do planejamento, que começou a ser executado nessa segunda-feira (10), consiste no programa de conservação e manutenção e contará com equipes atuando simultaneamente nos sete distritos rodoviários (DR) do estado: 

I DR (sediado em Mossoró): RN 117 (Mossoró - Caraúbas - Olho d'Água dos Borges); RN 015 (Mossoró - Baraúna - Divisa RN/CE); RN 016 / RN 404 (Entroncamento BR 404 - Assú - Carnaubais - Porto do Mangue).

II DR (sediado em Caicó): RN 118 (Caicó - São João do Sabugi - Ipueira - Divisa RN/PB); RN 041 (Currais Novos - Lagoa Nova); RN 086 (Parelhas - Equador - Divisa RN/PB); RN 288 (Caicó - Acari).

III DR (sediado em João Câmara): RN 221 (Guamaré - Macau); RN 023 (Touros - João Câmara); RN 120 (João Câmara - Bento Fernandes - Entrocamento BR 304); 

IV DR (sediado em Nova Cruz): RN 023 (BR 226 - Lajes Pintadas); RN 093 (Sítio Novo - Passa e Fica); RN 120 (Serra Caiada - Santo Antônio).

V DR (sediado em Natal): RN 064 (Santa Maria - Ceará-Mirim); RN 312 (Macaíba - Igreja Nova); RN 002 (Georgino Avelino - Entroncamento BR 101); RN 313 (Entroncamento BR 101 - Pium); RN 063 (Tabatinga - São José de Mipibu).

VI DR (sediado em Pau dos Ferros): RN 177 (São Miguel - Encanto - Pau dos Ferros); RN 079 (Alexandria - Marcelino Vieira - Entrocamento BR 405); RN 117 (Serrinha dos Pintos - Martins - Umarizal - Olho d'Água dos Borges - Umarizal - Itaú).

VII DR (sediado em Santana do Matos): RN 263 (Angicos - Afonso Bezerra - Pedro Avelino); RN 118 (Macau - Pendências - Alto dos Rodrigues - Ipanguaçu - São Rafael - Jucurutu).

"Vale ressaltar que o cronograma das obras precisará se adequar às condições climáticas, respeitando os limites impostos pelo período de chuvas", completou o governo estadual.