Páginas

sábado, 30 de julho de 2022

Ex-vereador Zaqueu reúne em seu natalício amigos e apoiadores de Luiz Eduardo em Caicó


Neste sábado (30), o ex-vereador Zaqueu Fernandes esteve comemorando o seu aniversário e reuniu amigos e apoiadores do candidato a deputado estadual, Luiz Eduardo, em um evento social em Caicó.

Luiz Eduardo durante a Festa de Sant’Ana de Caicó prestigiou a Cavalgada e a feirinha de Sant’Ana. “Caicó tem uma gastronomia incomparável, um povo acolhedor. Viemos prestigiar as festividades de Sant’Ana, evento cultural e religioso importante para o Rio Grande do Norte e parabéns a todos que organizaram essa grande festa e agradeço a receptividade das pessoas”, afirmou Luiz Eduardo.

Em entrevista ao repórter Roberto Medeiros (Rádio Universo Web de São Fernando e Rádio Universo Online de Caicó), Luiz Eduardo destacou que na sexta-feira (30) foi homologada a sua candidatura a deputado estadual e espera alcançar o seu objetivo, ressaltando que está preparado para assumir a cadeira na Assembleia Legislativa e atender a expectativa e a confiança das pessoas em relação ao seu projeto.

Luiz enfatizou que foi o único prefeito do Brasil que nunca nomeou um parente de primeiro, segundo ou terceiro grau e lembrou que em 2018, em Maxaranguape, foi eleito o melhor prefeito empreendedor do Rio Grande do Norte pelo Sebrae.

“Vamos ajudar ao Rio Grande do Norte voltar a crescer, trabalhar na função da cadeia produtiva para poder gerar emprego e renda no Estado. Iremos apoiar também as outras pastas, como a saúde e a educação, além do apoio à segurança pública”, disse Luiz Eduardo.

Sesc RN apoia atrações culturais da Festa de Sant´Ana de Caicó

 


Até o dia 31 de julho, o Sistema Fecomércio RN estará presente, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), na programação cultural da Festa de Sant´Ana, padroeira da cidade de Caicó, a 250 km de Natal. As edições dos projetos Letra Música e Domingo Recreativo do Sesc Seridó foram suspensas e transferidas como atrações do festejo religioso, considerado um dos maiores do estado.

A abertura oficial da celebração acontece, nesta quinta-feira, 21, com a atração apoiada pelo Sesc, Solange Silva e Banda, a partir das 20h00, no Pavilhão Cultural. A programação musical receberá artistas diversos neste local, sempre na parte da noite, até o dia 31. O Sesc também está presente na Casa do Artesão e Casa Cultural.

Outra ação que integra a programação da festa, o “Frevo do Meio Dia” acontece na quinta-feira, 28 de julho, com concentração em frente à Praça do Coreto, a partir do meio dia. O trio parte às 15h, passando pelas avenidas do Seridó, Renato Dantas, Celso Dantas e Cel. Martiniano, retornando pela Seridó.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, falou sobre a importância da Festa de Sant´Ana para o povo do Seridó e de todo o estado, lembrando que além do aspecto religioso, o evento movimenta o comércio de toda a região. “É motivo para as famílias seridoenses se reunirem e festejar. Com isso, ganha toda a cadeia do comércio de bens, serviços e turismo de Caicó. Esses visitantes lotam os hotéis e pousadas, compram nas lojas e utilizam os serviços da cidade”, comentou.

A unidade do Sesc Seridó realiza semanalmente os projetos Letra Música e Domingo Recreativo, sempre dando espaço para artistas locais e aberto à comunidade, com atividades de lazer, recreação, lanches e petiscos.

Serviço:

O que? Sesc RN na Festa de Sant´Ana.

Onde? Pavilhão Cultural de Sant´Ana, Casa do Artesão e Coreto da Praça.

Quando? 21 a 31 de julho de 2022.

Programação:

Pavilhão de Sant´Ana

  • Quinta-feira (21) 20h00 – Solange Silva e Banda.
  • Segunda-feira (25) 21h00 – Kanelinha, Chris Fernandes e Banda
  • Quinta-Feira (28) 12h00 (Ferinha) – Marcus Vinicius & Morada do Samba, Anoan & Forró Suado, Manu & Arrocharme.
  • Quinta-Feira (28) 21h00 – Nonato Neto e Grupo Comadre Marinês.
  • Domingo (31) 20h00 – Fátima Morais.

Casa do Artesão / Casa da Cultura

  • Quinta-Feira (28) –17:00h – Caio Canuto.
  • Sexta-feira (26) – 21:00h – Lídias Brasileiras.
  • Sábado (27) – 21h00 – Silvio Ceará.

Praça do Coreto

  • Quinta-Feira (28) –12h Concentração – 15h Frevo do Meio Dia com Orquestra Furiosa.

Novo Processo Seletivo é promovido pela SEECT - PB

 


A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT - PB), por meio da Gerência Executiva de Educação Profissional (GEEP), anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, tendo como objetivo o preenchimento de 90 vagas para estagiários do Programa Primeira Chance.

As oportunidades são para Plantonista Operador de Suporte Técnico do CIOP (28); Operador de Suporte Técnico do IPC (42) e Operador de Suporte Técnico do Centro de Monitoramento Eletrônico (20).

Para concorrer a uma das chances é necessário que o candidato possua de 18 a 24 anos de idade e tenha concluído o ensino médio entre 2017 e 2021, na Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Ao ser admitido, o profissional deverá cumprir jornadas de 24 horas semanais e contará com bolsa de R$ 1.000,00.

Inscrição e seleção

Os interessados poderão se inscrever de 28 de julho de 2022 a 3 de agosto de 2022, pelo site do Programa Primeira Chance. A classificação dos candidatos será feita por meio de média feita por curso de formação, que deverá ser realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

INSS: análise de atestado pode ser feita via aplicativo

 


A partir de hoje (29), os segurados da Previdência Social que precisam passar por perícia médica poderão cadastrar a documentação médica por meio do aplicativo Meu INSS, para que a avaliação do atestado seja feita de forma remota por perito médico federal.

É o que prevê portaria conjunta nº 7, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela dispensa a emissão de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal para casos de incapacidade laboral do segurado.

Segundo o ministério, a portaria “possibilita a concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio de análise de atestado ou laudo médico apresentado pelo requerente”.

A portaria prevê, ainda, que a concessão desse tipo de benefício será feita por meio de análise documental do INSS. “Somente será possível nas localidades em que o tempo entre o agendamento e a realização da perícia médica seja superior a 30 dias”, informou o ministério. A expectativa é que, com a medida, o atendimento pericial de segurados ganhe agilidade, reduzindo o tempo de espera por perícias.

Atestado sem rasuras

A portaria descreve todos elementos que devem constar na documentação a ser apresentada para a concessão do benefício.

O atestado ou laudo médico, “além de legível e sem rasuras”, deve conter, necessariamente, informações como nome completo do requerente, data da emissão do documento (que não poderá ser superior a 30 dias da data de entrada do requerimento), informações sobre a doença ou CID [Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde], assinatura e carimbo do profissional com o registro do Conselho de Classe, além da data de início e prazo estimado do afastamento.

“O segurado que já estiver com perícia médica agendada poderá optar pela análise documental, desde que a data de emissão do atestado ou laudo não seja superior a 30 dias da data de quando fizer a opção pela análise documental. Será garantida a observância da data de entrada do requerimento”, informou, em nota, o Ministério do Trabalho.

Tempo

Segundo a portaria, os benefícios concedidos por meio da análise de atestado não poderão ter duração superior a 90 dias, “ainda que de forma não consecutiva”, e o requerimento para novo benefício por meio da análise de atestado somente será possível após 30 dias da última análise realizada.

“A dispensa de atendimento pericial não se aplica a pedido de prorrogação de um benefício já existente. A nova regra também não é válida para a concessão dos benefícios por incapacidade acidentários - aqueles em decorrência de um acidente do trabalho ou doença ocupacional”, esclarece o ministério.

Nos casos em que o benefício não seja concedido devido ao não atendimento dos requisitos estabelecidos na portaria, o segurado poderá fazer o agendamento para a realização de uma perícia médica presencial.

Com quase 2.000 milímetros acumulados, Natal registra chuva acima do normal em 2022

 


Pelo sétimo mês consecutivo, chuvas no Rio Grande do Norte apresentam volumes de normal a acima do normal. O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou que os volumes entre os meses de janeiro e julho de 2022 superam em 39% o esperado em comparação à média histórica. O volume médio do estado no período foi de 868,2 milímetros (mm), enquanto que o esperado era de 618,2mm.

Municípios das regiões Leste e Agreste Potiguar, que climatologicamente se encontram em período de chuvas, apresentam maiores acumulados do estado no período de janeiro a julho. O maior deles ocorreu no município de Vila Flor, com de 2.088,8mm. Em seguida, Baía Formosa com 1970,7mm e a capital potiguar, Natal com 1943,3mm. Para a cidade, a média para o período é de 1.600 mm, segundo a Emparn.

Para o próximo bimestre, a previsão de chuvas se mantém com volumes dentro dos parâmetros normais para o Rio Grande do Norte. Confira a previsão das médias de chuvas para os meses de agosto e setembro de 2022:

Mesoregião Leste
Agosto- 79,2mm
Setembro- 38,7mm

Mesorregião Agreste Potiguar
Agosto- 34,2mm
Setembro- 17,3mm

Mesorregião Oeste Potiguar
Agosto- 7,4mm
Setembro- 3,9mm

Mesorregião Central Potiguar
Agosto- 8,0mm
Setembro- 3.4mm


Governo do RN quita salário de julho neste sábado

 


O Governo do Rio Grande do Norte pagará a segunda e última parcela do pagamento do mês de julho neste sábado (30), para ativos, inativos e pensionistas. Serão aproximadamente R$ 215 milhões depositados na conta dos servidores para conclusão da folha total de R$ 540,8 milhões. 
 
Mais da metade dos trabalhadores do Estado já receberam o salário integral adiantado no último dia 15 ou 30% adiantado para quem recebe acima de R$ 4 mil. Neste sábado serão depositados os 70% restantes para esta faixa salarial e ainda o salário integral das pastas com recursos próprios. 
 
No último dia 15 foi creditado na conta dos servidores ativos da Educação e de pastas com recursos próprios (Idema, Detran, Ipern e Arsep) a parcela de 40% do décimo terceiro. A data para o pagamento dos inativos e pensionistas, assim como da segunda parcela para os ativos, e ainda o adiantamento para outras categorias da gestão estadual ainda será definida e em breve será anunciada.

Sem coligação, Novo confirma Luiz Felipe D'Avila como candidato ao Planalto neste sábado

 


O partido Novo deve confirmar na tarde deste sábado (30) o nome do empresário e cientista político Luiz Felipe D'Avila para concorrer à Presidência da República.

A legenda prevê oficializar também, durante a convenção nacional, a escolha do deputado federal Tiago Mitraud (MG) como candidato a vice-presidente. Se confirmadas, as escolhas resultarão em uma "chapa pura" do Novo, que até o momento não fechou coligação com nenhuma outra sigla para a disputa.

Nas convenções nacionais, os filiados e representantes dos partidos votam para confirmar a indicação de um candidato. Conforme calendário fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o período vai de 20 de julho a 5 de agosto. Após a convenção, os partidos têm até 15 de agosto para registrar formalmente a candidatura. 

D’Avila foi anunciado como pré-candidato do partido após o ex-presidente da sigla João Amoêdo ter retirado a intenção de disputar o Palácio do Planalto. Amoêdo argumentou que faltava unidade à sigla – dividida entre filiados favoráveis e contrários ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Amoêdo foi o primeiro candidato do Novo à Presidência, em 2018. Na ocasião, ficou em quinto lugar, com quase 2,7 milhões de votos.

Temas da pré-campanha

Em novembro de 2021, Luiz Felipe D’Avila assumiu a pré-candidatura com o desafio de reunir as alas internas da sigla e seguir com o bom desempenho do partido na segunda disputa nacional.

D’Avila também estabelece como objetivo da candidatura o desafio de “romper” com a polarização entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O pré-candidato propõe, entre outros pontos, a privatização de todas as empresas estatais brasileiras e uma ampla reforma administrativa no país.

Perfil

Com a confirmação deste sábado, Luiz Felipe D’Avila disputará pela primeira vez uma eleição. Neto do ex-deputado federal João Pacheco Chaves (MDB-SP), D’Avila é meio-irmão do deputado estadual paulista Frederico d’Avila (PL) e primo da ex-deputada Manuela d’Avila (PCdoB).

Aos 58 anos, o empresário e cientista político foi filiado ao PSDB. Em 2008, d'Avila fundou o Centro de Liderança Pública (CLP). Nas últimas eleições, disputou as prévias do PSDB paulista para o governo de São Paulo. Foi vencido por João Doria. Mais tarde naquele ano, esteve à frente do programa de governo de Geraldo Alckmin à Presidência.

Luiz Felipe d’Avila terá ao lado na disputa um deputado federal mineiro de primeiro mandato. Tiago Mitraud foi eleito em 2018 com 71.901 votos.

Após negar apoio a Lula, PCB aprova hoje Sofia Manzano na corrida presidencial

 


O Partido Comunista Brasileiro (PCB) oficializa na manhã deste sábado (30), durante convenção nacional em São Paulo, a escolha da professora Sofia Manzano como candidata à Presidência.

Pela quinta eleição seguida, o PCB decidiu rejeitar aproximação no primeiro turno com o Partido dos Trabalhadores. O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, lidera a disputa ao Palácio do Planalto com 47% das intenções de votos, de acordo com a última pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (28).

Para o PCB, o PT e, em especial o candidato do partido à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, aproximaram-se da direita desde o segundo mandato de Lula à frente do Palácio do Planalto. 

Em entrevistas recentes, Sofia Manzano chegou a dizer que Lula faz campanha com um discurso “despolitizado”.

Chapa

A previsão é que o PCB também anuncie neste sábado (30) o nome de Antônio Alves para vaga de vice-presidente.

A chapa tem entre as propostas o fim do Senado Federal, a criação de um Congresso unicameral, e o congelamento do preço dos itens da cesta básica. Sofia e Alves encampam também a revogação da cláusula de barreira, que limita o número de partidos, e da última reforma eleitoral.

Outra proposta é a redução da jornada de trabalho semanal para 30 horas sem a redução do salário real.

Histórico

Sofia Manzano nasceu em 1971, em São Paulo. Economista e professora, se filiou ao PCB em 1989, aos 17 anos. Nos anos seguintes, atuou no movimento estudantil na PUC-SP.

Em 2014, foi candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Mauro Iasi (PCB). A dupla ficou em penúltimo lugar, com 47.845 votos (0,05%).

O parceiro de chapa de Sofia, Antônio Alves, é jornalista e ainda não tem experiência eleitoral. Ele começou na política por meio do movimento sindical. Em 2018, foi coordenador da campanha de Fausto Ripardo, candidato ao Senado pelo Piauí.

 

Ex-aliado de Bolsonaro, Luciano Bivar desiste de ser candidato à Presidência e deve apoiar Lula

 


O então pré-candidato à Presidência pelo União Brasil, Luciano Bivar, desistiu de concorrer ao Planalto nesta sexta-feira (29). Ele deve apoiar a chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Bivar disse a interlocutores que em troca do apoio a Lula, ele terá o apoio da federação formada por PT, PCdoB e PV para disputar Presidência da Câmara Federal em 2023 contra Arthur Lira (PP), aliado de Bolsonaro.

Bivar é o presidente da legenda que tem o maior fundo eleitoral e partidário do país depois da fusão do do PSL com o DEM, feita a partir do apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O político foi o grande responsável pelo lançamento de Bolsonaro à presidência em 2018. Agora, ele deve concorrer à reeleição como deputado federal, por Pernambuco.

Na Paraíba, os principais quadros do União Brasil são o pré-candidato ao Senado Federal, Efraim Filho, o deputado federal Julian Lemos e também deputado federal Damião Feliciano.

Posso pensar em renunciar, mas não agora, diz papa Francisco

 


O papa Francisco afirmou que pode chegar o momento em que ele precise avaliar a possibilidade de renúncia à chefia da Igreja Católica - e que o faria caso sua saúde o impeça de servir o cargo do modo necessário. Mas não é algo em que pense no momento, disse ele. 

"A porta (à renúncia) está aberta - é uma opção normal. Mas até hoje eu não bati nessa porta. Não senti a necessidade de pensar nessa possibilidade. O que não quer dizer que daqui a dois dias eu não possa começar a pensar a respeito", ele afirmou.

Os comentários foram feitos ao final de uma viagem ao Canadá, na qual pediu desculpas a indígenas pelo papel da Igreja em antigas escolas cuja função era assimilar povos originários e destruir suas culturas e idiomas nativos.

Foi uma viagem de programação extensa e cansativa.Francisco, de 85 anos, reforçou que pretende seguir com suas funções - e disse que será guiado por Deus no que diz respeito à renúncia, na eventualidade de ela acontecer.

"Não é uma catástrofe mudar de papa, não é um tabu", ele disse a jornalistas, sentado em uma cadeira de rodas, no avião papal, voltando do Canadá a Roma.

Em meses recentes, Francisco sofreu com um problema no joelho que impactou sua mobilidade. Ele passou boa parte da turnê no Canadá na cadeira de rodas.

Mas ele havia reforçado que não tem problemas de saúde mais sérios, embora reconheça as limitações impostas pela idade.

"Esta viagem foi intensa", disse ele aos jornalistas. "Não acho que eu consiga continuar a viajar com o mesmo ritmo que antes, na minha idade, com as limitações deste joelho. Ou me poupo um pouco para continuar a servir a Igreja, ou preciso começar a considerar a possibilidade de sair."

O papa - cujo antecessor, Bento 16, renunciou em 2013 - afirmou ainda que pretende visitar a Ucrânia, mas antes vai se aconselhar com seus médicos.

Em sua visita ao Canadá, o foco foi o pedido de desculpas aos povos nativos. 

O papa se mostrou mais engajado quando interagiu com a população local - em particular sobreviventes de abusos de escolas católicas.

Mas houve momentos em que, durante os momentos mais formais da viagem, como encontros políticos, seu cansaço ficou mais evidente.

Na conversa com os jornalistas durante a viagem de volta, ele se animou ao criticar os chamados "tradicionalistas" dentro da Igreja Católica - que, por sinal, seriam os que mais celebrariam uma troca de papa.

"Uma Igreja que não evolui é uma Igreja que volta para trás", disse Francisco. "Muitas pessoas se consideram tradicionalistas, mas não, elas apenas voltam para trás. Isso é um pecado."

"Tradição é a fé viva nos mortos, mas sua atitude é a fé morta dos vivos. É importante entender o papel de uma tradição - um músico dizia que a tradição é a garantia de futuro, não é uma peça de museu."


Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões neste sábado

 


O concurso 2.505 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 22 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h deste sábado (30) em São Paulo .

A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada também pela internet até 19h 

Para apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

 

Temporal destrói casas e deixa ao menos 16 mortos nos EUA

 


O número de mortos no leste de Kentucky subiu para pelo menos 16, segundo o último balanço divulgado nesta sexta-feira (29). Inundações desencadeadas por chuvas torrenciais "épicas" varreram casas, lavaram estradas e empurraram rios sobre suas margens, disseram autoridades estaduais, alertando que mais mortes são esperadas.

A polícia e as tropas da Guarda Nacional, incluindo funcionários de estados vizinhos, usaram helicópteros e barcos para resgatar dezenas de pessoas de casas e veículos na região de mineração de carvão dos Apalaches, no Kentucky

m vídeo da mídia local mostrou as águas da enchente atingindo os telhados das casas e transformando estradas em rios.

"Isso não acabou. Enquanto estamos fazendo busca e resgate, ainda há perigos reais lá fora", disse o governador Andy Beshear em entrevista coletiva.

Após um sobrevoo de helicóptero nas áreas mais atingidas com Deanne Criswell, chefe da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA, Beshear disse que ficou surpreso com o tamanho da inundação. 

A maior parte de Jackson, uma cidade de 2.200 pessoas a cerca de 160 quilômetros a sudeste de Frankfort, capital do estado, ficou submersa, disse ele. 

"Centenas de casas, seus campos de futebol, seus parques, empresas, debaixo de mais água do que eu acho que qualquer um de nós já viu naquela área", disse ele a repórteres. "Apenas devastador."

As inundações marcaram o segundo grande desastre nacional a atingir o Kentucky em sete meses, após um enxame de tornados que matou quase 80 pessoas na parte oeste do estado em dezembro. 

Beshear disse que o número de mortes confirmadas relacionadas às enchentes na sexta-feira subiu para 16, incluindo pelo menos seis crianças, e que o número de mortos quase certamente aumentará à medida que as águas recuarem e as equipes de busca encontrarem mais corpos. 

"Ainda há muitas pessoas desaparecidas", disse ele, recusando-se a quantificar o número de desaparecidos. "Podemos estar atualizando a contagem de quantos perdemos nas próximas semanas."

As inundações são resultado das fortes chuvas na região (127 a 254mm de chuva) que caíram sobre a região em 24 horas, um dilúvio que pode ser sem precedentes nos livros de recordes da região, disse William Haneberg, professor de ciências ambientais e diretor da o Serviço Geológico de Kentucky.

As encostas íngremes e os vales estreitos da região a tornam propensa a inundações, mas a crescente frequência e gravidade das inundações causadas pela chuva na região dos Apalaches são sintomáticas das mudanças climáticas induzidas pelo homem, disse Haneberg.

 

PSB confirma Geraldo Alckmin na chapa com Lula

 


O PSB aprovou hoje (29) a coligação com o PT nas eleições deste ano. Na convenção partidária, realizada em Brasília, o partido também aprovou o nome de Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente da República, na chapa com Lula (PT). Alckmin se filiou ao PSB em março deste ano, já em meio a negociações avançadas com Lula para compor a chapa. Na semana passada, o PT já havia oficializado a chapa em sua convenção partidária.

Adversário político de Lula em eleições passadas, Alckmin agora se junta ao petista em uma chapa considerada improvável há alguns anos. Em seu discurso na convenção do PSB, o ex-governador de São Paulo teceu várias críticas ao atual governo e afirmou que uma futura gestão de Lula será diferente. “O Brasil terá um novo comando, o Brasil terá um novo governo. E, ao contrário atual, o governo Lula trará responsabilidade, planejamento, previsibilidade. Trará de volta a confiança e a segurança. É a esperança que se realiza, é a realidade que se aproxima de um futuro que está cansado de esperar”.

Presente na convenção, Lula exaltou o seu vice-presidente na chapa. “A experiência do Alckmin e a minha experiência vão significar a mais importante revolução pacífica neste país. Primeiro porque conhecemos tudo por dentro e por fora. Segundo, porque já sabemos como funciona o emaranhado da burocracia”. Lula também defendeu a volta do crescimento do Brasil. “Esse país só vai ter jeito se voltar a crescer. Se voltar a crescer, vai gerar emprego, o PIB [Produto Interno Bruto] vai crescer e nós vamos ter que distribuir renda, porque o povo pobre precisa ter oportunidade nesse país”.

Perfis

Geraldo Alckmin, que nasceu em Pindamonhangaba, no interior paulista, tem 68 anos, é médico e professor. Um dos fundadores do PSDB, Alckmin foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, comandando o governo paulista por mais tempo desde a redemocratização do Brasil. Atualmente é professor universitário no curso de medicina da Universidade Nove de Julho e membro da Academia de Medicina de São Paulo.

Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, nasceu em Garanhuns (PE) e iniciou sua trajetória política como sindicalista em 1966. Foi presidente da República por dois mandatos a partir de 2003, depois de ser eleito em 2002, em disputa no segundo turno das eleições com José Serra. Em 2006, Lula venceu o próprio Alckmin e foi reeleito ao cargo. A primeira vez que disputou a Presidência foi em 1989, sendo derrotado por Fernando Collor de Melo. Antes de ser eleito, tentou mais duas vezes, em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso em ambas.

Em 2017, o ex-presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. Em 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou as condenações, por entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações, tornando Lula elegível. No mesmo ano, o plenário do Supremo confirmou a decisão.

De olho no G4 do Brasileirão, Flamengo encara Atlético-GO no Maracanã

 


O confronto entre Flamengo e Atlético-GO, pela 20ª rodada da Série A Campeonato Brasileiro, opõe rivais em fases distintas. O Rubro-Negro carioca venceu os três últimos jogos pelo torneio, enquanto o goiano vem de cinco derrotas consecutivas na competição. 

A bola rola no Maracanã a partir das 20h30 (horário de Brasília) deste sábado (30), com transmissão ao vivo da Rádio Nacional. A narração é de Rodrigo Campos, com comentários de Mário Silva, reportagem de Rafael Monteiro e plantão de Bruno Mendes.

O clube do Rio de Janeiro inicia a rodada na sexta posição, com os mesmos 30 pontos do Internacional, ficando à frente pelo número de vitórias. Se ganhar, a equipe comandada por Dorival Júnior pode encerrar o fim de semana no G4, dependendo de outros resultados. O Dragão soma 17 pontos, está em 17º lugar e seguirá no Z4 mesmo em caso de vitória, mas pode diminuir a diferença para o Avaí, 16º colocado, com quatro pontos a mais.

Os times vêm de resultados com gostos diferentes na última quarta-feira (27), pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Flamengo pressionou do início ao fim, mas empatou sem gols com o Athletico-PR no Maracanã. O Atlético superou o Corinthians por 2 a 0 no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, abrindo boa vantagem no confronto.

Além disso, ambos terão compromissos importantes na terça-feira (2). Os cariocas pegam o Timão na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h30, abrindo o confronto das quartas de final da Libertadores, enquanto os goianos encaram o Nacional (Uruguai) no Parque Central, na capital uruguaia Montevidéu, às 19h15, pelas quartas da Copa Sul-Americana, em jogo que deve marcar a estreia do atacante Luís Suárez pela equipe da casa. Os compromissos devem impactar na formação dos times neste sábado (30).

No Flamengo, Dorival segue sem o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique, ambos no departamento médico, além do goleiro Diego Alves, que está em fase final de condicionamento físico. Em relação à vitória por 2 a 1 sobre o Avaí, no último domingo (24), na Ressacada, o volante Thiago Maia está de volta depois de cumprir suspensão em Florianópolis.

Uma possível escalação do Rubro-Negro neste sábado terá: Santos; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Arturo Vidal e Giorgian De Arrascaeta; Everton Cebolinha, Gabriel e Pedro.

No Atlético, o zagueiro Ramon Menezes, com uma lesão no tendão de Aquiles, está fora, assim como o meia Shaylon, com dores musculares. Jogadores como o volante Willian Maranhão e o atacante Diego Churín, que não encararam o Corinthians por já terem defendido outros clubes na Copa do Brasil, podem novamente ser relacionados pelo técnico Jorginho. O zagueiro Klaus, recém-contratado, está regularizado e viajou para o Rio de Janeiro.

Se repetir a formação que bateu o Timão, o Dragão deve ir a campo com Ronaldo; Dudu, Wanderson, Edson Felipe e Jefferson; Marlon Freitas, Baralhas e Jorginho; Wellington Rato, Ricardinho e Peglow.

 

Série B: Tombense desencanta na etapa final e bate Sampaio Corrêa

 


O Tombense segue invicto como mandante e o Sampaio Corrêa continua sem vencer como visitante na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (29), o Carcará derrotou a Bolívia Querida por 3 a 0 no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG), pela 21ª rodada da competição.

Os mineiros assumiram provisoriamente o quinto lugar, com 32 pontos, a cinco do Bahia, quarto colocado e último time na zona de classificação à Série A de 2023. A equipe pode ser ultrapassada caso o Londrina ganhe na rodada. Os maranhenses estão em oitavo lugar, com 28 pontos, à frente do CRB (que tem a mesma pontuação) por terem mais vitórias, mas podem cair na tabela se Criciúma e Novorizontino vencerem os respectivos compromissos.

A rede balançou apenas no segundo tempo. Aos dois minutos, o lateral Diego Ferreira cruzou pela direita e o volante Rodrigo apareceu na área para abrir o placar. O Tombense ampliou aos 11, novamente em uma jogada que começou pela direita, com Diego Ferreira. O camisa 2 colocou na área e o atacante Jean Lucas fez o segundo dos anfitriões. Nos acréscimos, o atacante Ciel marcou o terceiro do Carcará, aproveitando o cruzamento do lateral David, outra vez pela direita.

Na próxima rodada, o Sampaio Corrêa vai a Brusque (SC) enfrentar o time da casa no Estádio Augusto Bauer, às 19h (horário de Brasília) da quinta-feira (4). O Tombense volta a campo somente no outro sábado (6), no mesmo horário, para encarar o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte.

Argentina supera Paraguai e se garante na Copa do Mundo Feminina

 


A Argentina está na Copa do Mundo Feminina de futebol do ano que vem, em Austrália e Nova Zelândia. Nesta sexta-feira (29), na disputa pelo terceiro lugar da Copa América, realizada na Colômbia, a Albiceleste derrotou o Paraguai por 3 a 1, no Estádio Centenário, em Armenia.

É a quarta vez que as argentinas se classificam para o Mundial. As hermanas estiveram nas edições de 2003, 2007 e 2019 e ainda buscam o primeiro triunfo na competição. Na edição passada, na França, somaram os dois primeiros pontos, mas foram eliminadas na primeira fase. Às paraguaias, resta a repescagem internacional, onde também está o Chile, que ficou em quinto na Copa América.

A seleção argentina conta com três jogadoras que atuam no Brasil: a zagueira Agustina Barroso (Palmeiras), a lateral Eliana Stabile (Santos) e a atacante Sole Jaimes (Flamengo). A maior parte (11) das atletas joga no país, com destaque ao Boca Juniors, de onde vêm quatro delas, como Yamila Rodríguez, que ganhou três prêmios de melhor em campo na Copa América - inclusive nesta sexta, diante do Paraguai. Mais sete estão no futebol europeu, caso das também atacantes Mariana Larroquette (Sporting, de Portugal) e Florencia Bonsegundo (Madrid CFF, da Espanha).

Apesar da Argentina ter mais presença no campo ofensivo, a primeira oportunidade real foi paraguaia, em um chute da atacante Jéssica Martínez, da entrada da área, que a goleira Vanina Correa salvou com a ponta dos dedos, desviando para o travessão. Na cobrança do escanteio, Correa saiu mal do gol e a meia Romina Nuñez, sem querer, desviou para as próprias redes, aos 40 minutos da etapa inicial, colocando a Albiroja à frente.

No segundo tempo, as argentinas se lançaram mais à frente, mas com dificuldades de concluir as jogadas. O Paraguai recuou as linhas para sair no contra-ataque. Aos 13 minutos, outra vez Martínez acertou o travessão, dessa vez arriscando de fora da área. Aos 34, a pressão deu resultado. Rodriguez foi lançada, aproveitou um desvio de cabeça de Jaimes, disparou às costas da marcação e tocou na saída da goleira Alicia Bobadilla, empatando a partida.

Mais inteira fisicamente, a Argentina seguiu em cima do Paraguai e chegou ao gol da virada e da classificação. Aos 44 minutos, Bonsegundo cobrou falta com categoria, da entrada da área, no canto de Bobadilla. Abatidas, as paraguaias saíram jogando errado e a Albiceleste liquidou de vez o confronto, com Rodríguez tirando da goleira e mandando para as redes.

Os finalistas Brasil e Colômbia também estão garantidos na Copa do Mundo, além de terem assegurado as duas vagas da América do Sul à Olimpíada de Paris (França). A decisão do título será neste sábado (30), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga.


Bahia atropela Náutico no 2º tempo e encerra jejum caseiro na Série B

 


O Bahia encerrou um incômodo jejum de quase dois meses sem vencer em casa na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (29), o Esquadrão de Aço derrotou o Náutico por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 21ª rodada da competição.

O Tricolor não ganhava como mandante desde 8 de junho, quando bateu o Sport por 1 a 0. Nos últimos cinco jogos na Fonte Nova (quatro pela Série B e um pela Copa do Brasil), foram três derrotas e dois empates. Com o triunfo, os baianos subiram para o terceiro lugar, com 37 pontos, ultrapassando o Grêmio pelo número de vitórias. A vantagem para fora do G4 é de sete pontos, podendo voltar a ser de cinco ao final da rodada.

O Alvirrubro, com 18 pontos, segue na 19ª colocação, mas pode cair para a lanterna se o Vila Nova superar o Novorizontino neste sábado (30), às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP). Foi a quinta derrota consecutiva dos pernambucanos na Série B.

O Bahia foi mais agudo no primeiro tempo, embora pouco eficiente. Foram duas boas chances. Aos oito minutos, o meia Emerson Santos chutou da intermediária e acertou o travessão. Aos 32, o atacante Hugo Rodallega, de cabeça, após cobrança de escanteio, fez o goleiro Lucas Perri trabalhar. O lance mais perigoso do Náutico foi um chute do atacante Jean Carlos, de fora da área, que o goleiro Mateus Claus defendeu.

Na etapa final, a dificuldade na criação fez com que o Tricolor, que seguia mais ofensivo, apostasse na bola aérea. A insistência funcionou aos 25 minutos. Após cruzamento e um bate-rebate na área, a bola sobrou para o zagueiro Ignácio mandar para as redes e abrir o placar.

Quatro minutos depois, um erro no domínio do zagueiro João Paulo ao receber um recuo do volante Ralph culminou no segundo gol dos baianos. O atacante Matheus Davó aproveitou, driblou Lucas Perri e ampliou. Com o duelo sob controle, o Esquadrão de Aço se soltou em campo e ainda fez mais um. Aos 38, Vitor Jacaré lançou na área o também atacante Everton, que tocou na saída do goleiro e definiu o marcador.

Pela 22ª rodada, o Náutico volta a jogar na próxima sexta-feira (5), às 19h (horário de Brasília), diante do Operário, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR). No dia seguinte, às 16h30, o Bahia recebe o CSA na Fonte Nova.

Hamilton espera final de semana difícil para a Mercedes na Hungria

 


O heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton prevê um final de semana duro para a Mercedes na Hungria, após alguns experimentos da equipe não funcionarem nos treinos desta sexta-feira (29).

Hamilton, que danificou o piso enquanto estava com pouco combustível e prejudicou sua estratégia, foi apenas o décimo primeiro colocado na segunda sessão de treinamento.

"O carro está um pouco difícil hoje. É louco o quanto muda de pista para pista", disse o britânico, que foi o segundo colocado na França no final de semana passado e é dono do recorde de oito vitórias na Hungria, ao canal de televisão da Fórmula 1. "No momento, está um pouco solto e não está fazendo o que queremos que faça. Dia difícil... vai ser um final de semana duro, isso é certo."

A Mercedes disse que redesenhou o dispositivo de proteção de cabeça Halo e fez alterações na asa traseira.

Os atuais campeões ainda não venceram em 12 corridas na temporada, mas têm se mostrado esperançosos em tirar a diferença em relação às líderes Red Bull e Ferrari. A escuderia italiana liderou ambas as sessões de sexta-feira (29).

 

IBGE prorroga até 3 agosto inscrições para concurso de recenseador

 


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou para 3 de agosto o fim do prazo de inscrições do processo seletivo complementar para recenseadores, cujo edital foi divulgado ontem (28). São 15.075 novas vagas para trabalhar no Censo 2022.

Segundo o instituto, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.

A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários. As inscrições para o certame são gratuitas. 

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

A remuneração será por produção, calculada dependendo da região das unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), do tipo de questionário (ampliado ou simplificado), das pessoas recenseadas e do registro no controle da coleta de dados

Censo 2022

No dia 1º de agosto, o Censo 2022 vai começar. Serão mais de 183 mil recenseadores visitando todos os domicílios do país, que o IBGE calcula serem cerca de 75 milhões. Além de saber exatamente qual o tamanho de população - estimada, atualmente, em 215 milhões de habitantes, o Censo vai tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros, mostrando as principais caraterísticas socioeconômicas: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, existência de saneamento básico dos domicílios, entre outros dados.

Programado para ser feito em 2020, o Censo foi adiado por causa da pandemia de covid-19. No ano seguinte, sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária.

Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar cada domicílio do país, incluindo aldeias indígenas. Além disso, pela primeira vez, os moradores de territórios quilombolas serão contabilizados. A coleta domiciliar nas áreas indígenas começa em 10 de agosto, e a dos territórios quilombolas, em 17 de agosto.

Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.