Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2022

Concurso INSS: cotado para Ministério do Trabalho defende novo edital

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou seu ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, Luiz Marinho, para assumir a pasta novamente em sua próxima gestão.

Segundo informações internas, Marinho aceitou o convite, que teria sido feito na semana passada. O encontro entre os dois deve ocorrer ainda esta semana.

Para o ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, Luiz Marinho, é preciso reequipar o INSS e abrir concursos públicos para novos servidores.

"É preciso mais servidores, porque a fila hoje é virtual, mas há milhares de pessoas que não têm acesso à internet, nem dominam a ferramenta. Para o INSS voltar a funcionar é preciso ter pessoal qualificado e suficiente para atender a demanda, porque senão a bola de neve só vai crescer e custar muito mais para os cofres públicos, que terá de pagar os retroativos, além de ser uma maldade para com quem precisa ter seus direitos reconhecidos", disse em uma das suas declarações à Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasil).

O nome de Marinho para o Ministério do Trabalho pode alavancar a realização de um novo concurso INSS. O planejamento para isso, inclusive, já estaria na mira da equipe de transição do governo eleito.

Conforme informações do início deste mês, um documento, com mudanças na Previdência Social, já estaria sendo elaborado visando à contratação de mil novos servidores.

Ainda segundo O Globo, os estudos para um novo concurso, assim como as mudanças a serem propostas na Previdência Social, estariam sendo tratados internamente pelo grupo, com o intuito de não causar ruídos para a aprovação da "PEC da Transição".

Vale lembrar que o aval concedido para a seleção, que está em andamento, deixou de fora a carreira de analista do seguro social, de nível superior. Neste caso, 1.571 oportunidades constavam no pedido enviado pela autarquia ao Ministério da Economia.

Além de não contemplar a carreira, a equipe de transição do novo governo entende que a contratação de mil técnicos não atende à demanda do próprio INSS, que chegou a solicitar ao ME mais de 7 mil vagas, antes de receber o aval para mil postos. 

Concurso INSS teve provas aplicadas no dia 27 de novembro

Realizadas no dia 27 de novembro, as provas objetivas do concurso INSS foram compostas por 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

Na parte geral, foram cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
  • Raciocínio Lógico; e
  • Noções de Informática.

Com gabaritos já liberados, quem deseja ser aprovado precisa ter alcançado nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.

Apesar da aplicação em todo país, candidatos da Gerência Executiva (GEX) de Guarulhos, em São Paulo, não conseguiram realizar os exames. Diante disso, as provas foram remarcadas e realizadas no último dia 11.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
  • Cargos: técnico do seguro social
  • Vagas: mil + CR
  • Requisitos: nível médio
  • Remuneração: até R$5.905,79
  • Inscrições: de 16 de setembro a 4 de outubro (prorrogadas)
  • Provas: 27 de novembro

Concurso INSS oferece mil vagas de nível médio

concurso INSS teve mais de 1 milhão de inscritos. Conforme dados da banca organizadora, foram registradas 1.023.494 inscrições.

Na ampla concorrência, a cidade de São Paulo ficou com a maior disputa por vaga, sendo de 8.534 candidatos por oportunidade. Em segundo lugar, o Distrito Federal registra 7.599 pessoas por posto.

Com mais de 5 mil candidatos por vaga ainda estão as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). A lista completa pode ser conferida no       site do Cebraspe      .

Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social seleciona para o preenchimento de mil vagas, no cargo de técnico do seguro social, de nível médio.

Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.

Nenhum comentário: