Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

EMPRESA JÚNIOR DA FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA

Por: MÁRCIO SILVA - Aluno do Curso de Administração
da Faculdade Católica Santa Teresinha
Assim como em todo o Brasil o mês de outubro na Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST), também foi marcado por eleições. No nosso caso eleições da Empresa Junior, composta por alunos da faculdade e auxiliados por professores a Empresa Junior tem como propósito prestar serviços de consultoria e assessoria à região do Seridó (RN), nas áreas especificas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e  Serviço Social.

O processo começou com as inscrições das duas chapas interessadas, que durante o mês de Setembro e parte do mês de Outubro estiveram fazendo as suas campanhas em busca do apoio do corpo discente. No dia 10 de Outubro, a direção da FCST realizou as eleições, onde os alunos votaram eletronicamente no Laboratório de Informática, e saiu vitoriosa a chapa 02 com 71,77% dos votos válidos.

Formada pelos alunos Márcio da Silva, Samid Mota, Jomara Mota, Stepherson Rodrigo, Gisele Taíse, Vanda Maria, Maria Clara e Alisson Costa a equipe da Chapa 2 mostra-se muito motivada para dar inicio aos trabalhos na Empresa Junior e tem como meta poder representar de forma excelente a Instituição e o corpo discente que dela fazem parte.

Para a faculdade a implantação da Empresa Junior é de grande importância, pois faz parte dos projetos pedagógicos dos cursos envolvidos, bem como contribui na aplicação da teoria versus prática, possibilitando ao aluno uma vivencia das competências e habilidades exigidas do profissional de cada curso. 


Por: MÁRCIO SILVA - Aluno do Curso de Administração
da Faculdade Católica Santa Teresinha

Câmara de Caicó discutirá perenização dos rios Sabugi e Seridó

No próximo dia 03 de dezembro, às 10h, a Câmara Municipal de Caicó pretende realizar audiência do Centro de Estudos e Debates para discutir a perenização dos rios Sabugi (abastecido pela Barragem das Carnaúbas) e Seridó (abastecido pela barragem Passagem das Traíras).

Segundo o autor da matéria, presidente Leleu Fontes (PDT), serão convidados para a reunião representantes do Ministério Público, prefeituras e câmaras municipais de Caicó, São João de Sabugi, Jardim do Seridó e São Fernando, além da Agência de Desenvolvimento do Seridó (Adese), Sindicato dos Trabalhadores, Cáritas Diocesana, Seapac, secretaria estadual de Recursos Hídricos (SEMARH), Agência Nacional de Águas (ANA), deputados estaduais Nelter Queiroz e Vivaldo Costa e Território da Cidadania do Seridó, dentre outras instituições.

A solicitação fundamentou-se no fato de que as famílias das diversas comunidades rurais enfrentam inúmeros problemas com a falta de água, tanto para o consumo próprio, quanto para a criação de animais e a atividade produtiva agrícola às margens dos dois afluentes.

“O vereador eleito, Odair Alves Diniz, trouxe a preocupação dos ribeirinhos que estão sofrendo com a estiagem. Já encaminhamos relatório à SEMARH sobre o rio Sabugi, mas também vamos incluir na discussão a situação dos proprietários de terras às margens do rio Seridó. Estamos convictos que essa reunião deve encontrar uma solução para o problema de abastecimento”, disse Leleu. 

Vereador Cláudio Sandêgi solicita implantação de feiras-livres nos bairros


Na Câmara Municipal de Caicó, o Vereador Cláudio Sandêgi Lopes Fernandes, membro do Partido Verde – PV, solicitou que seja enviado ofício Sr. Prefeito Municipal de Caicó, Rivaldo Costa, em entendimento com á Sec. Municipal de Planejamento, solicitando que seja feito estudo de viabilidade, para implantação de feiras-livres, nos bairros de Caicó.

Ainda solicitou que seja elaborado projeto para a construção de uma área de lazer pública, com implantação de um “Piscinão” no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.

Também solicitou que seja enviado ofício ao Sr. Prefeito Municipal de Caicó, Rivaldo Costa, em entendimento com a Sec. Municipal de Planejamento, solicitando que seja feito estudo para implantação de estacionamento tipo Zona Azul, com a arrecadação destinada às instituições sociais(APAE, Abrigo dos Idosos).

Ainda na Câmara Municipal de Caicó, o Vereador Cláudio Sandêgi solicitou que seja enviado ofício ao Sr. Prefeito Municipal de Caicó, Rivaldo Costa, em entendimento com á Sec. Municipal de Infraestrutura, obras e serviços Urbanos, solicitando que seja feito a construção de uma ponte interligando o bairro Samanaú à ilha de Sant’Ana e o Centro de Caicó. 

Também solicitou que seja enviado ofício ao Sr. Prefeito Municipal de Caicó, Rivaldo Costa, em entendimento com à Coordenadoria de Esporte, solicitando que seja feito a recuperação e reposição das telas de proteção, do campo de futebol, localizado na Praça Dom José de Medeiros Delgado.

SESC RN traz para Caicó o Show-concerto “Clássicos do Baião”


O SESC RN vai proporcionar para os caicoenses e seridoenses, um espetáculo cultural e musical de alto nível, com a apresentação do show-concerto “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”. 

O evento será realizado na Ilha de Sant’Ana, no dia 6 de dezembro. 


No local, o SESC vai montar um mega palco em forma de concha. 


A apresentação deste ano é resultado do grande encontro dos artistas potiguares Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Widger Valle e Zé Hilton, acompanhados da Orquestra Sinfônica da UFRN, que mostram toda sua versatilidade interpretando 16 grandes sucessos de Luiz Gonzaga, entre eles os consagrados “Danado de Bom”, “Luar do Sertão” e “Asa Branca”.


O talento dos artistas locais é destaque na fala do diretor regional do Sesc, Laumir Barrêto. 


“O projeto demonstra que podemos produzir grandes espetáculos, de qualidade superior, exclusivamente com artistas potiguares”, ressalta Barrêto. 


A “presença” de Gonzagão no palco é um dos destaques do espetáculo, que mescla trechos gravados do homenageado, e em certos momentos “conversa” com o cantor e multi-instrumentista Caio Padilha, produzindo a forte sensação da presença do músico pernambucano no palco.  “Este momento é incrível, parece que Luiz Gonzaga está aqui, conversando conosco”, destacou a aposentada Fátima Américo, ao assistir o show apresentado no último dia 11, na abertura da Festa do Boi.

O show-concerto já foi visto por mais de 10 mil pessoas em apresentações em Natal e Mossoró. 


Até janeiro de 2013, o espetáculo será levado novamente aos públicos destas cidades, além de Caicó, Pirangi do Norte (Parnamirim) e São Paulo (SP).


Sobre o Projeto Parcerias Sinfônicas

O Projeto Parcerias Sinfônicas Sesc é mais uma ação institucional de valorização da cultura potiguar, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos. 

Ao ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, a iniciativa democratiza o acesso à cultura.


A proposta do projeto, que começou em 2011, é de promover parcerias entre Sesc e orquestras, grupos sinfônicos e camerísticos, solistas, arranjadores, compositores e produtores, de modo a incentivar a produção musical local, com foco na formação de músicos e de plateia.


Sobre Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento (Nasceu em Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.

Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.  


Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções “Baião” (1946), “Asa Branca” (1947), “Siridó” (1948), “Juazeiro” (1948), “Qui Nem Jiló” (1949) e “Baião de Dois” (1950).

Sérgio Freire vence Aldo Medeiros no Seridó


Sérgio Freire e Dr. Chiquinho 

Apesar de ser seridoense e de considerar que sua pré-candidatura foi lançada em Caicó, durante a Festa de Sant’Ana de 2011, o advogado Aldo Medeiros não conseguiu maioria dos votos nas urnas da sua região. O candidato da Chapa 01, Sérgio Freire, obteve sete votos de maioria sobre Aldo Medeiros, candidato pela Chapa 02.

Em Currais Novos, Sérgio Freire teve 19 votos, enquanto Aldo Medeiros totalizou 17 votos. Na urna de Caicó, Sérgio foi votado por 60 advogados, enquanto Aldo Medeiros teve 55 votos. Entre os militantes da campanha de Sérgio Freire no Seridó estiveram Dr. Chiquinho, presidente da OAB Subseção Caicó, e José Maria, candidato único à presidência da OAB de Currais Novos.

Dr. Chiquinho considerou o resultado positivo, e disse que a votação superior de Sérgio Freire foi um reconhecimento dos advogados seridoenses à gestão de Paulo Eduardo. 

“A atual gestão da OAB/RN valorizou a interiorização da advocacia, criando, inclusive, a Subseção de Currais Novos. Eleger Sérgio Freire é aprovar o trabalho atual e dizer que a OAB está avançando no rumo certo”, frisou Dr. Chiquinho.

A Chapa 01, encabeçada por Sérgio Freire, teve em sua composição os advogados seridoenses Dr. Chiquinho e Urbano Medeiros, como Conselheiros Seccionais Titulares, e a advogada Marliete Lopes, como Conselheira Suplente.

Após serem abertas todas as urnas do estado, o advogado Sérgio Freire foi eleito novo presidente da OAB/RN com 2.208 votos. Aldo Medeiros teve 2.006; brancos somaram 18 e nulos totalizaram 79 votos.

Roberto Diniz é eleito presidente da OAB/Caicó e diz que é hora de unir a advocacia


Com uma votação tranquila e um alto comparecimento dos advogados, a eleição para a nova diretoria da OAB Subseção Caicó teve seu resultado divulgado por volta das 18 horas desta segunda-feira, dia 19. A Chapa 01 – “OAB Forte e Presente” foi vitoriosa, obtendo 73 votos, contra 43 votos da Chapa 02 – “Renovação e Atitude”. A primeira foi liderada por Roberto Lins Diniz e a segunda foi encabeçada por Sildilon Maia.

Em sua fala de agradecimento citou a participação dos ex-colegas de faculdade, dos jovens advogados, dos ex-presidentes e da atual diretoria da Subseção. “Dr. Chiquinho confiou no meu trabalho em sua diretoria e, por ter defendido meu nome para sua sucessão, merece todas as nossas homenagens”, frisou Roberto Diniz.

José Aranha Sobrinho, decano da advocacia do Seridó, também foi homenageado pelo presidente eleito. Roberto Diniz é o primeiro ex-aluno do curso de Direito do CERES-UFRN que assumirá a presidência da Subseção Caicó. O curso de Direito foi fundado por José Aranha e pelo saudoso Roldão Gurgel Diniz, pai de Roberto.

A Chapa 01 totalizou 62,9% dos votos válidos. Foi registrado 01 voto nulo e 20 advogados deixaram de votar. O ex-presidente da Subseção, Ivanildo Albuquerque parabenizou Roberto e destacou: “Roberto será o porta-voz dos advogados. Ganhou a chapa que mais agregou os colegas. Ganhou a democracia”.

A chapa vencedora é composta ainda por Fabiana de Souza Pereira (vice-presidente), João Paulo Pereira de Araújo (tesoureiro), Valderi Queiroz Xavier (secretário geral), Juraci Medeiros Filha (secretária geral adjunta), Adevânia Soares de Azevedo (suplente) e Raquel Pereira Gurgel (suplente).

“A disputa foi importante para o confronto de ideias. A hora agora é de unir a advocacia e construir juntos uma OAB/Caicó Forte e Presente, a partir de uma gestão democrática, com a participação de todos”, enfatizou Roberto Diniz, presidente eleito.

MANCHETES DO JORNAL CORREIO DO SERIDÓ

Confiram a capa da nova edição do Jornal Correio do Seridó - Há 8 anos, a sua fonte de notícia impressa.Capa colorida versão para a Internet. Na edição impressa, a capa é em preto e branco.

Flashes da Festa de Nossa Senhora do Patrocínio em São Fernando


O Portal de São Fernando, Portal de Serra Negra e o Portal Correio do Seridó estiveram presentes na cobertura da Festa de Nossa Senhora do Patrocínio, no sábado, dia 24 de novembro. Um grande público prestigiou a festa com animação do Forró do Amasso e Forró Mesa de Cabaré. Fotos de Paulo Júnior...