Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Sesap incentiva doação de leite materno; veja onde doar

 


Desde o início da pandemia, os bancos de leite do Rio Grande do Norte passam por uma carência em seus estoques. O déficit acaba prejudicando recém-nascidos que necessitam do leite materno para seu crescimento e desenvolvimento saudável. 

Diante desse cenário, em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Doação de Leite Humano – 19 de maio e aderindo à campanha “Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) incentiva a doação de leite humano com o objetivo suprir a carência nos bancos de leite do estado. 

Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-Brasil), em 2020, no Rio Grande do Norte 2.718 mulheres realizaram doações de leite materno e 6.720 recém-nascidos foram beneficiados com as doações. 

No dia 17 de maio, a Sesap participou do Fórum de Cooperação Técnica Internacional “Doação de Leite Humano – Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19. O que podemos fazer a mais?” e apresentou as ações realizadas pela secretaria durante a pandemia: restruturação de dois bancos de leite humano (BLH); implementação do projeto Bombeiro Amigo do Peito em Mossoró e do aplicativo para rota externa; e, intensificação orientações no teleatendimento. 

É importante destacar que um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do prematuro, 1 ml é o suficiente para nutri-lo a cada vez que for alimentado. No RN, uma doadora bateu o recorde com a doação de 370 litros de leite humano.

Ações

No Dia D da Campanha de Doação de Leite humano, postos de coleta e bancos de leite no Rio Grande do Norte realizaram ações em alusão à data e incentivando a doação de leite materno.

O posto de coleta da Hospital Universitário Ana Bezerra, vinculado à Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), está promovendo a Semana da Doação de Humano e a programação conta com podcasts, realização de gincana, atividades itinerantes, premiação, vídeos e homenagens às mamães doadoras. O posto de coleta da Maternidade Leide Morais fez um momento com todos os funcionários e pacientes falando da importância do dia, através de faixas, cartazes e incentivando a doação de vidros para coleta do leite. 

O Banco de Leite do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) destinou um espaço no Pronto Socorro Obstetrício com materiais sobre o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e houve, também, a distribuição de certificados e lembrancinhas para agradecer as doadoras. Já o BLH do Hospital do Seridó preparou uma programação com entrevista, capacitação dos profissionais e live no Instragam. No BLH do Hospital Pedro Germano (Hospital da Polícia), a iniciativa do projeto Bombeiro Amigo do Peito deu continuidade às coletas.

Locais de doação

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 06 bancos de leite humano e 03 postos de coleta aptos a receber doações de leite materno. As doações realizadas nos postos de coleta são enviadas para enviadas para os bancos de leite para processamento. 

Confira quais locais é possível realizar a doação:
Bancos de Leite Humano
Maternidade Escola Januário Cicco – Natal
Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) – Natal
Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital do Santa Catarina) – Natal
Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró 
Hospital do Seridó – Caicó
Hospital Maternidade Divino Amor – Parnamirim

Postos de coleta
Maternidade Dr. Leide Morais – Natal
Maternidade Almeida Castro – Mossoró
Hospital Universitário Ana Bezerra – Santa Cruz

Governadora reforça importância da transposição do São Francisco para o RN

 


Ao participar de forma virtual, da Segunda Caravana das Águas, realizada pela Frente Parlamentar da Águas da Assembleia Legislativa do RN, nesta sexta-feira, 21, em defesa da conclusão das obras de transposição de águas do Rio São Francisco, a governadora professora Fátima Bezerra, conclamou vereadores, prefeitos, sociedade civil a fortalecer a mobilização social para que seja concluído o ramal Piranhas/Açu e iniciado o ramal Apodi/Mossoró.

“Fico muito feliz quando vejo a sociedade civil aqui presente tratando da segurança hídrica. As gestões dos presidentes da República Lula da Silva e Dilma Roussef tiveram papel muito importante quando iniciaram as obras e deram continuidade. Mesmo enfrentando dificuldades fizeram todos os esforços e deixaram a obra 94% executadas. Queremos a conclusão por que é um direito do povo nordestino”, afirmou a governadora.

Fátima Bezerra lembrou que assinou recentemente com Ministério do Desenvolvimento Regional o pré-acordo de operação do Pisf – Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional, que trata a gestão do uso das águas. “As águas não chegarão de graça, têm um custo que será pago pelo povo. E conseguimos incluir no pré-acordo o compromisso do Ministério construir e entregar funcionando o ramal Apodi/Mossoró que vai levar água para a região Oeste, conquista muito importante e um direito do povo do RN”.

A barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, é outra grande conquista vinda com a transposição de águas. “Se não houver contingenciamento pelo Governo Federal vamos entregar a barragem ao povo do Seridó este ano. Estamos realizando todos os esforços para concluir a nova cidade de Barra de Santana, que vai receber as famílias desalojadas com a formação do lago do reservatório que será o terceiro maior do estado”, informou a chefe do Executivo.

Por fim a governadora ressaltou também a presença do Legislativo estadual através dos deputados Francisco Medeiros, Isolda Dantas e Eudiane Macedo, e federal através da deputada Natália Bonavides e dos senadores Zenaide Maia e Jean Paul Prates.

“Importante assegurar direitos àqueles que mais precisam. Pessoalmente vi e vivi a seca de muito perto. Devemos e precisamos dar continuidade a esse ciclo de lutas como a Caravana das Águas. Em nome de todos os potiguares continuaremos trabalhando para consolidar a transposição – projeto grandioso que beneficiará 12 milhões de pessoas em todo o Nordeste, promovendo desenvolvimento econômico, social e sustentabilidade. Fica aqui o compromisso reafirmado de que continuaremos fazendo tudo o que for necessário. Transposição já. O RN não pode esperar”, concluiu.


Previdência Estadual adia Prova de Vida para setembro


O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern) vai manter a suspensão da Prova de Vida até o mês de setembro. Essa medida foi adotada em função da alta taxa de ocupação de leitos por pacientes com a covid-19, de acordo com os dados divulgados pelo portal de regulação de leitos do RN.

Apesar da maioria dos beneficiários da previdência estadual ser formada por idosos e, muitos já terem recebido as duas doses da vacina, há ainda parte desse público alvo que aguarda a segunda dose do imunizante — caso das pessoas com alguma comorbidade, bem como há servidores que atuam no Setor de Atendimento que ainda não atingiram a faixa etária para receber a vacina, assim como muitos pensionistas em idade jovem.

Diante da necessidade de manutenção das medidas preventivas, principalmente do distanciamento social para reduzir os riscos da contaminação pelo Coronavírus, o Instituto decidiu manter a suspensão da Prova de Vida.

 O presidente do Ipern, Nereu Linhares informou que vem acompanhando as orientações do Comitê Científico do Rio Grande do Rio Grande do Norte e diante do aumento dos números relacionados à pandemia, a melhor opção no momento e manter a prova de vida suspensa. 

“Apesar de o Instituto seguir todas as normas de segurança e o Setor de Atendimento estar funcionando normalmente, diante dos números recentemente divulgados, mostrando ocupação dos leitos de hospitais em mais de 90% e, diante do público que nós atendemos, vamos adiar mais uma vez a retomada da Prova de Vida, prevista inicialmente para o mês de junho, vamos adiar para o mês de setembro, lembrando que os aposentados e pensionistas aniversariantes do período de janeiro a agosto, só farão a prova de Vida no próximo ano”, concluiu o presidente.


Caicó registra 43 novos casos de Covid-19, com 27 recuperados e número de confirmados é de 9.579

 


Nesta sexta-feira (21), a Secretária Municipal de Saúde vem por meio deste divulgar o registro de 43 novos casos de COVID-19 no município.

Com relação aos casos de hoje, foram 20 homens e 23 mulheres.
Destes 02 são crianças.

Os casos residem.
01- Alto da Boa Vista;
02- Acampamento;
03-Barra Nova;
01- Boa Passagem;
06- Centro;
02- Darcy Fonseca;
04- João XXIII;
01- Nova Caicó;
01- Nova Descoberta;
01- Paraíba;
04-Penedo;
03-Paulo VI;
03- Recreio;
02- Samanaú;
01- Soledade;
01- Vila do Príncipe;
04- Walfredo Gurgel;
03- Zona Rural.
Destes 03 foi confirmado por TR e 40 foram confirmados por RT-PCR.

Informamos a RECUPERAÇÃO de 27 pessoas da comunidade.

REFORÇAMOS a importância das medidas preventivas como distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e uso de máscara quando precisar sair de casa.

#covid19#pandemia#Caico#smscaico#perfilepidemiologico#fiqueemcasa#SUS#apandemianaoacabou


STF mantém concurso da Polícia Federal neste domingo

 


O Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta sexta-feira, 21, o pedido de suspensão das provas do concurso da Polícia Federal 2021. O julgamento terminou com seis votos a favor da manutenção e apenas um pelo adiamento.

O ministro que votou pelo adiamento, inclusive, foi o primeiro a votar. O responsável pelo voto foi Edson Fachin, relator do processo. Mas, não foi capaz de levar a decisão até o fim.

Sozinho, Fachin viu todos os companheiros irem contra o seu voto e divergirem da decisão. Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Carmem Lúcia, Marco Aurélio, Nunes Marques e Luiz Fux, presidente, foram favoravéis a manter as provas.

Com 6 votos a favor da manutenção das provas e apenas um para o adiamento, não há mais chance do STF decidir pela não realização. Ainda falta aparecer o voto de Nunes Marques no site do órgão, mas já é dado como certo. Então, os candidatos já podem se preparar para provas no domingo, 23.


Fátima Bezerra confirma pagamento de parcela do 13º salário atrasado de 2018


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, confirmou na noite dessa quinta-feira (20) que efetuará o pagamento de parcela do 13º salário atrasado do ano de 2018 nesta sexta-feira (21). Dessa vez, serão pagos integralmente os servidores que recebem até R$ 4,5 mil íquido.

Além disso, os servidores que ganham acima disso receberão R$ 2 mil linearmente. “Os servidores da segurança já receberam no último dia 15. Seguimos trabalhando e se Deus quiser vamos quitar esse passivo em breve”, escreveu nas redes sociais a governadora.

No último mês de janeiro, o Governo do Rio Grande do Norte já havia pago o salário integral do 13º de 2018 para a faixa salarial de até R$ 3,5 mil. No próximo dia 31, o Governo do RN quita a Folha de maio, dentro do mês trabalhado, com o pagamento dos 70% restantes para quem recebe acima de R$ 4 mil e o salário integral para servidores lotados em pastas com recursos próprios, totalizando quase R$ 494 milhões.

Em junho de 2019, o Governo Fátima quitou o 13º de 2017, no valor total de R$ 30 milhões, com recursos próprios oriundos dos royalties. Ainda em 2019, em agosto, vendeu a conta da folha de pagamento dos servidores ao Banco do Brasil, descontando R$ 102 milhões não repassados pela última gestão. 

Em fevereiro de 2020 quitou a folha de novembro de 2018, no total de R$ 95 milhões, também com recursos próprios da arrecadação do ICMS e repasses constitucionais do Fundo de Participação do Estado. Em janeiro de 2021, usou recursos arrecadados do Super Refis para iniciar o pagamento do 13º de 2018, destinando R$ 90 milhões aos servidores que ganham até R$ 3,5 mil líquidos.


São Fernando registra 40 casos confirmados de Covid-19 e 108 em isolamento no boletim desta sexta-feira

 


A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO FERNANDO REGISTRA NESTA SEXTA-FEIRA, 21 DE MAIO:

🔺
FORAM REALIZADAS NOVAS NOTIFICAÇÕES;
🔻
FORAM DESCARTADOS DOIS (02) CASOS SUSPEITOS DE COVID-19;

🔴
 NOVOS CASOS CONFIRMADOS:
| 05 | Centro
| 01 | Vital Galdino

🟩
Foi RECUPERADO um (01) caso de Covid-19;

* Um (1) óbito relacionado neste informativo corresponde ao paciente que foi contaminado pelo Sars-CoV-2 (causador da Covid-19) durante seu período de internação hospitalar, porém a causa da morte foram por outras comorbidades.

‼️
 O COMBATE AO CORONAVÍRUS É UMA AÇÃO DE TODOS PARA TODOS!
‼️
 PROCURE O SEU AGENTE DE SAÚDE IMEDIATAMENTE QUANDO SURGIREM OS SINTOMAS!
‼️
 SE COLOCADO EM ISOLAMENTO DOMICILIAR, RESPEITE AS ORIENTAÇÕES DA EQUIPE DE SAÚDE, PELO SEU BEM E PELO BEM DO PRÓXIMO!
‼️
 NÃO SAIA DE CASA SEM USAR MÁSCARA DE PROTEÇÃO!

❗
NOS AJUDE A ENFRENTAR FAZENDO TAMBÉM A SUA PARTE! 

Com goleada sobre Aragua, Grêmio se classifica na Sul-Americana

 


O Grêmio derrotou o Aragua (Venezuela) por 6 a 2, nesta quinta-feira (20) no estádio olímpico da Universidade Central de Venezuela, e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Com este triunfo, o Tricolor garantiu a primeira posição do Grupo H com 15 pontos. O segundo colocado da chave é o Lanús (Argentina), que, com 9 pontos, não tem mais possibilidades de ultrapassar os brasileiros.

O triunfo gremista começou a ser construído aos 19 minutos do primeiro tempo, com gol de Léo Chú após passe do lateral Cortez. Aos 30 minutos, Ricardinho marcou de cabeça para ampliar.

No início da etapa final, o Aragua descontou com um belo gol de Stephens logo aos 2 minutos. Mas a equipe de Tiago Nunes não deu oportunidades de o adversário se recuperar, e marcou o terceiro com o volante Darlan aos 7 minutos e o quarto aos 23 minutos com Pepê.

Aos 43 minutos o Aragua voltou a marcar, com Juan García. Porém, ainda deu tempo de o Tricolor marcar duas vezes com Elias.

Agora, o Grêmio se volta para o Campeonato Gaúcho, onde enfrenta o Internacional no próximo domingo (23) na segunda partida da decisão.


Câmara aprova MP que iguala encargos de internet e de serviço móvel

 


A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (20) a Medida Provisória (MP) 1018/20, que reduz encargos incidentes sobre antenas ligadas ao serviço de internet por satélite. O texto iguala essas alíquotas às que já são cobradas do serviço móvel de telecomunicações. Foram 302 votos favoráveis e 59 contrários. Agora, a proposta segue para análise do Senado.

As alterações afetam a legislação relacionada ao Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), à Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) e à Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e são referentes a estações do Serviço Suportado por Meio de Satélite, em especial as incidentes sobre estações conhecidas como VSATs, as antenas de comunicação satelital de tamanho reduzido.

Segundo a argumentação do Poder Executivo, responsável por editar a MP, os valores de taxas e contribuições modificados impactam negativamente no preço dos serviços de banda larga via satélite e dificultam sua aquisição pela população.

De acordo com o governo, a medida vai estimular o aumento desse tipo de serviço, que hoje conta com 350 mil pontos. A estimativa é chegar a 750 mil estações.


Senado deve analisar projeto que cria loterias da Saúde e do Turismo

 

Foi encaminhado para apreciação do Senado projeto que cria a Loteria da Saúde para financiar ações de combate à pandemia da covid-19. A proposta também prevê a criação da Loteria do Turismo, cujos recursos financiarão o setor, mas ela funcionará apenas até 31 de dezembro de 2021. O projeto de lei (PL 1.561/2020) foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 5. 

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Giovani Cherini (PL-RS), para o PL 1.561/2020, dos deputados Capitão Wagner (Pros-CE) e Guilherme Mussi (PP-SP). 

— Vamos procurar apoio junto ao Senado para aprovar essa matéria o mais rapidamente possível, a fim de criar mais uma fonte de recursos para combater essa doença —, afirmou Capitão Wagner. 

Enquanto estiver vigente a emergência em saúde pública decretada pelo Ministério da Saúde por causa da pandemia, os recursos da Loteria da Saúde deverão ser usados exclusivamente em ações de prevenção, contenção, combate e mitigação dos efeitos da pandemia por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), que ficará também com os prêmios não resgatados. 

— O brasileiro gosta de jogar, e isso não é ruim. Acho até que os prêmios deveriam ser maiores —, opinou o relator, Giovani Cherini. 

Turismo 

No caso da Loteria do Turismo, a renda líquida e os prêmios não resgatados ficarão com o Fundo Geral do Turismo (Fungetur). 

Durante a emergência pela pandemia, o dinheiro deverá ser usado exclusivamente para a concessão de operações de crédito ao setor de turismo a fim de amenizar os impactos econômicos causados pelas restrições impostas com o objetivo de conter a disseminação da doença. 

Caberá ao Ministério da Economia disciplinar a forma, a periodicidade e a execução dos concursos de ambas as loterias pela Caixa Econômica Federal. 

O ministério deverá ainda fixar os valores dos prêmios, do Imposto de Renda, o valor unitário das apostas, os percentuais e os limites das despesas com custeio e manutenção. 

Da Agência Câmara de Notícias

Fonte: Agência Senado


BOLSA ATLETA: Contemplados devem assinar termo de adesão até 11 de junho

 


Os atletas que foram contemplados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal têm até o dia 11 de junho para assinar o termo de adesão e, com isso, concluir o processo legal antes do início do pagamento dos benefícios.

A novidade deste ano é que o documento poderá ser assinado por meio do novo sistema online da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

A Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, responsável pelo Bolsa Atleta, preparou um tutorial para guiar os atletas ou responsáveis, no caso dos menores de 18 anos, sobre como assinar o termo de adesão.


Receita cria assistente virtual para orientar preenchimento de IRPF


Com o prazo para entrega da declaração de imposto de renda chegando ao fim e a alta procura para tirar dúvidas, a Receita Federal criou um assistente virtual para orientar o preenchimento do documento.

O Assistente Virtual da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. Quem já tem o aplicativo instalado, precisa atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar a dúvida.

A Receita explica que o assistente virtual, que também é conhecido como ChatBot, usa uma inteligência artificial que vai tentar responder diretamente à pergunta, ou então vai direcionar o contribuinte para o menu de assuntos sobre o tema.

O órgão explica que como toda ferramenta de inteligência artificial, o assistente virtual precisa de um tempo para aprender as informações e isso vai acontecer no dia a dia. Algumas questões podem ficar sem uma resposta no início, e quanto mais usuários, mais exatas serão as informações com o tempo.

O prazo para a entrega da declaração vai até o dia 31 deste mês. A expectativa da Receita é que sejam entregues cerca de 32 milhões de documentos. Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.


Paulista: Palmeiras e São Paulo empatam no primeiro jogo da final

 


O primeiro capítulo da decisão do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e São Paulo, terminou em um empate sem gols na noite desta quinta-feira (20) no Allianz Parque. Agora, o título será definido no próximo domingo (23), a partir das 16h (horário de Brasília), no Morumbi. O jogo terá transmissão ao vivo da Rádio Nacional.

A primeira etapa do confronto foi muito disputado, com as equipes criando poucas oportunidades claras de marcar. As melhores chances vieram no segundo tempo, quando os goleiros Weverton, do Verdão, e Tiago Volpi, do Tricolor, tiveram mais trabalho.

Histórico

Atual campeão, o Palmeiras busca o bicampeonato paulista, feito que atingiu pela última vez entre 1993 e 1994, e pode chegar à 24ª taça estadual na história. O São Paulo não vence a competição desde 2005, com dois vices desde então (2006 e 2019). O Tricolor possui 21 troféus do Paulistão.

O Choque-Rei, como é conhecido o clássico paulista, volta a decidir o Estadual após 28 anos. A primeira (e até então única) vez que os rivais se encontraram em uma final foi em 1992. O São Paulo venceu os dois jogos que valeram o título, por 4 a 2 e 2 a 1, e levantou a taça. Em 2021, os times se enfrentaram em 16 de abril, no Allianz Parque, com triunfo do Tricolor por 1 a 0, gol do atacante Pablo, encerrando um tabu de 12 anos sem vitórias são-paulinas sobre o Verdão pelo Paulistão.


Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em maio

 


Trabalhadores informais nascidos em maio recebem hoje (21) a segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 4 poderão sacar o benefício.

Na última quinta-feira (13), a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela. O calendário de depósitos, que começou no último domingo (16) e terminaria em 16 de junho, teve o fim antecipado para 30 de maio.

Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (veja guia de perguntas e respostas no último parágrafo).

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

O pagamento da segunda parcela aos inscritos no Bolsa Família começou na terça-feira (18) e segue até o dia 31. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Em todos os casos, o auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (veja guia de perguntas e respostas).


Sine oferece 51 vagas de emprego para Natal, Mossoró e João Câmara nesta sexta

 

O Serviço Nacional do Emprego (Sine), através da Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, oferece 51 vagas de emprego para Natal, João Câmara e Mossoró nesta sexta-feira (21).

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem se cadastrar através do portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego ou pelos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

Veja as vagas

Natal e Grande Natal

  • Agente de pesquisa – 6
  • Chapeiro de lanchonete – 1
  • Consultor de vendas – 1
  • Marceneiro de móveis – 4
  • Mecânico de automóvel – 2
  • Mecânico de lavadora e secadora – 1
  • Mecânico de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração – 1
  • Mecânico de motocicletas – 1
  • Mecânico de motor a gasolina – 1
  • Operador de telemarketing ativo e receptivo – 6
  • Técnico em manutenção de equipamentos de informática – 1
  • Vendedor interno – 6
  • Encarregado de obras – 1
  • Mecânico de motocicletas – 2
  • Operador de caldeira – 1
  • Vagas para pessoas com deficiência
  • Gari – 10
  • Servente de obras – 2

Mossoró e região

  • Auxiliar de estoque – 1
  • Consultor de vendas – 1

João Câmara e região

  • Farmacêutico – 2

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Conteste seu auxílio emergencial cancelado: Aberto novo prazo para reclamação

 


Um novo prazo para contestação do auxílio emergencial 2021 para quem teve o benefício cancelado foi aberto pela Dataprev. O novo período para contestar a negativa  iniciou na terça-feira, 18, e vai até 28 de maio. O prazo é válido para trabalhadores informais, Microempreendedores Individuais (MEIs), desempregados e inscritos no Cadastro Único que desejam voltar a receber os pagamentos.

Os beneficiários do Bolsa Família que tiveram o auxílio cancelado na 2ª parcela também terão chance de pedir uma nova análise de acordo com bases mais atualizadas de seus dados. Mas o prazo de contestação para este grupo é maior e vai até 1º de junho.

Como contestar o auxílio emergencial cancelado?

Primeiro acesse o portal de consulta da Dataprev e verifique a situação do seu auxílio emergencial e os motivos que levaram ao cancelamento do benefício. Segundo o Ministério da Cidadania, se a razão que causou o cancelamento das parcelas permitir a contestação do benefício, o cadastro do cidadão deverá ser reanalisado pela Dataprev e após isso o trabalhador poderá voltar a receber, caso o pedido seja aprovado.

Para fazer a contestação do auxílio emergencial, basta clicar no botão “Contestar”. Após isso  aparecerá na tela a pergunta se você deseja mesmo apresentar a contestação, depois de confirmar a contestação será enviada para avaliação da Dataprev.

Pronto! Agora é só esperar a Dataprev realizar um novo processamento das contestações a partir de dados mais atualizados em suas bases. Caso o resultado for ne negativa da sua solicitação, seu auxílio será analisado novamente no mês seguinte, com isso, as análises realizadas devem se aproximar o máximo possível da sua situação econômica atual.


13º Salário do INSS: Segurados já podem consultar valor da 1ª parcela

 


Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar o valor da primeira parcela do 13ª salário no site ou aplicativo “Meu INSS“. O adiantamento será pago junto com o benefício deste mês para 31 milhões de segurados, num total de R$ 25,3 bilhões.

O abono do INSS terá duas parcelas: a primeira equivale a 50% do valor pago ao segurado no mês de maio e a segunda corresponde a outra metade paga no mês de junho, mas com cobrança de impostos.

Normalmente, o 13º salário de aposentados e pensionistas é repassado entre os meses de agosto e novembro. Porém, para amenizar os efeitos da pandemia de Covid-19, o governo federal antecipou os pagamentos este ano, assim como aconteceu em 2020.

13º salário do INSS

A maioria dos aposentados e pensionistas do INSS receberão 50% do valor em maio. Somente quem passou a receber o benefício depois de janeiro terá o valor da parcela calculado proporcionalmente.

Já no caso de cidadãos que recebem ajuda por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), a antecipação será calculada conforme o tempo de duração do benefício. Ficam de fora do abono segurados do INSS que recebem auxílios assistenciais, como por exemplo, o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Repasses das parcelas

O pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS será entre 25 de maio a 8 de junho para quem recebe até um salário mínimo. Já segurados com benefício acima do piso nacional receberão o adiantamento de 1º a 8 de junho. Em ambos os casos, considera-se o número final do benefício para a ordem dos repasses, sem levar em conta o dígito.

Considerando todos os 36 milhões de benefícios, a expectativa é de que a a folha de pagamento de maio do INSS injete R$ 76,3 bilhões na economia. Sem impacto orçamentário, pois se trata de uma antecipação, a medida não apresenta um acréscimo nas despesas do governo estabelecidas para este ano.


Prefeitura conclui modernização da iluminação na orla de Natal

 


Toda a orla da cidade de Natal está com iluminação em LED de alta potência instalada. A Prefeitura concluiu nesta terça-feira (18), a última etapa do trabalho de modernização e eficientização da orla, ação executada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), e contemplou todo o trecho entre a Ponte Newton Navarro e a praia de Ponta Negra.

A última etapa da modernização da iluminação da orla foi concluída na noite de ontem (18), na Ladeira do Sol, em Areia Preta. Ao todo, 20 postes com luminárias de LED de alto desempenho e potência de 225 W foram implantados. Recentemente o município havia concluído o serviço nas praias do Forte e Ponta Negra.

A melhoria da iluminação da orla da cidade é apenas a primeira etapa de um projeto dividido em três fases. De acordo com o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega, o município tem em seu planejamento a modernização e eficientização de toda a iluminação do município. “Agora que concluímos a orla, iremos iniciar os trâmites do processo licitatório para a execução do serviço nos grandes corredores e avenidas de Natal. Esta é a fase dois do projeto. Depois disso, a Prefeitura começará a terceira e última fase, que é a melhoria da iluminação de todos os bairros”, explicou.

Centro Histórico

Paralelo ao trabalho realizado na orla, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vem atuando no projeto de revitalização e resgate do Centro Histórico de Natal. A iniciativa da Prefeitura é realizada de forma integrada entre as pastas e prevê desde ações de limpeza até a recuperação das ruas dos bairros da Ribeira e Cidade Alta.

Em abril deste ano, o executivo municipal, através da Semsur, realizou a modernização da iluminação pública de todo o Centro Histórico, além de seu entorno. A Prefeitura substituiu as lâmpadas antigas dos postes das principais ruas dos bairros de Cidade Alta, Ribeira, Petrópolis e Tirol por luminárias de LED de alta potência.

Mais de 1.400 luminárias foram substituídas no projeto. O Largo Junqueira Aires, as ruas Princesa Isabel, Padre João Manoel, Mermoz, Câmara Cascudo e as avenidas Rio Branco, Deodoro da Fonseca e Ulisses Caldas foram algumas das áreas contempladas.


Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em abril


Trabalhadores informais nascidos em abril recebem hoje (20) a segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 3 poderão sacar o benefício.

Na última quinta-feira (13), a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela. O calendário de depósitos, que começou no último domingo (16) e terminaria em 16 de junho, teve o fim antecipado para 30 de maio.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

O pagamento da segunda parcela aos inscritos no Bolsa Família começou na terça-feira (18) e segue até o dia 30. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Em todos os casos, o auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.


Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 48 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.373 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (19) à noite no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. Os números sorteados foram 23 - 24 - 26 - 44 - 49 - 60. O próximo concurso, no sábado (22), deve pagar R$ 48 milhões.

A quina teve 72 ganhadores e cada um receberá R$ 51.363,16. A quadra teve 5.432 acertadores e pagará o prêmio individual de R$ 972,58.

As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país ou pela internet, no site da Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

L

Adoções crescem 15% no Rio Grande do Norte durante pandemia

 


Apesar de um tempo marcado pela pior pandemia em 100 anos, com dificuldades econômicas para diversos segmentos da sociedade, incertezas e dificuldades para planejar o futuro, o espírito de solidariedade e amor familiar tem dado uma resposta expressiva, na área da adoção. Segundo o Sistema Nacional de Adoção (SNA), o número de adoções em 2020 no Rio Grande do Norte cresceu em relação ao ano anterior, apesar da Covid-19. O crescimento de um ano para o outro é de 14,8%.

Em 2019 foram registradas 27 adoções no estado, enquanto no ano passado foram 31 processos concluídos. Entre essas, 11 crianças estavam na faixa etária de 6 a 12 anos, mostrando que o trabalho de conscientização realizado por parte da Coordenadoria da Infância e Juventude do Poder Judiciário do RN (CEIJ) vem trazendo resultados. Além disso, 86% das crianças adotadas têm etnia identificada como parda ou preta.

É possível notar uma mudança expressiva, entre os pretendentes à adoção, antes voltadas para crianças de colo ou recém-nascidas, por exemplo, um esteriótipo que vem sendo substituído, gradualmente, por uma visão mais ampla, humana e sem preconceitos. O projeto, que se tornou programa, Atitude Legal, desenvolvido pela CEIJ, explica muito dessa evolução observada recentemente.

Esforços conjuntos

“Esse programa deu uma dimensão diferente às adoções, em termos de divulgação, reuniões permanentes com as maternidades, envolvimento das maternidades e rede de proteção, treinamento dos servidores, inclusive dos agentes de saúde, entre várias ações”, salienta o juiz José Dantas de Paiva, coordenador da Infância e Juventude do TJRN. E a constatação dele é baseada em depoimentos dos técnicos que trabalham nas varas especializadas neste segmento em Natal e no interior.

José Dantas de Paiva destaca outros dois aspectos como fatores que contribuem para uma nova visão, por parte dos candidatos a adotar crianças e adolescentes. A primeira é a realização dos cursos de formação para pretendentes à adoção, (muitas vezes eles mudam o perfil desejado durante o curso, e, depois, momentos fortes como esse como o da Semana Estadual da Adoção.

“Por isso que eventos como a Semana são tão importantes, contribuem para sensibilizar a sociedade para a importância do tema”, reforça José Dantas de Paiva. Atualmente, dados da CEIJ baseados no Cadastro Nacional de Adoção registram 500 pretendentes à adoção estão cadastrados, no Rio Grande do Norte e 48 crianças e adolescentes estão aptos à adoção. Destes, apenas duas são crianças, os demais são adolescentes com idades entre 13 e 17 anos.

Dez dias de conscientização

A partir desta quinta-feira (20) até o dia 29 de maio, a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude realiza a sétima edição da Semana Estadual da Adoção, com eventos que visam conscientizar a população a respeito do ato de adotar. Com a pandemia do coronavírus, desde o ano passado, a Coordenadoria e os parceiros, realizam o evento de forma online, com palestras e momentos à distância.

Este ano, a programação se estende, com palestras, reuniões, rodas de conversa, atendimento individualizado e outros momentos com os pretendentes à adoção e a rede de proteção de crianças e adolescentes.



quarta-feira, 19 de maio de 2021

Décimo terceiro antecipado do INSS começa a ser depositado dia 25


Antecipada para maio por causa da pandemia de covid-19, a primeira parcela do décimo terceiro do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começará a ser paga no próximo dia 25. Os depósitos ocorrerão até 8 de junho. A segunda parcela do décimo terceiro será paga entre 24 de junho e 5 de julho.

As datas são distribuídas conforme o dígito final do benefício, começando nos segurados de final 1 e terminando nos segurados de final 0. Tais datas valem para quem recebe aposentadorias, auxílios e pensões de até um salário mínimo. Para quem ganha acima do mínimo, o calendário é um pouco diferente.

A primeira parcela será paga de 1º a 8 de junho; e a segunda, de 1º a 7 de julho. Começam a receber os segurados de final 1 e 6, passando para 2 e 7 no dia seguinte e terminando nos finais 9 e 0. As datas estão sendo informadas no site e no aplicativo Meu INSS.

A primeira parcela do décimo terceiro é isenta de Imposto de Renda e equivale à metade do benefício mensal bruto pago pelo INSS. O imposto só é cobrado na segunda parcela. A tributação varia conforme a idade. O segurado de até 64 anos paga Imposto de Renda caso receba acima de R$ 1.903,98. De 65 anos em diante, a tributação só é cobrada se o benefício for superior a R$ 3.807,96.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro para aposentados e pensionistas foi publicado em 4 de maio. Segundo o Ministério da Economia, a medida deve injetar cerca R$ 52,7 bilhões na economia do país e não terá impacto orçamentário, por tratar-se apenas de mudança de data de pagamento.

RN registra 23 mortes e 1.173 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira 19. Foram mais 1.173 casos confirmados, totalizando 253.101.

Até terça-feira 18 eram 251.928 infectados. Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.890 no total, sendo 23 mortes registradas nas últimas 24 horas, das quais 12 aconteceram dentro do período, nos seguintes municípios: Parnamirim (02), Natal (01), São José do Mipibu (01), São Gonçalo do Amarante (01), Mossoró (01), Frutuoso Gomes (01), Jucurutu (01), Angicos (01), São José do Campestre (01), Apodi (01) e Caicó (01).

A Sesap ainda registrou outros 11 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.214.

Na terça-feira 18 o número total de mortes era 5.867. Casos suspeitos somam 81.862 e descartados 495.568. Recuperados são 150.649.