O governo do Rio Grande do Norte decretou o estado vive em situação de epidemia de dengue. A publicação foi publicada no Diário Oficial (DOE) desta sexta-feira (20). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a situação se dá pela recente subida exponencial de casos da doença constatada pelos boletins epidemiológicos.
O decreto da situação de emergência facilita as ações conjuntas entre os entes e, principalmente, visa agilizar o acesso a insumos, como testes, larvicidas e inseticidas, vitais para a estratégia de combate à dengue.
A medida foi debatida em reunião na tarde de ontem (19), com a presença de prefeitos, representantes do Ministério Público e de diversos órgãos do Governo. Na ocasião, ficou definida a criação de um comitê que vai orientar os municípios na aplicação de um plano de contingenciamento da doença.
Até o dia 7 de maio, o estado registrou 11.427 casos prováveis da doença. O crescimento da doença no estado pode ser constatado na comparação com 2021, quando foram registrados no mesmo período 806 casos prováveis.
As demais arboviroses também são uma preoucupação para a Sesap. Nos primeiros cinco meses do ano, o RN registrou 3.397 casos prováveis de chikungunya e 695 casos prováveis de zika.
A secretaria orienta a população a manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquiFoto: Fotosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário