Páginas

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Fã de Eliane: Morre Chico Lopes, compositor de famoso hit, após ser atropelado

 


É bastante improvável que você nunca tenha ouvido o seguinte trecho: "Alô, Eliane. Oi me atenda pelo telefone. Quem tá falando é Chico Lopes, o novo astro lá de Mossoró". O compositor do hit de sucesso nos anos 90, Chico Lopes, morreu nessa quinta-feira (11), aos 85 anos.

Ele foi vítima de um atropelamento na avenida Dedé Brasil, em Fortaleza, capital do Ceará. Chico Lopes estaria indo encontrar amigos quando aconteceu o acidente.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado e levou o compositor para o hospital, mas ele não resistiu e faleceu. Chico Lopes sofreu uma pancada na cabeça.

A cantora Eliane, grande homenageada no hit, lamentou a morte de Chico Lopes. "Grande Chico... Querido Chico. Vim prestar essa singela homenagem como imensa gratidão pelo carinho e por ter declarado para todo o Brasil a admiração para comigo numa canção. Por esse motivo que eu faço questão de cantar sua música nos meus shows como gratidão. Você foi meu fã número 1 e sempre será! Espero que encontre um LP de Eliane aonde estiver. Aos familiares, meus sentimentos neste momento tão difícil", escreveu nas redes sociais.

A Banda Aquarius também lamentou a morte. "Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, a gente nunca está preparado para perder alguém. Chico Lopes, o 'Astro de Mossoró' nos alegrou, e encantou com seu jeito único de ser e agora segue alegrando nos braços do pai!", declarou.

Prefeitura de Acari constrói espaço criativo no Gargalheiras

 


A Prefeitura de Acari, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Obras e Agricultura, criou um espaço encantador, aproveitando elementos reutilizados e muita criatividade.

Esse pequeno espaço, idealizado por Girlene Edson, encontra-se cercado pela natureza, proporcionando uma vista privilegiada do lindo cartão postal da cidade: o Gargalheiras.

Prefeitura de Cruzeta realiza reunião para planejamento da Festa de Santo Antônio



Na manhã dessa sexta-feira (12), o Prefeito Municipal, Joaquim de Medeirinho, Coordenadora da Festa de Santo Antônio,  Lúcia, responsáveis do pavilhão, Francisco Júnior e João Dantas e auxiliares do Governo Municipal se reuniram com a comissão organizadora do evento, onde definiram as mudanças no projeto, atendendo as exigências legais, em virtude do crescimento da festa religiosa tradicional e cultural do município de Cruzeta/ RN.

As adequações para o ano de 2023 serão da seguinte forma:

O palco das apresentações artísticas ficará instalado próximo à igreja; a praça de alimentação será em novo local, na Rua Manoel Martiniano de Medeiros (junto aos canteiros) e o parque de diversão estará na Rua Leôncio Etelvino de Medeiros.

Os dois canteiros da Rua Manoel Martiniano de Medeiros serão revitalizados, no qual diminuirão a largura e receberão melhorias. 

Devido a alta procura por espaço de alimentação e comércio de outros gêneros, não será permitido acomodar comerciantes de outros municípios. Com a nova mudança, os ambulantes da cidade terão prioridade, o espaço ficará mais organizado, proporcionando mais conforto aos vendedores e clientes.  

A programação social será lançada segunda-feira no dia 22 de Maio. 

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Agricultores familiares de Acari e região se reúnem para mais um módulo do Projeto Agrosertão

 



Depois do grande sucesso na produção de algodão através do projeto Agro Sertão em 2022, em Acari e região, mais produtores familiares se juntaram na busca de novos conhecimentos e estão obtendo êxito no plantio desse produto.

O projeto é uma parceria entre Instituto Riachuelo, Embrapa, Sebrae e prefeituras municipais.

O técnico da Embrapa, o Sr. Marenilson, tem repassado muitos conhecimentos aos participantes, e segundo o mesmo, o projeto está de vento em polpa: “O projeto cada vez mais está aumentando, éramos seis municípios, com aproximadamente cinquenta pessoas, passamos para doze municípios e já estamos passando de cem produtores. Esse aprendizado tem feito com que cada dia mais a gente possa estar avançando com essa cultura, trabalhando com bio fertilizantes, com conservação do solo, com cultivares adaptadas e nós queremos, em breve, ver todo esse algodão produzido aquino Seridó, nas lojas Riachuelo fazendo parte de algumas coleções”, disse.

Cruzeta divulga divulga regulamento e abre inscrições para o 20° Festival de Quadrilhas Juninas Estilizadas

 


Em Cruzeta, a gestão municipal está convidando os presidentes/coordenadores de QUADRILHAS JUNINAS ESTILIZADAS, para conferir o Regulamento e fazer a inscrição para o 20° Festival de Quadrilhas Juninas Estilizadas, através do E-mail: smececruzeta@yahoo.com.br ou (84) 99223-6033 (WhatsApp)

CONFIRA O EDITAL ACESSANDO

EDITAL Nº 001/2023-SMECE

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Novo sorotipo 3 da dengue acende alerta de risco para epidemia no país

 


O ressurgimento recente do sorotipo 3 do vírus da dengue no Brasil – que há mais de 15 anos não causa epidemias no país – fez acender um sinal de alerta para o risco de uma epidemia da doença, tendo como o sorotipo 3 como causador.

Estudo da Fiocruz, coordenado pela Fiocruz Amazônia e pelo Instituto Oswaldo Cruz, fez a caracterização genética dos vírus referentes a quatro casos da infecção registrados este ano, em Roraima e no Paraná.

Os resultados dessa análise foram compartilhados em artigo preprint, ainda sem o processo de revisão por pares para que as informações fossem compartilhadas o mais rápido possível.

O trabalho, que contou com a parceria dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública de Roraima e do Paraná, além da participação de especialistas de diversas instituições de pesquisa, foi submetido para publicação em periódico científico.

Os pesquisadores acreditam que a linhagem detectada foi introduzida nas Américas a partir da Ásia, no período entre 2018 e 2020, provavelmente no Caribe. Ou seja, não é a mesma que já circulou nas Américas e causou epidemias no Brasil no começo dos anos 2000. O sorotipo 3 agora identificado também infectou pessoas nos Estados Unidos.

Dos quatro casos analisados, três são referentes a casos autóctones de Roraima, ou seja, de pacientes que se infectaram no estado e não tinham histórico de viagem. Já o caso do Paraná foi importado, diagnosticado em uma pessoa vinda do Suriname.

Segundo o virologista Felipe Naveca, da Fiocruz Amazônia, as conclusões do estudo representam um alerta não para o Brasil, mas para toda a região das Américas, em função do grande número de arboviroses que tem sido registrado no país.

O vírus da dengue possui quatro sorotipos. A infecção por um deles gera imunidade contra o mesmo sorotipo, mas é possível contrair dengue novamente se houver contato com um sorotipo diferente. O risco de uma epidemia com o retorno do sorotipo 3 ocorre por causa da baixa imunidade da população.

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Timbaúba dos Batistas prorroga inscrições da consulta pública da Lei Paulo Gustavo

 



Em Timbaúba dos Batistas-RN, a gestão municipal prorrogou a consulta pública da Lei Paulo Gustavo. O público alvo contempla os artistas, produtores culturais, MEI na área cultural e artesãos.

Lei Paulo Gustavo prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem combater e minimizar os efeitos da pandemia sobre o setor cultural.

Parelhas abre inscrições para o processo de habilitação para o Casamento Comunitário


A Prefeitura de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Habitação, vem informar as pessoas que se interessarem em fazer o processo de habilitação para o Casamento Comunitário, que as inscrições estarão abertas até dia 22 de maio de 2023, segunda-feira.

As inscrições estão sendo realizadas na Sede da Secretaria de Assistência Social, das 7h às 13h. Para realizar a inscrição será necessário apresentar a documentação dos noivos e das duas testemunhas.

Documentos dos noivos:

RG, CPF, Comprovante de residência, Certidão de nascimento (se solteiros) ou Certidão de casamento com averbação de divórcio. (Original e xerox)

Documentos das duas testemunhas:

RG, CPF, Comprovante de residência. (Original e xerox)

Caso a Certidão de algum dos noivos seja em outra cidade, será necessário solicitar uma segunda via atualizada.

Inep divulga edital do Enem 2023

 


O Inep publicou nesta segunda-feira o edital do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio 2023. O documento pode ser consultado no Diário Oficial da União, no endereço: in.gov.br.

As inscrições para o exame começam no dia 5 de junho e vão até 16 de junho. As provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.

Também foi divulgado nesta segunda-feira, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. Quem tiver a solicitação ou a justificativa indeferida poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira, dia 12.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, Sistema de Seleção Unificada e de iniciativas como o Prouni, Programa Universidade para Todos. Instituições de ensino públicas e privadas também usam o Enem para selecionar estudantes.