Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

RN libera D5 de vacina contra covid-19 para idosos a partir de 80 anos

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) vai liberar a aplicação da quinta dose (D5) da vacina contra covid-19 para os idosos a partir de 80 anos. A nota técnica com orientações sobre o reforço na imunização deve ser distribuída ainda nesta quarta-feira (16).

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, a imunização deve ser iniciada já nesta quinta-feira (17). A profissional esclareceu que esse início de vacinação será feito com as doses que os municípios já tenham em estoque.

"A Sesap analisou o seu estoque e o estoque dos municípios. A ideia é que, a partir de amanhã, a gente já inicie essa aplicação da quinta dose. Eles [os municípios] não irão receber doses novas para iniciar esse processo. Vai ser a partir das doses que já têm nos municípios", explicou a coordenadora.

Inicialmente, a D5 será disponibilizada apenas para os idosos acima de 80 anos e que tenham tomado a quarta dose há mais de seis meses. "Pelo quantitativo de doses, infelizmente estão chegando de forma mais escassa, a gente preferiu priorizar os idosos acima de 80 anos", destacou.

"A gente deixa claro que a logística é de cada município. Mas a partir de amanhã já vai haver essa liberação para que todos os municípios possam aplicar a quinta dose nos idosos que tenham a quarta dose há mais de seis meses e que tem mais de 80 anos de idade", pontuou. 

Ainda segundo Kelly Lima, a expectativa é que a idade seja reduzida à medida em que novas doses sejam entregues ao estado. "A ideia é que com o recebimento de novas doses a gente consiga descer essa faixa etária até os 60 anos e garantir essa ampliação da proteção com a quinta dose para além dos imunossuprimidos, que já estão sendo vacinados com a quinta dose", reforçou.

Apesar de liberar a D5, a coordenadora da Sesap enfatizou a importância de a população completar o esquema vacinal, com as quatro aplicações já liberadas. "A gente vai seguir com a sensibilização para que a gente consiga ampliar a cobertura, principalmente, da D3 e da D4, que estão aquém do esperado", considera.

De acordo com os dados do RN + Vacina, o Rio Grande do Norte tem 95% da população vacinada com a D1 (ou dose única), 87% com a D2, 55% com a D3 e apenas 22% com a D4.

Em relação ao uso da máscara, Kelly Lima reforçou a orientação para que idosos voltem a utilizar a proteção facial. "É importante que o uso seja feito para toda a população em unidades de saúde e para aqueles grupos mais vulneráveis, idosos, comorbidades, também devem retomar o uso de máscara em ambientes fechados para que tenha essa proteção aumentada", completou.


 

Nenhum comentário: