Páginas

sábado, 5 de março de 2022

Fluminense goleia Resende e assegura título da Taça Guanabara

 


O Fluminense assegurou o título da Taça Guanabara, equivalente à primeira fase do Campeonato Carioca. Neste sábado (5), o Tricolor goleou o Resende por 4 a 0, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), pela décima e penúltima rodada do Estadual. A Rádio Nacional transmitiu a partida.

A 11ª vitória seguida na temporada levou a equipe comandada por Abel Braga a 27 pontos, abrindo sete para o vice-líder Flamengo, que pode chegar a 26 pontos no máximo. Com a liderança da primeira fase garantida, o time das Laranjeiras terá pela frente, em uma das semifinais, o quarto colocado, com a vantagem do empate no placar agregado dos dois jogos. O Resende, em quinto lugar, com 12 pontos, não tem mais chances de passar de fase.

O triunfo foi basicamente construído no primeiro tempo. A um minuto, o volante Nonato rolou para Jhon Arias, na saída do goleiro Jefferson Luís. O atacante teve somente que completar para as redes. Três minutos depois, o meia Paulo Henrique Ganso lançou Arias na área. O colombiano tirou Jefferson Luís da jogada e tocou para o volante Martinelli fazer o segundo do Tricolor. Aos 37, Nonato recebeu de Ganso e finalizou. A bola desviou na marcação e saiu do alcance do goleiro do Resende.

Na etapa final, já aos gritos de “é campeão” da torcida do Fluminense, a equipe das Laranjeiras ainda fez o quarto gol. Aos 13 minutos, o lateral Samuel Xavier cruzou pela direita, o atacante Germán Cano furou, mas a bola desviou no zagueiro Heitor e foi para as redes. Aos 37, o atacante Jeffinho acertou a trave, na melhor chance do Resende. O apito final deu início à festa tricolor no gramado do Raulino de Oliveira.

O Fluminense volta a campo na quarta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), pela terceira e última fase preliminar da Libertadores. A partida será diante do Olímpia (Paraguai), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Pelo Carioca, o Tricolor encerra a participação na primeira fase no domingo que vem (13), contra o Boavista, no estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema (RJ). No mesmo dia, o Resende visita o Vasco em São Januário, na capital.

“Eis que venho em breve”, diz o Senhor: O fim dos tempos chegou? As profecias estão se cumprindo?



A Bíblia diz que os dias são maus na terra. Como podemos constatar, Jesus Cristo nos alertou sobre o fim dos tempos e quais seriam os sinais. E pelo que a humanidade passa atualmente, fica evidenciado pela Palavra de Deus que realmente estamos vivenciando o fim dos tempos, onde muitas revelações serão confirmadas a cada dia, a cada semana, mês e ano. 

Um fato que chama atenção é a atual guerra entre a Ucrânia e a Rússia. E preste atenção: 

Essa guerra pode estar entre as profecias do fim dos tempos. 
Quando o profeta Ezequiel falou sobre a guerra GOGUE e MAGOGUE, há 2.500 anos, essa profecia pode estar relacionada a guerra atual entre a Rússia e a Ucrânia. Gogue pela tradução e a revelação de estudiosos é o líder da Rússia, Vladimir Putin e Magogue é a Rússia. 

Ainda falando sobre guerra, há profecias sobre uma grande guerra e que caracteriza a TERCEIRA GUERRA MUNDIAL, mas não será agora.

QUAL SERÁ O SINAL DESTA GUERRA?
Quando algumas nações sitiarem Israel, então esse será o sinal da terceira guerra mundial. Essa coalizão de forças contra Israel conta com países aliados da Europa Oriental, Ásia e África. 

Gogue e seus aliados irão atacar Israel para marcar território e se apropriar das riquezas de Israel. 

Israel vencerá a guerra pela intervenção de Deus. 

Essa profecia está no livro de Ezequiel
Sucederá, porém, naquele dia, no dia em que vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor DEUS, que a minha indignação subirá à minha face.

Porque disse no meu zelo, no fogo do meu furor, que, certamente, naquele dia haverá grande tremor sobre a terra de Israel;

De tal modo que tremerão diante da minha face os peixes do mar, e as aves do céu, e os animais do campo, e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, e todos os homens que estão sobre a face da terra; e os montes serão deitados abaixo, e os precipícios se desfarão, e todos os muros desabarão por terra.

Porque chamarei contra ele a espada sobre todos os meus montes, diz o Senhor DEUS; a espada de cada um se voltará contra seu irmão.

E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele.

Assim eu me engrandecerei e me santificarei, e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o Senhor.

QUAIS SÃO OS SINAIS DO FIM DO MUNDO E COMO ACONTECERÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO? 

Sobre o fim do mundo, o próprio Jesus Cristo alertou aos seus seguidores sobre alguns sinais que anunciam a sua volta. 

Um dos sinais da vinda de Jesus é que desastres ocorrerão em todo o mundo. 

Assim como Mateus 24: 6-8 diz: “E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores” (Mateus 24:6-8). 

Nos últimos anos, os desastres estão ficando cada vez piores em todo o mundo - terremotos, incêndios, fomes e pragas ocorrem com frequência e são generalizados; o mundo está em constante revolta e turbulência, com guerras, violência e ataques terroristas em ascensão.  

Jesus também anunciou que a iniquidade se multiplicará entre as pessoas e o amor de muitos esfriará. 

O Senhor Jesus disse: “Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e a muitos enganarão.” E está registrado em Mateus, capítulo 24, versículo 24: “Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”

O tempo que culminará com a volta de Cristo terá um período de 7 anos, onde  surgirá o Anticristo, que sentará no trono e vai tentar se passar por Jesus. 

O Anticristo é comandado pelo príncipe deste mundo (Lúcifer). A besta que surge nas profecias da Bíblia que é a figura do Anticristo é um governante que vai surgir entre as nações e que vai tentar congregar todos os povos para o seu lado, para adorar o seu nome. 

Depois surgirá o FALSO PROFETA, que será um líder religioso e que vai auxiliar o Anticristo. 

O PERÍODO DA TRIBULAÇÃO SE INICIA COM O ACORDO DE PAZ QUE VAI SER FEITO PELO ANTICRISTO ENTRE ISRAEL, PALESTINOS E AS NAÇÕES. 

QUEM VAI INTERMEDIAR ISSO SERÁ O ANTICRISTO, QUE ALGUNS ESTUDIOSOS ACREDITAM QUE SERÁ O SECRETÁRIO GERAL DA ONU E QUE TERÁ POSSE E AUTORIDADE DE PODER DAS NAÇÕES PARA PROPOR UM ACORDO DE PAZ QUE VAI RESOLVER O CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINOS E AS NAÇÕES. 
  
O QUE ACONTECERÁ DURANTE A METADE DOS 7 ANOS, OU SEJA, OS PRIMEIROS 3 ANOS E MEIO? 

O autor do Apocalipse informa que as duas testemunhas recebem poder divino para profetizar por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco (Apocalipse 11:3). Em seguida, as duas testemunhas são identificadas com “duas oliveiras e dois castiçais que estão diante do Deus da terra”. 

Também é dito que se alguém fizer mal às duas testemunhas, sairá fogo de sua boca. Esse fogo devorará os seus inimigos, pois quem fizer lhes fizer mal, deverá ser morto (Apocalipse 11:4,5).

Além disso, também é dito que as duas testemunhas recebem poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia. Elas também têm poder para converter as águas em sangue, e para ferir a terra com pragas (Apocalipse 11:6).

Mas quando acabar o seu testemunho, a besta que sobe do abismo fará guerra contra as duas testemunhas. 

Essa besta vencerá as testemunhas e as matará. Então os corpos das duas testemunhas ficaram expostos na praça da grande cidade. Essa grande cidade é espiritualmente chamada de Sodoma e Egito, onde Cristo também foi crucificado (Apocalipse 11:7,8).

Os corpos das duas testemunhas serão vistos por homens de todas as partes da terra por um período de três dias e meio. Também não será permitido que seus corpos sejam sepultados. 

Então as pessoas celebrarão a morte das duas testemunhas. Eles presentearão uns aos outros, porque a profecia das duas testemunhas tinha atormentado os habitantes da terra (Apocalipse 11:9,10).

Mas depois de três dias e meio, Deus concederá espírito de vida novamente às duas testemunhas. Elas se levantarão e os homens ficarão atemorizados. 

Então a terra ouvirá uma grande voz do céu chamando as duas testemunhas. E assim elas subiram ao céu em uma nuvem, na presença de todos os seus inimigos (Apocalipse 11:12).

O ANTI CRISTO É REVELADO E AÍ COMEÇARÁ SEU GOVERNO NA TERRA... E NOS PRÓXIMOS 3 ANOS E MEIO HAVERÁ A SEQUÊNCIA DA GRANDE TRIBULAÇÃO E CULMINARÁ COM A VOLTA DE CRISTO, QUANDO SE COMPLETAR O TEMPO... 

Mas esse dia, nem Jesus Cristo sabe, nem os anjos, só Deus sabe o dia certo da vinda de Cristo. Isso também faz parte dos mistérios de Deus, o Criador Onipotente. 

Muitos estudiosos acreditam que assim que o Anticristo for revelado, Deus fará um arrebatamento e levará para o céu aqueles que Ele escolheu para esse primeiro momento na sua glória. 

A besta que é o Anticristo (um governante) será reconhecido e aceito por causa de sua habilidade como pacificador. Como líder da confederação multinacional, ele imporá paz a Israel e ao Oriente Médio, iniciando e formulando um tratado de paz para Israel. 

Mas a falsa paz do Anticristo não é a "paz de Jerusalém." O tratado ou aliança de paz do Anticristo só trará uma paz temporária e superficial à região. A princípio ela poderá ser eficaz e reconfortante, mas não durará. Depois de três anos e meio ela será quebrada e os gritos de alegria serão substituídos por gritos de aflição. 

Apesar dos detalhes da aliança não serem revelados na Bíblia, aparentemente ela trará grande alívio para Israel e para todo o mundo. O tempo de paz é previsto nas profecias de Ezequiel que descrevem Israel como um povo "em repouso, que vive seguro" nessa época (Ez 38.11). 

Em 1 Tessalonicenses 5.3 a frase que estará na boca do povo antes da Grande Tribulação cair sobre eles é: "Paz e segurança." .
.
A paz de que Israel desfrutará por três anos e meio se transformará tragicamente numa paz falsa e no prelúdio de um tempo de angústia incomparável, quando dois de cada três israelitas morrerão na terra (Zacarias 13.8).[2]

A MARCA DA BESTA 
A Bíblia diz que a Besta (o Anticristo) também obrigará a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa, para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.

A VINDA DO FILHO DO HOMEM 

«Logo depois da tribulação daqueles dias, o sol vai ficar escuro, a lua não brilhará mais, e as estrelas cairão do céu, e os poderes do espaço ficarão abalados. Então aparecerá o sinal do Filho do Homem no céu; todas as tribos da terra baterão no peito, e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. Ele enviará seus anjos que tocarão bem alto a trombeta, e que reunirão os eleitos dele, desde os quatro cantos da terra, de um extremo do céu até o outro.»

A ressurreição dos que morreram em Cristo. Ao soar a trombeta que anuncia o retorno de Cristo, os justos falecidos ressuscitarão incorruptíveis e imortais (1 Coríntios 15:51 a 53). Naquele momento, “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:16). Em outras palavras, eles ressuscitarão antes que os justos vivos sejam levados aos ares para o encontro com o Senhor.

Os ressuscitados unem-se novamente àqueles que choraram a sua partida. Neste momento eles exultam grandemente: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1 Coríntios 15:55). 

Não serão os corpos enfermos, envelhecidos ou mutilados que desceram à sepultura que se erguerão no momento em que os justos retornarem a vida: ao contrário, seus corpos serão novos, imortais, perfeitos, não mais revelando as marcas do pecado que os fizera entrar em decadência. 

Os santos ressurretos experimentarão o término da obra de restauração efetuada por Cristo, passando a refletir imagem de Deus na mente, na alma e no corpo (1 Coríntios 15:42 a 54). 

E A PARTIR DAÍ, CRISTO REINARÁ MIL ANOS COM OS SEUS SANTOS

Enquanto os santos estão no céu e os ímpios estão mortos, o diabo estará limitado a esta terra deserta durante 1000 anos. 

A Bíblia diz em Apocalipse 20:1-3 “E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. 

Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.”

Ao final dos 1000 anos a Nova Jerusalém descenderá do céu à terra. 

Apocalipse 21.1-8 - Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.

Então ouvi grande voz vinda do trono, dizendo:
Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles.Eles serão povos de Deus e Deus mesmo estará com eles.

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas.

E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito.

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim.

Eu, a quem tem sede darei de graça da fonte da água da vida.

O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho.

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Nessa altura os ímpios ressuscitados e Satanás liberado tentarão apoderar-se da cidade de Deus. 

A Bíblia diz em Apocalipse 20:7-9 “Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha final que é chamada de Armagedom. 

E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou.”

E nessa altura serão destruídos pelo fogo do inferno. 

E então, o mal será destruído para sempre... 

Em resposta às lamentações e queixas da comunidade do após exílio em Israel (Isaías 63.15-64.12), Deus diz:

Pois eis que crio novos céus e uma nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio, porque eis que eu crio para Jerusalém alegria
e para o seu povo regozijo (Isaías 65.17-18).

Deus não está retardando a sua promessa de resgatar os seus escolhidos, mas aguarda a conversão dos pecadores, pois ele quer que todos cheguem ao conhecimento da verdade e alcancem a salvação. 

ESSE ARTIGO EM FORMA DE REPORTAGEM NÃO TEM O INTUITO DE AMEDRONTAR AS PESSOAS EM RELAÇÃO AO QUE ACONTECERÁ NO MUNDO, MAS CONTRIBUIR PARA AUMENTAR A NOSSA FÉ naquele que Era, que É e que vem pelos séculos dos séculos amém. 

Por Paulo Júnior – A Máquina da Notícia / A indústria da informação 

SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS

Prouni: cerca de 30% dos pré-selecionados usaram nota do Enem

 


Cerca de 30% dos estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni) são candidatos que usaram as notas do Enem de 2020. Segundo o Ministério da Educação, dos 188.127 candidatos pré-selecionados na primeira chamada, 55.269 usaram a nota do Enem 2020 e 132.858 a nota do Enem 2021.

Além desses, outros estudantes que fizeram o Enem 2020 poderão ser pré-selecionados, tanto na segunda chamada do Prouni, cujo resultado será divulgado no dia 24 de março, como, também, por meio da lista de espera.

Todos os pré-selecionados devem observar os prazos para apresentar a documentação que comprove as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo vai até 14 de março. Após a análise da documentação, que deve ser entregue na instituição para a qual o estudante foi pré-selecionado, o candidato saberá se foi aprovado ou não para obter a bolsa.

Balanço

Ao todo, 544.755 candidatos se inscreveram nesta edição do Prouni, que ofertou um número recorde de bolsas: 273.001, sendo 181.036 bolsas integrais e 91.965 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade do curso. A distribuição desse número superior de bolsas integrais foi observada em 23 estados e no Distrito Federal.

Dos 19.584 cursos com oferta de bolsas para esta edição, os dez que obtiveram o maior número de inscritos foram, nesta ordem: medicina; direito; enfermagem; psicologia; administração; fisioterapia; pedagogia; odontologia; educação física; e biomedicina.

Ao todo, 1.085 instituições privadas de ensino superior, em todos os estados e no Distrito Federal, oferecem bolsas via Prouni. Os cinco estados com os maiores números de bolsas ofertadas foram: São Paulo; Minas Gerais; Paraná; Rio Grande do Sul; e Bahia.

sexta-feira, 4 de março de 2022

IFRN: dois Processos Seletivos são realizados

 


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) anuncia a realização de dois novos Processos Seletivos, que tem por objetivo o preenchimento de quatro vagas destinadas à contratação de Professores Substitutos, a fim de atuarem no ensino básico, na educação profissional de nível médio e no ensino superior.

Há oportunidades disponíveis entre as seguintes disciplinas, conforme os respectivos editais e Campus:

  • Edital nº 3/2022 - Campus Lages: administração financeira (1);
  • Edital nº 6/2022 - Campus Natal - Zona Norte: fundamentos de administração gestão de negócios e marketing (1); rede de computadores (1); e didática (1).

Para concorrer a uma das chances ofertadas, é necessário que o candidato possua graduação na respectiva área do cargo pleiteado. Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 40 horas semanais, referente a remuneração mensal que alterna entre R$ 3.130,85 a R$ 5.831,21.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar de um do Processo Seletivo nº 3/2022, podem se inscrever a partir das 10h de 28 de fevereiro de 2022 até o dia 6 de março deste mesmo ano, por meio do site do IFRN. Entretanto, as inscrições referentes ao edital nº 6/2022, poderão ser realizadas a partir das 10h de 25 de fevereiro de 2022 até 13 de março deste mesmo ano.

Vale ressaltar que, o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 78,00, deve ser efetuado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). No entanto, os candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital, puderam solicitar a isenção da taxa.

Como forma de seleção, os candidatos serão submetidos aplicação de prova de desempenho e prova de títulos, realizadas de forma remota ou presencial, com base nos critérios de pontuação estabelecidos no documento de seleção.

Vigência

De acordo com os editais de abertura, os Processos Seletivos terão validade durante dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, ambos com possibilidade de prorrogação por igual período.

Edital de Processo Seletivo é divulgado pela SEEC - RN

 


Secretaria de estado de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC - RN) tornou pública a realização de um novo Processo Seletivo Simplificado, que é destinado à formação de cadastro reserva de professores bolsistas, a fim de atuarem nas unidades prisionais para exercer as funções docentes nos cursos profissionais de Formação Inicial Continuada (FIC) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As oportunidades são para os cursos de Aplicador de Revestimento Cerâmica; Pedreiro de Revestimento de Argamassa; Marceneiro; Padeiro; Pedreiro de Revestimento de Argamassa; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Pedreiro de Alvenaria; Preparador de Doces e Conservas; Aplicador de Revestimento Cerâmico e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.

Os profissionais deverão atuar nas seguintes unidades prisionais/municípios: Cadeia Pública de Natal; Centro de Detenção provisório de Apodi; Complexo Penal Agrícola Dr. Mario Negócio; Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros; Cadeia Pública de Natal; Penitenciaria Estadual de Parnamirim; Penitenciaria do Seridó; Penitenciaria Estadual Dr. Francisco Nogueira Fernandes Alcaçuz.

Aos profissionais admitidos, estes irão desempenhar funções em carga horária de 160 horas semanais ou mensais e contarão com salários de R$ 25,00 a R$ 35,00 por hora.

Procedimentos para participação

Para participar, os interessados podem efetuar as inscrições a partir das 8h do dia 21 de fevereiro de 2022 até às 23h59 do dia 6 de março de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da Secretaria.

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante a análise curricular e documental, de acordo com os critérios de pontuação estabelecidos no edital.

SEEC - RN divulga Processo Seletivo para cadastro reserva

 


Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), no estado do Rio Grande do Norte, tornou pública a abertura das inscrições de seu novo Processo Seletivo Simplificado para a formação de cadastro de reserva e a contratação temporária de Professor e de Especialista de Educação para a atuação em diversas áreas na educação profissional, no sistema prisional e socioeducativo, no campo, indígena e quilombola.

As vagas estão disponíveis conforme a área e a função:

  • Professor - Base Comum: Arte; Ciências Biológicas; Educação Física; Ensino Religioso; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Atividade Polivalente; Educação Especial; Educação Especial - Intérprete/Tradutor de Libras; Química; Sociologia;
  • Professor - Educação Profissional: Informática; Manutenção e Suporte em Informática; Administração; Redes de Computadores; Administração; Sistemas de Energia Renovável; Eletrotécnica; Segurança do Trabalho; Informática; Guia de Turismo; Mineração; Sistemas de Energia Renovável; Agroecologia; Edificações; Meio Ambiente; Guia de Turismo; Nutrição e Dietética; Alimentos; Vestuário; Planejamento e Controle de Produção;
  • Professor - Educação do Campo: Arte; Ciências Biológicas; Educação Física; Ensino Religioso; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Atividade Polivalente; Educação Especial; Educação Especial - Intérprete/Tradutor de Libras; Química; Sociologia; Ciências Agrárias; Linguagens; Ciências da Natureza; Matemática; Ciências Humanas;
  • Professor - Educação no Âmbito Urbano - Espaços Não Escolares: Linguagens; Ciências da Natureza; Matemática; Ciências Humanas;
  • Professor - Educação Escolar Quilombola: Arte; Ciências Biológicas; Educação Física; Ensino Religioso; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Atividade Polivalente; Educação Especial; Educação Especial - Intérprete/Tradutor de Libras; Química; Sociologia; Ciências Agrárias; Linguagens; Ciências da Natureza; Matemática; Ciências Humanas;
  • Professor - Educação Indígena: Arte; Ciências Biológicas; Educação Física; Ensino Religioso; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Atividade Polivalente; Educação Especial; Educação Especial - Intérprete/Tradutor de Libras; Química; Sociologia; Ciências Agrárias; Linguagens; Ciências da Natureza; Matemática; Ciências Humanas;
  • Professor - Sistema Prisional: Linguagens; Matemática; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Educação Física;
  • Professor - Sistema Socioeducativo: Linguagens; Matemática; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Educação Física;
  • Especialista de Educação: Assistente Pedagógico; Suporte Pedagógico.

O candidato selecionado atuará em jornada de trabalho de 30 horas semanais, com remuneração de R$ 3.031,18.

Para participar, o candidato deve: ter escolaridade entre níveis médio ou superior, ter nacionalidade brasileira; estar em dia com as obrigações eleitorais; estar em dia com as obrigações militares para os candidatos do sexo masculino; ter idade mínima de 18 anos; ter aptidão física e mental para o exercício do cargo, comprovadas por meio de laudos médicos; entre outros requisitos presentes na seletiva.

Dentro do total de funções, há vagas exclusivas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados do edital.

Procedimentos para participação:

As inscrições possuirão o valor de R$ 30,00 e ocorrerão no período de 3 a 9 de março de 2022, via internet, pelo site. Poderá requerer a isenção o candidato que for doador de sangue até o dia 4 de março de 2022.

A seleção será por meio da análise dos documentos inseridos no momento da inscrição, levando em conta a formação acadêmica e a experiência profissional nas modalidades presentes.

O contrato temporário terá vigência de até 12 meses, prorrogável por igual período, de acordo com a necessidade da SEEC. O prazo de validade do Processo Seletivo também será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo

Ambev recebe inscrições para novo auxílio de R$ 150. Veja como participar


Ambulantes e catadores que ficaram sem possibilidade de gerar renda por conta do cancelamento do Carnaval podem solicitar o novo auxílio da Ambev. A cervejaria vai conceder no mínimo R$ 150 por trabalhador como forma de minimizar suas perdas financeiras.

O benefício contempla cidades onde a festa é bastante popular e garante a renda de muitas famílias. São elas: Rio de Janeiro (RJ), Olinda (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC), além do Distrito Federal (DF).

Como solicitar?

No caso dos ambulantes, o primeiro passo para receber o auxílio é se inscrever até o dia 5 de março, no site www.ambev.com.br/parceirosdeoutroscarnavais. Já os catadores terão que se cadastrar junto à Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT).

A ação conta com a parceria do aplicativo Zé Delivery. Todas as vendas realizadas no período da campanha terão R$ 5 do seu valor destinado aos pagamento de um extra aos trabalhadores. A divisão do dinheiro arrecadado será feita de forma igualitária entre os participantes.

A Ambev estima que cerca de 23 mil pessoas serão contempladas com o valor mínimo de R$ 150. A empresa destinou cerca de R$ 5 milhões para realizar os pagamentos.

Carnaval 2022

As comemorações do Carnaval foram canceladas ou adiadas em diversas cidades brasileiras por conta da Ômicron, nova variante da covid-19. O objetivo dos governos é reduzir a circulação de pessoas nas ruas e o consequente aumento no número de casos da doença.

Soldados russos capturados afirmam que “não sabem o que estão fazendo” na invasão

 


Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (3), o encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia, Anatoliy Tkach, afirmou que as tropas russas se mostraram confusas quanto ao objetivo de Moscou com a ação militar no território vizinho, e que “todos eles dizem a mesma coisa, eles não sabem o que estão fazendo na Ucrânia”.

O representante ucraniano no Brasil afirmou que o país consolidou depoimentos dos soldados russos que foram capturados durante a invasão ao país do Leste Europeu.

Segundo Anatoliy, foram encontrados relatórios preocupantes que apontam que os russos deslocaram um sistema de mísseis para cidades fronteiriças, supostamente direcionadas para o seu próprio território com o objetivo de uma acusação falsa contra a Ucrânia.

Durante a entrevista coletiva, o diplomata afirmou que os ocupantes russos estão desmoralizados e se entregando para pedir comida, atribuindo isso ao heroísmo dos defensores, dos militares e também dos civis que estão armados e ajudando a prender os soldados inimigos.

O encarregado de negócios disse que já estão aplicadas novas sanções contra a Rússia, pois, segundo ele, “a Rússia virou tóxica” e os russos se tornaram “sinônimo de barbaridade”.

Nesta frente, ele relembrou a votação da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorreu nesta quarta-feira (2), condenando os atos de agressão da Rússia à Ucrânia.

Tkach comentou ainda que a situação humanitária no país é precária devido aos bombardeios em massa nas cidades e em bairros residenciais. Em tom de agradecimento, ele citou a suspensão dos serviços de manutenção e venda de defesas para a Rússia por parte da Embraer, e também o envio de ajuda pelo governo brasileiro através de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

“É uma boa notícia que o governo do Brasil decidiu mandar no dia 7 de março uma carga de ajuda humanitária de 11 mil toneladas. Agradecemos muito por essa decisão”, comentou.

Além disso, Tkach analisou os dados da ONU, que já somam mais de um milhão de refugiados ucranianos e milhares de deslocados internos dentro do país. Apesar disso, o representante falou que, até agora, “não é grande” o volume de ucranianos que têm interesse em vir para o Brasil.

*Sob supervisão de Rodrigo Vasconcelos

Ucrânia diz que incêndio em usina nuclear não afetou equipamentos essenciais


A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou, sexta-feira (4), que equipamentos “essenciais” no local da usina nuclear de Zaporizhzhia não foram afetados pelo incêndio, segundo autoridades ucranianas.Ainda acrescentou que o “funcionários da fábrica (estão) tomando ações mitigatórias”.

De acordo com a Ucrânia, um prédio de treinamento fora do perímetro da usina foi atingido. O diretor de Zaporizhzhia disse à rede de televisão Ukraine 24 que a segurança contra radiação havia sido estabelecida no local.

O porta-voz Andrii Tuz afirmou que a usina não sofreu nenhum dano crítico, embora apenas uma unidade de geração de energia entre seis esteja operando. Ele ainda declarou que pelo menos uma unidade geradora de energia da usina nuclear foi atingida durante o conflito.

“Muitos equipamentos técnicos foram atingidos”, explicou o porta-voz à CNN. Tuz ainda comunicou que as tropas ucranianas estão com o controle de Zaporizhzhia.

Auxílio de R$ 1.200 já tem data de pagamento para 2022?

 


As mulheres de baixa renda que sustentam seus filhos menores de 18 anos sem ajuda de cônjuge ou companheiro podem ganhar um auxílio no valor de R$ 1.200 a partir de 2022. A proposta é tratada no Projeto de Lei 2.099/20, que segue em discussão na Câmara dos Deputados.

Quais os requisitos para receber o benefício?

Para receber o Auxílio Permanente será necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Não ter emprego formal ativo;
  • Não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial e nem ser beneficiária do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Auxílio Brasil, que será suspenso durante o recebimento do auxílio permanente;
  • Ter renda familiar mensal per capita de até 1/2 salário-mínimo ou a renda familiar mensal total de até 3 salários mínimos;
  • Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Ser microempreendedora individual (MEI); contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social; ou trabalhadora informal, seja empregada, autônoma ou desempregada.

Auxílio permanente será liberado este ano?

Para entender a possibilidade de liberação do auxílio ainda esse ano, é preciso considerar os próximos passos da proposta no Congresso Nacional. Isso porque, desde a sua criação em 2020, poucas foram as aprovações que recebeu até aqui.

Até o momento, a única Comissão que aprovou a medida foi a Comissão dos Direitos da Mulher, onde, desde então a medida aguarda pela tramitação das respectivas Comissões:

Comissão de Seguridade Social e Família;
Comissão de Finanças e Tributação;
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Essa demora pode significar que o projeto não é de interesse da maioria dos parlamentares que ainda faltam analisar a proposta. Para entrar em vigor, além da concessão por parte dos deputados, o texto deve ser votado no Senado Federal.

Recebendo o parecer favorável dos senadores, o projeto deve seguir para a sanção presidencial. Nessa etapa, o presidente Jair Bolsonaro pode vetar o Auxílio Permanente por não achar viável a sua liberação.

IFRN realiza novo Processo Seletivo no Campus São Gonçalo do Amarante

 


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo o preenchimento de uma vaga destinada à contratação temporária de Professor Visitante, a fim de atuar no apoio à execução dos programas de pós-graduação, aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão, execução de programas de capacitação docente e intercâmbio científico e tecnológico

De acordo com o documento de seleção, a oportunidade ofertada é disponibilizada na disciplina de instalações prediais, no qual o docente deve ministrar aulas no Campus São Gonçalo do Amarante.

Para concorrer a uma das oportunidades ofertadas, é necessário que o candidato possua graduação em engenharia civil ou construção civil ou construção de edifícios ou construção predial, acrescido com doutorado em engenharia ou na área de ensino. Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 40 horas semanais.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar do Processo Seletivo, podem se inscrever a partir das 10h de 24 de fevereiro de 2022 até as 20h do dia 6 de março deste mesmo ano, por meio do site do IFRN.

Vale ressaltar que, o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 260,00, deve ser efetuado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). No entanto, os candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital, puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição ente os dias 24 e 25 de fevereiro de 2022.

Como forma de seleção, os candidatos serão submetidos aplicação de exame do Currículo Lattes, além de avaliação do projeto entregue com apresentação oral, com base nos critérios de pontuação estabelecidos no documento de seleção.

Vigência

De acordo com o edital de abertura, a contratação será firmada pelo período de 12 a 48 meses. Entretanto, o Processo Seletivo terá validade durante dois anos, a contar a data de publicação da homologação do resultado final, ambos com possibilidade de prorrogação por igual período.


quinta-feira, 3 de março de 2022

Ataque russo incendeia maior usina nuclear da Europa

 

O prefeito da cidade ucraniana de Energodar, Dmytro Orlov, afirmou que um ataque promovido pelas tropas russas provocou um incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior desse tipo em toda a Europa.

O ataque teria ocorrido nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (4) no horário local (por volta de 21h de quinta, dia 3, pelo horário de Brasília). A informação foi divulgada pelo prefeito por meio de postagem em uma rede social.

Mais cedo, autoridades ucranianas informaram que as tropas russas estavam intensificando os esforços para tomar a usina, localizada no sudeste da Ucrânia, e tinham entrado em Energodar com tanques.

A Rússia já havia conquistado a extinta usina de Chernobyl, a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital da Ucrânia, Kiev.

Prefeitura de Santana do Matos – RN divulga Processo Seletivo para estagiários


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Santana do Matos, por meio do Centro de Integração Empresa Escola – Ciee, torna público a abertura de inscrições para Processo Seletivo, o qual destina-se a contratação de 25 estagiários de nível superior.

As chances são destinadas aos estudantes dos seguintes cursos:

  • Ensino Superior I: Pedagogia e demais cursos na área do magistério (15).
  • Ensino Superior II: Pedagogia (6).
  • Ensino Superior III: Administração; Ciências Contábeis; Economia; Ciência e Tecnologia e Sistemas de Informação, ou áreas afins (1).
  • Ensino Superior IV: Serviço Social e Pedagogia (2).
  • Ensino Superior V: Educação Física (1).

Ao ser contratado, o estagiário exercerá funções em jornadas de 30 horas semanais, referente a remuneração mensal no valor de R$ 500,00.

Para concorrer a uma das oportunidades oferecidas é necessário que o candidato preencha alguns requisitos, dos quais: ter nacionalidade brasileira ou ser naturalizado; estar quite com as obrigações eleitorais e militares, se do sexo masculino; não possuir vínculo empregático ou estatutário com quaisquer dos entes federativos; apresentar comprovante de matrícula no ensino superior, dentre outras condições estabelecidas pelo edital.

Inscrição

Os interessados em participar devem se inscrever via internet, no período de 3 e 4 de março de 2022, acessando a página Faça seu Currículo no site do Ciee, no horário das 8h às 12h.

Seleção

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante análise de rendimento acadêmico. O resultado final com os aprovados será publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte e afixado em mural na Prefeitura Municipal, na data provável de 9 de março de 2022.

Este Processo Seletivo será válido até o dia 31 de dezembro de 2022, podendo ser prorrogado por igual período.