Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2022

TENSÃO ENTRE POTÊNCIAS: Navio dos EUA entra em águas reivindicadas pela China pela terceira vez em uma semana

 


Um navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos navegou pelo Estreito de Taiwan na terça-feira (19), a terceira vez em uma semana que a embarcação entrou em águas reivindicadas pela China, aumentando as tensões entre Washington e Pequim.

O governo americano disse que a última viagem do destróier USS Benfold demonstrou seu “compromisso com um Indo-Pacífico livre e aberto”, mas Pequim a criticou como uma “provocação” que mostra que os EUA são um “destruidor da paz e da estabilidade”.

O estreito é uma extensão de água de 180 quilômetros de largura que separa a ilha democrática de Taiwan da China.

Pequim reivindica soberania sobre Taiwan apesar do Partido Comunista da China nunca ter controlado a ilha – e considera o estreito parte de suas “águas territoriais”. A Marinha dos EUA, no entanto, diz que a maior parte do estreito está em águas internacionais.

A Marinha cita uma lei internacional que define as águas territoriais como estendendo-se a 12 milhas náuticas da costa de um país e envia regularmente seus navios de guerra pelo estreito em operações de liberdade de navegação, inclusive em 10 de maio, quando o USS Port Royal fez uma viagem semelhante.

Desta vez, o Benfold navegou “através de um corredor no estreito que está além do mar territorial de qualquer Estado costeiro”, disse o porta-voz da 7ª Frota dos EUA, tenente Nicholas Lingo.

A China reagiu com raiva à presença do navio na região e seus militares disseram nesta quarta-feira (20) que seguiram e monitoraram o navio dos EUA durante seu trânsito.

“As frequentes provocações e exibições dos EUA demonstram plenamente que são os destruidores da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan e criadores dos riscos de segurança no local”, disse o coronel Shi Yi, porta-voz do Comando Oriental do Exército de Libertação Popular. “As tropas mantêm o alerta máximo em todos os momentos e defenderão a soberania nacional e a integridade territorial”.

Na semana passada, o USS Benfold realizou duas operações de liberdade de navegação no Mar da China Meridional, perto de ilhas contestadas onde Pequim construiu instalações militares.

Em 13 de julho, o destróier dos EUA desafiou o que classifica como “reivindicações marítimas excessivas” por Pequim em torno das Ilhas Paracel – conhecidas como Ilhas Xisha na China, e no sábado perto das Ilhas Spratly – conhecidas como Ilhas Nansha. na China.

As tensões entre os dois países sobre Taiwan aumentaram nos últimos dias, com Pequim criticando duas vezes as relações dos EUA com a ilha.

Na segunda-feira (18), Pequim disse que uma venda de armas americanas por US$ 108 milhões para Taipei “compromete gravemente a soberania e os interesses de segurança da China e prejudica gravemente as relações entre os dois países e seus militares”.

E na terça-feira, um porta-voz de Pequim disse que “se opunha firmemente” a uma possível visita à ilha de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA.

Também na terça, o general mais graduado dos EUA ordenou uma revisão abrangente das interações militares americanas com as forças chinesas nos últimos cinco anos, à medida que as preocupações sobre o comportamento assertivo de Pequim na região do Indo-Pacífico aumentam.

 

Nenhum comentário: