Páginas

sábado, 3 de agosto de 2024

O mistério acabou: Oposição de Cruzeta realiza convenções e homologa candidatos na majoritária e proporcional



Um dos assuntos mais repercutidos nos portais de notícias nos últimos dias é sem sombra de dúvidas, as definições para as eleições municipais 2024.

Em Cruzeta pairava um certo mistério sobre quem seria o pré- candidato do sistema político liderado pelo ex-prefeito Sally Araújo, a prefeitura daquela cidade.

O mistério acabou com as convenções partidárias que definiram neste sábado(3), os candidatos majoritários e proporcionais de Cruzeta-RN.

O atual prefeito Joaquim de Medeirinho terá como adversário o jovem Sally Filho (pré-candidato a prefeito) e José Paulo (pré- candidato à vice).

Na proporcional  foram homologados os nomes de: Paulo Roberto, Patrício de Porfirio, Bebeto Diniz, Ayerica Dantas, Silvana Maria e Vânia Marrone, na disputa pelo legislativo.

Farão parte do arco de alianças que apoia o projeto de Sally Filho e José Paulo, os partidos PP, PSD, PSDB, SOLIDARIEDADE E REPUBLICANOS.

Por Carlos Felipe 

Nova contagem: agência aponta opositor com quase 500 mil votos a mais que Maduro

 


Uma contagem realizada pela Associated Press de atas eleitorais da Venezuela divulgadas na última sexta-feira (2) pela oposição do país mostra, segundo a agência, que Edmundo González recebeu significativamente mais votos nas eleições do último domingo do que o governo diz que Maduro obteve.

A AP processou quase 24 mil imagens de atas eleitorais, que representavam os resultados de 79% das urnas de votação do país. Cada folha continha contagens de votos cifrados em QR codes, que a AP decodificou através de um programa e analisou, resultando em um total de 10,26 milhões de votos.

Segundo os cálculos da agência de notícias, González recebeu quase meio milhão a mais do que o governo diz que Maduro obteve.

Contagem de atas eleitorais divulgadas pela oposição (representando de 79% das urnas de votação do país):

  • Edmundo González: 6,89 milhões de votos
  • Nicolás Maduro: 3,13 milhões de votos

 

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que é responsável pelas eleições no país e presidido por um aliado de Maduro, não apresentou as atas —os boletins de urna que detalham os resultados—, o que tem sido objeto de cobrança de autoridades e países, entre os quais o Brasil.

Sob pressão internacional, o conselho atualizou na sexta os resultados da eleição da Venezuela e reafirmou Maduro como vencedor.

Elvis Amoroso, presidente do CNE, atribuiu a demora na atualização dos resultados a “ataques informáticos massivos de várias partes do mundo” que “retardaram a transmissão das atas e o processo de divulgação dos resultados”.

Olimpíadas de Paris: Brasil bate Itália e conquista bronze no judô por equipes mistas


O judô brasileiro fez história em Paris 2024. A equipe venceu Cazaquistão, Sérvia e Itália, na luta decisiva, para conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos, a quarta medalha dessa edição e a 28ª medalha olímpica da modalidade. Rafael Macedo, Beatriz Souza e a própria Rafaela marcaram os pontos do Brasil, mas a Itália empatou em três a três. Coube então a Rafaela Silva, na luta extra, marcar o ponto decisivo que garantiu o Brasil no pódio com o placar de 4 a 3.

Como foram os combates do judô do Brasil na disputa por equipes?

Oitavas-de-final: Brasil 4 x 2 Cazaquistão

Rafaela Silva x Abiba Abuzhakynova, atleta da categoria 48kg (ligeiro)
Rafa conseguiu um waza-ari logo no começo da luta, mas a adversária usou a velocidade para movimentar a brasileira e conseguiu forçar uma punição. Mas logo a arbitragem entendeu que os ataques não estavam sendo efetivos e puniu a cazaque. Faltando 48s para o fim do combate, Rafa conseguiu outro waza-ari dando fim ao combate. 1 a 0 para o Brasil.

Daniel Cargnin x Daniyar Shamshayev
Numa luta muito estudada, o brasileiro saiu em desvantagem ao tomar uma punição por pegar abaixo da faixa. Na metade do combate, nova punição a Cargnin por falta de combatividade. Poucos segundos depois, o cazaque também foi punido. Com um sumi-gaeshi (técnica de sacrifício), Cargnin conseguiu um waza-ari. Numa posição dividida, a arbitragem acabou dando ippon pra o Shamshayev. 1 a 1.

Ketleyn Quadros x Esmigul Kuyulova
Com muita disposição desde o primeiro hajime, Ketleyn conseguiu ainda no primeiro minuto de luta um waza-ari. Mesma técnica, mesmo resultado, segundo wazari e ippon para a brasileira. 2 a 1.

Rafael Macedo x Abylaikhan Zhubanazar, atleta da categoria 81kg (meio-médio)
Depois de duas punições para cada lado, faltando cerca de um minuto para o fim do combate, Rafael conseguiu projetar o cazaque e marcar um waza-ari. Mas Zhubanaza aproveitou uma brecha e conseguiu a chave de braço para deixar tudo igual novamente. 2 a 2.

Beatriz Souza x Kamila Berlikash
Depois de duas entradas de Bia, a cazaque foi punida por falta de combatividade. No golden score, a campeã olímpica conseguiu projetar a adversária e vencer por waza-ari. 3 a 2.

Leonardo Gonçalves x Nurlykhan Sharkhan
Penalização pro cazaque por estourar a pegada. Depois de conseguiu projetar por waza-ari, Leonardo aplica a chave de braço e obriga Sharkhan a desistir do combate. Vitória do Brasil por 4 a 2.

Quartas-de-final: Brasil 3 x 4 Alemanha

Daniel Cargnin x Igor Wandtke
Punição para o alemão por falta de combatividade e, na sequência, Wandtke consegue uma projeção. Waza-ari. Pouco tempo depois, ambos foram penalizados por troca de pegada. Mais uma projeção do alemão, novo waza-ari. 1 a 0 para a Alemanha.

Ketleyn Quadros x Miriam Butkereit
Bem mais alta, a alemã conseguiu um uchi-mata e o ippon sobre Ketleyn. 2 a 0 para a Alemanha.

Rafael Macedo x Eduard Trippel
Com pouco mais de dois minutos de combate, o alemão foi punido por falso ataque, mas na sequência conseguiu um waza-ari com um técnico de sacrifício. Rafael ainda sofreu um shidô por falta de combatividade. Num lindo de-ashi-barai (técnica de perna), o brasileiro consegue o ippon sobre Trippel para virar a luta e marcar o primeiro ponto do Brasil. 2 a 1.

Beatriz Souza x Renee Lucht
Duas boas entradas de Bia e punição por falta de combatividade para a alemã. Com dois minutos e meio de luta, ambas levaram punição por troca de pegada. Mais um osoto-gare de Bia e waza-ari. A brasileira ainda tomou mais uma penalidade, mas não deu tempo pra mais nada. 2 a 2.

Leonardo Gonçalves x Erik Abramov
Num contra-ataque, Abramov consegue um waza-ari e, na sequência, outra projeção para finalizar o combate. 3 a 2 para a Alemanha.

Rafaela Silva x Pauline Starke
Rafaela começou muito bem a luta e projetou logo a adversária com menos de um minuto de luta. Waza-ari de vantagem. Outro waza-ari para Rafaela e tudo igual. 3 a 3

Luta extra: Leonardo Gonçalves x Erik Abramov
Abramov consegue um waza-ari com uma técnica de sacrifício e a Alemanha vence. 4 a 3.

Repescagem: Brasil 4 x 1 Sérvia

Ketleyn Quadros x Marica Perisic
Ketleyn conseguiu uma projeção logo no começo da luta para sair em vantagem com um waza-ari. Pouco depois, num contra-ataque, ela consegue uma segunda projeção e o ippon. 1 a 0 para o Brasil.

Rafael Macedo x Nemanja Majdov
Logo no começo da luta, o sérvio foi punido por uma pegada proibida. No golden score, depois de dois minutos de luta, cada um havia levado uma punição. Pouco depois, Majdov levou a terceira punição por romper a pegada do brasileiro sem estar segurando. Três shidôs e vitória do Brasil. 2 a 0.

Beatriz Souza x Milica Zabic
Milica surpreendeu Bia e conseguiu logo na primeira pegada um projeção e a imobilização até o ippon. 2 a 1 para o Brasil.

Rafael Silva x Aleksandar Kukolj
Numa luta muito estudada, ambos tomaram punição por falta de combatividade. Já no golden score, mais uma punição pra cada lado. Depois de algumas tentativas de ataque de Baby, Kukolj tomou a terceira punição e foi eliminado. Vitória do Brasil e 3 a 1.

Rafaela Silva x Milica Nikolic
Rafaela Silva conseguiu um uchi-mata logo no começo da luta para sair à frente do placar: waza-ari. Na sequência, duas punições para Nikolic. Faltando quase dois minutos para o final da luta, nova projeção de Rafaela e vitória para o Brasil. 4 a 1 e vaga na disputa pelo bronze.

BRONZE: Brasil 4 x 3 Itália

Rafael Macedo x Christian Parlati
O brasileiro começou sendo punido por uma pegada irregular. Com um minuto e meio de luta, outra punição para Rafael por falta de combatividade. Depois de duas tentativas de golpe, o italiano também foi punido por ser passivo na luta. No golden score, Rafael conseguiu projetar Parlati para garantir o ippon. 1 a 0 para o Brasil.

Beatriz Souza x Asya Tavano
Com poucos segundos de luta, a campeã olímpica jogou a adversária e imobilizou até o ippon. 2 a 0.

Leonardo Gonçalves x Gennaro Pirelli
A luta foi pro golden score com o placar zerado e uma punição para o brasileiro. Léo não conseguiu acertar a pegada e acabou sendo projetado por Pirelli. 2 a 1.

Rafaela Silva x Veronica Toniolo
A italiana começou a luta tomando um shidô por sair da área de combate deliberadamente. Rafaela Silva projeta Toniolo por waza-ari e ainda vai para o braço para aplicar uma chave, fazendo com que a adversária desistisse da luta. 3 a 1.

William Lima x Manuel Lombardo
A luta foi para o golden score com duas punições ao italiano e uma ao brasileiro. William tentou um golpe e acabou recebendo o contra-golpe do italiano. 3 a 2.

Ketleyn Quadros x Savita Russo
Ketleyn conseguiu um waza-ari na imobilização contra a italiana com um minuto de luta. Um combate muito intenso que deixou o ginásio em silêncio na maior parte do tempo. Faltando 26 segundos para o fim da luta, Russo conseguiu um seoi-nague para garantir o terceiro ponto para a Itália. Tudo igual e vamos para a luta extra.

Luta extra: Rafaela Silva x Veronica Toniolo
Logo nos primeiros segundos de combate, Rafaela entrou sua técnica favorita, o uchi-mata, e conseguiu o waza-ari decretando a vitória do Brasil por 4 a 3.

Rebeca é prata no salto e chega ao panteão de cinco medalhas olímpicas



A cada final, uma medalha. E a cada nova conquista, um degrau a mais no hall dos maiores nomes da história do esporte olímpico brasileiro. Neste sábado, na Arena Bercy, Rebeca Andrade voou para ser vice-campeã olímpica do salto, atrás apenas do fenômeno americano Simone Biles. 

Um resultado que a eleva ao seletíssimo grupo de lendas do país com cinco medalhas nos Jogos Olímpicos, ao lado dos velejadores Robert Scheidt (dois ouros, duas pratas e um bronze) e Torben Grael (dois ouros, uma prata e dois bronzes).

Além da prata deste sábado, Rebeca foi vice-campeã olímpica do individual geral e bronze por equipes em Paris 2024. Em Tóquio 2020, ela foi campeã do salto e vice do individual geral. Vale lembrar que ela ainda disputa outras duas finais na segunda-feira (5) e pode ultrapassá-los: trave e solo.

Rebeca entrou na Arena Bercy como então campeã olímpica do salto, uma das provas nas quais Biles não competiu no Japão por questões de saúde mental. A expectativa, no entanto, estava muito mais nos ombros da americana, que nas classificatórias, na final por equipes e do individual geral executou o Biles II, de dificuldade 6.4.

Na final do aparelho, as oito finalistas saltam duas vezes, e a nota final é a média das apresentações. Biles cumpriu seu papel e, com o Biles II e um Cheng, obteve média de 15.300, que lhe rendeu o ouro da prova. O bronze ficou com outra americana, Jade Carey.

Apesar das perguntas insistentes sobre a possível execução de um Triplo Twist Yurchenko, que poderia ser batizado de Andrade, Rebeca indicou em todas as entrevistas que deveria adotar uma estratégia mais conservadora. E assim o fez. Apostou na qualidade de sua execução em saltos nos quais tivera sucesso anteriormente.

Na final do aparelho, as oito finalistas saltam duas vezes, e a nota final é a média das apresentações. A brasileira, sexta na ordem de apresentação, escolheu um Cheng, sua principal bola de segurança e de dificuldade para 5.6 abrir a série, e um Amanar (que fez no treino de pódio mas não executava desde Tóquio em competições oficiais e de dificuldade 5.4) para fechar.

No Cheng, a ginasta faz uma entrada de rodante (popularmente conhecido como estrela), uma meia volta até se impulsionar na mesa de frente e executar uma pirueta e meia na segunda fase do voo, até aterrissar no colchão. Rebeca recebeu 9.500 de execução, alcançando 15.100 no primeiro salto.

No Amanar, a ginasta faz uma entrada de rodante e chega na mesa de costas, seguindo com duas piruetas e meia no voo até finalizar de frente para o aparelho. Rebeca novamente foi espetacular. Recebeu 9.433 de execução, chegando a 14.833 no salto e 14.966 de média entre os dois. Seria a segunda melhor marca da noite, um novo brilho prateado para alçar a paulista ainda mais alto entre os gigantes da ginástica artística e do esporte olímpico brasileiro.

PP de São José do Seridó realiza convenção e homologa 9 candidaturas na proporcional


O Partido Progressista realizou na sexta-feira (2) sua convenção partidária para homologar os candidatos para as eleições municipais 2024 em São José do Seridó.

O evento teve inicio às 9 horas e aconteceu no plenário José Humberto Pereira, da Câmara Municipal e contou com a presença de lideranças do PP local, convencionais e a população.

Na proporcional, o PP homologou os nomes de Bebel de Vanildo, Tatiane de Gilderlan, Íris mãe de André Canarinho, André de Aurino, Joãozinho da Mercedinha, Solteiro, Zé Nilton, Docinho e Coração de Papel.

Por Carlos Felipe

Eleições municipais em São José do Seridó com candidatura única na chapa majoritária



O atual prefeito de São José do Seridó, Jackson Dantas (MDB) não terá concorrente na eleição majoritária rumo a prefeitura municipal, onde está no seu terceiro mandato e a caminho do quarto.

Um fato histórico na política da cidade seridoense que pela primeira vez na história não terá disputa na majoritária, visto que a chapa Jackson Dantas (MDB) e Ricardo Medeiros (PL) não terá concorrente.

A definição se deu na convenção do Partido Progressista (PP), que faz oposição ao prefeito Jackson, ao apresentar 9 nomes na proporcional para disputa de uma cadeira na câmara de vereadores, sem a majoritária (prefeito e vice).

Por Carlos Felipe

Em convenção histórica, PSDB/Cidadania anuncia pré-candidatura a vereador e apoio ao projeto de reeleição de Dr. Tadeu e Toinho

 



A federação PSDB/Cidadania realizou uma convenção histórica na noite desta sexta-feira (02), em Caicó. O ato político foi realizado na quadra de Esportes do bairro João XXIII, com a presença dos deputados estaduais Vivaldo Costa e Nelter, além de João Madson – representando o deputado federal João Maia.

O evento também contou com a participação de pré-candidatos de outros partidos que irão compor a coligação “Pra Caicó Seguir Mudando”.

Durante a convenção, foram apresentados os pré-candidatos a vereador, além da pré-candidatura do prefeito Dr. Tadeu e de seu vice, Toinho.

O clima foi de alegria e emoção, com os participantes demonstrando entusiasmo e esperança em relação ao futuro político de Caicó. A convenção simbolizou um momento de união e comprometimento em torno de um projeto que visa o progresso e desenvolvimento da cidade.

A federação PSDB/Cidadania, com o apoio de seus aliados, reafirma seu compromisso com a população de Caicó, trabalhando para implementar políticas públicas eficazes e atender às necessidades da comunidade.

O evento foi parte de uma maratona de convenções, onde todos os partidos homologaram suas nominatas de apoios, totalizando 11 partidos no projeto.

Federação Brasil da Esperança Escolhe pré-candidatos em Convenção em Caicó



Nesta sexta-feira (02), a federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PV e PcdoB, realizou sua convenção no auditório da Câmara de Vereadores de Caicó.

A convenção foi um momento significativo para os partidos e seus membros, que uniram forças em prol de um projeto comum para o futuro de Caicó. Na composição dos pré-candidatos proporcionais, a coligação apresentou 16 nomes: 3 pelo PT, 10 pelo PV e 3 pelo PcdoB.

“A convenção da Federação Brasileira de Esperança homologou 16 pré-candidatos a vereadores e aprovou também por unanimidade a coligação com a chapa majoritária encabeçada pelo prefeito Doutor Tadeu, pré-candidato à reeleição, e junto com Toinho Santiago. A convenção foi um sucesso. Nós conseguimos notar a câmara municipal. Não coube todo mundo aqui. Os pré-candidatos mobilizaram os familiares, os amigos. Foi uma festa da democracia”, disse Joseilson Ferreira, presidente da federação.

Para a disputa majoritária, a federação escolheu Dr. Tadeu e Toinho Santiago como seus pré-candidatos. Dr. Tadeu, conhecido por seu trabalho na área da saúde, e Toinho Santiago, destacado por seu compromisso com a comunidade, são os nomes que a coligação aposta para liderar as transformações necessárias para o município.

O evento contou com a presença de diversos líderes políticos como a deputada estadual Izolda Dantas, o prefeito de Currais Novos Odon Júnior e o Dr. Tadeu, prefeito de Caicó, além de militantes e simpatizantes dos partidos envolvidos.

A convenção reforçou a união e a determinação dos partidos em trabalhar juntos para um futuro melhor para Caicó.

Convenção do PP de Caicó homologa Pré-Candidatura de Toinho Santiago a Vice-Prefeito e apoio total ao Dr. Tadeu



Na tarde desta sexta-feira (02), no auditório da Câmara de Vereadores de Caicó, o Partido Progressista (PP) realizou sua convenção municipal. Durante o evento, foi homologada a pré-candidatura de Toinho Santiago ao cargo de vice-prefeito, compondo a chapa encabeçada pelo Dr. Tadeu.

“O nosso partido homologou nossa pré-candidatura a vice-prefeito do pré-candidato Dr. Tadeu. Todos foram unânimes. Não temos uma nominata para vereadores. Estamos muito empolgados e vamos fazer o que for melhor para ajudar”, disse Toinho Santiago, que atualmente é presidente do PP em Caicó.

Os convencionais declararam apoio unânime ao pré-candidato Dr. Tadeu, com a respectiva assinatura em ata.

O Partido Progressista de Caicó não apresentou nominata de pré-candidatos a vereador para as próximas eleições.

Convenção do MDB em Caicó também declara apoio à pré-candidatura de Dr. Tadeu



O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Caicó também realizou sua convenção na Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (02). Sob a liderança do presidente local, Júnior Eurípedes, o diretório municipal decidiu não apresentar pré-candidatos próprios para as chapas majoritária e proporcional nas próximas eleições.

O partido anunciou seu apoio à pré-candidatura do atual prefeito, Dr. Tadeu, e de seu vice, Toinho Santiago. Essa decisão foi bem recebida pelos integrantes da sigla partidária, que expressaram sua confiança nas iniciativas que têm impulsionado o desenvolvimento de Caicó.

O vice-governador do Rio Grande do Norte e presidente estadual do MDB, Walter Alves, manifestou seu apoio à decisão do diretório municipal, reafirmando o compromisso do partido em fortalecer o progresso do município.

A convenção marcou um momento significativo para o MDB de Caicó, que se alinha estrategicamente para promover um futuro ainda mais promissor para a cidade.

Convenção Cartorial do PSD em Caicó declara apoio ao projeto de reeleição do prefeito Dr. Tadeu

 


O Partido Social Democrático (PSD) realizou sua convenção cartorial nesta sexta-feira (02), na Câmara de Vereadores de Caicó. Sob a liderança do presidente Rodolfo Lopes e com a participação de membros do partido, a convenção definiu os rumos políticos para o pleito que se aproxima.

Durante o evento, ficou decidido que o PSD não apresentará nominatas para a chapa majoritária nem para a proporcional, optando por apoiar a pré-candidatura do prefeito Dr. Tadeu e de seu vice, Toinho. A decisão foi recebida com entusiasmo pelos membros do partido, que destacaram a importância do momento.

A senadora Zenaide Maia, presidente da sigla no Estado do Rio Grande do Norte, foi representada pelo vereador Andinho Duarte, que transmitiu uma mensagem de apoio total ao projeto de reeleição de Dr. Tadeu.

A convenção cartorial consolidou a aliança política em torno do projeto de Dr. Tadeu, reforçando o papel do PSD como parceiro estratégico na busca por melhorias e avanços para a cidade de Caicó.

Bacuraus históricos apoiam candidatura de Sandra Kelly e Airton Dias



Apesar do MDB - enquanto sigla partidária - estar na oposição à candidata Sandra Kelly, um grupo de bacuraus históricos ratificou apoio ao seu projeto participando da convenção do Solidariedade e Republicanos na noite dessa sexta (2). Inclusive, a primeira filiação da professora Sandra, em 1995, foi justamente ao então PMDB.

Um dos candidatos que reforçou esse pensamento foi o radialista Luciano Vale (Solidariedade), que foi integrante do grupo fundador do MDB caicoense, que teve nomes como Manoel Torres, e José Josias Fernandes. “A gente sempre defendeu a bandeira verde”, disse ele.

Presenças marcantes no evento foram as do ex-vereador David Torres, sobrinho do saudoso Manoel Torres, e a do agropecuarista Barra Lopes, que confirmaram apoio a Sandra e Airton.

“Os candidatos hoje do Republicanos, são historicamente militantes do MDB. E essas mesmas pessoas acompanham Sandra Kelly e Airton Dias”, completou o deputado estadual Adjuto Dias, ainda filiado à sigla emedebista. 

Para o atual presidente estadual do Republicanos, prefeito de Natal, Álvaro Dias, a sigla do MDB mudou sua ideologia, para apoiar a gestão do Dr. Tadeu. “Mas seus eleitores não. Estes continuam conosco, acompanhando Sandra Kelly”, enfatizou Álvaro.

PDT realiza Convenção Cartorial e Declara apoio a pré-candidatura ao prefeito Dr. Tadeu em Caicó

 


A convenção cartorial do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ocorreu nesta sexta-feira na Câmara de Vereadores de Caicó, sob a liderança da presidente Arlete Silva. Durante o evento, o partido decidiu, em consenso, não apresentar pré-candidaturas dentro da sigla para prefeito, vice-prefeito ou vereador nas próximas eleições.

A presidente Arlete Silva destacou a decisão unânime de apoiar a pré-candidatura do atual prefeito, Dr. Tadeu. A escolha reflete a confiança do partido no projeto e desejo de desenvolvimento de Caicó.

A convenção, embora cartorial, foi marcada por discursos que reforçaram o compromisso do PDT em fortalecer o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Com essa aliança, o PDT espera consolidar seu papel no cenário político de Caicó, buscando sempre o melhor para seus cidadãos.

União Brasil e PSB declaram apoio a Sandra Kelly

Outro destaque da convenção partidária que homologou as candidaturas de Sandra Kelly à prefeitura de Caicó e do seu vice, Airton Dias, foi a inclusão na aliança das legendas União Brasil e do PSB. Mesmo sem disputar vagas na Câmara Municipal, os dois partidos realizaram convenção firmando apoio para a chapa majoritária.

Fruto da fusão dos extintos PSL e Democratas, o União Brasil agrega um significativo tempo à propaganda eleitoral. Mesma situação do PSB, legenda historicamente alinhada com o debate de temas sociais. 

A presidente estadual do PSB, a ex-deputado Larissa Rosado, enviou mensagem parabenizando Sandra pelo protagonismo feminino. O presidente municipal do União Brasil, Suebster Neri, destacou a importância da candidatura de oposição para debater a cidade e fortalecer o movimento democrático.

Avante Realiza Convenção em Caicó e anuncia apoio a pré-candidatura do prefeito Tadeu



Nesta sexta-feira (02), o partido Avante realizou sua convenção na Câmara de Vereadores de Caicó, onde o presidente Décio Santiago leu a ata da convenção e destacou as principais diretrizes para as próximas eleições. Durante o evento, ficou decidido que o partido não apresentará pré-candidaturas na chapa majoritária e proporcional.

O Avante optou por apoiar a pré-candidatura do atual prefeito, Tadeu, e de seu vice, Toinho. A decisão foi recebida com aplausos pelos membros presentes, que demonstraram confiança na opção.

Além disso, o partido não apresentou nominata de pré-candidatos a vereador, concentrando seus esforços no apoio ao projeto de Dr. Tadeu e na construção de alianças políticas que fortaleçam o projeto.

Com essa decisão, o Avante reafirma seu papel de articulador no cenário político local, buscando contribuir para o desenvolvimento de Caicó através do fortalecimento de parcerias para o bem da cidade.

“Irei para disputa com as mãos limpas”, diz a candidata a prefeita Sandra Kelly

 



A coligação Caicó Pode Mais lançou, nesta sexta-feira (02), a chapa que disputará o comando do Poder Executivo caicoense, formada pela candidata à prefeita Sandra Kelly (Solidariedade) e seu vice, Airton Dias (Republicanos). O evento ocorreu no Centro Pastoral Dom Wagner, definindo também as duas nominatas de vereadores, com cerca de 32 candidaturas. 

Em discurso para lideranças políticas e correligionários, Sandra destacou que “irá para a disputa com as mãos limpas”. Caicó merece o melhor no que diz respeito ao cuidado com a população, organização e modernização dos serviços do Município”.

Vinte anos depois de disputar a prefeitura, quando obteve mais de 12 mil votos, Airton Dias reforçou a importância de sua contribuição. “Minha atenção maior é à população de Caicó, que precisa deixar de ser a cidade do ‘já teve’. Quero terminar a vida pública fazendo um grande trabalho pelo nosso povo”, disse Airton.

A convenção contou com a presença do deputado estadual Adjuto Dias, que reafirmou apoio ao projeto liderado por Sandra e Airton. Adjuto destacou a necessidade de resgatar Caico do caos administrativo comprovado pela dívida milionária da gestão atual.

A ex-atleta olímpica, Magnólia Figueiredo, representou o Solidariedade RN e destacou a importância de Caicó ter uma mulher como candidata a prefeita para que tenha a sensibilidade de discutir temas complexos importantes para a população.

Também realizaram convenção no mesmo espaço o PSB e o União Brasil, que confirmaram coligação com Solidariedadee Republicanos.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Festival de Cinema Curta Caicó promove a produção de filmes em escolas públicas




O Festival de Cinema Curta Caicó está na sua 7ª edição, e neste ano as escolas públicas recebem oficinas de primeiro contato com cinema, com professores de cinema do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, tendo coordenação pedagógica de Catarina Calungueira, que foi aluna no LAB 2023 do Curta Caicó e hoje é destaque no audiovisual.

 As oficinas foram realizadas em escolas de Caicó, Ipueira, São Fernando, Serra Negra do Norte e Timbaúba dos Batistas, envolvendo 120 estudantes e professores. 

Em Caicó, alunos de Educação para Jovens e Adultos – EJA, produziram filme sobre o centenário do Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra- CEJA Senador Guerra. “Em função de sermos escola de Educação para Jovens e Adultos, EJA, houve dificuldade de reunir 25 estudantes no mesmo turno, mas, formou-se a oficina, e o profissional que veio foi excelente, os estudantes se envolveram, e agora a grande expectativa é assistir o o filme, no teatro, com toda escola", diz o coordenador pedagógico da escola, Henning Saraiva. 

Entre os estudantes do CEJA Senador Guerra, está Lucas Bandeira, 23 anos, que agora já planeja criar curtas no futuro e estudar o assunto. "Eu já gostava de audiovisual, mas nunca tive a oportunidade de participar de oficinas. Agora, aprendi bastante, e despertou novamente, a vontade de estudar o assunto, para criar curtas no futuro", declara Lucas. 

Symara Dallyane, com 43 anos, teve seu primeiro contato com audiovisual. "Fiquei encantada com a oficina, e muito feliz em ter participado. Foi uma experiência maravilhosa. Desejo que este lindo trabalho possa continuar ", diz ela. 

Marcelo Quixaba, é diretor de fotografia e roteirista, com experiência em cinema e TV. No CEJA Senador Guerra, e Escola Estadual  Dom José Adelino Dantas, de Caicó, ele foi facilitador da oficina. “É interessante ver os alunos encantados, trazendo esse debate pra sala de aula, como forma de trabalhar arte, educação e estimular o posicionamento crítico”, diz Marcelo Quixaba.

Na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas, a oficina foi com dois alunos de cada turma do Ensino Fundamental, de forma que houve diversidade na faixa etária, e os interesses e ideias eram bem diversos. “No início foi difícil alinhar, mas eles foram descobrindo as possibilidades, alguns encantando-se pela técnica, outros pela narrativa, outros pela linguagem, e no final me surpreenderam com um tema crítico. Eles fizeram um filme que traz a crítica social de como Caicó lida com a questão do lixo, da reciclagem, ainda trabalhando com aterros sanitários, guiados pela nossa personagem, que trabalha no lixão e com reciclagem”, diz Marcelo Quixaba. 

O 7º Curta Caicó é uma realização da Agência Referência e conta com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Tim MC Telecom e Governo do Rio Grande do Norte, através do Programa Cultural Câmara Cascudo. O evento também conta com apoio da Místika e dos parceiros Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte e Los Angeles Brazilian Film Festival.

Serra Negra do Norte realiza Festa de Emancipação Política com Raí Saia Rodada, Michele Andrade e Alberto Bakana neste sábado

 


O município de Serra Negra do Norte vai comemorar 150 anos de Emancipação Política e está anunciando nas redes sociais, a maior festa de todos os tempos.

No dia 03 de agosto de 2024, em praça pública, a festa terá animação musical de Raí Saia Rodada, Michele Andrade e Alberto Bakana. O evento festivo está sendo aguardado com expectativa e deverá atrair um grande público de cidades do Seridó e sertão paraibano.

O município de Serra Negra do Norte foi o segundo a se emancipar de Caicó (depois de Acari), em 3 de agosto de 1874, com o nome de “Serra Negra”. Somente em 1943 o nome foi mudado para “Serra Negra do Norte”. O nome do município se refere à grande espessura de vegetação primitiva local, com tom escuro e que se localizava em um contorno serrano.

Beatriz Souza traz para o Brasil o primeiro ouro olímpico


O Brasil conquistou nesta sexta-feira (2/8) a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A vitória veio com Beatriz Souza, no judô, na categoria acima de 78 kg. Praticante de artes marciais desde os sete anos de idade, a gigante Bia alcançou sua glória olímpica aos 26 anos, em sua primeira participação nos Jogos.

Na final, a brasileira, quinta no ranking mundial, enfrentou a israelense Raz Hershko, atual campeã europeia, e com um wazari garantiu a medalha de ouro. Antes, Bia havia derrotado a atual número 1 do mundo por ippon, por imobilização. Esta é a terceira medalha do judô brasileiro nesta edição dos Jogos Olímpicos.

Durante sua preparação olímpica, Bia contou com os recursos do Bolsa Atleta do Governo Federal, na categoria Pódio, que concede ao atleta um valor entre R$ 5 mil e R$ 16 mil durante o ciclo olímpico.

Paulista de Itariri e criada em Peruíbe, litoral de São Paulo, a atleta conquistou a prata no Mundial de 2022, bronze no de 2023, o título no Grand Slam de Baku e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Em 2024, faturou o ouro no Grand Prix de Linz, na Áustria, sua primeira competição do ano, e também levou o ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024.

A notícia da vitória de Beatriz foi dada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquanto ele falava para a plateia em São Gonçalo do Amarante (CE), durante cerimônia de assinatura do marco legal da Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono.

Convenção do PT homologa os nomes de Genilson Maia e Isaac Alexandre (prefeito e vice) em São Fernando

 


Na quarta-feira (31), o Partido dos Trabalhadores (PT) de São Fernando realizou sua convenção partidária para homologação dos candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito para a eleição de 6 de outubro, deliberação sobre a proposta de coligação das eleições majoritárias com os partidos PT e União Brasil, entre outros assuntos.

Para o cargo de prefeito foi apresentado o nome de Genilson de Medeiros Maia (PT) e para vice-prefeito, o nome de Isaac Alexandre dos Santos (PT). A chapa foi aprovada por unanimidade e aclamação dos convencionais. O Partido dos Trabalhadores não terá candidaturas proporcionais em São Fernando. A chapa majoritária receberá apoio dos cidadãos indicados pela convenção do Partido União Brasil as candidaturas a eleição proporcional.

Ao fazer uso da palavra durante a convenção, o pré-candidato Isaac Alexandre, destacou a união de todos em prol do progresso de São Fernando. “A nossa coligação “Unidos para o Progresso” já diz tudo. Hoje é o dia da gente estender as nossas mãos ao próximo para agregar, para somar, pois política se faz com diálogo e humildade”, disse Isaac Alexandre.

Ele lembrou os 3 anos de trabalho em parceria com o atual gestor Genilson Maia, enfatizando que foram muitas ações e obras em prol do desenvolvimento de São Fernando.

O pré-candidato a prefeito Genilson Maia (PT) chegou a ficar emocionado com o discurso de Isaac Alexandre e mencionou: “Meu Deus, como velho professor que sou, ao ver um jovem com todo esse poder de argumentação e eloquência, me emociono, pois é sinal de que a humanidade tem futuro. Os jovens têm a capacidade de lutar e de fazer. Essa união tem produzido resultados muitos positivos para São Fernando”, afirmou Genilson Maia.

Antes da convenção do PT, o União Brasil realizou sua convenção partidária e confirmou apoio ao projeto político do PT, através da coligação “Unidos para o Progresso”. O União Brasil homologou o nome de 9 candidatos para disputar o legislativo municipal.

INSS começa a convocar beneficiário do BPC para passar por pente-fino



O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já começou a convocar os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e do auxílio-doença que vão passar por revisão. Na quinta-feira (1º), mensagens por meio de pushs foram enviadas aos cidadãos.

Quem não recebeu ainda o alerta, que também poderá vir pela rede bancária ou por SMS, pode conferir se seu benefício irá passar pelo pente-fino por meio do aplicativo ou site Meu INSS. A lista dos beneficiários já está disponível.

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um benefício pago pelo governo a idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade de baixa renda. O beneficiário tem que comprovar renda familiar por pessoa de até um quarto do salário mínimo.

Segundo o INSS, a consulta é feita por lotes, com uso do CPF, por meio do aplicativo ou site Meu INSS. Não é necessário ter login e senha. “Por conta da inclusão de novos lotes, é importante verificar com frequência se o CPF está na lista”, diz o instituto.

Neste primeiro lote, serão chamadas 505.018 pessoas para atualizarem o CadÚnico (Cadastro Único) no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município. Ao todo, 1,2 milhão de beneficiários serão chamados. Há 806 mil com as informações desatualizadas no CadÚnico há mais de quatro anos e 448 mil que nunca se registraram no cadastro, mas estão recebendo o benefício.

O prazo para fazer a atualização cadastral é de até 45 dias, para cidades com até 50 mil pessoas, e até 90 dias, em localidades com mais de 50 mil moradores. Quem não se recadastrar terá o benefício bloqueado. Será dado mais 30 dias para a regularização, caso contrário, haverá corte.

AUXÍLIO-DOENÇA

A convocação para quem recebe auxílio-doença também começou. Ela é feita por push pelo Meu INSS, por busca ativa (que é quando a Central de Atendimento 135 liga pelo número (11) 21350135), carta enviada por meio dos Correios, SMS, rede bancária (no extrato do pagamento) e, por fim, publicação de edital no Diário Oficial da União.

“É importante ficar atento às convocações e manter os dados fornecidos atualizados para que o INSS possa entrar em contato”, diz o INSS.

Atualmente, há mais de 6,02 milhões de beneficiários recebendo o BPC, entre pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda. Desse total, 448 mil beneficiários não estão no CadÚnico e outros 806 mil estão com inscrição desatualizada há mais de quatro anos.

As portarias com as regras para revisão do BPC se dividem em duas.

A primeira portaria trata dos prazos para suspensão e corte do benefício nos casos em que as informações do CadÚnico estão desatualizadas há mais de 48 meses, ou seja, quatro anos.

A segunda portaria traz regras específicas sobre concessão, solicitação, manutenção e revisão do BPC. A principal novidade é que, a partir de 1º de setembro, beneficiários precisarão ter a biometria registrada nos cadastros do governo federal para ter a renda.

Serão aceitas biometrias a partir de documentos como a CIN (Carteira de Identidade Nacional), que é o novo RG, o título eleitoral ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O QUE PODE LEVAR O CIDADÃO A PERDER O BPC?

Mudança de condição social ou de condição de saúde, com melhora em relação à deficiência, podem fazer o cidadão perder o benefício. No caso da renda, entram no cálculo salário, rendimento de trabalho autônomo e outras rendas. Ficam de fora aposentadorias e pensões de até um salário mínimo.

BPC por deficiência pode ser cortado? Em quais casos?

No caso dos beneficiários que recebem o BPC por deficiência, há duas situações que podem levar à perda do benefício: melhora da condição de saúde, com avaliação que mostre evolução do quadro e a deficiência não seja mais incapacitante, e melhora da condição socieconômica.

É necessário que o cidadão com deficiência mantenha laudos e exames médicos atualizados para apresentar na perícia, caso seja tenha o benefício cortado e/ou seja convocado para novo exame médico na Previdência.

COMO EVITAR A PERDA DO AUXÍLIO-DOENÇA?

Os benefícios de auxílio-doença (hoje chamado de benefício por incapacidade temporária) e aposentadoria por invalidez (hoje aposentadoria por incapacidade permanente), são benefícios para quem não pode mais exercer sua atividade profissional em virtude de acidente ou doença.

O auxílio-doença tem uma duração menor e geralmente é revisto a cada seis meses. No caso da aposentadoria por invalidez, as revisões ocorrem a cada dois anos até que o segurado complete 60 anos.

Como são dois benefícios atrelados a uma condição de saúde que tornam o cidadão incapaz para o trabalho, os especialistas apontam que é essencial manter documentos que comprovem a doença. Eles devem, no entanto, ser documentos atualizados.

“É importante que o segurado esteja sempre com o relatório médico atualizado e que ele mantenha uma rotina de consultas médicas para reavaliação. Se a perícia convocar o beneficiário e o último laudo for de dois anos atrás, pode ser que surja uma desconfiança do INSS,” diz a advogada previdenciarista Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

Francisco Eduardo Alves Cardoso, vice-presidente da ANMP (Associação Nacional de Médicos Peritos), afirma que atestados desatualizados não têm como ser aceitos pela perícia. Segundo ele, documentos com data antiga têm sido levados às agências pelos segurados, porque, pela regra do Atestmed, com a renovação automática, não era necessário atualizar a data do atestado.