“Momento emblemático, de encontros e reencontros, de celebrar a tradição, a cultura e a religiosidade, e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”. Com essa assertiva, a governadora Fátima Bezerra celebrou a realização de um dos mais importantes eventos sociais da festa da padroeira do município.
Em sua 27ª edição, a Feirinha realizada neste sábado (15), dá início às comemorações da Festa de Sant’Ana em Currais Novos.
A santa padroeira da região, que além de Currais Novos também engloba os municípios de Caicó e Santana do Seridó, é a responsável por unir famílias e amigos, grupos e devotos, de diferentes gerações.
“Uma festa popular que começa de meio-dia e vai até a meia-noite do dia de hoje. Uma mostra do que nossa terra tem para todo o estado e para o Seridó”, afirmou o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior.
Além da importância religiosa e social, o prefeito Odon Júnior ressaltou o papel econômico da Festa de Sant’Ana para Currais Novos. “Nós vemos os eventos como uma possibilidade de injetar recursos na economia, e todos temos uma contribuição forte com este evento”.
Festa de Sant’Ana
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte, segundo a Lei n° 11.198/2022, a Festa de Sant’Ana de Currais Novos em sua 215ª edição promete ser uma das maiores já realizadas, com uma programação repleta de eventos sociais e culturais que devem atrair um grande público durante todo o mês.
A Procissão, realizada há mais de dois séculos desde a inauguração da capela em 1808, é considerada o ponto alto das homenagens a Sant’Ana em Currais Novos.
Uma das grandes expectativas para a edição deste ano é o espetáculo “Terra de Sant’Ana”, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21, no Largo do Coreto Guarany. O show promete trazer arte, cultura e muita emoção, contando com a participação de 30 atores locais. O espetáculo é uma realização da CIA Bagana de Teatro, com patrocínio do Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo e diversos parceiros. Vale ressaltar que a última encenação do “Terra de Sant’Ana” ocorreu em 2009.
Reforço da segurança
Para garantir a segurança de todos os participantes, o Governo do Estado garantiu um reforço no policiamento e nos veículos de segurança. A Polícia Militar empregou um aparato de 160 policiais militares no efetivo, totalizando 320 diárias, representando um investimento de R$ 34.368,00.
Além disso, a Polícia Civil está presente com 5 policiais, incluindo 1 delegado, 1 escrivão e 3 agentes. O Corpo de Bombeiros também desempenha um papel fundamental, com 8 militares atuando diariamente, além de uma unidade de resgate (ambulância) e um caminhão auto bomba tanque utilizado para combate a incêndio.
Ônibus Lilás
No reforço da segurança da 215ª Festa de Sant’Ana, o Governo do Estado levou à Feirinha em Currais Novos o projeto Ônibus Lilás, levando informações sobre prevenção à violência contra a mulher e prestando atendimento às vítimas de violência.
“O Ônibus Lilás tem cumprido bem essa tarefa, porém, um alerta importante é termos a consciência de que a luta pelo enfrentamento das violências contra as mulheres precisa ser prioridade o ano todo, até que consigamos erradicar esse prática inadmissível” afirmou a governadora Fátima Bezerra ao lembrar que este 15 de julho é o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
“Essa iniciativa fortalece o enfrentamento à violência contra a mulher, e isso é resultado do compromisso e da sensibilidade da Governadora que desde o início de sua gestão tem investido fortemente na segurança das mulheres potiguares”, destacou a secretária Olga Aguiar (Semjidh).
Nos últimos quatro anos foram abertas sete novas Delegacias de Atendimento Especializado à Mulher (DEAMs), ampliado o horário de funcionamento, expandida a Patrulha Maria da Penha e reativados programas de acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência.