Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

AS MANCHETES – Jornal Notícias da Semana – sábado, dentro do Programa Expresso 1290 – O Show da Semana - 14h às 16 – na Rádio Caicó AM

Reabertas as inscrições para o concurso da Câmara Municipal de São Gonçalo no RN

Ministério Público do Estado - RN abre seleção para cadastro reserva

CPI rebate argumentos da defesa para adiar depoimento de Cachoeira


Escola SESC de Ensino Médio abre Processo Seletivo

PBGás abre inscrições para concurso com 11 vagas e salários de até 4,7 mil


Vigilantes de universidades públicas podem ganhar adicional de periculosidade


Pessoas com deficiência têm vagas reservadas em programas que usam o FAT

CRA debate infraestrutura e corredores de escoamento de produção agrícola


ATUALIDADES: O encontro: Google x Facebook

Comissão debate previsões para o planeta para os próximos 40 anos


Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos celebra a Festa de Pentecostes


Diocese de Caicó participa do Seminário de Conselheiros do Regional Nordeste Dois em Caruaru


Ufersa - RN abre vagas para Professor Efetivo em Mossoró – Salários de até 7 mil reais


JORNAL NOTÍCIAS DA SEMANA: O QUE ACONTECEU, O QUE ESTÁ ACONTECENDO E O QUE VAI ACONTECER – O BRASIL E O MUNDO EM SUA CASA

Edição e produção: Paulo Júnior

CARNEIRINHO ESPORTIVO - A SUA LOJA DE MATERIAL ESPORTIVO EM CAICÓ






O ENCONTRO DAS SANFONAS EM CAICÓ


Leleu Fontes espera que Wilma de Faria confirme nos próximos dias sua pré-candidatura

O presidente da Câmara de Caicó, Leleu Fontes (PSB), recentemente teve seu nome apontado como pré-candidato a prefeito dentre os postulantes ao cargo na chamada frente progressista composta por PDT, PCdoB, PV e PPS. “Nós teríamos uma conversa com a presidente estadual do nosso partido, a ex-governadora Wilma de Faria, que em decorrência de problemas de saúde ficou impossibilitada de nos receber. Portanto, vou aguardar a sua plena recuperação, para manifestar o meu desejo e pedir a autorização para que o meu nome seja oficialmente apresentado à frente”, ressaltou o vereador. Como pertence à base de sustentação do prefeito Bibi Costa, Leleu também pretende discutir com o chefe do Executivo esse projeto político e buscar o seu apoio.

Em paralelo às possíveis articulações para que os irmãos Bibi e Vivaldo Costa possam se unir em torno de um nome, Leleu considera “absolutamente normal o deputado estadual continuar defendendo a pré-candidatura a prefeito do vereador Nildson Dantas, já que Vivaldo é uma liderança política respeitável”. “Bibi e Dadá [Costa] tentam encontrar um nome de consenso, na tentativa de unir a família que tem divergido fortemente da indicação de Nildson. O que considero uma atitude inteligente, embora a gente saiba que não vai ser uma tarefa tão fácil”, reconheceu Leleu.
Respeitando as diretrizes apresentadas pela frente progressista, o presidente do Legislativo disse que continuará trabalhando sua pré-candidatura, para levá-la ao mesmo nível de discussão dos nomes apresentados pelas demais legendas. “Esse grupo consolidado como imaginamos será um palanque forte, unido e competitivo. E eu espero, caso meu nome venha oficialmente a ser apresentado como pré-candidato a prefeito, contar com o apoio do prefeito Bibi e do deputado Vivaldo Costa”, afirmou ele.
Caso seu nome seja escolhido pelos demais partidos aliados, Leleu espera trazer para o seu palanque Bibi e Vivaldo Costa, a deputada federal Fátima Bezerra, o vice-governador Robinson Faria e a ex-governadora Wilma de Faria para chegar à vitória no pleito municipal. Por Blog de Robson Pires



73% das capitais do país que podem aumentar vagas no Legislativo vão eleger mais vereadores neste ano


Pelo menos 73% das Câmaras das capitais aptas a eleger mais vereadores neste ano optaram pelo aumento, segundo levantamento feito pelo UOL. Ao todo, serão 89 parlamentares a mais em relação a 2008, quando foram eleitos 715. O cálculo leva em conta somente 22 capitais --de um total de 26 no país, além de Brasília (DF)-- que poderiam ter ampliado o número de cadeiras no Legislativo. Destas, 16 optaram pelo aumento.
O crescimento das vagas ocorrerá por conta da Emenda Constitucional nº 58, de 2009, que permite que as cidades ampliem a quantidade de cadeiras no Legislativo de acordo com o aumento populacional medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A emenda ainda estipula um limite de vagas, também conforme o total de habitantes.
Abaixo, disponibilizamos uma videorreportagem feita pelo UOL em formato acessível para pessoas com deficiência auditiva e visual, com recursos de audiodescrição, legenda e inclusão de um intérprete de libras. O vídeo explica a função de um vereador.

Dilma veta venda de remédios em supermercados


A presidente Dilma Rousseff proibiu a venda de remédios que não precisam de prescrição médica em supermercados, armazéns, empórios, lojas de conveniência e estabelecimentos similares. O veto consta no "Diário Oficial" da União desta sexta-feira (18).

A dificuldade de controle da comercialização, a automedicação e o uso indiscriminado dos medicamentos foram listados como justificativas à proibição.

A Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) e o Conselho Federal de Farmácia haviam se posicionado contra a medida provisória (MP), aprovada pelo Senado em 25 de abril.

Representantes das duas entidades ouvidas pela Folha alertaram para a possibilidade do aumento de casos de automedicação, colocando em risco a saúde do consumidor.
A proposta foi inserida em um texto que tratava originalmente da desoneração de produtos para portadores de necessidades especiais e indicava que a relação de remédios seria elaborada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sem fornecer detalhes.

IRIS MODAS TAMBÉM ESTÁ NO JORNAL CORREIO DO SERIDÓ


CBF pensa em trocar Mano por Muricy antes da Olimpíada, em caso de fracasso em amistosos


Segundo interlocutores de José Maria Marin, o presidente da CBF já decidiu que trocar o treinador é a melhor opção para a seleção brasileira. Afirmam que o cartola também já tem o seu preferido para substitutir Mano Menezes: Muricy Ramalho.
Falta, então, a oportunidade para fazer a troca. Um momento mais agudo de descontentamento popular com Mano. Isso pode acontecer com a perda da medalha de ouro olímpica.
Porém, há o risco de Mano vencer em Londres. Aí seria difícil tirá-lo do cargo antes da Copa. Por isso, segundo conselheiros de Marin, o presidente trabalha com a possibilidade de dispensar o técnico antes da Olimpíada. A queda aconteceria em caso de fracassos nos amistosos que antecedem a competição.
As partidas serão contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina. Apesar do que dizem as pessoas próximas ao presidente, ele rotineiramente declara que não é contra Mano Mezes comandar o time nacional na Copa. Nega que exista fritura e que já esteja escolhendo substitutos. Entretanto, ressalta que treinador depende de resultados positivos. Fonte: Blog do Perrone 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Inscrições do Desafio Sebrae se encerram na próxima sexta

O escritório regional do Sebrae, em Caicó, está realizando grande mobilização para incentivar os universitários caicoenses a se inscreverem no Desafio Sebrae. As inscrições terminam na próxima sexta-feira (18).

O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa, durante mais de seis meses. Universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe. 

O objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios. 

Podem participar do Desafio Sebrae, estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), que estejam, na data da inscrição, com a matrícula ativa no 1º semestre de 2012.

As inscrições podem ser feitas no www.desafiosebrae.com.br

Encontros para incentivar a leitura


O autor gaúcho Fabrício Carpinejar, badalado nas redes sociais, é um dos convidados do projeto
Um encontro para incentivar o gosto pela leitura. De 21 a 25 de maio, o Sistema Fecomércio/RN, por meio do SESC, realiza mais um Encontro com Autor, projeto que discute, promove e dissemina o trabalho de autores locais e nacionais junto a estudantes e à população potiguar.
A programação gratuita e dinâmica acontece em horários variados no SESC Potilândia, e ainda em escolas, faculdades, na Casa da Ribeira, no Nalva Melo Café Salão e na Câmara Municipal. Na edição deste ano, o grande parceiro do projeto é o selo Jovens Escribas, com a integração do seu “Ação Leitura”. Em junho, a instituição pretende levar o projeto também para Mossoró e Caicó.

Para participar das conversas, foram convidados autores potiguares, como Carlos Fialho, Clotilde Tavares e Carito, e nacionais, como Fabrício Carpinejar (RS), Ana Elisa Ribeiro (MG) e Marcelino Freire (PE). Doze autores ao todo farão intercâmbios de conhecimento por meio de oficinas, debates e palestras. Toda a programação do evento está disponível no hotsite http://jovensescribas.com.br/acaoleitura2012/. Além dessas ações, os autores doarão seus livros nas instituições de ensino visitadas, para serem trabalhados pelos professores.

Outro atrativo do projeto será a presença, nas escolas e faculdades que sediam os encontros, da BiblioSESC. A biblioteca itinerante oferecerá gratuitamente –  como já o faz durante todo o ano nos bairros e presídios de Natal – consulta e empréstimo de livros, jornais e revistas. É mais uma forma de estimular alunos e a comunidade em geral a se aproximar do mundo da leitura.

Programação

De segunda (21/05) a sexta (25/05), os autores conversam com estudantes de ensino fundamental e médio. À noite, estarão nas universidades, batendo papo com alunos de cursos superiores. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público interessado.

A escritora e professora Ana Elisa Ribeiro (MG) ministrará uma oficina de escrita de crônicas na UnP da Floriano Peixoto. Será de 23/05 a 25/05, das 15h às 17h. São 25 vagas abertas a todos, independente da instituição onde estudem. As inscrições acontecem pelo e-mail jovensescribas@gmail.com.

O Encontro com o Autor também colocará Natal na rota dos lançamentos literários nacionais: serão realizados dois eventos de lançamento durante a semana do evento. Na quinta-feira (24/05), às 19h, o Nalva Café Salão, na Ribeira, receberá a poeta e artista plástica Eveline Gomes (Sinhá), que lançará em Natal seu livro de estreia “Devolva Meu Lado de Dentro”.
Também no Café Salão, na sexta-feira (25/05), ocorrerá o evento de encerramento “Lançamentão”. Diversos autores amigos serão convidados a relançarem seus livros, num grande encontro entre autores e leitores.

Serviço:

O quê? Projeto Encontro com o Autor, em parceria com o Jovens Escribas
Quando? De 21 a 25 de maio, em horários variados
Onde? SESC Potilândia, Escolas, faculdades, Câmara Municipal, Nalva Melo Café Salão e Casa da Ribeira
ENTRADA GRATUITA
Programação completa: 
Hotsite

Escola SESC de Ensino Médio abre Processo Seletivo


Quatro alunos do RN serão selecionados
Uma vida de sucesso começa com bases sólidas. Pensando nisso, o Sistema Fecomércio/RN, por meio do SESC, lança segunda-feira (21/05) o Processo Seletivo 2013 para a Escola SESC de Ensino Médio (ESEM), sediada no Rio de Janeiro (RJ). Os quatro (4) alunos potiguares selecionados terão direito a bolsas integrais durante os três anos necessários à conclusão do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas de 21 de maio a 15 de junho no site da ESEM http://escolasesc.com.br/ ou nas unidades SESC.
O ESEM é uma escola referência no Brasil. As turmas de no máximo 15 alunos recebem todo o suporte acadêmico, com sólida formação em inglês, espanhol e tecnologia, atividades artísticas, culturais e esportivas, além de intercâmbio com escolas norte-americanas.
“Trata-se de uma instituição de excelência com padrão de qualidade muito acima da média das escolas do nosso país. Oferecendo esta grande oportunidade, o SESC ratifica seu compromisso de contribuir para o bem estar e evolução dos comerciários e da sociedade em que está inserido”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz.
Para o diretor regional do SESC, Laumir Barrêto, essa é uma oportunidade ímpar e única de alunos potiguares ingressarem, no Brasil, beneficiados com bolsas integrais de estudos, em uma escola de ensino médio de primeiro mundo, verdadeiro exemplo de educação integral de excelência".
Sobre o Processo Seletivo
São ofertadas 159 vagas para todo o País, distribuídas nas 27 unidades SESC. Para participar da seleção, é preciso ter finalizado o Ensino Fundamental - ou estar cursando o 9º ano - e ter nascido entre 1º de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 1999. A previsão é de que os selecionados ingressem na ESEM ainda no primeiro semestre de 2013.
O Processo de Admissão é constituído de duas etapas. A primeira prova será objetiva, com questões de múltipla escolha, e uma prova de redação. O segundo momento consiste numa entrevista com cada candidato e seu representante legal. Os aprovados receberão bolsa de estudo integral e terão todas as despesas custeadas pelo SESC.
A ESEM
A Escola SESC de Ensino Médio está localizada no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, onde residem cerca de 500 alunos provenientes de todos os estados da federação e do Distrito Federal, juntamente com os professores e seus familiares.
A Escola foi fundada em 2008, por iniciativa de Antonio Oliveira Santos, presidente da Confederação Nacional do Comércio – CNC e do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio - SESC, que reconheceu na construção de uma comunidade educativa a possibilidade de formar jovens sob o signo da diversidade, preparando-os para o mundo do trabalho e para o exercício da liderança e da cidadania.

Serviço
O quê? Processo Seletivo ESEM 2013
Quando? De 21 de maio a 15 de junho
Onde? Site http://escolasesc.com.br/ e unidades SESC
INSCRIÇÕES GRATUITAS

Fábio Faria recebe prefeitos e assegura emendas para interior do RN

Prefeito Parelhas, radialista Joelma, Lider do PSD Guilherme Campos e Hudson Brito, ex-prefeito de Santana do Seridó


Prefeitos que participam da Marcha Municipalista em Brasília, esta semana, visitaram o deputado federal Fábio Faria (PSD) na manhã desta quarta-feira (16) para tratarem de emendas parlamentares destinadas para cidades do Rio Grande do Norte. Entre eles, Ivan Júnior, de Assu, Francisco Alves “Pachica” (Coronel João Pessoa), Dr. Gilson Geraldo de Oliveira (Santo Antônio), Norma Ferreira (São José de Mipibu), Edinha Pinheiro (Monte das Gameleiras) e Francisco Medeiros (Parelhas).



“Asseguramos recursos principalmente para obras de infraestrutura, ações de combate aos efeitos da estiagem, saúde, educação. Sempre tive uma postura de apoio aos municípios, independente do vínculo direto do prefeito com o meu mandato, pela importância do investimento para melhoria da qualidade de vida da população”, afirma Fábio Faria.



O prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros (PT), agradeceu ao deputado pela emenda destinada em 2011, no valor de R$ 350 mil, para drenagem e pavimentação de trechos das ruas Mauro Duarte, Ageu de Castro e José Roque, onde também será construído um pontilhão. “Estas obras já estão com projetos concluídos e em fase de licitação. Agradeço ao deputado Fábio Faria que já encaminhou ao Ministério das Cidades mais uma emenda este ano no valor de R$ 400 mil, também para pavimentação de ruas, somando R$ 750 mil para o município de Parelhas”, confirma o prefeito.



Já Francisco Alves “Pachicha” (PP), prefeito de Coronel João Pessoa, calcula que o deputado do PSD destinou mais de R$ 1 milhão para o município. Recursos que viabilizam a construção de uma quadra poliesportiva, de arquibancadas do estádio de futebol, duas praças, pavimentação e drenagem de ruas, além de R$ 300 mil que vão permitir a recuperação de estradas vicinais na zona rural.


Dias das Mães foi tudo de bom-Chefs Requinte & Empório


 O empresário do Chefs Requinte Italo Gracia, comemorando o sucesso total do dia das Mamas, ao seu lado a sua Mama que veio de Mossoró para passar o dia com o seu filho.
 Casal  Sônia Maria Dantas e seu esposo o Secretário de Ação Social de Macau, ,Marcus José Valle Soares
 Trio de Sucesso, Dr. Eugênio Costa, pré Candidato a Prefeito da Cidade de Orós-CE,Wellington Cassimiro e Italo Garcia
 Casal Samara Medeiros e Fábio Guerra, Saulo Guerra, Lurdinha Guerra e Simone Guerra
 Elas foram sorteadas  para jantar no Chefs Requinte
 A familia  toda reunida do João Morais, no Restaurante Chefs Requinte.
 Familia toda reunida no Restaurante Chefs Requinte, casal José Medeiros e Shirlane e seus filhos Natan e Shirleide.

 Socorro Pereira  e seu filho Moisés Pereira em grande estilo comemorando o  dia das mamas.

terça-feira, 15 de maio de 2012

II SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA - DE 14 A 18 DE MAIO DE 2012

Dia: 15/05/2012 (Terça-feira)
Local: auditório do Educandário Santa Teresinha 
Horário: 19:00 h
Mediadora: Professora Helisama Andreza dos Santos


CEDUC – Caicó - Rita de Cássia Braga Maia


CRAS – Serra Negra do Norte–Kátia Cilene de Medeiros Araújo 


SESC SERIDÓ – Ozeane de Albuquerque da Silva Medeiros
CAPS- Alyne Campelo da Silva


CREAS – Yamara Mayra Gomes de Medeiros


•Feirinha da Cortez Editora 


OFICINAS TEMÁTICAS

Dia: 16 /05/2012 (Quarta-feira)
Horário: 19:00 h


Oficina 01 – A Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente - Profª.  Edjane Maria Vale Linhares- FCST


Oficina 02- Instrumentalidade em Serviço Social - Profª Helisama Andreza dos Santos - FCST


Oficina 03– O Serviço Social na Educação - Lilliane de Lima Andrade do Nascimento - IFRN


Oficina 04– Os espaços ocupacionais do Assistente Social - Profª Sandra Rosário Pereira -FCST


Oficina 05 - A Política de Saúde e as Minorias: Limites e Possibilidades – Prof. Sebastião Caio Dantas dos Santos– FCST


APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Dia: 17 de Maio de 2012 (Quinta-feira) 
Horário: 19:00h


•Grupo temático 01: Políticas Públicas - coordenadores: Profª Sandra Rosário Pereira/Lorenna Symone Monteiro Vale(apresentação de artigos).


•Grupo temático 02: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social – coordenadores: Prof. Sebastião Caio/ Profª Helisama Andreza (apresentação de artigos).


•Grupo temático 03: Experiências de Estágio Supervisionado em Serviço Social- coordenadora: Profª Denise Maria/ Profª Edjane Maria Vale Linhares/ Profª Jociara Alves Nóbrega.
•Feirinha da Cortez Editora


DEBATE COM O CRESS 14ª REGIÃO
Dia: 18 de maio de 2012 (sexta-feira) 


Horário: 19:00h 
Tema: O CRESS enquanto Espaço de Luta e Conquistas do Serviço Social
Noite cultural: Rui Silva e Solange Silva (voz e violão)
Horário: 20:30h as 22:00h 
Local: Faculdade Católica Santa Teresinha 

Prefeitura de Cruzeta divulga maquete da reforma do Mercado Público e Feira Livre Permanente


Em assembleia geral na noite desta segunda feira (07) a prefeitura municipal divulgou a maquete do projeto de reforma do mercado público e da feira livre permanente.

Na ocasião, o arquiteto Marcelo Aquino e o prefeito Sally expuseram todos os detalhes do projeto que transformará o antigo mercado, no centro de artesanato do município.

A obra se destaca como uma das mais importantes da atual administração, pelo sua funcionalidade, geração de emprego e renda que irá impulsionar o artesanato local.

Com a reforma, o antigo prédio ganhará uma nova cara, contará com 18 quiosques, sendo 16 deles disponibilizados para estandes voltados exclusivamente para o artesanato, e dois serão usados como pequenos restaurantes para que os visitantes possam apreciar um pouco da nossa culinária local. O espaço interno também contará com modernos banheiros, além de um pequeno palco para apresentações de artistas locais e convidados, em eventos que serão realizados frequentemente no espaço.  


Na parte externa será trocada toda a calçada, com acessibilidade para o fluxo de portadores de deficiência e a faixada será toda reformada e pinta, damantendo os padrões da antiga arquitetura.


Outra obra que também será construída juntamente com a do centro de artesanato, é a feira livre permanente, que ficará localizada em frente ao antigo mercado público, no mesmo local onde se realiza a atual feira semanal, sendo que ganhará cobertura, além de toda infraestrutura, como box individuais em estrutura metálica, toda padronizada e moderna, onde os feirantes poderão comercializar seus produtos diariamente. 


O prefeito José Sally em suas palavras, falou da sua felicidade em está realizando essa importante obra no município. “Venho planejando esta obra desde do primeiro dia do meu mandato, pois era um grande sonho meu, e de todos o moradores dessa cidade, e tenho certeza que com a revitalização do nosso antigo mercado, o centro da nossa cidade voltará a ser um grande ponto de encontro cultural para todos os cruzetenses e visitantes”. Sally também falou da importância da obra para economia local, em especial para todos que trabalham com artesanato, e não contavam com um espaço para a exposição e comercialização de seus produtos. 


No final, o prefeito fez questão de frisar que as duas obras serão construídas com recursos próprios do município, ressaltando a importância da economia e do zelo pelo dinheiro público.


O evento contou com a presença do prefeito José Sally, o presidente da câmara Joaquim José, vereadores, Mônica, Porfírio e Itan Lobo, presidente da ACEC, Adriano Goés, representantes das associações de artesãs do município, proprietários de comércios em torno do mercado, empresários locais, além de várias pessoas da comunidade.


 As obras estão previstas para começar ainda este mês. 

Senado lança novo portal interativo


Gorette Brandão
O Presidente do Senado, José Sarney, anunciou nesta terça-feira as medidas de adaptação da Casa a Lei de Acesso à Informação (LAI) e também a criação do Portal Interativo e-Cidadania, que estimulará a participação e o engajamento mais direto e efetivo dos cidadãos no processo legislativo.
Sarney destacou que, com o lançamento do portal, o Senado se antecipa ao cumprimento de exigências da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011). Ele explicou que a iniciativa amplia e facilita o acesso a informações relativas à administração, além de unificar serviços já disponíveis, como o Portal do Orçamento.
- Na véspera da vigência da lei, não somente estamos colocando praticamente a totalidade das informações do Senado à disposição da cidadania brasileira e do país, e com isso oferecendo não somente a condição de o cidadão receber, mas também de interagir com essas informações – comentou.
O novo portal e-Cidadania começou a ser construído em setembro do ano passado, quando foi constituído um comitê gestor formado por representantes de diversos setores da Casa. A conclusão do trabalho foi aprovada pela Mesa em dezembro do ano passado.
Segundo a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, que apresentou o e-Cidadania nesta terça-feira, mesmo antes da Lei de Acesso à Informação, o Senado já estava investindo na construção de ferramentas para que as informações legislativas fossem oferecidas em formatos abertos e de manuseio mais fácil.
A diretora-Geral do Senado, Doris Peixoto, por sua vez, destacou a importância das medidas de adaptação do Senado Federal à LAI. Segundo ela, medidas como o e-Cidadania e a reformulação do Portal da Transparência estão sendo coordenadas com o objetivo de oferecer maior cidadania ao povo brasileiro.

Vanguarda
O presidente do Senado observou que a iniciativa é mais uma em que a Casa se destaca como vanguarda tecnológica, e lembrou que em seu primeiro mandato defendeu a criação de um banco de dados legislativo, proposta que evoluiu para a criação do PRODASEN, um dos órgãos pioneiros no setor público em soluções de tecnologia da informação. Anos depois, já como presidente, o Senado implantou seu primeiro portal na internet.
- A partir de então procuramos sempre modernizar a Casa, para que ela possa seguir à frente. Podemos dizer que sempre tivemos os olhos voltados para o futuro – disse.
De acordo com o senador José Sarney, o lançamento do e-Cidadania na véspera do início de vigência da Lei do Acesso à Informação representa um serviço à democracia. Ele acrescentou que o cidadão terá canais para opinar e ainda a possibilidade de propor sugestões de novas leis, para serem discutidas e analisadas pelos parlamentares.
Numa retrospectiva histórica, Sarney observou que a democracia, em seu nascimento na Grécia, era exercida de forma direta pelos cidadãos. A seu ver, a ampliação da interatividade entre o Senado e o cidadão a partir do novo portal valoriza o exercício da democracia direta.
- Então é um sistema de interatividade que é um prenúncio do que vai acontecer no futuro – salientou José Sarney.
Agência Senado

BNB PROMOVE CONFERÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BIOMA CAATINGA

Evento resultará em documento a ser apresentado durante a Rio + 20 


O Banco do Nordeste promove, nos próximos dias 17 e 18, a I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga: A Caatinga na Rio + 20. 


O evento será realizado na sede do Banco, em Fortaleza, (Av. Pedro Ramalho, 5.700) e objetiva discutir a gestão do bioma, bem como possibilidades de integração de políticas públicas voltadas para convivência e preservação. Estão confirmadas a participação do governador do Estado, Cid Gomes, do presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, do ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio. 


O resultado das discussões será consolidado em um documento intitulado Declaração da Caatinga, que formalizará os compromissos a serem assumidos pelos governos, parlamentos, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma. A Declaração da Caatinga será apresentada nos eventos paralelos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, conforme acordo estabelecido entre o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente. 


 A Conferência será um dos eventos que marcarão o 60º aniversário do Banco do Nordeste e pretende definir os caminhos de um futuro sustentável para o principal ecossistema da região, bem como assegurar um comprometimento político renovado frente às lacunas que ainda existem e aos novos desafios emergentes para a implantação de uma economia verde no semiárido brasileiro. Paralelamente à Conferência Regional, ocorrerá a Mostra de Produtos e Práticas Sustentáveis da Caatinga, na qual serão expostos os resultados de iniciativas exitosas desenvolvidas nos nove estados participantes.


Mano culpa "limitações internas" por não convocar Arouca e Ramires


Criticado pelos torcedores brasileiros por deixar Ramires e Arouca de fora da seleção brasileira, o técnico Mano Menezes se defendeu dos ataques e explicou os motivos que o levaram a não convocar a dupla para os próximos amistosos da equipe contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina. O treinador atribuiu a ausência do jogador do Chelsea à sua mudança de posição, enquanto o santista não foi chamado por ‘limitações internas’.


Foto: AEMarin tentou explicar ausências de volantes

Ramires foi um dos destaques do Chelsea na reta final da temporada europeia e mostrou estar vivendo um dos melhores momentos de sua carreira ao marcar um gol por cobertura na partida que eliminou o Barcelona da Liga dos Campeões. Além do tento decisivo e de suas atuações regulares na equipe, o brasileiro foi autor de um dos gols que levou seu clube ao título da Copa da Inglaterra, em vitória por 2 a 1 sobre o Liverpool.
Mesmo sendo um dos pilares da equipe montada pelo técnico Roberto Di Matteo, o jogador não conquistou Mano Menezes e permaneceu de fora de suas convocações. Segundo o treinador, a sua mudança de função no esquema tático do Chelsea foi determinante para que a sua importância na seleção caísse drasticamente. O comandante entende que atletas de sua posição não iriam ter chances no planejamento montado para a sua equipe.
“O Ramires foi um dos mais convocados para a seleção brasileira. Não preciso falar muito sobre ele, pois ele não está jogando na mesma posição da Seleção. O Chelsea passou por uma transformação. Com o André Villas-Boas ele era volante, mas a entrada do Di Matteo fez com que ele virasse lateral. É aquele esquema de fechar a casa, puxar para trás e segurar todo mundo. O Ramires foi colocado em outro lugar, onde o Elano jogou a Copa América e a final do Paulista, e por isso eu não o convoquei”, explicou o técnico ao canal SporTV.
Assim como Ramires, o volante Arouca é um dos pedidos mais recorrentes da torcida para o treinador e não foi convocado dessa vez devido ao grande número de atletas do Santos que estão entrando na lista de convocação. Mano Menezes disse que o comandante da seleção não tem o direito de tirar um grande número de jogadores de uma equipe e afirmou que tal panorama só será mudado depois de uma alteração na forma como a temporada brasileira é organizada.
“Chegou um momento em que estávamos levando muitos jogadores do Santos. Você tem algumas limitações para isso. Não pode levar muitos jogadores do mesmo lugar. O presidente do Santos ligou para o nosso diretor de futebol e pediu para que eu não levasse o Neymar, pois eu já conhecia o futebol dele. Você coloca nomes assim de lado porque sabe que possui limitações e em um outro momento especial você consegue levar. Esse é o velho problema de não parar o campeonato quando convocamos atletas. O clube tem que ter o direito de interromper sua participação em uma competição quando perde dois ou mais atletas para a Seleção”, completou.
Sem Arouca e Ramires na convocação que forma a base da seleção que disputará as Olimpíadas de Londres, Mano Menezes optou pela entrada de Casemiro, do São Paulo, Rômulo, do Vasco, e Sandro, do Tottenham, para a posição. O primeiro compromisso do time escolhido pelo treinador na semana passada será no dia 26 deste mês, contra a Dinamarca, em Hamburgo, na Alemanha.  


Gazeta |