Páginas

sábado, 1 de outubro de 2022

Eleitores com deficiência terão medidas de acessibilidade garantida

 


Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida terão a possibilidade de votar em seção com acessibilidade que atenda melhor às suas necessidades, como acesso à rampa ou elevador.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na hora da votação, mesmo que não tenha sido feito nenhum pedido com antecedência, o cidadão pode informar ao mesário sobre suas limitações, para que sejam providenciadas soluções adequadas.

 O eleitor com deficiência também pode contar com a ajuda de uma pessoa de sua confiança no acesso à seção.

Uma resolução da Corte Eleitoral prevê apoio logístico para verificar as condições de acessibilidade, apoio que, informalmente, é conhecido como "coordenador de acessibilidade”. Cada Tribunal Regional Eleitoral tem autonomia para decidir como fará a sua logística.

Nas eleições deste ano, todas as urnas eletrônicas contam com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 no aparelho, também são disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.

Conta de luz vai permanecer com a bandeira verde em outubro


No mês de outubro, a conta de luz vai permanecer com a bandeira verde, aquela sem cobrança além do valor consumido. Isso porque as condições de geração de energia elétrica estão favoráveis nas usinas hidrelétricas e não será necessário contratar energia mais cara. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Será o sexto mês consecutivo com bandeira verde na conta de luz.

A bandeira verde é válida para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, que cobre quase todo o território brasileiro.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo real da geração de energia e conscientizar os consumidores para o bom uso da eletricidade e da água.

 

Eleições: saiba o que pode, e o que não pode, na hora de ir votar

 


Neste domingo (02), primeiro turno das eleições, é dia de escolher representantes de cinco cargos: Presidente, senador, governador e deputado federal e estadual/distrital.

E precisa memorizar tantos números? Não. Basta anotar tudo em um papel e levar na hora de votar. Isso é permitido levar para a urna.

O que é proibido levar para dentro da cabine de votação então? Celular, ou aparelhos que fazem registro de imagem, e armas.

Muitas pessoas vão levar o celular para apresentar o E-título e isso pode ser feito. Mas, o aparelho deve ficar com o mesário enquanto o eleitor deposita o voto na urna. Quem desrespeitar essa regra vai ser impedido de votar.

A presença de armas de fogo é totalmente proibida pela Justiça Eleitoral nestas eleições.

Confira mais detalhes na reportagem de Sayonara Moreno. 

 

Justiça suspende efeitos de portaria que estabeleceu “lei seca” no RN no dia 2 de outubro

 


O desembargador Saraiva Sobrinho, do Tribunal de Justiça do RN, concedeu liminar pleiteada pelo Ministério Público Estadual e determinou a suspensão dos efeitos de trechos da portaria editada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública estabelecendo a “lei seca” no próximo domingo, 2 de outubro, durante o primeiro turno das Eleições 2022.

O artigo 1º da Portaria 238/2022-GS/SESED determinava “a suspensão da venda e consumo de bebidas alcoólicas de qualquer espécie em locais públicos, bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos afins, localizados no Estado do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre 6h e 17h horas do dia 02 de outubro do ano em curso”.

Para o Ministério Público, essa regulamentação da Sesed inovou na ordem jurídica, criando preceito geral não previsto em lei. O MP sustentou a impossibilidade de “[...] instituir, por simples portaria, a restrição ao direito constitucional da liberdade (de somente fazer ou deixar de fazer alguma coisa em virtude de LEI) com criação de norma geral e abstrata, aplicável à generalidade das pessoas. [...]”.

De acordo com a decisão, as Polícias Militar e Covil devem se abster de prender cidadãos/eleitores pelo simples fato de comercializarem ou consumirem bebidas alcoólicas nos dias das eleições.

O magistrado observou que o TJRN, nas eleições de 2014 e de 2018, já havia suspendido os efeitos de Portarias semelhantes, também editadas pelo então secretário de Segurança Pública.

O QUE DIZ A PORTARIA 

A venda e a consumação de bebidas alcoólicas de qualquer espécie em locais públicos, bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos afins localizados no estado do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre 6h e 17h deste domingo (02/10), ficam condicionadas à apresentação do comprovante de votação no 1º Turno das Eleições Gerais de 2022, juntamente com documento de identificação com foto. 

No caso das Forças de Seguranra constatarem o não cumprimento da norma, o infrator e o gerente/responsável pelo estabelecimento devem ser encaminhados à unidade de Polícia Judiciária para realização dos procedimentos legais previstos.

 

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Número de eleitores aptos a votar no domingo chega a 156,4 milhões

 


Mais de 156,4 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas neste domingo, 2 de outubro. Eles vão escolher 27 novos senadores, deputados federais, deputados estaduais ou distritais, governadores e presidente da República. 

É o maior contingente já registrado na história das eleições no Brasil. São 9,1 milhões de eleitores a mais do que nas eleições de 2018.

Fonte: Agência Senado

 

Colunista social J. ARAÚJO é encontrado morto dentro de casa, no Centro de Caicó (RN)

 

 


O colunista social, José Santos Araújo (J. ARAÚJO), de 58 anos, foi encontrado morto no interior de sua casa na Rua Generina Vale, 1112, Centro, Caicó (RN).

De acordo com as informações, vizinhos sentiram o mau cheiro e acionaram familiares, que viram por cima do muro da casa ao lado o corpo de J. ARAÚJO, em cima da mesa, na cozinha.

Familiares disseram que ele tinha problemas de saúde como diabetes, renais e do coração.

A Polícia Militar fez a guarda do local e aguardou a chegada da Polícia Civil e Itep para a remoção do corpo. Por Sidney Silva

 

Aeroportos brasileiros transportam mais de 7 milhões de passageiros


Mais de 7 milhões de pessoas embarcaram nos aeroportos do país em agosto, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O número é 31,2% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado e corresponde a 92,4% do total registrado em 2019.

Entre os aeroportos mais movimentados, Guarulhos (SP) lidera o ranking com 3,14 milhões de passageiros transportados no período de agosto.

Também em São Paulo, o terminal de Viracopos, em Campinas, registrou mais de 1 milhão de viajantes, sendo o melhor mês de agosto da história.

Na capital federal, foram mais de 1,22 milhão de passageiros.

De janeiro a agosto, já foram mais de 53 milhões de pessoas embarcadas nos quatro cantos do país.


Programa Médicos pelo Brasil 2022 oferece 2.500 vagas

 

O processo seletivo do Programa Médicos pelo Brasil 2022 tem 2 mil e 500 vagas destinadas às regiões do País que mais precisam de profissionais, sendo 312 vagas para médicos tutores e 2.188 para médicos bolsistas. O prazo para inscrição no cargo de tutor foi prorrogado até segunda-feira (3).

Os candidatos à vaga de bolsista têm até 6 de outubro para realizar inscrição no site da banca examinadora, o Instituto Americano de Desenvolvimento – IADES

O Médicos pelo Brasil é uma política de provimento médico federal para a Atenção Primária à Saúde, executada pela Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde , sob supervisão do Ministério da Saúde.

O principal objetivo é levar assistência médica de qualidade para as pessoas que vivem em regiões de difícil acesso e alta vulnerabilidade.

 

 

Saúde incorpora novos medicamentos à Farmácia Popular



O Ministério da Saúde vai incorporar cinco novos medicamentos ao Programa Farmácia Popular do Brasil.

O anúncio foi feito nessa quinta-feira (29), durante o simpósio realizado pela Pasta sobre o Dia Mundial do Coração e doenças cardiovasculares.

Essa é a primeira incorporação de novos remédios no programa desde 2011.

Os novos medicamentos são direcionados, principalmente, para o controle de doenças cardiovasculares, diabetes e insuficiência cardíaca.

Os remédios ficarão disponíveis para a população em 30 dias após a publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU), prevista para ser publicada nesta sexta-feira (30).

A estimativa é que 2,7 milhões de pessoas sejam beneficiadas com os novos medicamentos incorporados.

 

 

Prazo de entrega da declaração do ITR acaba hoje

 


Os proprietários rurais de todo o país precisam ficar atentos. Acaba hoje (30), às 23h59min59s, o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2022. O envio começou em 15 de agosto.

Neste ano, a Receita Federal espera receber de 5,84 milhões a 5,9 milhões de declarações. Segundo o balanço mais recente da Receita Federal, 4.725.521 contribuintes haviam entregado a declaração até o início da tarde do último dia 26.

Na comparação por estados, segundo o último balanço da Receita, a Bahia tem o maior número de declarações enviadas: 953.620. Em seguida, vêm Minas Gerais (763.142) e o Rio Grande do Sul (501.518).

Devem preencher a declaração do ITR pessoas e empresas que são proprietárias rurais, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural. Quem perder o prazo está sujeito à multa de 1% ao mês ou fração de atraso sobre o imposto devido. A multa será lançada de ofício.

O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível na página da Receita Federal e transmiti-la pela internet.

O valor do imposto pode ser pago em até quatro parcelas mensais, sendo que nenhuma pode ter valor inferior a R$ 50. Imposto abaixo de R$ 100 deve ser pago em quota única. Tanto o pagamento em uma vez quanto a primeira quota devem ser pagos até o último dia do prazo de entrega da declaração.

O produtor rural pode tirar dúvidas sobre o preenchimento da declaração nos núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), mantidos por diversas instituições de ensino superior em parceria com a Receita.  As orientações são fornecidas de forma virtual e gratuita. A lista dos NAF em todo o país pode ser acessada neste endereço.

Além das orientações, o produtor rural pode obter esclarecimentos sobre o ITR na própria página da Receita. O órgão preparou questionário com as principais perguntas e respostas sobre o preenchimento e a entrega do documento.

 

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta sexta (30/9)

 

Esta é a agenda dos 11 candidatos  à Presidência para esta sexta. Candidatos têm agenda no Sudeste, Nordeste e Norte. Campanhas têm corpo a corpo com eleitores, entrevistas e lives.

Ciro Gomes (PDT):  às 17h terá carreata em Sobral (CE).

Constituinte Eymael (DC):  às 10h faz caminhada em São Paulo.

Felipe D’Avila (Novo):  às 11h tem encontro no Comitê Central do Paulo Ganime no Rio de Janeiro.

Jair Bolsonaro (PL): 8h faz motociata em Poços de Caldas (MG) e às 19h faz live.

Leo Pericles (UP):  às 10h cumpre agenda em Paraisópolis, em São Paulo, às 14h em Mauá (SP) e às 19h na Universidade Zumbi dos Palmares.

Lula (PT): agenda não divulgada.

Padre Kelmon (PTB): às 8h concede entrevista para o Jornal Nova Manhã no Rio de Janeiro.

Simone Tebet (MDB):  às 10h participa de Missa de Ação de Graças na Paróquia São Luiz Gonzaga em São Paulo. 

Sofia Manzano (PCB): às 17h fará caminhada  panfletagem da Candelária à Cinelândia no Rio de Janeiro.

Soraya Thronicke (União): às 14h tem reunião de campanha e às 17h concede entrevista ao programa André Marinho Show ao Canal do humorista André Marinho no Youtube.

Vera (PSTU): às 6h30 participa de conversas com operários em obra da construção civil em Belém, às 18h participa de uma entrevista ao portal Esquerda Diário.

 

Beneficiários com NIS final 0 recebem hoje Auxílio Brasil


A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de setembro do Auxílio Brasil. Recebem hoje (30) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0.

Esta é a segunda parcela com o valor mínimo de R$ 600, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional. O valor vigora até dezembro. 

A emenda também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários subiu para 20,2 milhões neste semestre.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do programa voltará a R$ 400, a menos que nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.

Confira o calendário

Final do NIS jun jul ago set out nov dez
1 17/06 18/07 18/08 19/09 18/10 17/11 12/12
2 20/06 19/07 19/08 20/09 19/10 18/11 13/12
3 21/06 20/07 22/08 21/09 20/10 21/11 14/12
4 22/06 21/07 23/08 22/09 21/10 22/11 15/12
5 23/06 22/07 24/08 23/09 24/10 23/11 16/12
6 24/06 25/07 25/08 26/09 25/10 24/11 19/12
7 27/06 26/07 26/08 27/09 26/10 25/11 20/12
8 28/06 27/07 29/08 28/09 27/10 28/11 21/12
9 29/06 28/07 30/08 29/09 28/10 29/11 22/12
0 30/06 29/07 31/08 30/09 31/10 30/11 23/12

Benefícios básicos

 

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e de até R$ 200, em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o auxílio. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

Auxílio Gás

Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Como o benefício só é concedido a cada dois meses, o pagamento voltará em outubro.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

 

Receita paga restituições do quinto e último lote do IR 2022

 


A Receita Federal paga nesta sexta-feira (30) as restituições do quinto e último lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote também contemplará restituições de anos anteriores.

Ao todo, 1.220.501 contribuintes receberão R$ 1,9 bilhão. Desse total, 1.159.183 são contribuintes não prioritários que entregaram declarações neste ano ou retificaram declarações de exercícios anteriores.

O restante tem prioridade legal, sendo 5.201 idosos acima de 80 anos; 36.492 entre 60 e 79 anos; 4.247 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença grave e 15.378 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso o contribuinte tenha entregado a declaração neste ano e não receba a restituição, deverá verificar se entrou na malha fina. Segundo a Receita Federal, 1,03 milhão de contribuintes tiveram a declaração retida neste ano.

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio a fim de diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Como consultar

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC)  e verificar se há inconsistência de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

 

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Luiz Eduardo segue entre os mais citados na nova pesquisa BG/BRÂMANE para deputado estadual

 


🎶 É Luiz Eduardo que o povo quer... 7️⃣7️⃣1️⃣2️⃣3️⃣✅

Seguimos entre os mais citados na nova pesquisa BG/BRÂMANE para Deputado Estadual. O RN quer renovação e quer Luiz Eduardo lutando pelo desenvolvimento na Assembleia Legislativa. Obrigado meus amigos. Vamos juntos à vitória! #AvanteRN 🚀

#LuizEduardo77123 #LuizEduardoRN

https://www.instagram.com/p/CjGexV0JUQ1/?igshid=MTA0ZTI1NzA=

Faltam apenas 3 dias meus amigos! Vamos juntos mudar a história do Rio Grande do Norte com Luiz Eduardo

 


#contagemregressiva faltam apenas 3 dias meus amigos! Vamos juntos mudar a história
do Rio Grande do Norte.

Vote certo 7️⃣7️⃣1️⃣2️⃣3️⃣✅ Luiz Eduardo para Deputado Estadual

#LuizEduardoRN #LuizEduardo77123 

 

 

Beneficiários do Auxílio Brasil com NIS final 9 recebem hoje


A Caixa Econômica Federal paga hoje (29) a parcela de setembro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9. Esta é a segunda parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa subiu para 20,2 milhões neste semestre, a partir deste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que uma nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.

Confira o calendário

Final do NIS jun jul ago set out nov dez
1 17/06 18/07 18/08 19/09 18/10 17/11 12/12
2 20/06 19/07 19/08 20/09 19/10 18/11 13/12
3 21/06 20/07 22/08 21/09 20/10 21/11 14/12
4 22/06 21/07 23/08 22/09 21/10 22/11 15/12
5 23/06 22/07 24/08 23/09 24/10 23/11 16/12
6 24/06 25/07 25/08 26/09 25/10 24/11 19/12
7 27/06 26/07 26/08 27/09 26/10 25/11 20/12
8 28/06 27/07 29/08 28/09 27/10 28/11 21/12
9 29/06 28/07 30/08 29/09 28/10 29/11 22/12
0 30/06 29/07 31/08 30/09 31/10 30/11 23/12

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e de até R$ 200, em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o auxílio. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

Auxílio Gás

Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Como o benefício só é concedido a cada dois meses, o pagamento voltará em outubro.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.



quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Caicó tambéCaicó também está com Luiz Eduardo

 

"Obrigado meus amigos, pelo apoio e dedicação ao nosso projeto. Vamos juntos alcançar a vitória e lutar pelo desenvolvimento do nosso Rio Grande do Norte. Carreata e Encontro com os amigos de Zaqueu Fernandes e do Pastor Erinaldo Lino. #AvanteCaicó #AvanteRN" 🚀

#LuizEduardo77123 #LuizEduardoRN #caicó #caicórn #caico #riograndedonorte

https://www.instagram.com/reel/CjDTVRkA8Ut/?igshid=MTA0ZTI1NzA=

 


O Rio Grande do Norte recebe nesta terça-feira (27) mais 16.160 doses de Coronavac para a imunização de crianças de 3 a 4 anos contra a covid-19. No entanto, o número é insuficiente e representa apenas uma parte do total solicitado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN).

"O lote é insuficiente, representando só 20% do pedido de 80 mil doses que a Sesap fez ao ministério, baseado na quantidade de crianças que ainda precisam ser imunizadas", informou a pasta em nota.

De acordo com a secretaria, é aguardado que o Ministério da Saúde atenda o pleito feito pela pasta estadual. "A Sesap aguarda que o ministério atenda o pleito da forma mais rápida possível, com o objetivo de garantir a saúde das crianças potiguares", acrescentou no documento.

Os dados da secretaria apontam que, nas últimas 24 horas, foram confirmados 64 casos de covid-19 no estado, sem nenhum novo óbito. Ao todo, o RN já registrou 556.693 casos e 8.455 vidas perdidas para a doença desde março de 2020.

 

Concurso PM BA 2022: sai edital com duas mil vagas de nível médio

 


Saiu o edital do concurso PM BA! A seleção oferece duas mil vagas para o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM). Os ganhos podem chegar a R$4.012,1.

Podem concorrer quem tem nível médio, mínimo de 18 e máximo de 30 anos completos, altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres) e carteira nacional de habilitação na categoria B.

edital pm ba 2022 soldados

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 13 de outubro e 11 de novembro, no site da Fundação Carlos Chagas (FCC). A taxa custa R$90.

As provas objetivas tão previstas para o dia 22 de janeiro de 2023.

 

Caminho Digital oferece mais de 5 milhões de vagas para 134 cursos

 


Com o objetivo de qualificar profissionais por meio da transformação digital, o Caminho Digital oferece mais de 5 milhões de vagas distribuídas em 134 cursos na área de tecnologia da informação, produtividade e finanças.

O programa funciona em plataforma desenvolvida em parceria com a Microsoft - A Escola do Trabalhador 4.0.

Os cursos são online e gratuitos e auxiliam os trabalhadores que procuram uma vaga no mercado de trabalho, que queiram ascender a um novo posto ou àqueles que desejam empreender.

As opções vão desde os conhecimentos mais básicos, para aqueles com pouca familiaridade com informática; passando por cursos de nível intermediário, para o trabalhador que deseja se aprimorar; e alcançam também os que já têm nível avançado de conhecimento.

Para fazer a inscrição acesse a Plataforma no endereço cadastro.escoladotrabalhador40.com.br/,faça login e selecione o curso desejado.

 

Eleições 2022: Confira a agenda dos candidatos ao governo do RN nesta quarta-feira (28)

Os candidatos seguem com a campanha eleitoral nesta quarta-feira (28). Confira a seguir os compromissos dos postulantes ao governo do Rio Grande do Norte.

Confira:

ANTÔNIO BENTO (PRTB)

9h - Visita no bairro Lagoa Azul, em Natal
16h - Entrevista na rádio CBN Natal

CLORISA LINHARES (PMB)

Não informou

DANNIEL MORAIS (PSOL)

9h - Gravação de vídeos para mídias sociais
11h - Reunião de coordenação
15h - Panfletagem em Natal

FÁBIO DANTAS (SOLIDARIEDADE)

Não informou

FÁTIMA BEZERRA (PT)

Não informou

NAZARENO NERIS (PMN)

Não informou

RODRIGO VIEIRA (DC)

Manhã - Reunião em Natal
Tarde - Compromissos em Mossoró, Felipe Guerra, Grossos, Baraúna, Areia Branca, Serra do Mel

ROSÁLIA FERNANDES (PSTU)

6h30 - Panfletagem nas proximidades do Hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal
8h30 - Panfletagem e conversa com eleitores nas comunidades Gramorezinho, Pajuçara e Brasil Novo
16h - Panfletagem nas proximidades do Midway

STYVENSON VALENTIM (PODEMOS)

Não informou


 

RN vai adotar Lei Seca nas eleições presidenciais de 2022

 

O Rio Grande do Norte vai adotar a Lei Seca nas eleições presidenciais deste ano.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas acontecerá uma hora antes de se iniciar a votação, ou seja 7h da manhã, e uma hora após o término do pleito, às 18h, em locais públicos. 

Ainda de acordo com a SESED, o objetivo é inibir a violência e evitar que o eleitor compareça aos locais de votação alterado. 

Prevista no Código Eleitoral, cada estado tem autonomia para a aplicação da lei, que restringe a venda e o consumo de bebida alcoólica no dia da eleição. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina, porém, que quem estabelece a proibição são os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), em conjunto com as secretarias de Segurança Pública dos estados.

RN terá mais de 10 mil agentes de segurança atuando nas eleições

 


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) definiu o esquema de segurança que será deflagrado no pleito eleitoral para o 1° turno, que ocorre no dimingo, dia 2 de outubro. 

As forças de segurança do Estado estarão presentes em 1.496 locais de votação, distribuídos em 60 zonas eleitorais, que abrangem todos os 167 municípios potiguares.

Para garantir a segurança das urnas, locais de votação e eleitores, mais de 10 mil agentes públicos serão empregados, sendo a maior parte, cerca de 8 mil homens e mulheres,  policiais militares. Na guarda das urnas eletrônicas e locais de votação, também atuarão cerca de 160 bombeiros militares e 1.520 guardas municipais.

A Polícia Civil estará presente, com pleno funcionamento de quatro delegacias de plantão na capital potiguar, sendo duas exclusivas para crimes eleitorais (Zonas Norte e Sul), mais 10 delegacias regionais no interior do estado (São Paulo do Potengi, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Patu, Alexandria, Santa Cruz, João Câmara), e outras 17 delegacias municipais (Lajes, Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Assu, Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jardim de Piranhas, Apodi, São Miguel, Pendências, Canguaretama, Goianinha, Santo Antônio, Tangará e Touros).

A Operação Eleições 2022 será realizada de forma integrada com os municípios, mediante trabalho operacional das 39 guardas municipais existentes no Rio Grande do Norte, e com instituições federais, por meio da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Em Natal, a SESED irá ativar o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) durante todo o final de semana, para acompanhar, em tempo real, o deslocamento dos efetivos policiais e urnas eleitorais no sábado (1°), e todo o movimento eleitoral no domingo (2).

Ocorrências

O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, foi ativado nessa segunda-feira (26) e já está operando. 

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), a Operação Eleições 2022 tem o objetivo de garantir a segurança e proteção aos cidadãos, eleitores e servidores da Justiça Eleitoral.

A ação conjunta durante o primeiro turno será acompanhada, em tempo real, por representantes do TSE, das polícias Civis e Militares, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, dos Corpos de Bombeiros Militares, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Entre os impactos na segurança pública que poderão ser observados durante o pleito, estão possíveis crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos, entre outros), manifestações pacíficas e/ou violentas, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados, temporais e/ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.

Boletins

Os indicadores gerados por estes possíveis impactos irão alimentar os boletins informativos que serão divulgados a partir das 9h, com periodicidade de a cada três horas. Os trabalhos serão monitorados pelo CICCN e pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE).