Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

Renovação Carismática Católica realiza Pentecostes em Caicó


Neste final de semana, a Renovação Carismática Católica de Caicó realiza a Celebração de Pentecostes. Em Caicó, o evento será realizado no Centro de Evangelização Dom Manoel Delson, na Casa de Evangelização Kadoshy, em frente ao Dom Wagner.

No sábado, haverá Missa às 19 horas, com a presença de Evandro Nunes, da Arquidiocese de São Paulo.

No domingo, haverá pregações, Missa e oração de cura e libertação das famílias.



Substituto de Neymar garante vitória do Brasil sobre a Dinamarca

Os torcedores da Dinamarca perguntavam-se na entrada da Imtech Arena sobre a ausência de Neymar no amistoso deste sábado. O substituto do novo astro do Brasil, no entanto, encarregou-se de ser o destaque da partida. Hulk marcou dois gols e participou do lance de outro (contra, de Zimling) na vitória por 3 a 1 da Seleção de Mano Menezes, bastante convincente no primeiro tempo. Bendtner descontou no segundo.

Em fase de preparação para as Olimpíadas de Londres, o Brasil voltará a contar com Neymar (liberado para descansar após defender o Santos na Copa Libertadores da América) em seus próximos três amistosos, todos realizados nos Estados Unidos. Os adversários serão os norte-americanos, na próxima quarta-feira, em Washington, o México, em 3 de junho, em Dallas, e a Argentina, no dia 9, em Nova Jersey.

Já a Dinamarca, que preocupou a sua torcida com uma fraca atuação, tem a Eurocopa pela frente. A equipe dirigida por Morten Olsen estreará contra a Holanda, em 9 de junho, e ainda encontrará Portugal e Alemanha no grupo B. Em jogos anteriores com o Brasil, os dinamarqueses foram mais duros: perderam por suados 3 a 2 nas quartas de final da Copa do Mundo de 1998 e golearam por 4 a 0 em amistoso de 1989, por exemplo.

O jogo - A torcida da Dinamarca que lotou a Imtech Arena desanimou rapidamente com a atuação de sua equipe. O Brasil precisou de sete minutos para abrir o placar no amistoso. Pouco depois de o técnico Mano Menezes externar a sua preocupação com os desfalques da Seleção, Hulk arriscou um chute de fora da área e contou com uma falha do goleiro Sorensen para acertar a rede.

O gol proporcionou tranquilidade para o Brasil controlar o ímpeto da Dinamarca. Quando o público adversário tentou revigorar os comandados de Morten Olsen, houve mais um baque. Aos 12 minutos, o meia Oscar recebeu a bola dentro da área, mostrou-se à vontade com a camisa 10 amarela com um bom drible e devolveu para Hulk. Zimling se atrapalhou e desviou, contra: 2 a 0.

A boa vantagem do Brasil no placar em tão pouco tempo de partida desorganizou ainda mais os dinamarqueses. Se o técnico português José Mourinho, do Real Madrid, assistia ao amistoso com uma expressão serena na Imtech Arena, o time europeu se desesperava com chutes para a frente, na tentativa de construir alguma jogada. A equipe de Mano Menezes já possuía 62% de posse de bola naquele momento.

O técnico Morten Olsen, então, entrou em ação aos 24 minutos. Substituiu o goleiro Sorensen, que reclamava de dores, por Andersen e o meio-campista Schone por Kahlenberg. Como o Brasil diminuiu o ritmo, a Dinamarca se aproveitou de desatenções e melhorou (não tanto) depois das alterações. O ataque do time vermelho, contudo, ficava constantemente em impedimento.

Assim que voltou a investir ofensivamente, o Brasil ampliou. Aos 39, Oscar roubou a bola no meio-campo e fez o lançamento para Hulk. O inspirado atacante passou por Kjar e finalizou no contrapé do goleiro Andersen. Antes do intervalo, Leandro Damião também chegou a colocar a bola no gol - porém, daquela vez, foi o centroavante do Internacional quem apareceu em posição irregular.

No segundo tempo, Morten Olsen tentou mais uma vez mexer com os brios da Dinamarca, agora com Jakob Poulsen no lugar de Christian Poulsen. Já Mano Menezes preferiu tirar proveito da boa atuação de seu time para esperar um pouco mais para fazer substituições. Como os dinamarqueses avançaram e o Brasil passou a esbarrar na marcação do meio-campo, o técnico logo mudou de ideia.

Aos 25 minutos, em seguida à entrada do lateral esquerdo Alex Sandro na vaga de Marcelo, a Dinamarca conseguiu descontar. Zimling se redimiu do gol contra com uma boa jogada em diagonal e passou para Bendtner. A arbitragem ignorou mais um impedimento do centroavante, que empurrou a bola para dentro. De imediato, Mano trocou também Danilo por Rafael.

Apesar de o Brasil já não ter mais o mesmo domínio da etapa inicial, a Dinamarca não chegou a ser soberana mesmo após o gol. Mano Menezes, com calma, pôde fazer novos testes em sua formação, com Wellington Nem, Giuliano e Casemiro como substitutos de Leandro Damião, Lucas e Sandro. O último a sair foi justamente o destaque do jogo. Hulk, aos 45 minutos, deixou o gramado aplaudido para a entrada de Bruno Uvini.

* Fonte: gazetaesportiva.net

NOTÍCIAS DA CNBB



O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 22 de maio, o Projeto de Lei 3839/12, que estabelece novas regras para a expedição da certidão de quitação eleitoral. Esse documento é um dos exigidos pela legislação para que uma pessoa possa garantir a sua candidatura. O projeto é de autoria do deputado Roberto Balestra (PP-GO) e altera a Lei Eleitoral (9.504/97).

A proposta tem como principal objetivo mudar a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a emissão da certidão. Segundo o autor da proposta, a corte tem entendido que a certidão não será emitida para candidato que tiver contas de campanha eleitoral anteriores rejeitadas.

Para Balestra, a jurisprudência foi além do que determina a Lei Eleitoral, que exige, como um dos critérios para a emissão, apenas a apresentação das contas, sem menção à rejeição. O texto aprovado determina que a certidão será entregue “ainda que as contas sejam desaprovadas”.

Segundo o projeto, a decisão que desaprovar as contas sujeitará o candidato unicamente ao pagamento de multa no valor equivalente ao das irregularidades detectadas, acrescida de 10%. Os recursos arrecadados com o pagamento da multa serão destinados ao Fundo Partidário.

O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Arthur Lira (PP-AL). O texto vai agora ao Senado.

MCCE
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), rede de organizações sociais responsável pela conquista da Lei da Ficha Limpa, emitiu uma nota pública repudiando “veementemente” a atitude da Câmara dos Deputados. Segundo a nota, “o MCCE repudia veementemente a atitude da Câmara dos Deputados, que sem qualquer debate popular aprovou lei que anistia os políticos que fraudaram suas prestações de contas de campanha”.


Mensagem Missionária ao Povo de Deus


“Como o Pai me enviou, assim eu vos envio” (Jo 20,21)
O Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB -, reunido em Brasília - DF -, de 22 a 24 de maio, saúda o povo de Deus, em todo o Brasil, neste tempo em que a Igreja vive um profundo momento missionário, preparando o 3º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá nos dias 12 a 15 de julho próximo, em Palmas – Tocantins.
Com o tema “discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”-, o Congresso será uma ocasião propícia para refletir sobre a caminhada missionária em nosso país; celebrar as graças que recebemos; contribuir para um renovado impulso missionário; agradecer a criatividade e os sacrifícios dos que testemunham o Evangelho; e aprender a dialogar profeticamente com todos, indo além do mundo que nos rodeia, sem fronteiras para a nossa fé.

A cidade de Palmas, nesses dias, se transformará na casa da missão do Brasil. Pedimos que as comunidades, pastorais, associações, novas comunidades, os movimentos, organismos e serviços eclesiais se unam em orações por este grande evento, a fim de que o coração pulse, a consciência e a cooperação missionária cresçam sempre mais no ritmo da missão.

Como ser discípulo missionário de Jesus Cristo num mundo secularizado e pluricultural como o nosso? Esta é a reflexão que estamos fazendo nas assembleias, nos encontros e nos pré-Congressos que acontecem em todos os Regionais da CNBB.

Nestas últimas semanas de contagem regressiva para o Congresso, fiéis ao espírito das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que apresentam “a Igreja em estado permanente de missão”(DGAE 30-36) como uma das urgências pastorais, convocamos todas as forças missionárias a se envolverem neste processo, através da oração e de momentos celebrativos, do estudo do instrumento de trabalho e, particularmente, da escolha e do envio dos delegados de todas as Dioceses do Brasil.
Muitos já estão conectados com este Congresso através das redes sociais. Convidamos a todos, irmãos e irmãs, para acompanhar a preparação e a realização do Congresso Missionário Nacional através do site: www.pom.org.br/congresso.

A Igreja nasce da missão, vive da missão e está destinada sempre à missão. Esta é, portanto, o coração da Igreja, chamada a cumprir o mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura”(Mc 16, 15).

Que o Divino Espírito Santo, protagonista da missão, ilumine nosso Congresso; e a Virgem Maria, discípula missionária, inspire a Igreja a viver em estado permanente de missão.

Brasília, 24 de maio de 2012
Cardeal Raymundo Damasceno de Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Organizado por entidades da sociedade civil, tais como a arquidiocese de Brasília, UnB, OAB, SOS Clima Terra, sindicatos, escolas públicas e particulares e outros, foi realizado nos dias 23 e 24 de maio, o seminário “Rio + 20 e VOCÊ! Hoje o encerramento do evento, marcado para às 17h30, contará com a presença do Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner. 


O objetivo do evento foi reunir membros da membros e/ou delegados de todos os setores da sociedade civil envolvidos, para ampliarem o debate sobre os temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS, ou UNCSD na sigla em inglês), “apelidada” de RIO+20´, que será realizada entre 20 e 22 de Junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.

O Seminário Rio + 20 e você! Desde sua abertura contou com a presença de diversas autoridades como o arcebispo de Brasília dom Sergio Rocha; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o governador de Brasília, Agnelo Queiroz; o senador, Cristovam Buarque, professor titular do CDS/UnB; Presidente do TJDFT, o desembargador Otávio Augusto Barbosa; o reitor da UnB, doutor José Geraldo de Souza; o presidente da OAB, doutor Ophir Cavalcanti; e outras representações.

A sede da Nunciatura Apostólica, em Brasília (DF), foi palco hoje, 24 de maio, de uma apresentação do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ao corpo diplomático acreditado junto a Embaixada do Vaticano no país. 


A apresentação mostrou detalhes da estrutura que está sendo montada e de toda a logística que envolve a JMJ, que é considerada pelo Governo Federal como o maior evento que o Rio de Janeiro já recebeu, segundo palavras do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que esteve presente no evento. 


O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, também se fez presente no encontro, como o presidente do (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta; representantes do Governo do estado do Rio de Janeiro e da prefeitura local; do Itamaraty e o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D'Aniello.

Nunciatura2012JMJ3O Núncio Apostólico destacou que a Jornada Mundial da Juventude foi um sonho do papa João Paulo II e que hoje se torna uma realidade “belíssima”. Dom Giovanni lembrou ainda a importância da JMJ, não apenas para a cidade sede, o Rio de Janeiro, mas para todo o país, trazendo riquezas e captação de recursos e conscientização e conversão das pessoas.

Já o presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno, se disse feliz com as atitudes que o Governo tem tomado em relação ao que cabe ao Estado em eventos de grande magnitude, como a JMJ. O cardeal apresentou aos diplomatas a chamada Pré-Jornada, que são eventos que antecedem a JMJ, como a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, Símbolos da JMJ, por mais de 140 dioceses em todo o país, e a Semana Missionária, que acontecerá em todas as dioceses brasileiras, na semana que antecede a JMJ.
Nunciatura2012JMJ4Dom Damasceno incluiu também projetos que serão realizados ou estão em andamento, como a conclusão de um estudo de mobilidade da cidade do Rio de Janeiro; um encontro de formação e elaboração de subsídios regionais sobre a JMJ; elaboração de propostas de atividades pós-JMJ; o lançamento, em nível nacional, do DVD Bote Fé Natal, com atrações musicais; do Bote Fé pela Vida, evento com atividades esportivas; a Campanha da Fraternidade de 2013 que tratará da Juventude; o Encontro Mundial das Universidades Católicas, em 2013, na cidade de Belo Horizonte e o Dia Nacional de Oração pela JMJ.

O presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, fez uma breve apresentação. Ele disse que a JMJ é um evento mundiais e não apenas do povo brasileiro. “A JMJ olha para o futuro, se preocupa com os jovens, esse é o seu objetivo, cuidar da juventude”, disse o arcebispo do Rio.
Nunciatura2012JMJ6Da equipe do Comitê Organizador Local da JMJ, monsenhor Joel Portela, fez um resumo dos objetivos que a JMJ deverá alcançar. “Toda Jornada deve ser pautada por dois princípios: objetivos e legados. O objetivo é fazer um evento mundial sem grandes problemas. 

O legado será caracterizado por ter um aspecto humano, com o convívio, e o social, que será a criação de centros de referências a dependentes químicos, um compromisso da JMJ Rio 2013”, explicou o monsenhor.
Nunciatura2012JMJ7O
 ministro Gilberto Carvalho enfatizou que trabalha junto ao Itamaraty e as embaixadas no Brasil num processo para facilitar a entrada dos peregrinos ao Brasil. “O Governo sente uma alegria muito grande em receber a JMJ. Estamos atentos a vários detalhes, e adianto que estamos trabalhando para agilizar e facilitar o visto de entrada no país aos peregrinos que comprovarem participação na Jornada Mundial da Juventude. Peço ainda, aos embaixadores aqui presentes, que criem, durante o evento, um serviço consular extraordinário, no Rio de Janeiro, para facilitar o trâmite com os seus peregrinos, pois, por experiência adquirida em Madri, local da última JMJ, muitos perdem seus documentos, pois o trânsito de pessoas é enorme, e acidentes acontecem em todos os grandes eventos”, frisou o ministro.

Comandante Geral da PM diz ao Presidente da APBMS que PMs do Seridó não serão transferidos


O Comandante Geral da Policia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Araújo, disse na noite desta sexta-feira por telefone ao Presidente da Associação dos Praças da Policia e Bombeiros do Seridó, CB João Batista, que Policiais Militares não serão transferidos da Região do Seridó para atuar no 12° BPM da cidade de Mossoró. 

De acordo com João Batista, o Coronel Araújo reconheceu que a Região Oeste do Estado realmente está necessitando de reforço no seu efetivo, mas o Comando da PM não irá transferir 120 Policiais Militares do Seridó para reforçar o Oeste e deixar o Seridó desprotegido. 

Ainda Segundo o Cabo João Batista, o Comandante da PM disse que a expectativa é que haja um novo concurso publico da Polícia Militar para que esses PMs possam reforçar a atuação da Policia no Oeste.
 
Com essa noticia dada pelo Comandante Geral da PM/RN, a APBMS na pessoa do seu presidente, CB/PM João Batista, tranquiliza os Policiais do Seridó e ao mesmo tempo informa que continua atento na sua atuação junto luta dos PMs e Bombeiros do Seridó.

Noticia da transferência deixou Policiais apreensivos

A Informação chegada nesta sexta-feira aos Policiais Militares do Seridó sobre a transferência em massa de 120 PMs para Mossoró deixou a categoria apreensiva com essa possibilidade, já que uma transferência dessas iria causar grandes problemas para todas as famílias dos Militares.



Nota sobre a aliança PT/PSB em Mossoró


A decisão da Direção Executiva Nacional do PT, sobre a aliança em Mossoró, reflete as resoluções do IV Congresso Nacional. Ou seja, cabe ao PT construir as condições de unir a base do governo Dilma para a disputa do nosso projeto nacional na sociedade a partir das eleições municipais, seja com candidatura própria ou apoiando candidaturas de partidos aliados.


Derrotar o DEM e o PSDB é tarefa principal do PT e seus aliados. Em Mossoró, essas condições estão criadas na candidatura do PSB e o PT acerta ao fazer parte desse desafio, principalmente por ser o berço politico no Rio Grande do Norte, e a maior cidade brasileira governada por nosso maior adversário: o DEM.

Agora o que nos compete é unificar o partido, nos integrarmos à campanha, na coordenação e na elaboração de um programa que aplique no município as mesmas linhas e preocupações sociais do governo da Presidenta Dilma, indicar um nome pra compor a chapa majoritária no cargo de vice, apresentar uma chapa proporcional capaz de garantir ao partido o retorno à Câmara Municipal, recuperando as vagas que já ocupamos e, junto com os demais partidos, construirmos a vitória de Larissa à prefeitura de Mossoró.

Vamos à vitória!

Fátima Bezerra
Deputada Federal - PT/RN

FORRÓ DO WADY ROCHA

sexta-feira, 25 de maio de 2012

EM CIMA DA HORA - O BRASIL E O MUNDO EM NOTÍCIA


Prefeitura de Pernambuco abre concurso para 411 vagas; salário de até R$ 3 mil


A Prefeitura de Ibimirim (PE) divulgou edital de concurso público para 411 vagas em cargos de nível fundamental completo e incompleto, médio/ técnico e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 3.270.
Os postos de nível fundamental completo e incompleto são para merendeira, auxiliar de serviços gerais, coveiro, gari, maqueiro, motorista - categoria "D", motorista - categoria "C", motorista - categoria "E", operador de máquinas, tratorista, vigia, eletricista e mensageiro.

As vagas de nível médio/ técnico são para agente sanitário, assistente de recursos humanos, auxiliar administrativo, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de contabilidade, auxiliar de controle interno, auxiliar de farmácia, auxiliar de recursos humanos, cozinheiro hospitalar, digitador, fiscal de tributos, professor i - zona rural, professor i - zona urbana, recepcionista, técnico agrícola, técnico ambiental, técnico de contabilidade, técnico em edificações, técnico em enfermagem, técnico em laboratório e técnico em radiologia.


Os cargos de nível superior são para advogado, agente administrativo escolar, analista de orçamento, assistente social, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta , médico plantonista, médico-veterinário, nutricionista, professor II - ciências, professor II - educação física, professor II - geografia, professor de história, professor II - língua portuguesa, professor II - matemática e psicólogo.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 28 de maio a 28 de junho pelo sitewww.idhtec.org.br. A taxa é de R$ 50 para nível fundamental, R$ 60 para nível médio e R$ 70 para nível superior.
Os candidatos podem se inscrever presencialmente no posto de inscrição, que fica na Avenida Santa Izabel, s/nº, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
De acordo com o edital, os candidatos que fizeram o concurso de 2006 estão automaticamente inscritos nesta seleção.
A prova objetiva está prevista para o dia 5 de agosto, das 9h às 12h.
Prefeitura de Ibimirim (PE)
Inscrições
De 28 de maio a 28 de junho
Vagas
411
Salário
De R$ 622,00 a R$ 3.270
Taxa
De R$ 50 a R$ 70
Prova
5 de agosto
G1 

Salários de R$ 2mil a R$ 11mil; Confira quais são os 10 maiores concursos federais de 2012

Clique para ampliar
Facebook

Polícia Federal: Editais para 600 vagas com salários de até R$ 13 mil divulgados em breve


Dentro de poucos dias, a Polícia Federal (PF) deve divulgar os editais do concurso para 600 vagas de escrivão (350 chances), delegado (150) e perito (100), com remuneração inicial de até R$13.672. O prazo para a publicação dos documentos vai até 12 de junho, mas ainda há chances dela acontecer este mês. As oportunidades serão para lotação, preferencialmente, nas regiões de fronteira.


Para que isso ocorra, basta que o Ministério da Justiça aprove em tempo hábil o pedido de dispensa de licitação para contratar o Cespe/UnB para organizar o concurso. A estimativa é que os editais possam ser divulgados cerca de uma semana após a contratação da organizadora.

O cargo de escrivão tem requisito de ensino superior em qualquer área e proporciona inicial de R$7.818 (já com auxílio-alimentação de R$304). Para delegado, a exigência é o bacharelado em Direito e, para perito, formação superior em área especificada em edital. Para ambos, os iniciais são de R$13.672 (mais auxílio). Outro requisito básico para todos os cargos é a carteira de habilitação (B ou superior).
Folha Dirigida 

Turma em que F. Gomes se formaria realizou sua colação de grau em Caicó


Nesta noite de quinta-feira (24) a Universidade de Tocantins, Unitins, pólo Caicó, formou mais três turmas: Serviço Social, Ciências Contábeis e Pedagogia. Os novos graduados ajudam a somar 150 diplomas que esta instituição de ensino já entregou em Caicó.
 
Na oportunidade o padrinho da turma de Serviço Social, o deputado federal João Maia, foi representado pela radialista e diretora da Rádio Caicó, Suerda Medeiros, que homenageou as três turmas falando sobre a importância de correr atrás dos sonhos.  Suerda também lamentou o fato de F. Gomes, que era membro e seria o orador desta turma, não estar entre os mesmos.

O radialista F.Gomes recebeu homenagem da sua turma. Era com esses alunos que F.Gomes estudava quando foi assassinado em outubro de 2010. Na ocasião da colação de grau da turma, a mãe do radialista, Rita Amália, recebeu uma homenagem em nome de todas as mães dos alunos e também uma placa em homenagem ao seu filho F.Gomes. Emocionada ela agradeceu: “agradeço a todos os amigos e aqueles que sempre confiaram em meu filho”, disse D.Rita, que recebeu aplausos enquanto um músico tocava no saxofone a música ‘O homem’, de Roberto Carlos. Por Marcos Dantas 

PARA REFLETIR

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1Cor. 13:4-7)                          

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Walter Pinheiro vê risco de prejuízos a estados e municípios com medidas econômicas


Da Redação
O senador Walter Pinheiro afirmou, nesta quarta-feira (23), que as medidas de estímulo à economia anunciadas nesta semana pelo governo podem ter efeitos negativos para estados e municípios. Apesar de reconhecer o efeito favorável ao conjunto da produção industrial, o senador entende que a medida tem influência direta no Fundo de Participação dos Estados (FPE) e no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
- São recursos que chegariam na mão de estados e municípios com a finalidade de estimular a atividade econômica local - disse.
As medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, incluem a redução das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidentes sobre o crédito para pessoa física; das alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializados (IPI) na venda de veículos e a redução das taxas de juros do Programa de Sustentação de Investimento (PSI).
Para o senador, as renúncias, da forma como feitas atualmente, subtraem do cenário o caminho de fortalecimento da infraestrutura, que teria como base a educação.
- A medida tira dinheiro desse pilar estruturante. Os recursos deixarão os estados e os municípios, mais uma vez, sem a capacidade de cumprirem as suas obrigações com a educação - afirmou.
O senador defendeu uma discussão mais profunda, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sobre os rumos da economia do país. Assim, afirmou, seria possível sair dos pacotes e fazer algo verdadeiramente estruturante pelo Brasil.
Dívidas dos estados
Walter Pinehiro também defendeu a alteração no indexador das dívidas dos estados, além do aumento do prazo para pagar o valor devido. As dívidas dos estados, dos municípios e do Distrito Federal são um dos temas discutidos por uma comissão de 14 especialistas que estuda o pacto federativo no Senado.
As discussões sobre o pacto federativo poderão ser acompanhadas por meio de página multimídia produzida pela Agência Senado em parceria com os demais veículos da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs).
Agência Senado

Avança no Senado aplicação da Lei da Ficha Limpa para barrar nomeações no serviço público


Simone Franco
Condenados pela Justiça em segunda instância, e até profissionais cassados por conselhos profissionais, como o de medicina, poderão ser impedidos de assumir cargos em comissão no serviço público, com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010). Cargo em comissão é aquele preenchido por nomeação de autoridades como prefeitos, ministros, parlamentares e presidente da república, sem a necessidade de aprovação em concurso público.
Nesta quarta-feira (23), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC 6/2012) que proíbe o provimento, a investidura e o exercício nestes cargos e funções de brasileiros enquadrados na inelegibilidade da Ficha Limpa por atos de improbidade administrativa.
A proposta é do senador Pedro Taques (PDT-MT), e recebeu parecer favorável do relator, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Segue agora para o Plenário do Senado, onde será submetida a dois turnos de votação.
Segundo Taques, a PEC 6/2012 impõe essa restrição na contratação de servidores comissionados e de confiança pelos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. E adiantou que a Controladoria Geral da União (CGU) já estuda a edição de um decreto aplicando o critério de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa na nomeação de servidores públicos federais condenados pela Justiça.
- Essa PEC traz princípios republicanos, traz honestidade cívica ao serviço público – realçou Taques.
Na justificação da proposta, o senador deixa claro sua intenção de resguardar o princípio constitucional da moralidade na Administração Pública, e não de buscar uma punição antecipada do cidadão convocado para cargo comissionado ou função de confiança. O princípio da não-culpabilidade estaria preservado, acrescentou, pelo fato de a inelegibilidade definida na Lei da Ficha Limpa só alcançar os condenados por órgão judicial colegiado ou definitivamente pela Justiça.
Ao analisar o mérito da PEC 6/2012, o relator a considerou “um importante passo para garantir a ética, probidade e moralidade no âmbito da Administração Pública nos níveis federal, estadual e municipal”.
- A Lei da Ficha Limpa representou significativo avanço democrático, com o escopo de evitar a participação, em cargos eletivos, de pessoas que não atendem às exigências de moralidade e probidade. Do mesmo modo, a adoção da ficha limpa na nomeação de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança no serviço público, como ora se propõe, contribuirá sobremaneira para extirpar da Administração Pública aqueles que cometem ilícitos envolvendo o dinheiro e os demais bens públicos – destacou Eunício Oliveira na leitura do parecer.
Os senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Luiz Henrique (PMDB-SC), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Armando Monteiro (PTB-PE) reconheceram a importância da proposta para o aperfeiçoamento institucional e a melhoria dos padrões éticos no serviço público.
Agência Senado

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Leleu diz que Wilma não estará no mesmo palanque de Rosalba em Caicó


Para o presidente da câmara de vereadores municipal Leleu Fontes (PSB) o deputado estadual Vivaldo Costa (PR) precisa insistir e defender a pré-candidatura do vereador Nildson Dantas (DEM) a prefeito de Caicó sob pena de perder depois de 40 anos a condição de líder.
Leleu avalia que a substituição da pré-candidatura de Nildson pela de Hugo Marinho resolve um problema de interesse familiar, mas politicamente o prejuízo é incalculável. “Se Vivaldo e [o prefeito] Bibi Costa imaginam construir um segundo palanque identificado com o governo Rosalba Ciarlini, a presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, não concordará com essa idéia”, argumentou. O vereador pessebista afirma que a ex-governadora que estará no palanque dos partidos identificado com a frente progressista. Fonte: Assessoria de imprensa 

Leleu Fontes vai dizer a Wilma que deseja ser candidato a prefeito de Caicó



No próximo sábado (26) o vereador e presidente da câmara municipal Leleu Fontes terá uma conversa com a ex-governadora e presidente estadual do PSB do Rio Grande do Norte Wilma de Faria para manifestar em Caicó o desejo do partido apresentar o nome dele como pré-candidato a prefeito do município e, conseqüentemente, incorporar essa discussão na frente progressista.
- Caso as nossas pretensões sejam frustradas, aguardarei a decisão do partido quanto às eleições de 2012, mas uma posição eu tenho bem definida: não participarei de nenhum palanque que venha a se identificar com o atual governo estadual, ressaltou Leleu. Fonte: Assessoria de imprensa