Páginas

sábado, 1 de março de 2025

Renovação Carismática Católica de Caicó realiza o DESPERTAI 2025



A Renovação Carismática Católica de Caicó convida toda a população para participar do Retiro de Carnaval DESPERTAI 2025, um evento que promete transformar vidas e renovar corações na presença de Deus!

De 01 a 04 de março
Início: 01/03 às 14h30
Local: Centro de Evangelização Kadoshy (em frente ao Dom Wagner)
Entrada gratuita

“Com o tema inspirador “Senhor, a quem iríamos nós?” (Jo 6,68a), este retiro será um tempo de alegria verdadeira e espiritualidade profunda, onde viveremos dias de intensa experiência com o amor de Deus”, disse o Articulador da Renovação Carismática Católica de Caicó, Gutemberg Dantas.

A programação está repleta de momentos especiais:
✅ Santa Missa para fortalecer a fé
✅ Confissões para um novo recomeço
✅ Atendimento com o Ministério de Cura e Libertação
✅ Adoração ao Santíssimo Sacramento
✅ Louvor e animação para celebrar a vida em Deus
✅ Vivência fraterna, partilhas e momentos de encontro
✅ Programação noturna cheia de surpresas e alegria

Além disso, haverá serviço de lanchonete disponível durante todo o retiro, garantindo mais conforto para todos os participantes.

Se você deseja um Carnaval diferente, cheio da graça de Deus, este convite é para você! Traga sua família, seus amigos e venha viver um tempo de renovação espiritual e festa no Espírito Santo.

Afinal, a nossa alegria não acaba na Quarta-feira de Cinzas!

📞 Mais informações:
📲 (84) 99930-2216 | (84) 99850-3202 | (84) 99818-9433 | (84) 99910-0604

Esperamos por você!

Organização: Renovação Carismática Católica de Caicó

Irreverência: Troça da Serpente anima o sábado de Carnaval em Caicó

 



A Troça da Serpente é um dos destaques no sábado de Carnaval em Caicó. Com a participação de uma orquestra de frevo, a Troça da Serpente saiu após às 9 horas da Casa de Pedra, nas imediações do Poço de Sant’Ana, e percorreu as ruas da cidade ao som de marchinhas antigas.

O percurso passa pelo Mercado Público, a feira de artesanato “Caicó Mostra Caicó” e conclui o trajeto no Largo da Catedral de Sant’Ana sob o Arco do Triunfo. 

Na trajetória da Troça da Serpente, o detalhe é que o bloco foi destaque em nível nacional em uma reportagem da Globo News, o que deu uma ampla repercussão para a agremiação carnavalesca.

DE SALVADOR PARA CAICÓ: Rafa e Pipo Marques são atrações no Carnaval de Caicó neste sábado (01)


O Carnaval de Caicó apresenta uma programação diversificada neste sábado (01 de março). A folia começou cedo com a Troça da Serpente, que saiu pelas ruas ao som de uma orquestra de frevo e relembrando marchinhas do carnaval de todos os tempos. 

Confira a programação:

Sábado – 01/03

09h – Troça da Serpente
Concentração: Casa da Pedra
Atração: Orquestra de Frevo

15h – Quentura do Frevo
Concentração: Arco do Triunfo
Percurso: Oficial do Carnaval
Atração: Orquestra Flor de Mandacaru

16h – Entardecer do Treme Treme
Concentração: Arco do Triunfo
Percurso: Oficial do Carnaval
Atração: Messias Paraguai

18h – Magão
Concentração: Arco do Triunfo
Percurso: Oficial do Carnaval

20h – Bloco da Furiosa
Concentração: Empório
Percurso: Oficial do Carnaval
Atração: Rafa e Pipo

21h – Bloco Treme Treme
Concentração: Centro Administrativo
Percurso: Oficial do Carnaval
Atração: Banda Preta

22h – Bloco Canguru
Concentração: Centro Administrativo
Percurso: Oficial do Carnaval
Atração: Banda Eita Mamãe

Carnaval de Currais Novos tem abertura oficial com grande festa e muita animação

 


O Carnaval de Currais Novos começou com muita energia e entusiasmo, marcando o início da maior festa carnavalesca da história do município. Durante a abertura oficial, o prefeito Lucas celebrou a alegria e a participação da população, destacando o empenho da gestão na organização do evento.

“Preparamos tudo com muito carinho para que currais-novenses e visitantes vivam momentos inesquecíveis neste Carnaval. Será uma festa marcada pela alegria, pela cultura e, claro, pela segurança de todos”, afirmou o prefeito.

A programação segue com diversas atrações e promete animar foliões de todas as idades nos próximos dias.

Prefeitura de Cruzeta inaugura novas sedes do Cras, Projeto Criança Feliz e Centro de Múltiplo Uso




Celebrando o Carnaval dos Idosos do Conviver na tarde de quinta-feira (27), a Prefeitura de Cruzeta entregou o novo equipamento atendendo às normas de acessibilidade, climatização e foi construído de forma a garantir mais qualidade e conforto para a equipe e para o público atendido.
Com investimento de R$ 250.000,00 por meio de emenda parlamentar do Senador Styvenson Valentim, a nova sede conta com com área de 605, 37 metros quadrados, foram acrescidas 7 novas salas, atendimento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), uma sala do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), uma sala do Programa Criança Feliz, uma brinquedoteca, cozinha, recepção, almoxarifado e banheiros.
O CRAS, Violeta Bezerra de Azevedo é uma unidade responsável pela oferta da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, sendo responsável pelos serviços, programas, benefícios e projetos sociais no âmbito da Assistência Social.

O novo espaço atenderá famílias e indivíduos e contará com serviços voltados a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

Secretaria de Saúde realiza ação educativa em Cruzeta

 


Em Cruzeta-RN, na sexta-feira (28), aconteceu o pitstop na faixa de pedestre na avenida Dr Sílvio Bezerra de Melo e ação educativa com panfletagem nas escolas e estabelecimentos comerciais a fim de orientar sobre o uso de preservativos, trabalho infantil, venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação da Secretaria Municipal de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Equipe do PSF 1 Lilita Fernandes, Conselho Tutelar e CREAS, teve o intuito de esclarecer sobre exploração sexual de crianças e adolescentes e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Foram distribuídos panfletos informativos, preservativos masculinos e femininos.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

AMSO-TR planeja visita a obra da Adutora Seridó e enviará ofício à governadora solicitando projeto executivo de rodovia


A Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) realizou, na quinta-feira (27), a primeira Assembleia Ordinária de 2025. Entre as pautas discutidas, destacam-se a organização de uma visita técnica à obra da Adutora Seridó e a entrega de um ofício à governadora Fátima Bezerra (PT), solicitando a finalização do projeto executivo da estrada que ligará os municípios de Jardim do Seridó, Cruzeta e Florânia.

O presidente da AMSO-TR e prefeito de Cruzeta, Joaquim de Medeirinho, avaliou o encontro como produtivo e ressaltou a importância da união dos gestores para garantir avanços na infraestrutura e no abastecimento hídrico da região.

A proposta de solicitar o projeto executivo da rodovia tem como objetivo viabilizar a pavimentação do trecho, garantindo mais segurança e mobilidade para a população. Já a visita técnica à Adutora Seridó permitirá que os prefeitos acompanhem o andamento das obras e avaliem o impacto do projeto no abastecimento das cidades.

Participaram da reunião os prefeitos Joaquim de Medeirinho (Cruzeta), Fernando Bezerra (Acari), Lucas (Currais Novos), Horison José (Bodó), Silvana (Jardim do Seridó), Jane (São Vicente), Tatiana (Santana do Seridó), Maciel (Cerro Corá), Iranildo (Lagoa Nova) e Inácio (Tenente Laurentino), além de outras autoridades.

Ao fim do encontro, a diretoria da AMSO-TR reforçou o compromisso com o desenvolvimento regional e a busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos municípios.

Virgens do Treme Treme e Quengas do Magão são destaques na sexta-feira de Carnaval em Caicó


O Carnaval de Caicó apresenta nesta sexta-feira (28) várias atrações e o tradicional dia das Virgens do Treme Treme e as Quengas do Magão.

Os blocos das Virgens e Quengas tratam-se do dia do contrário, onde os homens vão ao carnaval vestidos de mulher, e as mulheres vestidas com roupas masculinas. 

Uma brincadeira saudável, onde foliões de todas as idades participam, inclusive casais de namorados.

Programação do Carnaval de Caicó nesta sexta: 

Bloco do Magão: Quengas do Magão

Bloco da Furiosa: Furiosa de Caicó

Bloco Treme-Treme: Mateus Ximenes

Bloco Canguru: Mari Fernandez

Quentura do Frevo: Orquestra Flor de Mandacaru

Entardecer do Treme-Treme: Tiaguinho Detona

Resultado final do Concurso Nacional Unificado será divulgado nesta sexta (28)


O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Cesgranrio divulgarão nesta sexta-feira (28/2), a partir das 10h, os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado, CPNU, maior concurso público da história do Brasil. 

Marcado pela promoção da diversidade e pela democratização do acesso ao serviço público federal, o CPNU ofertou 6.640 vagas para 21 órgãos e entidades. Os resultados definitivos estarão disponíveis na área do candidato, dentro do site da Cesgranrio

Serão divulgadas, ao total, 194 listas com os resultados finais do concurso. Candidatos e candidatas poderão consultar as notas finais individuais; as listas finais de classificação nas vagas imediatas e em lista de espera dos blocos 1 a 8; e a lista final de convocação para matrícula nos cursos de formação para os cargos que possuem essa etapa. Além disso, serão publicados, posteriormente, no Diário Oficial da União, 15 editais com os resultados finais do CPNU.

Confira abaixo como será a divulgação dos resultados finais do concurso:

Área do Candidato - A partir das 10h

Resultados Individuais

Na área do candidato, serão divulgados os resultados individuais finais de todos os candidatos e candidatas. As pessoas poderão consultar os resultados finais individuais para cada um dos cargos em que se inscreveu. Estarão disponíveis as seguintes informações:

  • Nota na Prova Objetiva

  • Nota na Prova Discursiva

  • Nota na Avaliação de Títulos

  • Resultado de Bancas (PCD, Heteroidentificação, Indígena)

  • Nota Final Ponderada em cada cargo

  • Classificação em cada cargo: ampla concorrência (AC) e nas cotas (PCD, Pessoa Negra - PN ou Pessoa Indígena - PI)

  • Situação no cargo: aprovado em vagas imediatas (AC, PCD, PN ou PI); aprovado em lista de espera/cadastro reserva (AC, PCD, PN ou PI); convocado para curso de formação (para 9 cargos dos blocos 1 a 7); eliminado (segundo os respectivos itens do edital).

Importante:

Cada candidato só aparecerá como aprovado em um cargo, ficando claro se é em vaga de Ampla Concorrência ou nas cotas (PCD, Pessoa Negra - PN ou Pessoa Indígena - PI).  Porém, este candidato poderá aparecer em diversas listas de espera dos cargos de sua maior preferência.

Listas finais de classificação em cada cargo de todos os blocos

Na área do candidato, serão divulgadas 173 listas com a classificação final dos blocos 1 a 8 (vagas imediatas e vagas em lista de espera), por cargo, com candidatos sub judice em listas separadas ao final. É importante saber que:

  • Cada lista será uma tabela com os dados de inscrição e resultados individuais agrupados do cargo. Não serão publicados os nomes e CPFs dos candidatos nestas listas

  • As listas estarão ordenadas de acordo com a classificação dos candidatos

Lista final de convocação para curso de formação

Na área do candidato, serão divulgadas 21 tabelas com listagem final de convocados em cargos dos blocos 1 a 7 para matrícula em cursos de formação, com candidatos sub judice em listas separadas ao final

  • São nove cargos que possuem curso de formação: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); Analista de Comércio Exterior (ACE); Analista em Tecnologia da Informação (ATI); Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); Analista de Infraestrutura (AIE); Especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANEEL); Especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANTAQ); Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT); e Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).

Dário Oficial da União

Para dar ampla transparência aos resultados do CPNU, também serão publicados no Diário Oficial da União (DOU) 15 editais:

  • 7 Editais com a Classificação Final, por cargo (vagas imediatas e vagas em lista de espera), dos Blocos 1 a 7, com candidatos sub judice em listas separadas ao final

  • 1 Edital de retificação da classificação final por cargo (vagas imediatas e vagas em lista de espera), do Bloco 8, com candidatos sub judice em listas separadas ao final

  • 7 Editais de Convocação Final para matrícula em cursos de formação de cargos dos blocos 1 a 7, com sub-judices em listas separadas ao final

No DOU, serão divulgadas todas as informações que constarão no resultado individual final, incluindo os nomes dos candidatos. O texto será corrido (não haverá tabela).

Site MGI

Além das matérias sobre a divulgação dos resultados, também serão divulgados, na página oficial do concurso, os links para todas as listas que a Cesgranrio divulgará, bem como os links para os editais que serão publicados no DOU.

E-mail e whatsapp

A Cesgranrio também enviará mensagens de email e whatsapp a todos os candidatos convocados para matrículas nos cursos de formação, nos blocos 1 a 7.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Bloco Psifolia faz a alegria de milhares de foliões nesta quinta-feira de Carnaval em Caicó

 



O carnaval de Caicó 2025 vai ganhando a cada dia, a intensidade e uma grande aglomeração de foliões em todos os recantos do corredor da folia, numa prova de que o carnaval desse ano irá congregar uma multidão de pessoas de vários estados do Brasil.

Isso já foi comprovado na pré-abertura, na quarta-feira, quando o Bloco Camburão da Alegria reuniu um público expressivo.

Nesta quinta-feira (27), o bloco Psifolia faz a festa de milhares de foliões, com a presença dos membros do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo animado pela orquestra de frevo do Magão. 

O Psifolia tem é considerado um bloco de inclusão, onde há uma interação entre o usuário de saúde mental e a sociedade e todos brincam com total respeito, muita animação e harmonia.


Carnaval 2025: Transporte intermunicipal prevê aumento de 22% na demanda


O Carnaval de 2025 promete movimentar ainda mais o transporte intermunicipal no Rio Grande do Norte. A Transpasse, por meio das empresas associadas, está prevendo um aumento de 22% na demanda de transporte para o período entre 28 de fevereiro e 4 de março. Com isso, haverá ônibus extras para atender os foliões que viajam para os principais polos carnavalescos do estado.

No último Carnaval, em 2024, a Transpasse transportou 7.432 passageiros para diversas cidades do interior potiguar. A expectativa para 2025 é superar esse número, garantindo mais opções de deslocamento seguro e eficiente para os viajantes. O reforço na operação visa atender à alta procura por destinos tradicionais como Caicó, Macau, Touros, São Miguel do Gostoso, Zumbi, Maracajaú, Praia da Pipa, Tibau do Sul, Baía Formosa, Barra do Cunhaú, Areia Branca e Apodi.

Dentre essas cidades, Caicó, na região do Seridó, Macau, na região Salineira, e Touros, no Litoral Norte, destacam-se como os destinos mais procurados, recebendo um grande fluxo de turistas durante o período festivo. O fortalecimento da malha de transporte intermunicipal se torna essencial para garantir que os foliões cheguem aos destinos com segurança e conforto.

“Ano após ano, percebemos um aumento significativo na movimentação dos passageiros durante o Carnaval. O reforço na operação é essencial para garantir que todos cheguem ao seu destino com tranquilidade”, afirma Wellington Oliveira, diretor de comunicação da Transpasse.

A operação especial do guichê da Transpasse funcionará diariamente das 4h30 às 22h durante o Carnaval, ampliando a frequência das viagens e reforçando a estrutura para atender a demanda com eficiência. A associação reconhece que a mobilidade intermunicipal é um fator crucial para o sucesso dos eventos carnavalescos, promovendo integração entre as cidades e fomentando o turismo regional.

“A ampliação da nossa operação reforça nosso compromisso com a mobilidade dos foliões e também com a segurança. Estamos trabalhando para proporcionar uma experiência de transporte eficiente e confortável para todos que vão aproveitar o Carnaval”, acrescenta Wellington.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

JÁ É CARNAVAL EM CAICÓ: Camburão da Alegria atrai grande número de foliões nesta quarta-feira (26)

 









A cidade de Caicó já inicia a pré-abertura do carnaval nesta quarta-feira (26), Às 18 horas, a orquestra do Ala-Ursa do Poço de Sant’Ana saiu da Ilha de Sant'Ana e animou musicalmente ao som de marchinhas, o Camburão da Alegria. 
Um grande número de foliões prestigiou o evento momesco, o que já é uma prévia de que o carnaval de 2025 atrairá uma multidão de pessoas provenientes de várias regiões do Brasil.  
Há mais de vinte anos, o Bloco do Magão acompanha o Camburão da Alegria, com a presença dos policiais militares, civis, bombeiros, educadores do CEDUC e agentes penitenciários que irão trabalhar nos dias de carnaval.  

Carnaval de Caicó tem Serenata Carnavalesca amanhã, 27

 


Nesta quinta-feira, dia 27, a Serenata Carnavalesca percorre as ruas de Caicó, com músicas que marcaram época nos carnavais de outrora. A concentração é na Casa de Cultura às 18h30 e a organização é da Associação Cultural Grêmio Recreativo Zezé Avelino - Troça da Serpente.

O percurso é diferenciado, incluindo a residência do saudoso artista Zezé Avelino, que inspirou a criação da serenata carnavalesca. No cortejo segue estandarte em homenagem a Zezé Avelino. 

A Serenata sai da Casa de Cultura Popular às 19h30, percorrendo a Rua Padre João Maria, Rua Rua Padre Sebastião, Praça Dinarte Mariz (Praça do Coreto), Rua Felipe Guerra, Rua Coronel Francisco Pinto, Rua José Paulo Filgueira, e Praça Monsenhor Walfredo Gurgel ( Praça de Sant'Ana).

A Serenata Carnavalesca conta com orquestra de frevo no comando do maestro Nomilson Pereira. Marcus Vinicius e Aninha Medeiros levam um repertório inesquecível com Máscara Negra, Ronda, Bandeira Branca, Voltei Recife, Carnaval em Cada Esquina, Nos Quatro Cantos Cheguei, e muitas outras que fazem história nos carnavais.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Caicó: A Graça de Deus Manifestada no Cerco de Jericó

 


Durante sete dias, vivemos uma intensa experiência de fé no Cerco de Jericó, marcado por adoração contínua ao Senhor Jesus, Santa Missa e momentos de profunda intercessão por diversas causas e situações que afligem o coração das pessoas. Foram dias de entrega, confiança e súplicas, nos quais vimos a mão de Deus agir poderosamente na vida dos fiéis.

A participação da comunidade foi expressiva, tanto nas visitas ao Santíssimo Sacramento quanto nas celebrações eucarísticas realizadas todas as noites. O fervor espiritual foi evidente, e os testemunhos de bênçãos e graças alcançadas confirmaram a ação misericordiosa do Senhor em meio ao Seu povo. Muitos fiéis relataram curas, restaurações familiares, libertações espirituais e respostas concretas às suas orações, renovando assim a esperança e a confiança no Deus que tudo pode.

A experiência vivida nesses dias reforça a missão da Renovação Carismática Católica de conduzir as pessoas a um encontro pessoal com Deus e a graça do Batismo no Espírito Santo. Assim como nos tempos bíblicos, Deus continua derrubando as “muralhas” que impedem o crescimento espiritual e a vida plena em Cristo. Vale ressaltar também, a missão da Paróquia de São José de levar os seus paroquianos e a população de Caicó a presença de JESUS na Eucaristia. A paroquia foi esse grande espaço de graça e oração esses dias.

Lembramos do que diz a Palavra:

“Tudo é possível ao que crê.” (Mc 9,23) – Essa promessa de Jesus nos impulsionou a perseverar em oração, crendo que nada está fora do alcance da fé.

“Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e vos será aberto.” (Mt 7,7) – Durante o Cerco, cada súplica elevada ao Céu foi um testemunho da confiança no Pai que atende Seus filhos.

“Os muros de Jericó ruíram depois de rodeados durante sete dias.” (Hb 11,30) – Assim como na passagem bíblica que inspira este momento, vimos barreiras espirituais sendo quebradas pela ação do Senhor.

Diante de tamanha manifestação da graça de Deus, já estamos pensando no próximo Cerco de Jericó ainda este ano, desejosos de proporcionar mais uma oportunidade para que o Espírito Santo renove corações, restaure vidas e fortaleça a fé da nossa comunidade.

Louvado seja Deus por tudo o que realizou em nosso meio! Que Ele continue conduzindo o Seu povo ao encontro da Sua infinita misericórdia.

Gutemberg Dantas – Articulador da Renovação Carismática Católica de Caicó.

OBRAS: Gestão de São Fernando recebe visita dos assessores do Senador Rogério Marinho e do Deputado Federal General Girão



A Gestão Municipal de São Fernando recebeu, na manhã de hoje (25), a visita dos assessores do Senador Rogério Marinho e do Deputado Federal General Girão, que vieram fiscalizar as obras já finalizadas e as que estão em andamento, fruto de emendas destinadas pelos dois parlamentares. 

Representando o Prefeito Genilson Maia, participaram da recepção o Secretário de Obras, Serviços, Transportes e Mobilidade Urbana, Kledi Garcia; o Secretário de Planejamento e Administração, Caio César; o Secretário de Esporte e Turismo, Pablo Araújo; o Secretário de Finanças, Francisco Carlos; além do presidente da Câmara, vereador Dinovan Araújo, e dos vereadores Weligthon Nivan e Dionísio Eupampio.

Na oportunidade, a gestão reforçou a importância das parcerias e solicitou novas emendas para a continuidade do desenvolvimento do município. O Governo Municipal segue  trabalhando com dedicação para garantir melhorias e avanços para toda a população! 

Programa Desenrola Rural entra em vigor nesta segunda (24)


Entra em vigor a partir desta segunda-feira (24/2), o Programa Desenrola Rural. Sancionada pelo presidente Lula por meio do Decreto 12381/2025, a medida dará a oportunidade aos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, de renegociarem créditos em situação de inadimplência.

Dessa forma, os beneficiários poderão voltar a acessar o crédito rural e aumentar a oferta da produção de alimentos saudáveis para a mesa do povo brasileiro. Maior a produção de alimentos, maior a oferta e menores os preços.

O agricultor familiar já pode procurar uma agência bancária para renegociar as suas dívidas, que podem ter descontos de até 96%. A renegociação vale para aqueles que possuem dívidas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outras, como cartões e empréstimos nas instituições financeiras, do Crédito de Instalação e dívidas já inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), como impostos e outros débitos federais, todas com inadimplência superior a 1 ano.

Não haverá impedimentos para a obtenção de novos créditos para o agricultor familiar que tiver pendências relacionadas a pequenas dívidas, como, por exemplo, débitos em contas de água, luz ou telefone.

Como vai funcionar

• Quem estiver inscrito na Dívida Ativa da União poderá acessar, a partir do dia 24/02, o site do Regularize com seu CPF e selecionar “Consultar Dívida” para selecionar suas opções de pagamento.

• Se a dívida for do Pronaf, ou outras adquiridas junto aos bancos, o interessado deve procurar sua instituição financeira para regularizar sua situação.

• Se a dívida for de Crédito de Instalação, o interessado pode ir direto ao Incra para quitar os débitos com desconto ou acessar a Sala da Cidadania .

• O interessado em aderir ao Programa também pode procurar os sindicatos, associações e entidades representativas para obter auxílio.

Empresas e bancos têm até sexta para enviar comprovantes para o IR


As empresas e as instituições financeiras têm até o fim desta semana para mandarem aos contribuintes os dados para o Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF)Acaba na sexta-feira (28) o prazo de envio dos informes de rendimentos relativos ao ano passado. Os informes são usados para o preenchimento da declaração do IRPF, cuja entrega está prevista para começar em 17 de março.

Em relação aos comprovantes de rendimentos, os dados não precisam ser enviados pelos Correios. As empresas e as instituições financeiras podem mandar os dados por e-mail, divulgar links para serem baixados na internet ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis. No caso dos servidores públicos federais, o informe de rendimentos pode ser obtido no site ou no aplicativo SouGov.br.

Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu os dados errados ou sonegou imposto. Os comprovantes fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.

Comprovantes na internet

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet. O documento está disponível na página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome disponível para os sistemas Android e iOS. O segurado deve digitar a mesma senha para consultar os demais extratos. Caso não tenha senha, basta seguir os passos informados pelo site.

Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer os comprovantes, cujos dados serão usados para o contribuinte deduzir os valores cobrados no Imposto de Renda. Os bancos e corretoras devem informar os valores de todas as contas correntes e de todos os investimentos. Caso o contribuinte tenha conta em mais de uma instituição, deve obter os comprovantes de todas elas.

Novo prazo

Desde 2023, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda mudou. O documento poderá ser enviado de 15 de março a 31 de maio, ou nos dias úteis mais próximos a essas datas. De acordo com a Receita, a mudança foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

Segundo a Receita Federal, como a maioria das informações oferecidas na declaração pré-preenchida só chega à Receita Federal no fim de fevereiro, o Fisco precisa de um prazo para consolidar os dados. Por causa disso, o formulário pré-preenchido, que proporciona mais comodidade e diminui a chance de erros pelo contribuinte, só é fornecido na metade de março.

Atraso e erros

Caso o contribuinte não receba os informes no prazo, deve procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Se o atraso persistir, a Receita Federal pode ser acionada. Em caso de erros ou divergência de dados, é necessário pedir um novo documento corrigido.

Se não receber os dados corretos antes do fim de maio, dia final de entrega da declaração, o contribuinte não precisa perder o prazo e ser multado. É possível enviar uma versão preliminar da declaração e depois fazer uma declaração retificadora.

Prefeito Jackson Dantas se reúne com a governadora Fátima e trata da questão da adutora e de outras pautas importantes para São José do Seridó



O prefeito de São José do Seridó, Jackson Dantas, já amanheceu a segunda-feira (24), em Natal, para tratar de demandas importantes do município.

Na pauta, temas como a adutora, melhorias na infraestrutura da RN-288, o abatedouro municipal, investimentos na educação e o fortalecimento da agropecuária local, incluindo a realização do primeiro torneio leiteiro da cidade.

"Nosso compromisso é seguir trabalhando pelo desenvolvimento do Seridó e garantindo que São José do Seridó tenha cada vez mais avanços. Vamos em frente", destacou a governadora do RN.

O prefeito São José seridoense estava acompanhado dos vereadores José Carlos, Joan Siderley, Clayton de Sá, Jussiene Dantas e Mininim de Chico Gago.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Prefeito Genilson Maia e Vice Isaac Alexandre participam de audiência com a governadora Fátima Bezerra



Nesta segunda-feira (24), o Prefeito de São Fernando, Genilson Maia e o Vice-prefeito, Isaac Alexandre, participaram de uma audiência no Centro Administrativo, onde foram recebidos pela Governadora Fátima Bezerra. No encontro, trataram de pautas importantes para a cidade, como:

Passagem molhada do Rio Seridó
Minha Casa Minha Vida Rural
Abatedouro público
Solução para o desligamento de energia nas casas dentro da poligonal da Barragem de Oiticica

Além disso, a Governadora reforçou o convite para toda população: no dia 19 de março, será inaugurado o Complexo da Barragem de Oiticica, com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um momento histórico para a região!

"Seguimos firmes, buscando melhorias e lutando por mais avanços para São Fernando!", destacou o prefeito Genilson Maia. 

Natal ganha cinema público para democratizar acesso à cultura



O audiovisual potiguar avança e terá um cinema de rua público para a exibição de sua produção e de obras de arte, com acesso democratizado à população. A governadora Fátima Bezerra assinou nesta segunda-feira (24), o decreto que desapropria o imóvel onde funcionou o Cine Panorama, no bairro das Rocas, em Natal.

Na solenidade, que contou com a presença de produtores audiovisuais, representantes do bairro das Rocas e autoridades, foi assinado o processo de tombamento do prédio que abrigou durante décadas uma das salas de cinema mais populares da história natalense.

A desapropriação, aprovada pelo Conselho Estadual de Cultura e a restauração do prédio, serão realizadas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2023, no valor de R$ 935 mil que também custeará a reforma.

Espaço para o audiovisual 

A governadora destacou a importância do ato: “As únicas capitais que não dispunham de um cinema público no Brasil eram Natal e Campo Grande.  Com a desapropriação do Cine Panorama, nossa capital sai dessa estatística e passa a ter um cinema público. Isso fortalece a cultura e prestigia o audiovisual com um espaço para projeção da produção local e para circulação do cinema nacional democratizando o acesso à cultura. Esse cinema fortalecerá também os bairros da Rocas e Ribeira e reforçará o corredor cultural que já apresenta o Teatro Alberto Maranhão, a Rampa, o IFRN e o Forte dos Reis Magos. Estou imensamente feliz de entregar a Natal o Cine Panorama, que passa agora a ser um cinema público com o apoio irrestrito do Governo Federal por meio da Política Nacional Aldir Blanc”, comemorou.

“Esse é um momento importante do Rio Grande do Norte e da comunidade das Rocas para levarmos cinema à população e movimentar a economia criativa do entorno, pois o Estado entende que esse espaço tem uma importância pública e histórica pois é a última sala de cinema que pode ser preservada”, declarou a secretária de Cultura, Mary Land Brito, acrescentando que nove longas-metragens do RN produzidos pela Lei Paulo Gustavo poderão ser exibidos no novo Cine Panorama.

A criação de um cinema de rua é uma reivindicação do setor cultural do RN, que há muito lutava por um local que possa dar projeção a obras produzidas no estado, além potencializar o acesso a filmes de circulação nacional que não ganham espaço no circuito comercial e ficam de fora de sessões dos shoppings centers que abrigam a totalidade das salas de cinema em Natal.

Emenda e gestão 

“É um momento emocionante.  Não vemos a hora exibirmos nossas obras nesta sala, pois sabemos o quão é difícil lançarmos nossos filmes em salas com estrutura e equipamentos adequados. E finalmente nós teremos isso. Finalmente nós teremos também um acesso ao cinema que não é exibido dentro do circuito comercial”, festeja a produtora Babi Baracho.

Para dar andamento ao processo de implantação da sala pública do Cine Panorama serão adquiridos, a partir de uma emenda parlamentar da deputada federal Natália Bonavides, no valor de R$ 1,1 milhão, os equipamentos técnicos necessários para a exibição das obras. Será também aberto um edital destinado a selecionar a empresa que realizará a gestão do equipamento durante um período de três anos.

Cine Panorama

O Cine Panorama abriu as portas em 29 de janeiro de 1967 no bairro das Rocas, em Natal. Por anos, foi o único cinema do bairro, proporcionando momentos inesquecíveis para a comunidade. Seu primeiro filme exibido foi “007 contra o Satânico Dr. No”.

Localizado ao lado do Hospital dos Pescadores, o prédio foi construído por Luiz de Barros, oferecendo uma alternativa a moradores locais, que não precisariam mais se deslocar até a Ribeira, Cidade Alta ou Alecrim, onde era maior a concentração de salas de cinema.

Atualmente, a estrutura do prédio se mantém no formato original de cinema, com cadeiras de madeira, contando com mais de 500 lugares para o público. Um mezanino superior abriga espaço para projetor e o primeiro andar do prédio conta com salas para administração e espaço de convivência.

A restauração para a sala pública de cinema contemplará ajustes e melhorias na infraestrutura hidráulica e elétrica e de adequações de acessibilidade, proporcionando um espaço amplo e confortável para a exibição dos filmes.

A solenidade de desapropriação e restauração do Cinema Panorama contou com a presença da deputada federal Natália Bonavides; dos deputados Ubaldo Fernandes e Divaneide Basílio; do diretor da FJA, Gilson Matias; do representante do Minc, Fábio Henrique; dos vereadores Daniel Valença, Brisa Bracchi, Samanda Alves e Herberth Sena, do crítico de cinema, Nelson Marques e do representante do Conselho Estadual de Cultura, Hermano Machado.

São Fernando ganha concessão de rádio comunitária



O Ministério das Comunicações autorizou na quarta-feira (12) a operação de duas novas rádios comunitárias no Rio Grande do Norte.

Foram concedidas outorgas, publicadas no Diário Oficial da União (DOU), à Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Currais Novos, para transmissão no município de Currais Novos, e à Associação de Radiodifusão Comunitária Pascoal, na cidade de São Fernando.

As rádios comunitárias desempenham um papel fundamental na promoção da cultura local, na disseminação de informações relevantes e no estímulo ao diálogo entre os diversos segmentos da comunidade.

“Uma das prioridades da nossa gestão é fortalecer o serviço de radiodifusão comunitária, para promover a participação social e levar cultura e entretenimento para todos os brasileiros", disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Em locais onde outros meios de comunicação possuem alcance limitado, as rádios comunitárias são frequentemente a única forma de conexão com o restante do país. Além disso, essas estações têm a capacidade de se adaptar rapidamente a emergências, fornecendo informações durante desastres naturais, crises de saúde pública e outras circunstâncias imprevistas.

Vale ressaltar que as emissoras não estão imediatamente autorizadas a operar apenas com a outorga emitida pelo Ministério das Comunicações. Ainda é necessário que o processo passe pela Casa Civil, da Presidência da República, e pelo Congresso.

Você sabe o que é uma rádio comunitária?

É uma estação de rádio de baixa potência operada por fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos. Tem como finalidade proporcionar informação e integração social à localidade em que estão inseridas, estimulando a difusão de ideias, cultura e tradições. Assim, fortalecem o convívio social e proporcionam o desenvolvimento geral da comunidade.

O que é necessário para executar o serviço de Radiodifusão Comunitária?

Para que seja autorizada, a entidade interessada na prestação do serviço deve enviar petição ao ministério, indicando a área pretendida. Após análise da viabilidade técnica realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), será publicado comunicado de habilitação para que as entidades interessadas se inscrevam e apresentem os documentos requeridos. Caso haja mais de uma entidade habilitada, o Ministério das Comunicações promoverá o entendimento entre elas.