Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Paralimpíadas Escolares começam nesta terça-feira (22)

 


Mais de mil e 300 estudantes atletas paralímpicos participam entre os dias 22 e 25 de novembro das Paralimpíadas Escolares. O evento será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo.

Estudantes de 11 a 17 anos, de 26 Unidades da Federação, vão competir em 14 esportes como atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos e natação.

A secretaria especial do Esporte do Ministério da Cidadania apoia o evento por meio de um termo de fomento assinado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, no valor de R$ 1,7 milhão. O recurso garantiu a hospedagem em acomodações acessíveis para mil setecentos e quatro participantes do evento, entre estudantes-atletas e oficiais de delegação.

Segundo o Ministério da Cidadania, a primeira edição das Paralimpíadas Escolares foi em 2009. No ano passado, a competição contou com 900 atletas, de 25 unidades federativas e São Paulo conquistou o nono título de campeão geral.

O evento é considerado um grande celeiro de atletas, responsável por revelar diversos medalhistas paralímpicos, como os velocistas Petrúcio Ferreira, Alan Fonteles, Verônica Hipólito e Washington Nascimento; o jogador de goalball Leomon Moreno; os nadadores Talisson Glock, Cecília Araújo e Mariana Gesteira; e os jogadores de futebol de cegos Tiago Silva e Jardiel Soares.


Nenhum comentário: