Desde o início da pandemia, os bancos de leite do Rio Grande do Norte passam por uma carência em seus estoques. O déficit acaba prejudicando recém-nascidos que necessitam do leite materno para seu crescimento e desenvolvimento saudável.
Diante desse cenário, em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Doação de Leite Humano – 19 de maio e aderindo à campanha “Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) incentiva a doação de leite humano com o objetivo suprir a carência nos bancos de leite do estado.
Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-Brasil), em 2020, no Rio Grande do Norte 2.718 mulheres realizaram doações de leite materno e 6.720 recém-nascidos foram beneficiados com as doações.
No dia 17 de maio, a Sesap participou do Fórum de Cooperação Técnica Internacional “Doação de Leite Humano – Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19. O que podemos fazer a mais?” e apresentou as ações realizadas pela secretaria durante a pandemia: restruturação de dois bancos de leite humano (BLH); implementação do projeto Bombeiro Amigo do Peito em Mossoró e do aplicativo para rota externa; e, intensificação orientações no teleatendimento.
É importante destacar que um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do prematuro, 1 ml é o suficiente para nutri-lo a cada vez que for alimentado. No RN, uma doadora bateu o recorde com a doação de 370 litros de leite humano.
Ações
No Dia D da Campanha de Doação de Leite humano, postos de coleta e bancos de leite no Rio Grande do Norte realizaram ações em alusão à data e incentivando a doação de leite materno.
O posto de coleta da Hospital Universitário Ana Bezerra, vinculado à Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), está promovendo a Semana da Doação de Humano e a programação conta com podcasts, realização de gincana, atividades itinerantes, premiação, vídeos e homenagens às mamães doadoras. O posto de coleta da Maternidade Leide Morais fez um momento com todos os funcionários e pacientes falando da importância do dia, através de faixas, cartazes e incentivando a doação de vidros para coleta do leite.
O Banco de Leite do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) destinou um espaço no Pronto Socorro Obstetrício com materiais sobre o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e houve, também, a distribuição de certificados e lembrancinhas para agradecer as doadoras. Já o BLH do Hospital do Seridó preparou uma programação com entrevista, capacitação dos profissionais e live no Instragam. No BLH do Hospital Pedro Germano (Hospital da Polícia), a iniciativa do projeto Bombeiro Amigo do Peito deu continuidade às coletas.
Locais de doação
Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 06 bancos de leite humano e 03 postos de coleta aptos a receber doações de leite materno. As doações realizadas nos postos de coleta são enviadas para enviadas para os bancos de leite para processamento.