Páginas

sábado, 15 de maio de 2021

8 crianças morrem em ataque de Israel a Gaza; prédio de TV colapsa


Dez pessoas de uma mesma família palestina, incluindo oito crianças, foram mortas neste sábado (15) em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza, informaram fontes médicas. Um bebê de cinco meses sobreviveu.

Além disso, um prédio de 12 andares na Faixa de Gaza que abriga os escritórios da Associated Press (AP), dos Estados Unidos, e da emissora Al Jazeera, do Catar, desabou neste sábado, após ser atingido por mísseis israelenses, informaram as agências Reuters e France Presse.

Um jornalista palestino foi ferido no ataque, informou a mídia palestina, e destroços e estilhaços voaram a dezenas de metros de distância.

Jawad Mehdi, proprietário do edifício Jala, afirmou que um oficial da inteligência israelense o avisou antes do ataque que ele tinha uma hora para evacuar o prédio. Ele solicitou 10 minutos adicionais para os repórteres embalarem seus equipamentos, mas teve o pedido recusado, segundo a France Presse.

“Um ataque israelense destruiu o prédio que abrigava os escritórios da AP em Gaza”, disse Jon Gambrell, jornalista da agência de notícias, no Twitter. “O Exército avisou o proprietário do prédio onde fica o escritório da AP que o local seria alvo de um bombardeio”, escreveu pouco antes do ataque.

Outro jornalista da AP, que pediu para não ser identificado, disse que todos os funcionários estavam bem, mas em estado de choque.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O Exército israelense declarou que equipamentos militares do Hamas estavam na torre atingida por seus caças. “O prédio também abrigava escritórios de veículos de comunicação civis, atrás dos quais o grupo terrorista Hamas se esconde e que usa como escudos humanos”, acrescentou o Exército, alegando ter alertado os civis antes do ataque e “ter lhes dado tempo suficiente”.

A rede de televisão Al Jazeera confirmou no Twitter que seus escritórios ficavam no prédio e transmitiu ao vivo as imagens da torre desabando e sendo reduzida a uma montanha de escombros. O edifício também tinha vários apartamentos e outros escritórios.

“É claro que foi decidido não apenas causar destruição e mortes, mas também silenciar aqueles que são testemunhas”, reagiu à AFP Walid al-Omari, chefe do escritório da Al Jazeera em Israel e nos Territórios Palestinos.

“Continuaremos nossa cobertura de notícias apesar da destruição (…) Voltaremos ao ar com novos equipamentos”, garantiu Safwat al-Kahlout, correspondente do canal em Gaza.

O diretor geral interino da Al Jazeera, Mostefa Souag, chamou o ataque de “bárbaro” e disse que Israel deveria ser responsabilizado. “O objetivo deste crime hediondo é silenciar a mídia e ocultar a carnificina e o sofrimento incontáveis do povo de Gaza”, disse ele em um comunicado.

O porta-voz militar israelense, Jonathan Conricus, rejeitou a ideia de que Israel estava tentando silenciar a mídia. “Isso é totalmente falso, a mídia não é o alvo”, disse à Reuters.

Conricus chamou o prédio de um alvo militar legítimo, dizendo que continha inteligência militar do Hamas. Ele disse que o Hamas pode ter calculado que, ao colocar seus “ativos” dentro de um prédio com escritórios de notícias, ‘eles provavelmente esperavam que isso os mantivesse a salvo de ataques israelenses”.

Questionado sobre o motivo da destruição de todo o prédio, Conricus disse: “Não havia como derrubar apenas as instalações do Hamas que estavam no prédio. Eles ocuparam vários andares do prédio e era impossível derrubar apenas esses andares. Foi considerado necessário para demolir todo o edifício. “

G1

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos neste sábado

 


Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes
15/05/21
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.
▪️
Confira na íntegra o boletim diário estadual no site: http://www.saude.rn.gov.br ou @governodorn
▪️

HRS31anos

useamáscara

nãoaglomere

higienizeasmãos

▪️
@hrserido
▪️
Ouvidoria: (84) 98184-2042
3232- 6505/ 3232-3536
(SESAP) – 0800 084 2020
ouvidoriahrsrn@gmail.com


Veja a impressionante foto que mostra luta entre Domo de Ferro de Israel e mísseis do Hamas

 


À esquerda, o poderoso sistema israelense de interceptação de mísseis, chamado Domo de Ferro. À direita, os foguetes lançados contra Israel pela milícia palestina Hamas, partindo de Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza.

A imagem noturna impressionante, captada pela fotógrafa Ana Baba, reflete a violência do conflito entre o exército de Israel e os militantes palestinos, que tem escalado nos últimos dias.

As luzes dos projéteis do Hamas refletidas na noite e os mísseis lançados pelo Domo de Ferro se converteram em cenas habituais para os habitantes de Ashkelon, Sderot e outras populações que vivem nos arredores da Faixa de Gaza.

Segundo as forças de Defesa de Israel, mais de 2 mil projéteis foram lançados de Gaza contra alvos israelenses. Já o último ataque aéreo israelenses teria matado na última noite sete pessoas de duas famílias num campo de refugiados em Gaza. Um bebê de cinco meses seria o único sobrevivente.

O Hamas respondeu lançando mísseis em territórios israelenses ao sul, mas não houve relato de mortes.


Covid-19: Hospital Regional do Seridó anuncia 08 altas hospitalares neste sábado

 


O Hospital Regional do Seridó anunciou que mais 08 pacientes confirmados COVID-19 tiveram alta hospitalar neste sábado (15) do referido Hospital.

Município de residência dos pacientes:
📍Caicó – 02
📍Florânia – 01
📍Parelhas – 03
📍Serra Negra – 01
📍Jardim de Piranhas – 01

Os pacientes ficarão em isolamento domiciliar monitorados pela secretaria de saúde do seu município.

altahospitalar #vencendoacovid

PL2564/20

HRS31anos

useamáscara

nãoaglomere

higienizeasmãos

▪️
@hrserido
▪️
Ouvidoria: (84) 98184-2042
3232- 6505/ 3232-3536
(SESAP) – 0800 084 2020
ouvidoriahrsrn@gmail.com


Paulista: São Paulo goleia Ferroviária e está na semifinal

 


O São Paulo avançou para a semifinal do Campeonato Paulista após superar a Ferroviária por 4 a 2, na noite desta sexta-feira (14) no estádio do Morumbi.Agora, o Tricolor pega o Mirassol na próxima fase da competição. A outra semifinal será entre Corinthians e Palmeiras.

Domínio do São Paulo

A equipe comandada pelo técnico argentino Hernán Crespo começou muito melhor, criando oportunidades em sequência. Quando tinha 70% de posse de bola, o Tricolor abriu o placar. Aos 28 minutos Igor Vinícius cruzou para Gabriel Sara, que bateu de esquerda para vencer o goleiro adversário. Cinco minutos depois, o Tricolor ampliou com o volante Liziero, que marcou após nova boa jogada de Igor Vinícius.

A Ferroviária até ensaiou uma reação, com um belo gol de falta do camisa 10 Renato Cajá.

Mas o São Paulo continuava bem superior no confronto e, após o intervalo, conseguiu ampliar com Igor Vinícius. Após dar duas assistências, o lateral deixou o seu aos 6 minutos após passe de Benítez.

Aos 19 minutos o meia Benítez voltou a fazer o papel de garçom, ao dar passe para Pablo, que tocou na saída do goleiro Saulo para marcar.

No finalzinho do jogo, aos 37 minutos, Bruno Mezenga marcou o segundo da Ferroviária para manter a artilharia da competição com 9 gols.


Palmeiras vence Bragantino e avança para semifinal do Paulista

 


O Palmeiras garantiu vaga na semifinal do Campeonato Paulista, após derrotar o Bragantino por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (14) em partida realizada no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).Agora, o Verdão enfrenta na próxima fase ou o já classificado Corinthians ou a Ferroviária, caso o clube grená supere o São Paulo também nesta sexta no estádio do Morumbi.

Palmeiras e Bragantino fizeram um primeiro tempo muito disputado, no qual cada equipe teve apenas uma oportunidade clara. O Verdão chegou com perigo com Danilo aos 19 minutos, em chute que terminou no travessão. Nove minutos depois Claudinho criou a melhor chance do Massa Bruta, ao acetar chute de voleio após cobrança de escanteio. O destino também foi o travessão adversário.

Com a igualdade no marcador, o técnico português Abel Ferreira sacou Rony do banco após o intervalo, e o atacante decidiu a parada as 32 minutos. Scarpa acertou chute no travessão e o camisa 7 marcou de cabeça após o rebote. Depois, bastou ao Verdão administrar o placar para ficar com a vaga.

Final do Cariocão 2021 começa neste sábado com o clássico Fla x Flu

 

O clássico Fla x Flu vai definir quem será o campeão deste ano do Campeonato Carioca.  As duas equipes se enfrentam neste sábado (15), no Maracanã, às 21h05 (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional. A cobertura esportiva começa às 20h30, com narração de André Marques, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Rodrigo Ricardo e plantão de notícias com Luiz Ferreira. 

Tricolores e rubro-negros são os maiores vencedores do Estadual. Ao todo, o Flamengo soma 36 canecos na sala de troféus do clube, contra 31 do Fluminense. Além da tradição, as finais com os dois times mostram equilíbrio. Nas dez vezes em que tiveram frente a frente na decisão do Cariocão, cada time venceu cinco vezes. 

O clássico Fla x Flu vai definir quem será o campeão deste ano do Campeonato Carioca.  As duas equipes se enfrentam neste sábado (15), no Maracanã, às 21h05 (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional. A cobertura esportiva começa às 20h30, com narração de André Marques, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Rodrigo Ricardo e plantão de notícias com Luiz Ferreira. 

Tricolores e rubro-negros são os maiores vencedores do Estadual. Ao todo, o Flamengo soma 36 canecos na sala de troféus do clube, contra 31 do Fluminense. Além da tradição, as finais com os dois times mostram equilíbrio. Nas dez vezes em que tiveram frente a frente na decisão do Cariocão, cada time venceu cinco vezes.

Do outro lado, o Tricolor terminou a Taça Guanabara na vice-liderança, com 22 pontos e a seguinte campanha: sete vitórias, um empate e e três derrotas. Para assegurar vaga na final, o time do técnico Roger Machado encarou a Portuguesa nas semifinais: no primeiro jogo empatou em 1 a 1, e no duelo da volta garantiu a classificação ao vencer a Lusa por 3 a 1.

Histórico

O Flamengo busca o tricampeonato, já que faturou o título em 2019 e 2020. Se o Rubro-Negro se sagrar campeão este ano de novo, será o sexto tri do clube na história do Campeonato Carioca (1942/1943/1944, 1953/1954/1955, 1978/1979, 1999/2000/2021 e 2007/2008/2009). Em 1979, houve dois Estaduais, e em ambos o time de Zico e companhia levantaram o troféu. 

Já o Fluminense, apesar da força que tem no futebol do estado, vive um jejum de oito anos sem títulos estaduais. O último foi conquistado em 2012. Na ocasião, o Flu foi campeão após duas vitórias diante do Botafogo.



RN elabora plano para vacinar profissionais da Educação em maio


Em mais uma iniciativa visando a volta às aulas presenciais na rede pública prevista no Decreto 30.562, o Governo do Estado começou a elaborar o plano de vacinação dos profissionais da Educação no Rio Grande do Norte. 

Os detalhes preliminares do processo, que tem como parâmetro a Deliberação 1.689/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foram apresentados à governadora Fátima Bezerra e ao vice-governador Antenor Roberto nessa sexta-feira (14). A previsão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) é de que a vacinação seja iniciada na segunda-feira, 24 de maio.

Assinada pelo titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Cipriano Maia, e pela presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN, Maria Eliza Garcia, a Resolução cita a dificuldade da rede pública educacional de avançar nas ações de ensino a distância e, diante do inquérito sorológico segundo o qual 18% das crianças testadas apresentaram contado com o vírus, a comissão considera imprescindível a imunização de trabalhadores e trabalhadores em creches, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Rio Grande do Norte segue iniciativas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Desde que foi aprovado o plano nacional de imunização contra a Covid-19, a governadora professora Fátima Bezerra vem defendendo o reposicionamento dos trabalhadores em Educação na lista de prioridades da vacinação.

“É algo muito importante, diante da necessidade de reabertura das escolas. E nossa defesa tem sido, desde o início, a importância da imunização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação para uma retomada das aulas presenciais de forma segura para todos. "Lutamos incansavelmente, desde o ano passado, para incluir os profissionais de educação como prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI). E prometi que não descansaria enquanto não conseguíssemos incluir esses profissionais. E isto se justifica pela importância da educação. Lembro que, junto aos demais governadores, chegamos a enviar carta aos ministros da Saúde e da Educação com essa solicitação de inclusão. Vitória da cidadania e da dignidade!”, disse a governadora Fátima Bezerra.    

Pela proposta, serão utilizadas 12.355 doses da reserva técnica do Estado, considerando as fases D1 e D2, da vacina Oxford/Astrazeneca. Inicialmente terão prioridade os trabalhadores da educação da rede pública municipal e estadual, compreendendo professores e professoras que atuam em sala de aula, seguindo o escalonamento por idade de forma decrescente. Posteriormente serão contempladas as demais categorias laborais que exercem atividades nas dependências das unidades escolares públicas, tais como merendeira, pessoal administrativo, porteiros e ASG. Na etapa seguinte serão imunizados os trabalhadores da rede privada.

"Como não temos vacinas para todo mundo nesse primeiro momento, a ideia é começar pelos professores da rede pública porque os alunos não tem ferramentas tecnológicas suficientes que permitam esse ensino a distância", explicou Kelly Lima, coordenadora de vigilância em Saúde da Sesap. Ela disse que a vacina será aplicada no município em que o trabalhador da educação reside, mediante comprovação de vínculo empregatício.

Na tarde de ontem (14), a Sesap encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando a ampliação de doses de vacina contra a Covid-19 para contemplar os trabalhadores da educação no Rio Grande do Norte.


Natal vacina neste sábado pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades

 


A Prefeitura de Natal inicia a vacinação da faixa etária de 50 a 54 anos de todas as comorbidades contempladas no Plano Nacional de Imunização. Para esse público, estará disponível, neste sábado (15), apenas o ginásio do SESI com funcionamento das 8h às 16h, e em nove unidades básicas de saúde (Felipe Camarão II, Bairro Nordeste, Mãe Luiza, Rocas, Alecrim, Nova Descoberta, Rosângela Lima, Nordelândia e Vale Dourado) com horário de funcionamento das 8h às 12h.

 A SMS simplificou a documentação comprobatória de comorbidade e agora é necessário a apresentação de apenas um dos documentos listados, laudo médico com CID, laudo médico com descritivo da doença ou condição de saúde, declaração médica do descritivo da doença, prescrição médica com carimbo ou cupom grampeado da farmácia da UBS, PROSUS, HIPERDIA ou UNICAT ou relatórios médicos com descritivos da doença. Além disso, é necessário a apresentação do comprovante de residência de Natal, documento com foto e cartão de vacinação.

“As pessoas com comorbidades e que tenham mais de 55 anos e que, por algum motivo, não se vacinaram podem comparecer neste sábado em algum dos pontos de vacinação”, explica George Antunes, secretário de Saúde de Natal.

No domingo todas as salas de vacinação listadas vão funcionar nos horários acima citados, à exceção do SESI, que não abre aos domingos.

Neste sábado também haverá vacinação para as pessoas que vivem com HVI/Aids, no SAE Natal das 8h às 12h.

Covid-19: casos sobem para 15,5 milhões e mortes, para 432,6 mil



O total de casos acumulados de covid-19 subiu para 15.519.525. Em 24 horas, foram confirmadas pelas autoridades de saúde 85.536 novas pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 

Ainda há no país 1.058.542 casos em acompanhamento. O termo é empregado para as pessoas infectadas e com casos ativos de contaminação pelo novo coronavírus.

As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta sexta-feira (14).

O total de vidas perdidas durante a pandemia subiu para 432.628. Em um dia, foram registradas 2.211 novas mortes. 

Ainda há 3.702 óbitos em investigação. Isso ocorre porque há casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito.

O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 desde o início da pandemia ultrapassou os 14 milhões. Com a atualização dessa sexta-feira, as pessoas nesta condição totalizaram 14.028.355. Isso equivale a 90,4% do total de pessoas que foram infectadas com o vírus.

Estados
O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (103.493). Em seguida vêm Rio de Janeiro (47.699), Minas Gerais (37.005), Rio Grande do Sul (26.550) e Paraná (24.330). Já na parte de baixo da lista, com menos vidas perdidas para a pandemia, estão Roraima (1.568), Acre (1.608), Amapá (1.610), Tocantins (2.704) e Alagoas (4.462).

No caso do Rio Grande do Norte, o estado potiguar contabiliza 5.785 mortes pela covid-19 e 247.512 casos acumulados da doença. 

Vacinação
Até o momento, foram distribuídos a estados e municípios 83,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, foram aplicadas 51,1 milhões de doses, sendo 34,6 milhões da 1ª dose e 16,4 milhões da 2ª dose.

Governo antecipa data de pagamento do 13º de 2018 e paga 1ª parcela de maio


A governadora Fátima Bezerra anunciou na tarde desta sexta (14) a antecipação da data de pagamento do 13º de 2018, a terceira das quatro folhas herdadas da última gestão. Se antes a data estipulada era 30 de maio, de acordo com a chefe do Executivo estadual, já neste sábado (15), os servidores ativos, inativos e pensionistas da Segurança Pública que recebem até R$ 4,5 mil (valor líquido) terão o salário integral depositado em conta.

Os servidores desta categoria que ganham acima desse valor terão R$ 2 mil depositados. No próximo dia 21, recebem o 13° de 2018 no valor integral todas as demais categorias de faixa salarial ate R$ 4,5 mil. Servidores que ganham acima desse valor, receberão R$ 2 mil e o restante será quitado no mês de novembro deste ano.

No último mês de janeiro, o Governo do Rio Grande do Norte já havia pago o salário integral do 13º de 2018 para a faixa salarial de até R$ 3,5 mil. O montante total pago dessa folha já soma R$ 198 milhões, restando ainda R$ 137 milhões de uma folha de R$ 335 milhões para quitar até novembro deste ano. Os R$ 316 milhões da quarta e última folha, referente a dezembro de 2018, serão pagos ainda nesta gestão, quando estará quitada uma dívida líquida herdada de quase R$ 900 milhões com folha de pessoal, e mais de R$ 2 bilhões se somado o passivo com fornecedores.

Também neste sábado será antecipado, ao longo do dia, o depósito da primeira parcela do salário do mês de maio para servidores ativos, inativos e pensionistas, conforme datas estabelecidas em acordo com representantes da classe dos trabalhadores no início do ano. Serão mais de R$ 242 milhões depositados na economia potiguar, valor relativo à primeira parcela da folha salarial de maio. Recebem os vencimentos integrais os mais de 61 mil servidores que recebem até R$ 4 mil (valor bruto), somados aos trabalhadores de toda a categoria da Segurança Pública. Também serão adiantados 30% aos 34 mil servidores que recebem acima desse valor. 
 
No próximo dia 31, o Governo do RN quita a Folha de maio, dentro do mês trabalhado, com o pagamento dos 70% restantes para quem recebe acima de R$ 4 mil e o salário integral para servidores lotados em pastas com recursos próprios, totalizando quase R$ 494 milhões.
 
HISTÓRICO
 
Em junho de 2019, o Governo Fátima quitou o 13º de 2017, no valor total de R$ 30 milhões, com recursos próprios oriundos dos royalties. Ainda em 2019, em agosto, vendeu a conta da folha de pagamento dos servidores ao Banco do Brasil, descontando R$ 102 milhões não repassados pela última gestão. Em fevereiro de 2020 quitou a folha de novembro de 2018, no total de R$ 95 milhões, também com recursos próprios da arrecadação do ICMS e repasses constitucionais do Fundo de Participação do Estado. Em janeiro de 2021, usou recursos arrecadados do Super Refis para iniciar o pagamento do 13º de 2018, 

Trabalhadores vão poder usar FGTS para abater prestação de imóvel



A partir de agosto, trabalhadores poderão usar recursos do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para abater prestações do primeiro imóvel financiado com recursos do Sistema de Financiamento Imobiliário, que financia imóveis com recursos livres dos bancos.

A medida foi aprovada nessa terça-feira (11) pelo Conselho Curador do Fundo e entra em vigor nos próximos 90 dias.

Com a decisão, o mutuário terá duas possibilidades. Na primeira, poderá usar o saldo da conta para reduzir o saldo devedor do imóvel. Na segunda, poderá abater até 80% da prestação em 12 meses, prorrogáveis ao fim de cada período.


Começa prazo para pedir isenção na taxa do ENEM 2021


Começou o prazo para os candidatos que vão fazer o Enem 2021 pedirem a isenção da taxa de inscrição.

O Ministério da Educação lembra que os candidatos que conseguirem gratuidade da taxa também precisam se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio. Apenas o deferimento do pedido de isenção não garante a participação do estudante nas provas.

Quem tiver o pedido de isenção negado, pode se inscrever normalmente e pagar a taxa quando as inscrições para o Enem forem abertas.

Os candidatos que conseguiram a isenção da taxa de inscrição no Enem em 2020, mas não fizeram as provas, devem justificar a ausência. Caso contrário não podem pedir a isenção de novo este ano.

Têm direito à isenção os candidatos que estão cursando a última série do ensino médio em 2021, em escolas da rede pública; candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou tiveram bolsa integral em escolas da rede privada, com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio para cada pessoa da família. Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica também não precisam pagar inscrição no exame. 

O prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021, e também para justificar a ausência na edição de 2020, vai até dia 28 de maio.

Mais informações pela internet, no endereço enem.inep.gov.br/participante.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Bruno Covas tem quadro clínico irreversível, diz boletim médico

 


O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresentou agravamento do estado de saúde nesta sexta-feira (14). Segundo o boletim médico, o quadro é irreversível.

Covas está internado desde o dia 2 de maio no Hospital Sírio-Libanês, no Centro da capital paulista, para tratamento do câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado.

“O Prefeito Bruno Covas segue internado no Hospital Sírio-Libanês recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. O quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica. Neste momento, encontra-se no quarto acompanhado de seus familiares”, diz boletim divulgado na noite desta sexta.

Na segunda-feira (10), Covas havia iniciado uma nova etapa de tratamento, com a combinação de imunoterapia e terapia-alvo.

A imunoterapia é feita com medicamento que reforça o sistema imunológico do paciente, para que ele próprio combata o câncer. Já a terapia-alvo, um tratamento mais recente, é feita com outro tipo de medicamento, que identifica uma proteína que existe em células cancerígenas e ataca essas células.

Na semana passada, Covas passou também por sessões de radioterapia para ajudar a conter um sangramento na cárdia detectado em um exame.

Por SP2 e G1 SP 

Saúde assina contrato com Pfizer para mais 100 milhões de doses da vacina

 

 

Pfizer e a BioNTech, parceiras no desenvolvimento da vacina contra Covid-19, confirmaram nesta sexta-feira (14) a assinatura de um novo contrato com o Ministério da Saúde para fornecerem mais 100 milhões de doses do imunizante. 

De acordo com as empresas, as vacinas chegarão ao país até o final do quarto trimestre de 2021. 

O ministro Marcelo Queiroga já havia anunciado o acordo mais cedo, em um evento de vacinação dos atletas que competirão na Olimpíada de Tóquio neste ano. Já existe um contrato para 100 milhões de doses da vacina, que devem ser entregues até o fim de setembro. 

Para ele, essa remessa permitirá a imunização de toda a população adulta do país ainda neste ano. 

“Estamos muito felizes em celebrar este acordo adicional com o governo brasileiro e assim ampliar nosso apoio à imunização de milhões de brasileiros”, disse Marta Díez, presidente da Pfizer Brasil, em nota. “Com esse contrato adicional, forneceremos um total de 200 milhões de doses ao governo brasileiro em 2021, que beneficiará 100 milhões de brasileiros”.

(*Com informações da Reuters)

Chuvas em abril ficaram 32,7% abaixo do esperado no Rio Grande do Norte

 

As chuvas no mês de abril de 2021 ficaram 32,7% abaixo do normal no Rio Grande do Norte. É o que aponta a análise das condições climáticas observadas pela unidade instrumental de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

Os volumes acumulados ficaram abaixo de 200 milímetros (mm) em praticamente todo a região Oeste do Estado, chegando perto de 300mm entre as Microrregiões da Chapada do Apodi, Médio Oeste e Alto Oeste. Já na faixa litorânea leste os volumes variaram entre 100mm e 200mm e abaixo de 50mm no Agreste (Região da Borborema, Trairi, Angicos, Mato Grande até a Microrregião de Macau).

“As chuvas ocorridas durante o mês de abril de 2021 no Estado foram ocasionadas pela atuação do sistema Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e por restos de um Sistema Frontal (Frente Fria -FF), que atuaram principalmente durante a segunda quinzena do mês, favorecendo as chuvas nas regiões do Seridó, Vale do Assú, Médio Oeste e Alto Oeste”, explicou o chefe da unidade, Gilmar Bristot.

Para os próximos meses, com o fim do período chuvoso no interior, Bristot analisa como favoráveis as condições para ocorrência de chuvas nas regiões agreste e leste devido, entre outras condições, a tendência de resfriamento do oceano pacífico e o aquecimento das águas superficiais do oceano atlântico. “Para os meses de maio, junho e julho de 2021, a tendência é que as chuvas comecem a diminuir a partir da segunda quinzena de maio no interior do Estado e tenha início o período chuvoso do Leste do Nordeste com previsão de chuvas em torno da normal”, disse.

Volumes de chuva previstos para os meses de maio, junho, julho e agosto:

Messoregião*    Chuva (mm) Maio/21    Chuva (mm) Junho/21    Chuva (mm) Julho/21    Chuva (mm) Agosto/21
Oeste                             101,4                                 46,5                                27,4                                 7,4
Central                             71,5                                 34,7                                26,9                                 8,0
Agreste                            91,0                                 93,8                                81,7                               34,2
Leste                              171,1                               211,8                              176,8                               79,2

*Classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


Hospital Regional do Seridó anuncia 01 alta hospitalar por Covid-19 nesta sexta

 


O Hospital Regional do Seridó anunciou que mais 01 paciente confirmado COVID-19 teve alta hospitalar nesta sexta-feira (14) no referido Hospital.

Município de residência do paciente:
📍Jucurutu – 01

O paciente ficará em isolamento domiciliar monitorado pela secretaria de saúde do seu município.

altahospitalar #vencendoacovid

▪️

PL2564/20

HRS31anos

useamáscara

nãoaglomere

higienizeasmãos

▪️
@hrserido
▪️
Ouvidoria: (84) 98184-2042
3232- 6505/ 3232-3536
(SESAP) – 0800 084 2020

ouvidoriahrsrn@gmail.com 

Boletim do Hospital Regional do Seridó registra 01 óbito por Covid-19 nesta sexta

 


Boletim Covid-19 

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes 

14/05/21

▪️

Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.

▪️

Óbito por COVID-19 no HRS em 

14/05/21

📍Carnaúba dos Dantas - 01


▪️

Confira na íntegra o boletim diário estadual no site: http://www.saude.rn.gov.br ou @governodorn

▪️

#PL2564/20

#HRS31anos

#useamáscara

#nãoaglomere

#higienizeasmãos

▪️

@hrserido

▪️

Ouvidoria: (84) 98184-2042

3232- 6505/ 3232-3536

(SESAP) – 0800 084 2020

ouvidoriahrsrn@gmail.com

IFPB dispõe de novo Processo Seletivo para professor substituto

 


Estão abertas as inscrições de mais um Processo Seletivo de nível superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que visa à contratação de Professor Substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, para atuar na Educação Básica, na Educação Superior, na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas formas presencial ou a distância, por tempo determinado.

Conforme o edital, será preenchida uma vaga ao profissional com curso superior de tecnologia em gestão ambiental ou bacharelado em engenharia ambiental ou bacharelado em engenharia sanitária ambiental ou bacharelado e licenciatura em ciências biológicas ou biologia, destinada ao tema da disciplina de microbiologia ambiental no campus Princesa Isabel.

Sob regime de trabalho de trabalho de 40 horas semanais, o profissional terá remuneração inicial de R$ 3.130,85, devendo ser ajustada, no ato do contrato, conforme a titulação do candidato aprovado e/ou outras previsões legais.

Além da formação específica, são requisitos básicos para a contratação de professor substituto, ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, e se estrangeiro, o candidato deverá ser portador de visto permanente ou visto temporário, estar quite com as obrigações militares e eleitorais e ter idade mínima de 18 anos.

Procedimento de participação

Conforme o cronograma, as inscrições serão recebidas a partir do dia 13 de maio de 2021, até o dia 17 do mesmo mês, pelo site da Compec. O pedido de participação possui taxa no valor de R$ 100,00 e deve ser pago até o dia 18 de maio de 2021.

Serão aceitas solicitações de isenção das despesas de inscrição no período de 13 a 14 de maio de 2021, quando baseadas no Decreto nº 6.593, de 02/10/2008, por candidatos que comprovem estar inscritos no cadastro único para programas sociais do governo federal, e que tenham renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda familiar per capita de até meio salário mínimo mensal, conforme o referido Decreto.

Quanto à classificação dos participantes inscritos, serão realizadas duas etapas compostas por prova de desempenho, de caráter eliminatório e classificatório; e prova de títulos, de caráter classificatório.

A prova de desempenho didático consistirá da ministração de uma aula à banca examinadora com duração de 30 minutos, podendo haver um acréscimo de até 10 minutos para questionamentos e arguições, prevista para ocorrer entre os dias 3 e 9 de junho de 2021, já a prova de títulos deve ocorrer nos dias 7 a 9 de junho do mesmo ano.

Vale mencionar que o envio dos anexos contendo o currículo profissional e dos documentos comprobatórios dos títulos, devem ser feitos no período do dia 25 a 28 de maio de 2021, em arquivo único.

Na ocasião da contratação, o candidato aprovado deverá comprovar que não teve contrato, nos últimos 24 meses, com base na Lei nº 8.745/93 e legislação complementar.

Pandemia: Ministério Público recomenda cancelamento de vaquejada na Paraíba


O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou, nesta quinta-feira (13/05), o cancelamento de uma vaqueja prevista para acontecer entre os dias 28 e 30 de maio no município de Mogeiro. 

A recomendação foi expedida aos organizadores do evento para que eles se abstenham de realizá-lo, adiando-o para uma data mais favorável do ponto de vista epidemiológico, sob pena de responderem por medidas criminais e cíveis (inclusive por dano moral coletivo). Conforme explicou a promotora de Justiça de Itabaiana que atua na defesa da Saúde, Lívia Vilanova Cabral, a medida visa prevenir a aglomeração de pessoas e a consequente propagação da covid-19.

A promotora de Justiça lembra que, em razão dos indicadores epidemiológicos, Mogeiro está classificado na bandeira amarela do plano Novo Normal Paraíba (que versa sobre a reabertura progressiva das atividades em razão da pandemia) e destaca que o município não dispõe de sistema próprio e completo de saúde, sobrecarregando outros municípios. Segundo ela, no atual contexto, o evento oferece alto risco de contaminação.

A recomendação ministerial é embasada nos artigos 6º e 196 da Constituição Federal que garantem a saúde como direito social fundamental, garantido através da implementação de políticas que visem, dentre outros objetivos, à redução do risco de doença e de outros agravos à saúde. Também é fundamentada no Decreto Estadual 41.219/2021, que não permite a realização de eventos “de massa” e no Decreto Municipal 0011/2021, ambos atualmente em vigor.

Medidas recomendadas

A recomendação ministerial diz que os organizadores da 1ª Vaquejada Parque Haras Seu Lila também deverão proceder a circulação (nas mesmas mídias utilizadas para divulgação do evento) do cancelamento do evento e da forma de devolução dos valores eventualmente pagos pelos consumidores. Deverão ainda fazer a juntada aos autos de todas as licenças e alvarás necessários à realização de festas no local (expedidos por órgãos como Sudema, Corpo de Bombeiros etc), inclusive auferindo a área.

Os organizadores terão 48 horas para informar as medidas adotadas. Eles foram informados de que o descumprimento da recomendação poderá importar na incursão nas penas previstas no artigo 268 do Código Penal (que prevê detenção, de um mês a um ano, e multa para quem infringir determinação do poder público destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa), além de outras medidas de responsabilidade, tendo em vista o interesse social previsto, dentre as quais responsabilização por dano moral coletivo.

A Promotoria de Justiça enviou cópia da recomendação à Secretaria de Saúde de Mogeiro, ao comando da Polícia Militar que atua no município e ao Corpo de Bombeiros Militar para que tomem conhecimento e adotem todos os esforços e medidas, caso seja necessário, para o seu cumprimento. Também foi enviada cópia da recomendação ministerial à rádio local para ampla e total divulgação das orientações do MPPB.

Com Gabigol e Éverton Ribeiro, do Flamengo, Tite convoca seleção para duelos contra Paraguai e Equador

 


O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, está de volta à Seleção Brasileira após o técnico Tite divulgar a lista dos atletas que vão enfrentar o Equador e Paraguai, em partidas válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Além de Gabigol, outro que está de volta ao elenco é o lateral Daniel Alves, do São Paulo. O meia Lucas Paquetá, que vive boa fase no Lyon, e Fred, do Manchester United, também retornam ao time de Tite. Lucas Veríssimo, do Benfica, foi chamado pela primeira vez na carreira, sendo o único desta lista que jamais havia sido convocado.

A relação conta com 24 atletas para contemplar a presença do meia Douglas Luiz, que está suspenso e só poderá enfrentar o Paraguai.

Veja a lista completa:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
  • Laterais: Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid);
  • Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea);
  • Meias: Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (Lyon);
  • Atacantes: Everton Cebolinha (Benfica), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton) e Vini Jr (Real Madrid).

Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar o auxílio emergencial

 


Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em novembro podem sacar, a partir de hoje (14), a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 28 de abril.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro podia ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Como será o pagamento

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo.

É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

Alerta vermelho: 46 municípios do RN podem ter chuvas acima de 100 milímetros nesta sexta-feira

 


 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 46 municípios do Rio Grande do Norte em alerta vermelho para acumulado de chuvas. O aviso, indicado como de “grande perido”, é no nível mais alto do instituto e é válido durante toda a sexta-feira (14).

De acordo com o Inmet, podem ocorrer chuvas superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros pro dia. “Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, afirma o instituto.

As instruções para a população são desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; observar alterações nas encostas; permanecer em locais abrigados; em caso de situação de inundação, proteger os pertences em sacos plásticos; solicitar informações junto à Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

As áreas do Rio Grande do Norte atingidas são a Leste Potiguar, Agreste Potiguar e Central Potiguar. Além do RN, o alerta vale para municípios da Paraíba e de Pernambuco. Outras áreas do RN, como o Oeste, a Central e o Agreste, estão em alerta laranja com possibilidade de chuva de até 100 milímetros por dia.

Veja os municípios do RN em alerta:

Arez
Baía Formosa
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Januário Cicco
João Câmara
Jundiá
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nova Cruz
Nísia Floresta
Parazinho
Parnamirim
Passagem
Pedra Grande
Pedro Velho
Poço Branco
Pureza
Rio do Fogo
Santa Maria
Santo Antônio
Senador Georgino Avelino
Serrinha
São Bento do Norte
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
São Pedro
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Vera Cruz
Vila Flor
Várzea

Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid-19

 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (20), em Brasília, a liberação para uso emergencial de dois medicamentos experimentais da farmacêutica suíça Roche contra a covid-19, desenvolvidos em parceria com a empresa de biotecnologia americana Regeneron. 

Os remédios, contendo casirivimabe e imdevimabe (REGN-COV-2), atuam em ligação com a coroa do vírus de forma a impedir sua entrada nas células ainda não infectadas para replicar o material genético, controlando a doença.

A medicação é indicada especialmente para pacientes que estão em idade avançada, obesos, que tenham doença cardiovascular, hipertensão, doença pulmonar crônica, aids, diabetes, doenças respiratórias, doença renal crônica e doença hepática, entre outras comorbidades e que apresentam alto risco de desenvolver progressão para um quadro grave da covid-19.

Segundo a Anvisa, o medicamento será de uso restrito a hospitais, para uso ambulatorial, ou seja, para pacientes que apresentam sintomas leves da doença, sendo administrado somente com prescrição médica. O medicamento não é recomendado para uso precoce ou preventivo. Também não será permitida a sua comercialização ou venda em farmácias.

O coquetel foi liberado para ser administrado em pacientes a partir de 12 anos, que pesem mais de 40 kg, que não necessitem de suplementação de oxigênio e não apresentem o quadro grave da doença. A aplicação é intravenosa e deve ser administrada logo após a confirmação, por meio de teste viral, até dez dias após o início dos sintomas.

Segundo o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Silva Santos, o coquetel usa dois anticorpos monoclonais que trabalham para neutralizar o vírus, fornecendo “anticorpos extras” para os pacientes.

“A ideia desse produto é que nesses pacientes se mimetize o que seria a resposta imune natural dos anticorpos produzidos em células e que essa produção extra-humana de anticorpos ajude a promover a ação imunológica”, disse. 

“[Mas] esse produto não é recomendado para quem já está na situação grave da doença. Para aqueles que já estão internados se observa uma piora no desfecho clínico quando administrado em pacientes hospitalizados com covid-19 que necessitam de suplementação de oxigênio de alto fluxo ou ventilação mecânica”, acrescentou.

Redução de 70,4% na hospitalização
Santos apresentou dados das pesquisas dos medicamentos e disse que os resultados preliminares em pacientes ambulatoriais, desde o diagnóstico da doença até 29 dias após início do tratamento, mostraram uma redução de 70,4% na hospitalização ou morte relacionadas com a covid-19.

“O que a gente percebeu foi uma redução significativa e clinicamente relevante de 70,4% no número de pacientes hospitalizados ou morte por quaisquer causas quando comparado com o placebo”, disse. “Ele foi muito bem tolerado, tem um perfil de segurança aceitável.

O pedido para o uso dos medicamentos foi feito pela Roche em 1º de abril. A diretora da Anvisa e relatora do processo de liberação do medicamento, Meire Sousa Freitas, lembrou que ele já foi aprovado para uso emergencial pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, após apresentar bons resultados em pacientes com sintomas leves e moderados da covid-19.

A Anvisa aprovou um prazo de validade de 12 meses para os medicamentos, por se tratar de uso emergencial. A relatora lembrou que a agência também já liberou, em março, o uso do antiviral Remdesivir, produzido pela biofarmacêutica Gilead Sciences, para o tratamento da covid-19, e que a nova autorização vai ajudar a aliviar o sistema de saúde do país.

“A autorização emergencial desses anticorpos monoclonais oferece aos profissionais de saúde mais uma ferramenta no combate a essa pandemia”, disse.

Meire lembrou que a autorização é de uso emergencial, por se tratar de um medicamento ainda em desenvolvimento, e que o processo de aprovação do registro definitivo ainda precisa de mais pesquisas e investigação clínica.

Ela alertou ainda que não há pesquisas tratando da aplicação de vacinas contra a covid-19 em pacientes que foram submetidos ao novo medicamento e que a recomendação é de que o paciente deve aguardar um período de 90 dias após a administração do medicamento para tomar a vacina.

“Atualmente não há dados sobre a segurança e eficácia das vacinas autorizadas pela Anvisa em pessoas que receberam esses anticorpos monoclonais como parte do tratamento da covid-19. Portanto, antes de se vacinar o paciente deve ser avaliado pelo médico”, finalizou.

Novas doses da CoronaVac chegam ao RN e governadora anuncia mais 36,2 mil para completar vacinação em atraso

 


O Rio Grande do Norte recebeu na manhã desta sexta-feira (14) mais 16.600 doses da CoronaVac para serem utilizadas como segunda dose. Ao mesmo tempo em que divulgou a chegada da remessa, a governadora Fátima Bezerra revelou que um novo lote vai desembarcar no RN neste sábado (15).

Em publicações nas redes sociais, Fátima Bezerra pontuou que as novas 36.298 doses serão suficientes para completar o esquema vacinal das pessoas que estão em atraso, cerca de 87 mil.

“Já estão em solo potiguar 16.600 doses de Coronavac e acabamos de saber que amanhã chegarão mais 36.298 doses. Terminamos a semana com uma importante conquista. Com a chegada dessas doses conseguiremos regularizar o esquema vacinal de todos os potiguares com a D2 atrasada”, comemorou.

Na última semana, o Rio Grande do Norte solicitou ao Ministério da Saúde 87.098 doses para suprir a necessidade da população com a vacinação em atraso. No início desta semana, o estado recebeu 15.800 doses. Nessa quinta-feira (13), foram mais 33.800. Já nesta sexta-feira, mais 16.600. “Fica aqui o meu apelo às prefeituras para que dediquem toda a sua celeridade na aplicação das doses”, declarou Fátima.

Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Natal faz um mutirão para aplicar a segunda dose da CoronaVac. O imunizante será o único entre os disponíveis na capital potiguar a ser aplicado durante o dia. No sábado (15), o município volta a aplicar a D1 com Oxford e Pfizer.

Cagepa realiza Processo Seletivo para estagiários

 


Com objetivo de formar cadastro reserva e selecionar estagiários para contemplar vagas, a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), por meio do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), informa a realização de um novo Processo Seletivo.

Podem participar alunos dos cursos discriminados abaixo, disponíveis nas lotações de:

  • João Pessoa: Administração, Arquivologia, Biologia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social - Jornalismo, Desenvolvimento Web, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geoprocessamento, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Logística, Psicologia, Química Industrial, Serviço Social, Tecnologia em análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Sistemas para Internet.
  • Campina Grande: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geoprocessamento, Química e Serviço Social.
  • Patos: Administração, Biomedicina, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Química e Serviço Social.
  • Sousa: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
  • Guarabira: Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geoprocessamento e Química Industrial.
  • Cajazeiras: Administração, Biologia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Química.

O documento especifica que podem participar da seleção estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas, com frequência efetiva nos cursos de ensino superior, presenciais ou EaD, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), bem como estar em dia com as obrigações eleitorais, quando maior de 18 anos, e das obrigações militares, quando do sexo masculino maior de 18 anos.

Mediante a admissão, o aluno deve cumprir jornada de trabalho de 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira, a serem cumpridas em horários e turnos definidos pela companhia, correspondente a bolsa-auxílio no valor de R$ 650,00, juntamente com auxílio-transporte no valor de R$ 90,00. Vale mencionar que o estágio não contempla outros benefícios, tais como auxílio-alimentação, auxílio-saúde e similares.

Partes das inscrições

As inscrições devem ser realizadas no período de 10 de junho de 2021 até às 12h, no horário de Brasília, do dia 24 do mesmo mês, por meio do site do Ciee, incluindo sábados, domingos e feriados.

O candidato deverá, na ocasião da solicitação de participação, informar a localidade em que deseja exercer suas atividades e o horário de disponibilidade para estágio. A carga horária diária indicada deverá ser compatível com o horário escolar, sob pena de desclassificação no processo seletivo.

Formada por prova online, a classificação destina-se à formação de cadastro reserva para o preenchimento das vagas de estágio para estudantes regularmente matriculados nos cursos e semestres ou etapa equivalente.

É importante que o aluno esteja atento, pois ao logar no sistema de acesso a prova, o candidato receberá via SMS ou email o código de confirmação para liberação do acesso à prova online. Na ocasião, o aluno terá dois minutos e 120 segundos para responder cada questão, e caso não responda dentro do tempo determinado, o sistema gravará a resposta em branco e seguirá automaticamente para próxima questão.

Ministro da Educação diz que Enem 2021 pode ser 'em outubro, novembro'

 



O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou nesta sexta-feira (14) que "tudo indica" que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 vai ocorrer em outubro ou novembro deste ano.

Na quinta-feira (14), o G1 mostrou que despachos internos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, indicam que as provas da edição deste ano estão marcadas para 16 e 23 de janeiro de 2022.

"Foi um documento em que se discutia. Está tudo previsto. Tudo indica que lá para outubro, novembro [o exame vai ocorrer]. A data vai ser verificada de acordo com o andamento da pandemia", disse Ribeiro durante a inauguração de um centro de ensino infantil em Blumenau (SC). Ribeiro diz que os documentos são conversas de bastidores.

"Vai [haver Enem em 2021], sim. Aquilo que eventualmente foi publicado faz parte naturalmente daquelas conversas de bastidores, foi um documento em que se discutia", afirmou o ministro na visita a Santa Catarina.