Recent News

Sessão Solene homenageia 100 anos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra


A Câmara Municipal de Caicó promoveu, nesta quinta-feira (25), uma Sessão Solene em homenagem ao centenário do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Senador Guerrado. A cerimônia, proposta pelo vereador Andinho Duarte (PV), ocorreu no Plenário Prefeito Inácio Bezerra e reuniu ex-alunos, ex-professores, representantes da comunidade escolar e autoridades locais, em um momento de celebração da história da educação caicoense. 

Durante o evento, foram entregues a Comenda Senador Guerra e a Placa de 100 anos (Preito de Gratidão), como reconhecimento à dedicação e ao legado daqueles que ajudaram a consolidar a importância da escola ao longo de sua história.

Além do proponente, Andinho Duarte (PV), participaram da sessão os vereadores Ana Aline (PT)  e Júlio Filho (Republicanos) , que também destacaram a importância da valorização da história e da memória educacional do município.

Fundado em 1909, o Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Senador Guerra, é a escola pública mais antiga de Caicó, RN, tendo iniciado o funcionamento no prédio da antiga prefeitura, na época "Intendência Municipal", com uma classe masculina, uma feminina e outra infantil mista.
O decreto estadual de sua criação data de 16 de fevereiro de 1909, e foi assinado pelo governador Alberto Maranhão. O lançamento da pedra fundamental deste prédio atual e histórico, aconteceu na gestão municipal do Major Camboim, entre 1920 e 1923, mas a inauguração ocorreu somente em 22 de setembro de 1925, com o governador José Augusto Bezerra de Medeiros e o prefeito Joel Damasceno, presentes na solenidade.
Seu nome, Grupo Escolar Senador Guerra, homenageia o Padre Francisco de Brito Guerra, que fundou a Escola de Latim, em 1832, e foi senador de 1837 a 1845. A construção do prédio teve como construtor, o francês L. Sigaud, e sua arquitetura é de estilo eclético; sendo também um marco na arquitetura histórica de Caicó.
Em 1926 o Grupo Escolar Senador Guerra passou a ter como profa Júlia Medeiros, que assumiu a cadeira Infanto-Misto Suplementar, sob a direção do Professor Joaquim Coutinho. Júlia Medeiros, referência no feminismo e protagonismo da mulher potiguar, permaneceu nesta escola por 25 anos, até ingressar na política.
O Grupo Escolar passou, em 1976, a ser Escola Estadual Senador Guerra, com ensino de 1º Grau. Através do Decreto nº 12.241/94, passou a ser Centro de Ensino Supletivo, mas consolidou-se como Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), referência em inclusão e acolhimento na Educação.

Postar um comentário

0 Comentários