Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Entram em vigor regras para retorno ao trabalho presencial de servidor

 


Começam a valer hoje (15) as regras para o retorno seguro e gradual de servidores e empregados públicos ao trabalho presencial. A Instrução Normativa nº 90/2021 foi publicada pelo Ministério da Economia no início do mês e orienta os órgãos a seguirem as recomendações do Ministério da Saúde sobre cuidados e uso de equipamentos de proteção individual, organização do trabalho e medidas em relação aos casos suspeitos e confirmados de covid-19.

O documento traz uma lista de casos nos quais os servidores e empregados públicos deverão permanecer em trabalho remoto. Entretanto, ele não se aplica àqueles que exercem atividades nas áreas de segurança, saúde ou outras consideradas essenciais pelo órgão ou entidade, nos termos do Decreto nº 10.282/2020.

Na lista estão, por exemplo, pessoas que apresentem condições ou fatores de risco como idade igual ou superior a 60 anos; tabagismo; obesidade; insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica, entre outras miocardiopatias. Também está incluído quem tem hipertensão arterial; doença cerebrovascular; pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave, doença pulmonar obstrutiva crônica); imunodepressão e imunossupressão; doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); diabetes melito, além de doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica; neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele); cirrose hepática; doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia); e gestação.

Além desses casos de saúde, ficam liberados do trabalho presencial pais, padrastos ou madrastas com filhos ou que sejam responsáveis legais de crianças em idade escolar ou inferior, sem que haja outro adulto apto a prestar assistência. Nesse caso, a medida vale apenas para os locais onde aulas presenciais e serviços de creche ainda não tenham sido retomados.

Em todos os casos a dispensa deverá ser solicitada pelo próprio servidor ou empregado público mediante uma autodeclaração enviada por e-mail à chefia imediata. “A prestação de informação falsa sujeitará o servidor ou empregado público às sanções penais e administrativas previstas em lei”, diz a instrução normativa.

A chefia imediata do servidor deverá avaliar se o regime de trabalho remoto é compatível com a função desempenhada por cada um dos seus subordinados. Caso contrário, nas hipóteses de saúde e outras previstas, a frequência deverá ser abonada.

“Entende-se por trabalho remoto a execução das atividades fora das dependências físicas do órgão ou entidade pelos servidores e empregados públicos impossibilitados de comparecimento presencial ao trabalho, não se confundindo com o teletrabalho decorrente do programa de gestão a que se refere a Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020”, diz o documento.

Os servidores e empregados públicos que continuarem em trabalho remoto ou que estejam afastados de suas atividades presenciais não poderão receber auxílio-transporte ou adicional noturno. Nesse último caso, a exceção é para atividades que tenham necessidade de ser prestadas em horário compreendido entre as 22h de um dia e às 5h do dia seguinte, desde que autorizada pela chefia imediata.

Fica vedado ainda a prestação de horas extras e o pagamento de adicionais ocupacionais de insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e gratificação por atividades com raios X ou substâncias radioativas, previstos na Lei nº 8.112/1990.

RN antecipa para cinco meses intervalo para 3ª dose em idosos e profissionais da saúde

 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) orienta os municípios potiguares a realizarem antecipação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos e profissionais de saúde. Uma nota informativa foi emitida, nesta sexta-feira (15), após decisão tomada em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems/RN) e a Câmara Técnica das Vacinas.

De acordo com a Sesap, a antecipação da D3 ocorrerá exclusivamente com a vacina da Pfizer e deve ser administrada em idosos com 60 anos ou mais e em trabalhadoras e trabalhadores da saúde no prazo de cinco meses após aplicação da segunda dose ou dose única, ou seja, após a completude do esquema vacinal. Até então, esse prazo era de seis meses.

A secretaria explicou que a decisão ocorre após alguns municípios sinalizarem a iminência da perda de doses da Pfizer por prazo de validade após o descongelamento, em decorrência da baixa procura para dose de reforço e D2.

“Chegamos à conclusão que temos um quantitativo de doses da vacina da Pfizer junto aos municípios, descongeladas há mais de 20 dias, que devem ser aplicadas de forma imediata, considerando o intervalo de vencimento de 31 dias. Então, decidimos, em parceria com os municípios, antecipar a terceira dose”, informou a coordenadora em Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

A Sesap embasou-se na recomendação emitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual estabelece que a aplicação da dose de reforço tem aprazamento de 3 (três) a 6 (seis) meses após a completude do esquema vacinal. Além disso, considerou-se que a população idosa na faixa etária de 60+, na maioria dos municípios, ainda não completou os 6 meses após a segunda dose; e, também, a existência de um grande número de profissionais de saúde aptos para dose de reforço.

Distribuição

A Sesap distribuiu, na manhã de hoje (15), pouco mais de 97 mil doses de vacina contra o coronavírus, dando continuidade a Campanha Estadual de Vacinação.

São 60.756 doses da Pfizer, das quais 10.002 doses destinadas para adolescentes entre 12 e 17 anos com ou sem comorbidades e 50.754 doses para aplicação da D2 nas pessoas acima dos 18 anos. Mais 36.230 doses da Coronavac também foram direcionadas para população adulta do RN. Além  de 135 doses de Oxford para aplicação da D2 no município de Bom Jesus, em decorrência de ajustes.

RN tem mais 129 casos da variante Delta identificados; Caicó tem 6 casos

 


O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen-RN), referência estadual no diagnóstico da covid-19, recebeu a análise das amostras enviadas à Fiocruz que confirmam mais 129 casos da variante Delta no Rio Grande do Norte. Com isso o estado já soma 173 amostras positivas em 30 municípios.

Os resultados são referentes a amostras coletadas nos meses de agosto e setembro. O maior número de casos é do município de Parnamirim (43), seguido por Goianinha (10) e Nísia Floresta (7). A capital, Natal, tem 5 amostras positivas para a variante Delta. 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforça a necessidade de manutenção das medidas sanitárias, principalmente o uso de máscara e álcool gel, além da vacinação em seu esquema completo, com duas doses. 

Lista dos municípios:

Açu 2
Alto do Rodrigues 1
Antônio Martins 1
Brejinho 1
Caicó 6
Canguaretama 2
Ceará-Mirim 2
Equador 4
Extremoz 5
Guamaré 3
Goianinha 10
João Câmara 6
Jucurutu 1
Macaíba 5
Marcelino Vieira 1
Natal 5
Nísia Floresta 7
Nova Cruz 1
Parazinho 1
Parnamirim 43
Santa Cruz 1
São João do Sabugi 1
São José de Mipibú 5
São Gonçalo do Amarante 5
São Miguel do Gostoso 2
Senador Elói de Souza 2
Tibau do Sul 2
Timbaúba dos Batistas 2
Touros 1
Vera Cruz 1

TJ - PB anuncia novo Processo Seletivo para estagiários de níveis técnico e superior

 


No período de 3 a 18 de novembro de 2021, podem ser efetuadas as inscrições do novo Processo Seletivo do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJ - PB) destinado à admissão de estagiários de níveis técnico e superior.

Esta seleção busca formar cadastro reserva dentre os estudantes com idade mínima de 16 anos completos, na data de início do estágio, matriculados nos cursos de técnico em informática (nível técnico profissionalizante); administração de empresas; arquivologia; bacharelado em educação física; ciências contábeis; ciências econômicas; comunicação social com habilitação em jornalismo; direito; engenharia civil; estatística; fisioterapia; gestão da tecnologia da informação (nível superior); gestão pública; informática (ciências da computação, engenharia da computação e sistemas de informação); pedagogia; psicologia; publicidade e propaganda; relações públicas e serviço social.

Os estagiários contratados deverão desempenhar atividades nos fóruns das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e Guarabira, em regime de trabalho semanal de 20 horas, com bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 513,10, acrescido de auxílio-transporte de R$ 86,90.

De forma gratuita, os interessados em participar devem efetuar as inscrições no período mencionado anteriormente, até às 23h59 do último dia, observado o horário de Brasília, Distrito Federal, no site do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), incluindo sábados, domingos e feriados.

Ao término da inscrição, o candidato estará apto a iniciar a prova objetiva online, composta de 20 questões nos conteúdos de língua portuguesa e conhecimentos específicos. Cabe destacar que o participante terá dois minutos equivalentes a 120 segundos para responder cada questão e, caso não responda dentro do tempo determinado, o sistema gravará a resposta em branco e seguirá automaticamente para próxima questão.

Este Processo Seletivo terá validade de 12 meses a partir da publicação do resultado final definitivo, com possibilidade, a critério do TJ - PB, de ser renovado por igual período.

Prefeitura de Sousa - PB lança novo Concurso Público com quase 250 vagas disponíveis

 


No estado da Paraíba, a Prefeitura de Sousa torna pública a realização do novo Concurso Público que tem como objetivo à contratação de profissionais de ensino fundamental, médio/técnico e de nível superior.

Ao todo, são ofertadas 247 vagas dentre os cargos de auxiliar geral de conservação de vias urbanas e rurais (56); auxiliar operacional de serviços diversos (22); cozinheira (9); merendeira (9); tratorista (1); operador de máquinas pesadas (3); padeiro (2); agente comunitário de saúde (2); assistente administrativo (14); auxiliar de gestão (5); condutor de veículo de urgência (4); cuidador social (2); guarda municipal (10); motorista D (6); técnico em contabilidade (4); técnico em enfermagem (11); técnico em radiologia (4); técnico em saúde bucal (1); advogado público (2); assistente social - Suas/M (5); psicólogo - Suas/M (1); assistente social (1); cirurgião dentista - ESF (9); enfermeiro (9); enfermeiro - saúde mental (1); farmacêutico (3); médico - cardiologista (2); médico - clínico geral (4); médico - dermatologista (1); médico - ESF (6); médico - endocrinologista (1); médico - ginecologista/obstetra (2); médico - mastologista (1); médico - neurologista (1); médico - ortopedista (1); médico - otorrinolaringologista (1); médico - pediatra (1); médico - pneumologista (1); médico - reumatologista (1); médico - socorrista/Samu (3); médico - urologista (1); psicólogo (1); fisioterapeuta (1) e professor - educação básica (22).

Quando contratados, os profissionais deverão desempenhar atividades em jornada de trabalho semanal de 20, 30 e 40 horas, com vencimento básico mensal que alterna de R$ 1.100,00 a R$ 2.000,00.

Para concorrer, os interessados devem efetuar as inscrições a partir das 10h do dia 18 de outubro de 2021 até às 23h59 do dia 18 de novembro deste mesmo ano, no site da Comissão Permanente de Concursos (CPCon), mediante o pagamento da taxa de participação que varia de R$ 65,00, R$ 85,00 e R$ 105,00. Os pedidos de isenção poderão ser solicitados até o dia 22 de outubro de 2021.

Quanto à classificação, os participantes inscritos serão avaliados por meio de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática de direção veicular para os cargos de condutor de veículo de urgência, motorista D, operador de máquinas pesadas e tratorista; Teste de Aptidão Física (TAF) para o emprego de guarda civil municipal, sendo ambos de caráter eliminatório e classificatório, previstos para ocorrer no dia 6 de fevereiro de 2022; e avaliação de títulos, de caráter classificatório, para a função de professor - educação básica I.

É importante destacar que a prova escrita objetiva será caracterizada por 40 questões nos conteúdos de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, informática, conhecimentos específicos, raciocínio lógico e conhecimentos pedagógicos, e está prevista para ser aplicada no dia 19 de dezembro de 2021, em dois períodos diferentes, com quatro horas de duração.

O presente Concurso Público terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período.

Vale ressaltar ainda que, dentre o quantitativo de vagas ofertadas no certame, há chances reservadas às pessoas que se enquadram nos requisitos estabelecidos no edital.

Governo revela plano para prorrogação do auxílio emergencial em 2022

 


A renovação do auxílio emergencial em 2022 foi confirmada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. De acordo com o político, haverá um corte na lista de beneficiários e uma elevação no valor concedido. Porém, a medida só sairá do papel o caso o Auxílio Brasil não seja implementado.

Auxílio emergencial em 2022

A expectativa é que o pagamento do benefício seja mantido por seis meses, ou seja, até maio de 2022. O valor das parcelas pode continuar o mesmo, variando de R$ 150 a R$ 375 ou atingir o patamar de R$ 500, caso a reforma tributária seja aprovada.

Esta semana Guedes afirmou que a equipe do Governo Federal está estudando a possibilidade de promover uma nova rodada para o programa. Para isso, estão sendo avaliados os reajustes fiscais. Todavia, com relação ao aumento do abono, só acontecerá com as alterações no IRPF.

“O ministro Tarcísio (de Freitas, da Infraestrutura) vai vender mais 22 aeroportos. O ministro Rogério Marinho (do Desenvolvimento Regional) vai concluir as obras. O ministro João Roma vai estender o auxílio emergencial. Nós somos um time remando pelo Brasil”, disse o chefe da equipe econômica.

Calendário da 7º parcela já está disponível

Enquanto o Governo Federal discute o futuro do auxílio emergencial, a Caixa Econômica irá iniciar os pagamentos da sétima parcela do benefício. Os primeiros a serem contemplados serão os segurados do Bolsa Família. Confira as datas:

Os beneficiários do público geral terão acesso ao abono após dois dias da liberação para os cidadãos inscritos no Bolsa Família. Para eles também há o calendário de saques e transferências, liberado com o encerramento dos depósitos: Veja a seguir:

Mês de nascimentoDepósitosSaques
Janeiro20 de outubro1º de novembro
Fevereiro21 de outubro3 de novembro
Março22 de outubro4 de novembro
Abril23 de outubro5 de novembro
Maio23 de outubro9 de novembro
Junho26 de outubro10 de novembro
Julho27 de outubro11 de novembro
Agosto28 de outubro12 de novembro
Setembro29 de outubro16 de novembro
Outubro30 de outubro17 de novembro
Novembro30 de outubro18 de novembro
Dezembro31 de outubro19 de novembro

Os beneficiários do público geral terão acesso ao abono após dois dias da liberação para os cidadãos inscritos no Bolsa Família. Para eles também há o calendário de saques e transferências, liberado com o encerramento dos depósitos: Veja a seguir:

Mês de nascimentoDepósitosSaques
Janeiro20 de outubro1º de novembro
Fevereiro21 de outubro3 de novembro
Março22 de outubro4 de novembro
Abril23 de outubro5 de novembro
Maio23 de outubro9 de novembro
Junho26 de outubro10 de novembro
Julho27 de outubro11 de novembro
Agosto28 de outubro12 de novembro
Setembro29 de outubro16 de novembro
Outubro30 de outubro17 de novembro
Novembro30 de outubro18 de novembro
Dezembro31 de outubro19 de novembro

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

FOLIA: Rio de Janeiro inicia venda de ingressos para o carnaval de 2022


A venda de ingressos para o primeiro desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro desde o início da pandemia de covid-19 foi aberta hoje (14). Os valores variam de R$ 115 para cadeiras numeradas no setor 12 (dispersão) a R$ 500 para arquibancada numerada no setor 9 (meio do Sambódromo).

O carnaval do ano que vem será nos dias 26 (sábado), 27 (domingo), 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1º de março (terça-feira).

Os desfiles do grupo especial estão marcados para os dias 27 (domingo) e 28 de fevereiro. Também é possível garantir vaga no desfile das campeãs, que será no dia 5 de março, sábado. Os ingressos estão sendo vendidos pela internet.

Desfiles

Os bilhetes para os desfiles de domingo valem da noite do dia 27 até a madrugada do dia 28. Nesse primeiro dia, passam pela Marquês de Sapucaí as escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, Estação Primeira de Mangueira, Acadêmicos do Salgueiro, São Clemente, Unidos do Viradouro, Beija-Flor de Nilópolis.

Já os ingressos para a segunda-feira valem da noite do dia 28 até a madrugada do dia 1º.  Para esse dia, estão previstos os desfiles de Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos de Vila Isabel.



Desfile vai apresentar a indicação geográfica do bordado de CAICÓ no próximo dia 30 de outubro

 

               Foto: Ilustrativa 

A cidade de Caicó vai sediar no dia 30 de outubro, um desfile de moda que vai apresentar a indicação geográfica do bordado de Caicó. Com o tema “Bonito pra chover”, o desfile terá início às 19 horas, na antiga sede do CRACRAS, no prédio da Fundação Educacional Sant’Ana, na Rua Otávio Lamartine. Em seguida, haverá a apresentação de um site pela empresa Comarket e posteriormente uma live com os trabalhos acadêmicos que foram feitos no Brasil e que terá a intermediação de José Rangel, consultor do Sebrae. 

Os detalhes do evento foram divulgados no Programa 90 Minutos com Gláucia Lima, nesta quinta-feira (14), na Rádio Seridó FM, 100,7. De acordo com a bordadeira Iracema Nogueira, presidente do CRACAS - Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó, para a primeira coleção das Bordadeiras de Caicó, elas resolveram pegar o recorte de uma época específica do ano que muda completamente a paisagem da Caatinga, compreendida entre os meses de Abril e Agosto, que é marcada pela chegada das chuvas no Seridó e transformação da paisagem no sertão nordestino. 

“Toda a flora da Caatinga volta a ficar verde, os pássaros voam em festa, e a esperança do povo seridoense é renovada por mais um ano. Tentamos assim fugir das cores tradicionalmente áridas pra retratar nosso entorno, e adotamos cores que remetem às folhas e flores das nossas plantas, à plumagem de nossas aves e também aos tons de nosso céu que por vezes acinzenta e traz alegria e festa a todo o povo seridoense”, relata Iracema.

Segundo José Rangel, a coleção que será apresentada em Caicó será destaque em uma grande exposição em um centro de artesanato no Rio de Janeiro, durante um período 90 dias.

Ainda na entrevista concedida no Programa 90 Minutos com Gláucia Lima, foi destaque a conquista do Selo do bordado de Caicó. O detalhe é que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria indicação de procedência, aos Bordados de Caicó, produzidos em 11 municípios do Seridó, além do próprio município de Caicó. Todos de tradição na arte de bordar. 

Os produtos que apresentam esse selo têm, por meio dele, uma chancela que indica a procedência do bordado, trazendo, com ele, seu “nome geográfico”, o que abrange país, cidade, região ou localidade reconhecidos por sua produção, fabricação ou extração.

No caso dos Bordados de Caicó, o processo para a certificação teve início em 2012 com o projeto Territórios da Cidadania Seridó. Segundo a bordadeira Iracema Nogueira, o selo do bordado de Caicó veio para deixar a bordadeira de Caicó mais valorizada, sendo um reconhecimento ao talento e trabalho das bordadeiras da região. 

Prefeitura de Portalegre - RN prorroga inscrições de Processo Seletivo

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Portalegre, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos anuncia a prorrogação das inscrições de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo o preenchimento de 23 vagas destinadas à contratação de Estagiários.

De acordo com o documento (retificação I) os interessados em participar do Processo Seletivo podem agora se inscrever no período de 11 a 16 de outubro de 2021, por meio do envio da documentação especificada no edital, ao seguinte endereço de e-mail: admportalegre@gmail.com.

Vagas disponíveis

Há oportunidades disponíveis entre os seguintes cursos: serviço social ou psicologia; contabilidade (1); pedagogia (15); administração e educação física (1); administração e direito (1); engenharia civil (1); direito (1); engenharia ambiental e sanitária, turismo (1); engenharia de computação (1); administração (1); e técnico em enfermagem ou técnico em saúde bucal e técnico de analises clinicas.

Para concorrer a oportunidade ofertada, é necessário que o esteja matriculado e com frequência efetiva no respectivo curso e período relativo à vaga pleiteada. Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 30 horas semanais, distribuídas em seis horas diárias, referente a bolsa auxilio mensal no valor que alterna entre R$ 200,00 a R$ 400,00, acrescido de R$ 50,00 a R$ 80,00 correspondente ao auxílio-transporte.

Procedimentos para participação

Como forma de classificação, os candidatos serão submetidos à etapa de análise do índice de rendimento acadêmico, além de entrevista na data prevista de 18 de outubro de 2021, com base nos critérios de pontuação especificados no documento de seleção.

Vigência

De acordo com o edital de abertura, a contratação será firmada durante 12 meses. Entretanto, o Processo Seletivo terá validade de um ano, ambos com possibilidade de prorrogação por igual período.

Ufersa divulga Processo Seletivo para professor substituto

 


Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) divulgou um novo Processo Seletivo com seis vagas para professor substituto nos campi de Pau dos Ferros, Caraúbas e Angicos, em diferentes áreas.

Confira abaixo quais são as oportunidades ofertadas:

  • Campus Pau dos Ferros - 1 vaga para área de Engenharia de Requisitos, Manutenção de Software, Projeto detalhado de software, Engenharia de usabilidade, Modelagem de processo de negócios - Graduação em Engenharia de Software, Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou áreas afins;
  • Campus Pau dos Ferros -1 vaga para área de Algoritmos, Algoritmos e estruturas de dados, Programação orientada à objetos, Multimídia, Arquitetura de software - Graduação em Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação e Informática ou áreas afins;
  • Campus Caraúbas - 1 vaga para área de Licenciatura em Letras/Libras - Especialização em Libras e/ou Mestrado em Ensino, Educação, Ciências da Linguagem, Linguística, Linguística Aplicada, Literatura, Estudos da Linguagem, estudos da tradução;
  • Campus Caraúbas - 2 vagas para área de Linguística - Licenciatura em Letras; Mestrado em Ensino ou em Ciências da Linguagem ou em Linguística ou em Linguística Aplicada ou em Estudos da Linguagem;
  • Campus Angicos - 1 vaga para área de Pesquisa Operacional, Simulação, Logística/Engenharia de Produção - Graduação em Engenharia de Produção.

As vagas contam com carga horária de 20 a 40 horas semanais e remuneração que pode variar de R$ 2.236,32 a R$ 3.130,85, além de retribuição por titulação que pode chegar a R$ 6.289,21, dentre outros benefícios.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos podem se inscrever no período de 8 a 18 de outubro de 2021, por meio do site da Ufersa, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 50,00 a R$ 70,00.

O Processo Seletivo será composto por dois tipos de avaliações, dispostas da seguinte forma: prova de aptidão didática, de caráter eliminatório, e exame de títulos de caráter classificatório.

As provas serão em língua portuguesa, exceto aos casos de vagas destinadas à línguas estrangeiras, cujas provas serão na língua em questão. As provas serão realizadas remotamente de acordo com o cronograma a ser divulgado pela CPPS no site.

O prazo de validade do Processo Seletivo será de um ano, a contar da homologação do respectivo resultado, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Jovem Pan anuncia a estreia de canal na TV por assinatura



A Jovem Pan anunciou a estreia da sua programação em um canal próprio na TV a cabo a partir do dia 27 de outubro. Em vídeos divulgados em sua programação no YouTube e na Panflix, a emissora projetou o início JP News “na sua TV por assinatura”.

Na TV paga, a empresa coordenada por Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, fechou com as operadoras Sky e Claro.

O empresário já manifestou números interessantes da rádio na internet: mais de 36 milhões de visitantes únicos e recordes em transmissões ao vivo de programas e telejornais diários. Desde o seu início, o canal da TV no YouTube conquistou nada menos que 4 milhões de inscritos e mais de 1 bilhão de visualizações.

Tutinha, dono da Jovem Pan, iniciou as negociações para a utilização do canal 32 UHF, antiga MTV e canal Loading. O acionista majoritário da rádio esteve em um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A reunião foi acompanhada do ministro das Comunicações Fábio Faria e contou com as presenças de Rubens Menin e Renata Afonso, presidente e CEO da CNN Brasil.

“Vai ser um canal novo para competir com a BandNews, Record News, CNN, Globo”, explicou Tutinha. Ao todo, serão 16 horas de programação, sendo 8 deles já destinados à produção existente.

“A nossa história é ligada com televisão. Meu avô era o dono da Record e perdeu a televisão. Nem sei como uma pessoa perde uma TV. Aí meu pai comprou a Jovem Pan dos irmãos, mas meu pai é um homem de televisão”, relatou.

“Ele fez o Show do Dia 7, festivais, Esta Noite se Improvisa, Família Trapo. Então, está no sangue. Desde pequeno eu acompanhava meu pai e trabalhei com direção de TV, trabalhava muito com o Nilton Travesso. Minha história é ligada com TV, então eu sinto que eu estou revivendo um pouco a história da minha família”, declarou.


Governo do RN inicia pagamento de outubro nesta sexta-feira

O Governo do Estado inicia o pagamento do mês de outubro com o depósito de mais de R$ 243 milhões na conta de 96 mil servidores ou mais de 80% do funcionalismo estadual nesta sexta-feira (15). Os outros servidores também receberão dentro do mês trabalhado, no próximo dia 30. 

O salário integral será depositado na conta de quem recebe até R$ 4 mil (valor bruto) e 30% do salário dos servidores que ganham acima desse valor, entre ativos, inativos e pensionistas, num total de R$ 149 milhões, além do pagamento integral do salário à categoria da Segurança Pública, correspondente a R$ 94 milhões.

No próximo dia 30 de outubro recebem o salário integral os 22,8 mil servidores das pastas com recursos próprios e da Educação, além dos 70% restantes de quem ganha acima de R$ 4 mil, que somado ao valor de consignação, completam os quase R$ 251 milhões da folha de R$ 493.514.588,20 deste mês.

Seleção enfrenta Uruguai buscando virtual classificação para Copa

 


Seja lá o que acontecer ao final do duelo diante do Uruguai, marcado para as 21h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (14), o Brasil não estará classificado à Copa do Mundo de 2022 (Catar). Porém, o resultado do confronto na Arena da Amazônia, em Manaus, pode representar, extraoficialmente, a confirmação da vaga. Se vencer, a seleção chegará a 31 pontos. Nunca uma equipe que tenha somado ao menos 30 pontos nas Eliminatórias Sul-Americanas ficou de fora de uma edição do Mundial.

Mudanças na escalação

Para o confronto diante dos uruguaios, o técnico Tite esboçou diversas mudanças em relação ao time que começou a partida contra a Colômbia, no último domingo (10), quando a seleção perdeu os 100% de aproveitamento ao empatar por 0 a 0. O técnico testou a movimentação de duas formações com dez jogadores de linha cada. Se mantiver essa tendência de distribuição, o time titular teria cinco alterações.

Primeiro sairiam os defensores Danilo, Marquinhos e Éder Militão [que é ausência certa por conta de uma lesão na coxa direita], substituídos por Emerson Royal, Thiago Silva e Lucas Veríssimo. No gol Alisson daria lugar a Ederson. Enquanto no ataque Gabriel Barbosa perderia a vaga para Raphinha.

O jogador do Leeds, por sinal, foi um dos destaques da equipe nas duas últimas apresentações, diante de Venezuela e Colômbia. Ele tem agradado o técnico Tite, que procura pelos melhores parceiros para Neymar.

Cobrança no Uruguai

Pelo lado do Uruguai, o momento é de cobrança, já que a equipe teve atuação irreconhecível na derrota por 3 a 0 para a Argentina, também no último domingo. Atualmente, a Celeste é a quarta colocada nas Eliminatórias, posição que asseguraria a última das quatro vagas diretas do continente para a Copa de 2022. No entanto, com 16 pontos em 11 jogos, e aproveitamento abaixo de 50% na competição, as performances uruguaias não têm gerado confiança nos torcedores.

Para o duelo com o Brasil, Óscar Tabárez deve promover o retorno do astro Edinson Cavani à equipe titular, para retomar a dupla com Luis Suárez. Por outro lado, ele não contará mais uma vez com Giorgian De Arrascaeta. O jogador do Flamengo se lesionou na partida contra a Colômbia, na última quinta-feira (7).

No primeiro turno, o Brasil foi até Montevidéu e venceu o Uruguai por 2 a 0, gols de Arthur e Richarlison.

Câmara aprova alteração na cobrança do ICMS que pode reduzir preços de combustíveis

 


O plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (13) um projeto de lei que estabelece um valor fixo para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis. A proposta foi aprovada por 392 votos a favor, 71 contra e 2 abstenções. O texto segue agora para análise do Senado.

O substitutivo do relator, deputado Dr Jaziel (PL-CE), obriga estados e o Distrito Federal a especificar a alíquota cobrada do ICMS de cada produto pela unidade de medida adotada (litro, quilo ou volume) e não mais sobre o valor da mercadoria, como ocorre atualmente. A proposta torna, na prática, o ICMS invariável frente a oscilações no preço dos combustíveis e de mudanças do câmbio.

Pelas estimativas apresentadas pelo relator, as mudanças estabelecidas pelo projeto devem levar a uma redução do preço final praticado ao consumidor de, em média, 8% para a gasolina comum, 7% para o etanol hidratado e 3,7% para o diesel B. "A medida colaborará para a simplificação do modelo de exigência do imposto, bem como para uma maior estabilidade nos preços desses produtos", disse o parlamentar.

Cálculo

Atualmente, o ICMS incidente sobre os combustíveis é devido por substituição tributária para frente, sendo a sua base de cálculo estimada a partir dos preços médios ponderados ao consumidor final, apurados quinzenalmente pelos governos estaduais. As alíquotas de ICMS para gasolina, por exemplo, variam entre 25% e 34%, dependendo do estado.

No novo cálculo, as alíquotas serão definidas pelos estados e Distrito Federal para cada produto a partir da unidade de medida adotada, no caso o litro para os combustíveis. As alíquotas específicas serão fixadas anualmente e vigorarão por 12 meses a partir da data de sua publicação, mas não poderão exceder, em reais por litro, o valor da média dos preços ao consumidor final usualmente praticados no mercado considerado ao longo dos dois exercícios imediatamente anteriores, multiplicada pela alíquota ad valorem (percentual fixado em lei que será aplicado sobre a base de cálculo do tributo ) aplicável ao combustível em 31 de dezembro do exercício imediatamente anterior.

Como exemplo, os preços médios de setembro da gasolina comum, do etanol hidratado e do óleo diesel corresponderam, respectivamente, a R$ 6,078, R$ 4,698 e R$ 4,728, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Na forma do substitutivo, a alíquota seria calculada com base na média dos preços praticados de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Nesse período, os preços de revenda variaram de R$ 4,268 a R$ 4,483, no caso da gasolina comum; de R$ 2,812 a R$ 3,179, no caso do etanol hidratado; e de R$ 3,437 a R$ 3,606, no caso do óleo diesel.

Acordo

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que a aprovação do projeto foi resultado de um acordo com os líderes partidários. Lira disse que a proposta “circula desde o início da legislatura”, foi debatido em reuniões no Colégio de Líderes e se chegou a um acordo de procedimento com a oposição para que não houvesse obstrução na sessão desta quarta-feira.

“O governo propôs unificar as tarifas de ICMS no Brasil em todos os estados – o que todos nós não concordávamos – e o que nós estamos votando é um projeto que cria uma média dos últimos dois anos e, sobre esta média, se multiplica pelo imposto estadual de cada estado, com total liberdade para cada estado”, disse.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

APREENSÃO: Pesquisadora de Oxford diz que vírus Nipah pode ser causador da próxima pandemia mundial

 


A pesquisadora Sarah Gilbert, responsável pelo desenvolvimento da vacina de Oxford contra o coronavírus, afirmou durante um evento no Reino Unido, que a próxima pandemia mundial pode ser do vírus Nipah.

De acordo com Sarah Gilbert, o vírus – que tem mortalidade de cerca de 50% – passa para humanos pelo contato com porcos infectados ou frutas contaminadas com urina e fezes de morcegos.

A cientista informou que caso o Nipah evolua o suficiente para se disseminar com maior eficiência, assim como aconteceu com o coronavírus, por exemplo, ele pode causar uma pandemia muito mais letal que a do Sars-CoV-2.

Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça e problemas respiratórios, mas o quadro pode evoluir para inchaço do cérebro e deixar o paciente em coma ou levar à morte.

Outra preocupação da cientista é que até o momento ainda não existe nenhuma vacina contra os vírus que causam inchaço no cérebro.

PROJETO CONEXÃO ELEFANTE CULTURAL será apresentado nesta quarta em praça pública em São Fernando

 

Depois de um ano de atividades remotas e adaptações, a Edição 2021 do projeto Conexão Elefante Cultural volta a ocupar as ruas e cidades do interior do Rio Grande do Norte. 

Nesta quarta-feira (13), o projeto será apresentado em São Fernando-RN, a partir das 19 horas, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio. Toda população sãofernandense é convidada a participar dessa manifestação de arte e cultura popular. 

Em sua 6ª edição, no mês de setembro, o projeto realizou a primeira etapa de circulação da Trupe da Luz, onde levou arte, educação e cidadania aos municípios de Monte Alegre, Poço Branco, Passagem, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Serra Caiada e Brejinho. 

Durante a turnê, serão realizadas oficinas gratuitas de teatro, reciclagem e audiovisual, uma intervenção visual urbana, além de intercâmbio com grupos artísticos locais. Para fechar a programação, haverá ainda uma apresentação pública da Trupe da Luz, com a participação dos artistas de cada cidade.

A segunda etapa de circulação do Conexão acontece nesse mês de outubro, passando por mais 7 cidades, incluindo São Fernando-RN. 

O projeto é patrocinado pela COSERN, Instituto Neoenergia, através da Lei Câmara Cascudo e Governo do Estado, com realização de Diana Fontes Direção e Produção Cultural.

TRUPE DA LUZ

Este ano, a Trupe da Luz é formada por 5 artistas independentes ligados ao audiovisual, dança, circo, teatro, contação de histórias e customização plástica, sob a coordenação de Diana Fontes e Joana Patino. Participam do grupo André Rosa, Cissa Cortez, Giovanna Araújo, Joriana Pontes e Rodrigo Bico.




terça-feira, 12 de outubro de 2021

SOLIDARIEDADE: Mais três ocupações são beneficiadas com a campanha do lençol de Terezinha Maia




Na sexta-feira (08), mais três ocupações do movimento sem teto em Natal foram beneficiadas com a campanha Lençol Solidário realizada pela ONG Vida Nova.

Em sua terceira edição, tendo a primeira-dama de São Gonçalo do Amarante/RN, Terezinha Maia, como presidente de honra, a ação conta com apoio da Coteminas e doação de voluntários.
Ocupações beneficiadas:
Guarapes;
Aurora - Cidade da Esperança;
Tiradentes - Felipe Camarão.
“A nossa ação, realizada através da ONG Vida Nova e com parceria da COTEMINAS e doações de amigos, é um gesto de carinho, porque vai além do material. É um contato essencial, humano. E nesse momento tão difícil em que o mundo tá passando, precisamos procurar ajudar ao próximo da forma que podemos, do jeito que conseguimos. É preciso olhar a nossa volta e perceber que a mudança que queremos para o mundo começa por nós. Obrigada a todos os amigos e à Coteminas pelas doações”, destacou Terezinha Maia.

INSS alerta contra golpes que prejudicam aposentados

 


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta para alguns tipos de golpe contra aposentados e pensionistas. Essa prática se tornou comum nos últimos anos em várias regiões do país. 

A maioria das situações ocorre por meio de ligação telefônica aos segurados ou envio de mensagens por e-mail. Além de dados pessoais, os estelionatários também pedem a transferência de dinheiro para a liberação de supostos benefícios.

Segundo o INSS, em um desses golpes os criminosos têm se passado por integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) visando pedir a transferência de dinheiro para liberar supostos valores de benefícios atrasados.

Eles ligam para o segurado argumentando que ele teria direito a receber valores atrasados de valores pagos pela Previdência Social. Para a liberação do dinheiro, é solicitado que os segurados informem dados pessoais, além de efetuar o depósito de determinada quantia em uma conta bancária.

Falsa revisão de benefício

Outra prática fraudulenta aplicada é a da falsa revisão de benefício. Nesse tipo de golpe, os estelionatários abordam os segurados e afirmam que teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios concedidos em governos anteriores. Também é solicitada a transferência de dinheiro para outra conta para a revisão fraudulenta.

Segundo a Previdência, todas as revisões de benefícios são baseadas na legislação e os segurados não precisam fazer nenhum pagamento para ter direito.

Outro tipo de situação é a da falsa auditoria geral da Previdência. Nessa modalidade, os criminosos enviam documentos a segurados convocando para uma Chamada para Resgate.

“Segundo o documento, os segurados teriam direito a resgaste de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar”, informou a Previdência Social.

Acrescentou que ela não pede dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e alerta para que ninguém disponibilize esse tipo de informação. O INSS esclareceu que não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento, nem serviços.

Ainda de acordo com a Previdência, a principal recomendação para os segurados é que não forneçam dados pessoais, não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.

Caso a pessoa tenha sido vítima de algum tipo de golpe, deve procurar a Ouvidoria e também registrar boletim de ocorrência numa delegacia da polícia civil.