Após reunião com cúpula do PT, Fátima confirma pré-candidatura ao Senado e Cadu Xavier ao Governo do RN


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e o secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, confirmaram nesta quinta-feira (8) suas pré-candidaturas ao Senado Federal e ao Governo do Estado, respectivamente, para as eleições de 2026. A reafirmação ocorreu após reunião com a direção nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília.

Participaram do encontro o presidente nacional do PT, Edinho Silva; o deputado federal José Guimarães (CE), coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral da sigla; e a vereadora Samanda Alves, presidente estadual do PT no Rio Grande do Norte.

Após a reunião, Fátima, Cadu e Samanda divulgaram uma mensagem conjunta nas redes sociais destacando o alinhamento do partido no estado. “Tivemos uma conversa importante sobre o projeto do PT no Rio Grande do Norte. Seguiremos firmes, apresentando à sociedade a transformação que nosso governo vem promovendo em todo o Estado, representados pelas pré-candidaturas ao Senado e ao Governo”, afirmou a governadora.

O encontro ocorre em meio ao aumento das especulações sobre a sucessão estadual em 2026. No fim de 2025, o vice-governador Walter Alves (MDB) declarou publicamente que poderá não assumir o governo em abril de 2026, caso Fátima renuncie ao cargo para disputar o Senado.

Em entrevista concedida no município de Angicos, Walter também não descartou disputar uma vaga de deputado estadual e sinalizou a possibilidade de apoiar o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), adversário político do PT, numa eventual disputa pelo Governo do Estado.

Caso tanto a governadora quanto o vice renunciem aos cargos, o Rio Grande do Norte deverá realizar uma eleição indireta para definir quem concluirá o mandato até 5 de janeiro de 2027. Até lá, a chefia do Executivo ficaria sob responsabilidade do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), ou do presidente do Tribunal de Justiça, atualmente o desembargador Ibanez Monteiro.

Sucessão em debate

Em nota divulgada no dia 29 de dezembro, Fátima Bezerra e Walter Alves informaram que as decisões sobre a sucessão estadual seriam discutidas com as direções nacionais do PT e do MDB. Segundo o texto, a definição levaria em conta o projeto político nacional liderado pelo presidente Lula e a aliança que elegeu a atual gestão no Estado.

Além da reunião de Fátima com a cúpula petista, Walter Alves também esteve em Brasília nesta semana para conversar com a direção nacional do MDB. O encontro ocorreu na quarta-feira (7). Embora o vice-governador não tenha se pronunciado oficialmente, interlocutores afirmam que ele comunicou ao presidente nacional do partido, Baleia Rossi, que não pretende assumir o governo e que deverá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.

Postar um comentário

0 Comentários