Páginas

sábado, 17 de setembro de 2022

Rádio Universo de São Fernando estreia Programa A VOZ DA COMUNIDADE neste domingo

 


Neste domingo (18), a Rádio Universo Web de São Fernando (www.universowebradio.com.br) estreia mais um programa jornalístico. A VOZ DA COMUNIDADE (programa de entrevistas e debates) será apresentado pelo radialista e diretor da Rádio Universo, Benilson Silva, a partir das 11 horas da manhã e com encerramento previsto para o meio-dia. O programa também será retransmitido pela Rádio Universo Online de Caicó (www.radiouniversoonline.com.br).

De acordo com Benilson, o programa A VOZ DA COMUNIDADE será aberto para todos os setores da sociedade e busca dá vez e voz para todas as pessoas que se dispuserem a participar. “Não teremos distinção de classe social, crença, raça ou qualquer outro seguimento que a pessoa representa ou não”, afirmou Benilson.

No programa de estreia, Benilson fará uma homenagem ao saudoso Joaquim Gaspar, com a participação de personalidades políticas, sindicais e da crônica radiofônica seridoense.

As Rádios Universo Web de São Fernando e Universo Online de Caicó integram a Rede Hits de Rádio, onde participam da programação via satélite através do Programa Frequência de Classe, apresentado por Benilson Silva das 18 às 20 horas e antecedendo o Jornal da Noite com Paulo Júnior (a máquina da notícia).

O Frequência de Classe e retransmitido para mais de 1.000 cidades e vários estados do Brasil, de segunda a sexta. O jornalismo da Rádio Universo também participa com informações do Seridó do Jornal da Hits, de segunda a sexta, às 7 horas da manhã,


 

Forró da Casa Amarela é atração em São Fernando

 


Na reta final, Lula busca evangélicos e jovens e Bolsonaro eleva críticas ao mensalão e petrolão

 


Na reta final da campanha eleitoral, há duas semanas para o 1° turno, os quatro principais candidatos à sucessão presidencial definiram estratégias políticas para tentar alavancar os índices de intenção de voto.

Na liderança, conforme indicam as pesquisas eleitorais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, esboçou plano para tentar avançar sobre o eleitorado de seus principais adversários, num esforço para tentar vencer no 1° turno.

O foco, segundo dirigentes petistas envolvidas na campanha, será tanto os evangélicos como os jovens. No primeiro grupo, o presidente Jair Bolsonaro, do PL, apresenta larga vantagem com esse eleitor, mas, segundo a última edição do Datafolha, caiu a diferença em relação a Lula, que passou de 23 para 17 pontos percentuais.

A ofensiva de Lula deve ser principalmente sobre a mulher evangélica de baixa renda que, na avaliação de estrategistas petistas, tem maior preocupação com a situação econômica do país e é contrária à pauta armamentista da atual gestão.

Em paralelo, o petista planeja intensificar campanha nas redes sociais, com conteúdo principalmente no Instagram e no TikTok, com o intuito de se reaproximar do eleitor jovem.

A última edição da Genial/Quaest mostrou oscilação negativa de Lula sobre o eleitorado de 16 a 34 anos. E é sobre esse perfil que o candidato do PDT, Ciro Gomes, tem maior índice de intenção de voto.

Para avançar sobre o eleitorado de Ciro, em busca do chamado “voto útil”, a campanha petista organiza um evento no Anhembi, em São Paulo, com a presença de artistas e cantores para se reaproximar desse eleitorado.

Já Bolsonaro deve intensificar a campanha de desconstrução da imagem de Lula, antecipando para o 1° turno críticas sobre os escândalos de corrupção dos governos petistas, como o mensalão e o petrolão.

A ideia é relembrar nos palanques eletrônicos, televisão e rádio, personagens como José Dirceu, Antonio Palocci e Delúbio Soares. O objetivo é tentar aumentar o índice de rejeição de Lula, evitando que a disputa eleitoral seja definida em 2 de outubro, no 1° turno.

Entre as estratégias estabelecidas para tentar reeleição de Bolsonaro, já na próxima semana, o marketing da campanha pretende explorar imagens da viagem do presidente ao Reino Unido e aos Estados Unidos. O objetivo é fazer um contraponto a Lula e mostrar que Bolsonaro tem diálogo internacional.

Na equipe à reeleição, há ainda a defesa para que Bolsonaro conceda entrevistas para veículos internacionais, de países como Estados Unidos, Rússia e China. O objetivo é tentar melhorar a imagem do Brasil em resposta à críticas feitas por publicações da União Europeia.

O candidato do PDT, por sua vez, buscará o eleitorado indeciso. Segundo o Datafolha, o chamado voto volátil representa 21% do total e, quase um quarto dele, tem preferência por Ciro.

Na tentativa de conquistar o eleitor, o pedetista pretende aumentar sua atuação no Sudeste e no Sul. Segundo pesquisas internas do partido, as duas regiões são as que apresentam maior demanda pela chamada “terceira via”.

Já a candidata do MDB, Simone Tebet, tentará alavancar a sua intenção de voto sobre a eleitora mulher de baixa renda, que hoje tem preferência pelo candidato do PT. Para isso, a propaganda eleitoral de Tebet deve explorar viagem recente da emedebista ao Nordeste.

A estratégia é, assim, herdar votos que podem abandonar Lula diante da ofensiva de Bolsonaro para tentar aumentar a rejeição do petista. Na reta final, Simone também pretende conceder entrevistas a programas populares, na tentativa de se aproximar desse perfil de eleitor.

 

 

Luiz Eduardo parabeniza Rio do Fogo pela Emancipação Política neste sábado

 




Pesquisa ITEM: Fábio Dantas tem crescimento avassalador e já empata com Styvenson; VEJA NÚMEROS

 

Após receber o apoio do Presidente Jair Bolsonaro, o ex-vice-governador Fábio Dantas (SD) cresceu de maneira surpreendente, já empatando com o candidato Styvenson Valentim (PODE).

Confira os números da pesquisa de hoje:

Pesquisa espontânea

Fátima Bezerra 35,0%

Styvenson Valentim 13,0%

Fábio Dantas 13,0%

Clorisa Linhares 2,5%

Daniel Morais 1,5%

Rosália Fernandes 0,5%

Antônio Bento 0,5%

Rodrigo Vieira 0,5%

Outros nomes citados 1,5%

Indecisos, Brancos e nulos 32,0%.

OBS: Nazareno Neris não foi citado nessa amostra espontânea

Estimulada

Fátima Bezerra 44,0%

Styvenson Valentim 19,0%

Fábio Dantas 18,0%

Clorisa Linhares 2,5%

Rodrigo Vieira 1,5%

Daniel Morais 1,0%

Rosália Fernandes 1,0%

Antônio Bento 0,5%

Nazareno Neris 0,0%

Indecisos, brancos e nulos 12,5%

Rejeição

Fátima Bezerra 23,0%

Styvenson 18,5%

Fábio Dantas 13,0%

Daniel Morais 6,0%

Clorisa Linhares 4,0%

Rosália Fernandes 4,0%

Antônio Bento 3,0%

Rodrigo Vieira 3,0%

Nazareno Neris 2,0%

Indecisos, brancos e nulos 23,5%.

O Instituto Item ouviu 1.600 eleitores entre os dias 12, 13 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2,45 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-03058/2022 e BR-02062/2022.

Terra Brasil Notícias

 

 

Nenhum candidato poderá ser preso a partir deste sábado

 


A partir deste sábado (17), nenhum candidato a cargos eletivos nas eleições deste ano poderá ser detido ou preso, a menos que seja em flagrante delito. A regra está prevista no Código Eleitoral e no calendário eleitoral de 2022 aprovado pelo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida vale até 48 horas após o encerramento do pleito, marcado para 2 de outubro.

Por meio dessas regras, a Justiça Eleitoral busca evitar que abusos sejam cometidos no período, em especial, perseguições políticas que resultem no afastamento de candidatos de suas campanhas, ou mesmo a provocação de repercussões negativas contra adversários políticos.

De acordo com o Art. 236 do Código Eleitoral, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo o caso de flagrante delito”.

Ainda segundo a legislação, nenhuma autoridade poderá, desde 5 dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, “prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.

Caso ocorra “qualquer prisão”, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente. Caso o juiz verifique a ilegalidade da detenção, caberá a ele relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da prisão.

 

Eleições 2022: Confira a agenda dos candidatos ao governo do RN neste sábado (17)

 


Os candidatos seguem com a campanha eleitoral neste sábado (17). Confira a seguir os compromissos dos postulantes ao governo do Rio Grande do Norte.

Confira:

ANTÔNIO BENTO (PRTB)

9h - Visita na cidade de Mossoró
15h - Visita em Assú

CLORISA LINHARES (PMB)

9h30 - Debate em emissora de rádio em Natal
13h40 - Reunião no bairro Planalto
17h - Carreata em Itajá

DANNIEL MORAIS (PSOL)

9h30 - Debate em emissora de rádio em Natal
12h - Reunião com correligionários na sede do partido

FÁBIO DANTAS (Solidariedade)

10h30 - Debate em emissora de rádio em Natal
16h - Visita a cidade de Coronel Ezequiel
19h - Participa de carreata e comício em Lagoa de Pedras
20h - Participa de comício em Passa e Fica

FÁTIMA BEZERRA (PT)

9h - Caravana em São Miguel do Gostoso, Touros, Rio do Fogo e Pureza

NAZARENO NERIS (PMN)

Não informou

RODRIGO VIEIRA (DC)

Não informou

ROSÁLIA FERNANDES (PSTU)

10h - Assina carta de compromisso em apoio à cultura potiguar em Cidade Alta, em Natal

STYVENSON VALENTIM (Podemos)

Não informou

 

Mega-Sena acumulada deste sábado pode pagar R$ 125 milhões

 


O Concurso 2.521 da Mega-Sena, que será realizado hoje (17) à noite em São Paulo, deverá pagar o prêmio de R$ 125 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

Ninguém acertou os seis números no último concurso (2.520), quinta-feira (15), e o prêmio ficou acumulado. Foram sorteadas as dezenas 02 - 17 - 22 - 41 - 58 e 60.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

 

Dia Mundial da Limpeza tem ações no litoral potiguar; confira

 


Mais de mil voluntários potiguares preparam, neste sábado (17), uma das maiores iniciativas do mundo: o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). Em Natal, a programação será marcada pela limpeza de toda a orla da cidade. Esta é a 5ª edição realizada na capital potiguar.

A concentração está marcada para às 8h30, na Praia da Redinha. Até às 12h, os voluntários atuarão nos seguintes pontos: Iate Clube - Regata Marinha, Praia do Forte, Praia de Miami/Areia Preta, Hospital Universitário Onofre Lopes e Mãe Luiza.

Já a partir das 14h, a iniciativa acontecerá em outros diferentes locais: Iate Clube - Gamboa do Jaguaribe, Praia do Meio, Ponta Negra I, Vale das Cascatas (início Via Costeira) e Ponta Negra II, encerrando às 17h30. O evento também poderá acontecer em outras partes da orla, respeitando a tábua de maré.

“Essas praias são os principais alvos dessa ação, mas ela se estende por toda a cidade, aonde quer que esteja qualquer voluntário. Motivaremos toda população a participar aonde ela quiser atuar, porém cada um deve se preparar com equipamentos e materiais necessários para a coleta de lixo, como também escolher o local e destinar o lixo coletado em pontos oficiais da Urbana, para que esse lixo não tenha um destino inadequado”, explica a líder estadual do Dia Mundial da Limpeza, Nayara Azevedo.

Ação na zona Norte

Na zona Norte de Natal, o evento é organizado por Kelly Dantas, líder inscrita no Instituto Limpa Brasil - organização sem fins lucrativos que atua no Brasil como parceira do movimento global Let´s Do It. A programação terá início às 9h com a limpeza solidária e recebimento de roupas, calçados e brinquedos em bom estado. Dando continuidade, às 9h30, será a vez da limpeza mental e aula de alongamento e dança. Para fechar, das 10h às 12h, o drivethru ambiental arrecadará lixo reciclável (limpo) e lixo eletrônico.

Marinha do Brasil

Em Natal, os militares da Marinha do Brasil atuarão no rio Potengi e Gamboa do Jaguaribe, com realização de regata ecológica, que terá a participação de crianças e adolescentes do Instituto Navegar, bem como na Praia do Forte, em conjunto com os escoteiros do mar.

Já em Nísia Floresta, mergulhadores atuarão na retirada de resíduos submersos na Lagoa de Arituba. As atividades integram a agenda de comemorações alusivas ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Ações em Pipa

O Preserve Pipa em parceria com o Projeto Tamar realizam durante o fim de semana várias ações de limpeza nas praias de Pipa. Neste sábado (17), a ação acontece na Praia do Amor e na Praia do Centro. No domingo (18), será a vez da Praia do Madeiro.

Além dos participantes do Preserve Pipa e Projeto Tamar, a iniciativa busca motivar toda população a participar junto. Para aqueles que desejarem colaborar como voluntário, basta ir a um dos pontos de encontro a partir das 11h, no sábado (17) será no Canana da Carol na Praia do Amor e no domingo (18), o ponto de encontro será na Barraca Madeiro Drinks, na Praia do Madeiro.

A maratona em favor da sustentabilidade também contará com ação do Projeto Tamar para turistas, frequentadores e moradores sobre conscientização ambiental e as consequências causadas pelo lixo às tartarugas e golfinhos tão presentes no litoral do RN, especialmente na Praia da Pipa. 

O lixo pode causar obstruções do trato digestório comprometendo a capacidade de se alimentarem ou a má nutrição, podendo levar até os animais à morte; doenças; diminuição da reprodução, do crescimento e da longevidade.

“É extremamente importante essa conscientização de todos sobre a preservação do meio ambiente e como isso impacta em todas as esferas, seja na natureza, na economia, no turismo e nas nossas vidas. Por isso estamos empenhados a levar essa causa como algo primordial na preservação da nossa querida Praia da Pipa”, afirma Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.

O movimento Preserve Pipa já realiza limpezas rotineiras na praia e ações periódicas de preservação e valorização de um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte. Entre as ações, para garantir a proteção das belezas naturais que atraem visitantes de todo o mundo, o Movimento realiza a coleta seletiva de resíduos com certificado de rastreabilidade emitida pela Associação de Catadores de Reciclagem de Arez, AMAREZ.

Em parceria com a Pipa Limpa, responsável por capacitar os associados para realização da coleta seletiva que a Amarez recolhe, com conteúdos voltados para a educação ambiental.  Essa rastreabilidade consiste em uma certificação de que o Preserve Pipa irá garantir o encaminhamento dos materiais recicláveis para destinos ambientalmente corretos. A estimativa é desviar do aterro sanitário pelo menos meia tonelada de resíduos por mês.

Limpeza em Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim, em parceria com a Câmara de Vereadores, realizam uma ação de limpeza na Praia de Pirangi, a partir das 9 horas, deste domingo (18).

Na ocasião, haverá a entrega de mudas e disponibilização de ecoponto, visando a separação e o recolhimento de resíduos eletrônicos e materiais recicláveis, além de uma tenda com exposição de medidas sustentáveis realizadas pela Casa Legislativa.

 

Sistema prisional do RN tem um caso confirmado e três suspeitos de varíola dos macacos

 


O sistema prisional do Rio Grande do Norte tem um caso confirmado de varíola dos macacos. A monkeypox foi registrada em um detento no Presídio Estadual de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.

Além dessa ocorrência, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) monitora três casos suspeitos em apenados do Presídio Estadual do Seridó, mais conhecido como Pereirão, em Caicó. De acordo com a secretaria, os presos estão em isolamento e sendo acompanhados pelas equipes de saúde das unidades prisionais. 

"A Sesap também acompanha de perto, junto às equipes de saúde prisional, os casos suspeitos e confirmado em estabelecimentos prisionais do RN, especificamente em Parnamirim e Caicó, orientando o isolamento e tratamento dos internos", informou em nota.

Em boletim divulgado nesta sexta-feira (16), a secretaria apontou 60 casos confirmados no estado. Ao todo, 11 municípios já registraram a doença. Natal e Parnamirim são os que têm mais ocorrências.

 

Botafogo e Coritiba jogam para se afastar da zona do rebaixamento

 


O Botafogo recebe o Coritiba, a partir das 19h (horário de Brasília) deste sábado (17) no estádio do Engenhão, pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro com a clara intenção de se afastarem do Z4 da competição. A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo.

Ocupando a 12ª posição com 31 pontos, a apenas cinco do 17º colocado Cuiabá, o Alvinegro sabe que pontuar em casa é fundamental para permanecer distante da zona perigosa. E a necessidade de vitória aumenta ainda mais quando se considera o fato de que na última rodada o time de General Severiano não passou de um empate sem gols com o América-MG em pleno Nilton Santos.

Segundo o técnico português Luís Castro, o objetivo é somar três pontos tanto dentro como fora de casa, mas a meta não tem sido alcançada: “Todos acham que em casa é para vencer, e fora pode perder. Já eu acho que devemos ganhar em casa e fora. E estamos vencendo mais fora do que em casa. Jogamos sempre com a possibilidade de vencer, produzimos para isso”.

O Coritiba está em situação parecida na classificação, ocupando a 16ª posição com 28 pontos, muito perto do Z4. Mas, diferente do Alvinegro, o Coxa vem de um triunfo em casa, de 2 a 0 sobre o Atlético-GO.

E, para ficar melhor posicionado na tabela, o Coxa terá que quebrar um retrospecto incômodo, ainda não venceu fora de casa no atual Brasileiro, tendo conquistado apenas dois pontos em 12 partidas. Porém, o Botafogo não tem ido bem quando tem o mando de campo, o que pode ser uma oportunidade para a equipe do Paraná.

“Temos que aproveitar a oportunidade para tentar vencer fora de casa, pois sabemos que, jogando em casa, eles não estão em uma sequência boa. Mas sabemos que a equipe deles é bem qualificada”, afirmou o lateral-esquerdo Rafael Santos.

Porém, o técnico Guto Ferreira tem problemas justamente no setor ofensivo para a partida, pois o artilheiro Léo Gamalho é desfalque por conta de dores musculares e o argentino Adrián Martínez está suspenso.

Transmissão da Rádio Nacional

A Rádio Nacional transmite Botafogo e Coritiba com a narração de Rodrigo Campos, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Rafael Monteiro e plantão de Luiz Ferreira. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:

 

 

 

Anvisa aprova vacina da Pfizer contra Covid para crianças entre 6 meses e 4 anos

A aplicação de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (16). O Ministério da Saúde será responsável pelo calendário de vacinação. 

Até o momento, o uso do imunizante da Pfizer só era permitido em crianças com mais de 5 anos no Brasil. A partir dos 3 anos, as crianças já podiam receber a vacina CoronaVac.

De acordo com a Anvisa, dados e estudos clínicos conduzidos indicam a segurança e eficácia da vacina da Pfizer para bebês e crianças nessa faixa etária. O imunizante terá dosagem e composição diferentes: o processo de imunização será em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas).

As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose, completando o esquema vacinal. 

A tampa do frasco terá uma cor diferente para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação para esta faixa de idade. Será na cor vinho. Para o público de 5 a 11 anos a cor é laranja, e, para acima de 12 anos, roxa.

A vacina da Pfizer está registrada no Brasil desde o dia 23 de fevereiro de 2021. Em 16 de dezembro de 2021, a Anvisa já havia autorizado a indicação da vacina para a faixa etária de 5 a 11 anos.

 

 

Série B: Grêmio sofre primeira derrota após retorno de Renato Gaúcho

 


O Grêmio perdeu a oportunidade de assumir a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado pelo Novorizontino por 2 a 0, na noite desta sexta-feira (16) no estádio Jorge Ismael de Biasi, pela 30ª rodada da competição.

Com este revés, o primeiro desde o retorno do técnico Renato Gaúcho, o Tricolor permanece na 3ª posição com 50 pontos, um a menos do que o vice-líder Bahia, que perdeu de 1 a 0 para o Sport na abertura da rodada.

O triunfo do Tigre do Vale, que chegou aos 36 pontos, na  13ª posição, foi construído com gols de Gustavo Bochecha e Douglas Baggio.

Empate em Minas

Em outra partida que iniciou às 21h30, Tombense e Londrina ficaram no 1 a 1 no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (Minas Gerais).

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para este sábado (17/9)

 

Esta é a agenda dos 11 candidatos  à Presidência para este sábado.

Ciro Gomes (PDT): às 10h visita a Vila do Sonho em Trindade (GO).

Constituinte Eymael (DC):  às 10h fará caminhada na Avenida Rio Pequeno em São Paulo.

Felipe D’Avila (Novo): sem compromisso público.

Jair Bolsonaro (PL): pela manhã, faz motociatas em São José do Capibaribe, Toritama e Caruaru, no estado de Pernambuco. À tarde participa da Marcha para Jesus em Garanhuns (PE).

Léo Péricles (UP): agenda não informada

Lula (PT): às 10h participa de ato na Boca Maldita em Curitiba.

Padre Kelmon (PTB):  cumpre agenda  interna com padres e pastores apoiadores da campanha em São Paulo (SP).

Simone Tebet (MDB): às 16h fará uma caminhada no bairro Cidade Tirades em São Paulo.

Sofia Manzano (PCB):  agenda não informada.

Soraya Thronicke (União): às 7h50, tem caminhada e corpo a corpo com eleitores pelas ruas de Natal e às 10h30 uma entrevista coletiva na sede da Executiva Estadual do União Brasil do Rio Grande do Norte. Às 15h30, fará um comício na Joan Society.

Vera (PSTU): às 9h30, participa de debate on-line na reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas. Às 17h participa da plenária virtual ‘Faremos Palmares de novo’, via Google Meet e, às 18h, participa do ato-festa das candidaturas socialistas do PSTU, em Belo Horizonte (MG).

 

Caixa começa a pagar hoje parcela de setembro do Auxílio Brasil

 


A Caixa começa a pagar neste sábado (17) a parcela de setembro do Auxílio Brasil. Recebem hoje os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 1. Esta é a segunda parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

Originalmente, o pagamento ocorreria apenas na segunda-feira (19). No entanto, a partir deste mês, as parcelas pagas às segundas-feiras passam a estar disponíveis no sábado anterior. A Caixa esclarece que essa situação passa a ser permanente, não se tratando de excepcionalidade para a parcela de setembro.

A emenda constitucional também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa subiu para 20,2 milhões neste semestre a partir deste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que uma nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, o as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, uma portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela de agosto para os dias de 9 a 22.

Veja o calendário:

Final do NIS jun jul ago set out nov dez
1 17/06 18/07 18/08 19/09 18/10 17/11 12/12
2 20/06 19/07 19/08 20/09 19/10 18/11 13/12
3 21/06 20/07 22/08 21/09 20/10 21/11 14/12
4 22/06 21/07 23/08 22/09 21/10 22/11 15/12
5 23/06 22/07 24/08 23/09 24/10 23/11 16/12
6 24/06 25/07 25/08 26/09 25/10 24/11 19/12
7 27/06 26/07 26/08 27/09 26/10 25/11 20/12
8 28/06 27/07 29/08 28/09 27/10 28/11 21/12
9 29/06 28/07 30/08 29/09 28/10 29/11 22/12
0 30/06 29/07 31/08 30/09 31/10 30/11 23/12

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

Auxílio Gás

Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em outubro.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.