Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Carnaval segue no fim de semana em SP com blocos e desfile das campeãs


O Carnaval de Rua de São Paulo segue neste final de semana com desfile de blocos pelas ruas da cidade. Na programação, 85 blocos vão desfilar entre o sábado (25) e o domingo (26). A programação completa dos blocos pode ser acessada na página da prefeitura.

No sábado (25), a partir das 10h, o Bloco do Prazer homenageia Gal Costa com shows de Pedro Keiner e Bia Sá. O trajeto será na rua Baronesa de Itu, 436; rua Barão de Tatuí; rua Jaguaribe e rua Martim Francisco, na Vila Buarque.

No Ibirapuera tem o Navio Pirata, o bloco de Carnaval da banda BaianaSystem. O bloco também terá shows de Tropkillaz, Chico César e DJs André Laudz e Zegon. O trajeto será pela Avenida Pedro Álvares Cabral, entre o Obelisco e o Monumento às Bandeiras, com início às 13h. Outro destaque no mesmo dia é o Bloco Praieiro com Jammil, com concentração às 11h. O trajeto será: R. Henrique Schaumann, 567 a 125, em Pinheiros.

Domingo

O destaque do domingo (26), para encerrar a folia paulistana, será a cantora baiana Daniela Mercury no bloco ‘A Pipoca da Rainha’, considerado pelo Guiness Book, o livro dos recordes, como a maior pipoca do planeta. O bloco vai desfilar na Rua da Consolação (do 2101 ao 585), com início da concentração às 14h e dispersão às 20h.

Antes, ao meio-dia, tem o Bloco do Pedro Sampaio, no Ibirapuera. O trajeto será na Avenida Pedro Álvares Cabral, também entre o Obelisco e o Monumento às bandeiras. DJ de funk, o carioca Pedro Sampaio traz seus hits para estrear em um bloco paulistano. Já o Bloco Tatuapé, o maior da Zona Leste, faz o Carnaval acontecer com a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé. A folia será no domingo, às 14h, na Avenida Vereador Abel Ferreira, 69.

Desfile das campeãs

Além dos blocos, neste sábado (25), a partir das 23h, desfilam as cinco escolas campeãs do carnaval paulistano. O evento tem desfile da Mocidade Alegre, a vencedora deste ano, e também da Mancha Verde, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real.

Além delas, o desfile tem a presença das duas primeiras colocadas nos grupos de acesso: a Vai-Vai, campeã do grupo de Acesso 1, e a Camisa Verde e Branco, vice-campeã. Desfilam também a Torcida Jovem, como campeã do Grupo de Acesso 2 e a Dom Bosco de Itaquera, vice-campeã.

Os portões serão abertos ao público às 18h. Os ingressos do evento custam a partir de R$ 70 e podem ser adquiridos pelo site www.clubedoingresso.com/carnavalsp ou nas bilheterias do Carioca Club e do sambódromo.

Ordem do desfile:

19h30 – Dom Bosco de Itaquera (vice-campeã do Grupo de Acesso 2)

Com o enredo “Sinfonia brasileira, uma aquarela em poesia”, a escola fez o sambódromo embarcar em um trenzinho caipira de uma das maiores referências da cena cultural brasileira, o compositor Heitor Villa-Lobos.

20h15 – Torcida Jovem (campeã do Grupo de Acesso 2)

Com o enredo “Torcida Jovem está presente e canta nas águas de Mãe Iemanjá”, a primeira colocada para o Grupo de Acesso 1 falou sobre o poder do orixá “Afrodite brasileira”, a Iemanjá.

21h – Camisa Verde e Branco (vice-campeã do Grupo de Acesso 1)

O enredo “Invisíveis” falou sobre os heróis, relembrando aqueles que lutam por direitos e representatividade.

21h50 – Vai Vai (campeã do Grupo de Acesso 1)

A Vai-Vai mostrou o enredo “Eu Também Sou Imortal”, que fala da busca pela imortalidade nas ciências, na religião, nos mistérios da vida e da morte.

22h40 – Dragões da Real (5ª colocada do Grupo Especial)

A escola desfilou ao som de “Paraíso Paraibano - João Pessoa à porta do sol das Américas”, retratando as festas e a cultura da cidade onde o sol nasce primeiro no Brasil.

23h40 – Acadêmicos do Tatuapé (4ª colocada do Grupo Especial)

Samba “Tatuapé canta Paraty” ressaltou o mar da cidade e também mostrou cultura, gastronomia e as belezas naturais da cidade fluminense.

00h40 – Império de Casa Verde (3ª colocada do Grupo Especial)

Com o enredo “Império dos Tambores – Um Brasil Afromusical”, a escola conquistou a terceira colocação trazendo a importância dos tambores e do batuque na história da música brasileira, desde a música e as danças na África até suas marcas nas periferias nacionais que permanecem na atualidade.

1h40 – Mancha Verde (vice-campeã do Grupo Especial)

O enredo “Oxente! Sou xaxado, sou nordeste, sou Brasil” representou a caatinga de serra talhada, o cangaço e a cultura nordestina que impactaram o povo do sertão, bem como as festas juninas embaladas pelo forró e pelo xaxado.

2h40 – Mocidade Alegre (campeã do Grupo Especial)

A campeã de 2023 contou a história de “Yasuke”, o primeiro samurai africano do Japão. Nascido em Moçambique, chegou no país asiático em 1579 a serviço de um missionário. Com passado de escravidão, Yasuke se tornou um dos mais respeitados guerreiros de um país asiático no século XVI.

 

Desfile das Campeãs do Rio: seis escolas voltam à Sapucaí neste sábado

 


Neste sábado (25), apaixonados pelas escolas de samba vão ter a oportunidade de ver mais uma vez as seis primeiras colocadas do carnaval no Desfile das Campeãs. A expectativa é de Sambódromo lotado, com presença de mais de 100 mil pessoas, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Os ingressos para as arquibancadas, cadeiras, frisas e os camarotes da Passarela do Samba na Marquês de Sapucaí, no centro da cidade do Rio, se esgotaram ainda na quinta-feira (23).

Programação do desfile

O Desfile das Campeãs está marcado para iniciar às 21h30 e seguirá as normas dos desfiles oficiais. Cada agremiação deverá se apresentar no tempo mínimo de 60 minutos, e máximo, de 70 minutos. Sem a pressão de não poder errar diante dos jurados, torna-se um momento de descontração e alegria para os componentes das escolas de samba.

A ordem de apresentação é inversa à classificação da escola, ou seja, a primeira a desfilar será a sexta colocada. O desfile é encerrado com a grande campeã do carnaval de 2023.

Confira abaixo a ordem de apresentação:

1) Grande Rio, com o enredo que homenageou o cantor e compositor Zeca Pagodinho;

2) Mangueira, com o enredo As Áfricas que a Bahia canta, que trouxe a ancestralidade negra na terra em que nasceu o samba;

3) Beija-Flor, com o enredo Brava Gente, o grito dos excluídos no bicentenário da Independência e relembrou o 2 de julho de 1823, quando soldados brasileiros derrotaram tropas portuguesas que ainda estavam na Bahia, mesmo após o grito de Dom Pedro I às margens do Ipiranga;

4) Vila Isabel, com o enredo Nessa festa, eu levo fé!, que celebrou as diversas crenças e festas religiosas;

5) Viradouro, vice-campeã de 2023, com a história de Rosa Maria Egipcíaca, a primeira mulher preta a escrever um livro no Brasil e que foi esquecida pela história;

6) Imperatriz Leopoldinense, grande campeã do grupo especial de 2023, traz o enredo O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida, que imaginou a volta do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, à Terra depois de não ter abrigo no inferno e no céu.

A verde e branco de Ramos estava sem ganhar um título há 22 anos. O carnavalesco Leandro Vieira se inspirou na literatura de cordel para desenvolver o enredo, que agradou a comunidade da escola e animou o público que assistia ao desfile oficial.

Quem chegar cedo à Sapucaí poderá ainda assistir a uma exibição da Embaixadores da Alegria, escola de samba formada por pessoas com deficiência, entre elas um grupo de cadeirantes que integram a equipe da Lei Seca, do Detran-RJ.

Como surgiu o desfile

O radialista Rubem Confete, apresentador do programa Histórias do Confete, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, conta que o Desfile das Campeãs teve início na década de 80, depois da inauguração do Sambódromo no carnaval de 1984.

Naquele ano, para cada dia de desfile, um no domingo e outro na segunda-feira, era escolhida uma escola campeã. As escolhidas foram Portela e a Mangueira, respectivamente. No sábado seguinte, as duas disputaram com as melhores do grupo de acesso. A verde e rosa ganhou o título de Supercampeã, que aliás é o único, pois no ano seguinte o título deixou de ser concedido.

No lugar dessa disputa, foi criado o Desfile das Campeãs, com as seis primeiras colocadas após a apuração das notas dos jurados.

“Foi aí [1984] que começou a história do Sábado da Supercampeã. Foi [uma ideia] da Riotur [ Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro], aliada à direção da Associação das Escolas de Samba. Não havia a Liesa [Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de J
aneiro
]”, explica Confete, chamado de griô ou griot do samba, que na cultura africana é a pessoa que mantém viva a memória do grupo, contando as histórias e mitos daquele povo.

Edição: Carolina Pimentel

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Governo prevê cortar ao menos 1,5 mi de benefícios irregulares do Bolsa Família e quer revisar Farmácia Popular

 


Revisão em andamento no cadastro do Bolsa Família já levantou cerca de 1,5 milhão de benefícios irregulares, e o prosseguimento do pente-fino levará a um corte de um número ainda maior de beneficiários, informaram à Reuters duas fontes do governo, em iniciativa que poderá gerar uma economia potencial estimada em até 20 bilhões de reais por ano.

Na tentativa de melhorar as contas federais, a revisão de programas também passará pelo Farmácia Popular para corrigir ineficiências e combater fraudes, de acordo com uma das autoridades. Nesse caso serão usados como base auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), ainda em andamento, e levantamento do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP).

Em relação ao Bolsa Família, uma das fontes afirma que o governo está fazendo uma recuperação de dados do Cadastro Único de programas sociais, que, segundo o relato, teria sido “danificado” pelo governo anterior.

“Está claro que tem bastante gordura fácil de cortar, tem muita fraude, muita gente que recebe e não deveria, tem cruzamento de sistemas que não estavam integrados”, disse a segunda fonte.

Uma das frentes de ação busca identificar pessoas que se cadastraram indevidamente como famílias unipessoais, apesar de viverem no mesmo lar com outros beneficiários, o que não é permitido pelo programa.

Segundo esse membro do governo, também foram encontradas outras diversas irregularidades no cadastro, como beneficiários que já recebem repasses previdenciários, pessoas que têm registro de carteira de trabalho assinada e até mesmo servidores públicos e militares.

“Está claro que pelo menos 1,5 milhão de cadastros são totalmente irregulares, e tem mais 1 milhão a 1,5 milhão que provavelmente também são”, disse a fonte, em condição de anonimato porque a avaliação ainda está em andamento.

Desde a transição de governo, auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula vinham acusando a gestão Jair Bolsonaro de afrouxar regras do programa, até então chamado de Auxílio Brasil, para incluir mais beneficiários em meio ao processo eleitoral. 

O governo Bolsonaro argumentava que o programa havia sido ampliado para atender aos mais pobres, especialmente diante do aumento da inflação.

Atualmente, o programa conta com 21,9 milhões de beneficiários. Para o Orçamento de 2023, a verba disponibilizada para o Bolsa Família é de 175,7 bilhões de reais.

Após o término do cruzamento de dados, o governo deve realizar um recadastramento dos beneficiários para peneirar os pagamentos irregulares.

Procurado, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome não apresentou detalhes sobre a revisão e informou que o governo “está trabalhando com a máxima prioridade na construção do novo Bolsa Família a fim de que o recurso chegue às famílias que mais precisam o mais rápido possível”.

FARMÁCIA POPULAR

Em outra frente, o governo quer olhar com lupa o Farmácia Popular, disse uma das fontes, embora ela argumente que o objetivo não é meramente fiscal, mas uma melhora de eficiência para abrir espaço para mais gastos no programa.

“O Farmácia Popular precisa ser olhado com cuidado, tem muita fraude, não é pequeno. É um programa que tem que aprimorar e dá para economizar. A gente quer expandir o gasto para recuperar o programa, mas precisa ter um desenho melhor”, afirmou.

A CGU confirmou que há um trabalho de auditoria em andamento no Farmácia Popular, mas informou que não é possível fornecer detalhes, considerando que a iniciativa não está concluída.

O Farmácia Popular ganhou o noticiário em 2022 após o governo Jair Bolsonaro anunciar um corte de verbas para essa finalidade. A PEC da Transição, que viabilizou a liberação de verbas para o Bolsa Família neste ano, também recuperou recursos para o programa, que subsidia medicamentos. O orçamento do Farmácia Popular é de 3,1 bilhões de reais em 2023.

O programa disponibiliza medicamentos gratuitos para tratamento de diabetes, asma e hipertensão, além de subsidiar até 90% do valor de referência de remédios voltados a outras patologias.

A Reuters ouviu relatos de pessoas que têm em seus cadastros no SUS registros de coleta de medicamentos por meio do Farmácia Popular, embora afirmem nunca terem feito retiradas desse tipo.

No fim de 2022, o CMAP, conselho do governo que avalia as políticas públicas, publicou um relatório de avaliação sobre subsídios tributários a medicamentos. O documento aponta problemas na regulação de preços desses produtos no país e conclui que há uma concentração de subsídios em fármacos mais consumidos por famílias de renda maior, mas não faz recomendação específica sobre o Farmácia Popular.

Responsável pela gestão do programa, o Ministério da Saúde informou que "tem como prioridade a reconstrução de políticas públicas fundamentais para a saúde da população brasileira, como o programa Farmácia Popular".

"A iniciativa, criada em 2004 para ofertar assistência farmacêutica à população, será fortalecida e aperfeiçoada", disse a pasta.

 

Marido de Rita Lee pede privacidade após internação da cantora

 


A notícia de que Rita Lee, de 75 anos, deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta quinta-feira (23), pegou todo mundo de surpresa. O estado de saúde da famosa seria "extremamente delicado", principalmente devido ao tratamento contra o câncer no pulmão que ela realizou desde 2021. 

Roberto de Carvalho, marido da roqueira, comentou o caso nesta sexta-feira (24), pedindo privacidade e lembrando que é normal uma pessoa que já passou por um tratamento oncológico precisar se internar para fazer exames e avaliações médicas. 

"Como qualquer pessoa que passou ou que passou por tratamento oncológico, internações para exames e avaliações podem ser necessárias. A família agradece o carinho, certa do respeito à privacidade, como estabelecido desde o início", escreveu o músico.

De acordo com o jornal O Globo, Rita precisou ser internada nos últimos quatro dias porque perdeu peso e está com uma saúde mais frágil. Com isso, os médicos decidiram mantê-la em observação na unidade de saúde.

 

Mais 347 cidades podem receber tecnologia 5G


A partir do dia 27 de fevereiro, mais 347 cidades de 23 estados estarão liberadas para instalação do 5G.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, aprovou, nesta quinta-feira (23), a antecipação da faixa de 3,5 GHz nos municípios.

Com a decisão, as operadoras podem solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis. Até o momento, 487 localidades obtiveram a liberação para a instalação da internet 5G.

Minas Gerais é o estado com mais cidades beneficiadas nessa última autorização, serão 50, dentre elas, Brumadinho, Confins, Sete Lagoas e Unaí.

Goiás terá 48 municípios e, em terceiro lugar, vem o Rio Grande do Sul, com 33.

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a pasta acompanhará a implementação da tecnologia e também tem cobrando as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários.

Ele antecipou que o ministério vai promover uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.

 

Sobe para 54 o número de mortes após chuvas no litoral norte de SP


O número de mortes causadas pelos fortes temporais que atingiram o litoral norte de São Paulo no fim de semana de carnaval subiu para 54. Do total, 53 são em São Sebastião e uma em Ubatuba, segundo o último balanço divulgado às 8h desta sexta-feira, 24. Os trabalhos de buscas entraram no sexto dia. Até o momento, 38 corpos foram identificados e liberados para o sepultamento. São 13 homens adultos, 12 mulheres adultas e 13 crianças.

Ainda de acordo com o governo de São Paulo, equipes do município de São Sebastião, com psicólogas e assistentes sociais, fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas. No momento, a prioridade permanece no socorro às vítimas, assim como no atendimento aos 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados.

O governo paulista orienta turistas a não viajarem para as regiões afetadas do litoral norte. "O objetivo é evitar sobrecarregar o atendimento em hospitais, o trânsito nas estradas e o abastecimento de água e de alimentos na região", disse, em nota.

A Polícia Militar acrescenta ainda que as rodovias da região precisam estar livres para que veículos de socorro e de resgate possam circular livremente. "A PM orienta também que as doações sejam feitas em postos que não estejam localizados nos municípios atingidos."

Estradas com interdições

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou na noite de quinta-feira, 23, o tráfego de veículos no km 174 da Rodovia Rio-Santos, no trecho entre São Sebastião e Ubatuba. "Desde a última quarta-feira, 22, a circulação de veículos de serviço e emergência estava autorizada no local. A partir de agora, todos os veículos podem circular pelo trecho, que, no momento, funciona em operação comboio", disse o governo estadual.

A subida da serra pode ser feita pelo Sistema Anchieta-Imigrantes ou Rodovia dos Tamoios, a depender do ponto na Rio-Santos onde o motorista se encontra.

"Caso esteja na altura da Praia de Juquehy (km 176), no sentido de Bertioga, a rota é somente pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. Para o motorista que estiver do outro lado da interrupção total da Rio-Santos, no km 174, as rotas alternativas podem ser pela Rodovia dos Tamoios ou pela Rodovia Oswaldo Cruz, disse, em nota.

Já as obras de reparo na Rodovia Mogi-Bertioga terão duração de até ao menos 180 dias. A liberação parcial, segundo o governo paulista, está prevista para ocorrer em dois meses.

 

Fila da Previdência tem 1,8 milhão de segurados à espera de atendimento


A diarista Denise Batista da Silva, 35, espera há quase um ano pelo salário-maternidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após o nascimento de sua filha Lorena, hoje com dez meses. Lorena nasceu em 15 de abril de 2022 e, desde então, a diarista vive uma saga para ter acesso ao benefício.

O pedido foi feito poucas semanas antes de Lorena nascer, mas foi negado por falhas no Meu INSS que a impediram de enviar os documentos. Com a filha recém-nascida foi a um atendimento presencial em agência da Previdência, na zona sul de São Paulo, onde mora. Lá foi orientada a recorrer da negativa, mas até agora o pagamento não foi liberado.

"Fiquei sem dinheiro e tive que pegar emprestado", conta ela, que parou de trabalhar nos primeiros meses de vida de Lorena.

Denise integra a fila da Previdência Social, que tem hoje 1,793 milhão de segurados aguardando resposta a um pedido. A fila se divide em duas frentes: solicitações de benefícios como aposentadoria, pensão e pedidos de perícia médica.

Do total, 1,231 milhão de segurados estão na fila do INSS. Na espera pela perícia médica, há 576, 4 mil cidadãos aguardando o exame que poderá dar acesso a benefícios por incapacidade.

Os dados, de janeiro de 2023, apontam aumento da fila do INSS, que em dezembro tinha 1,087 milhão ode segurados. O tempo médio de espera nacional para a conclusão de pedidos também subiu de 79 dias, em dezembro de 2022, para 85 dias, em janeiro deste ano.

Em nota, o Ministério da Previdência Social, por meio do INSS, afirma que "segue trabalhando para garantir o aumento na quantidade de processos analisados por mês".

"No momento, as equipes estudam todos os processos internos para um diagnóstico da situação atual, visando a proposição de novas medidas que colaborem com a redução do estoque e do tempo médio de concessão", diz o instituto.

MINISTRO DA PREVIDÊNCIA DIZ QUERER ZERAR FIILA DO INSS ATÉ O FINAL DO ANO

Ministro da Previdência diz querer zerar fila do INSS até o final do anoA fila de benefícios é apontada por representantes de aposentados e trabalhadores como um dos principais problemas a ser enfrentado pelo atual governo. Os dados são polêmicos. Ao STF (Supremo Tribunal Federal), a AGU (Advocacia-Geral da União) informa haver ao menos 5 milhões de segurados que aguardam algum tipo de atendimento da Previdência.

"Outro aspecto de suma importância diz respeito ao atual momento em que o INSS busca reorganizar sua agenda de atendimento regular de benefícios requeridos administrativamente, que atualmente encontra-se pendente de atendimento cerca de 5 milhões de segurados", diz trecho de pedido protocolado na ação de revisão da vida toda.

Em encontro com representantes do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), da Força Sindical, e da UGT (União Geral dos Trabalhadores) na sexta-feira (17), na capital paulista, o ministro Carlos Lupi debateu estratégias para tentar zerar a fila até o final do ano. A ideia é dar início a um mutirão de perícias a partir de março.

"Nós temos em torno de 1 milhão e 700 mil pessoas, cidadãos e cidadãs, aguardando a resposta da Previdência Social. Estou separando cerca de 550 mil que dependem de uma perícia. São beneficiários do BPC [Benefício de Prestação Continuada], pessoas que sofrem algum acidente, o salário-maternidade, para fazer um mutirão nas áreas onde já temos uma fotografia dessa situação mais grave", disse.

Para João Inocentini, presidente do Sindnapi, a situação atual da fila tem a ver com a forma como os atendimentos no INSS foram tratados pela antiga gestão. "Essa fila é um gesto do governo anterior, que travou todos os benefícios e pagou força-tarefa das Forças Armadas para dar um carimbo negando [benefícios]", afirmou, referindo-se à contratação de militares aposentados pelo antigo governo.

"O INSS não está conseguindo reduzir a fila, pois não consegue sequer avaliar tudo que está chegando", diz o advogado Diego Cherulli, vice-presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), que vem acompanhando a situação.

FALHAS NO MEU INSS ITERFEREM NOS PEDIDOS DE BENEFÍCIOS

Além da fila, segurados como Denise enfrentam falhas constantes no aplicativo e site Meu INSS, que apresenta instabilidade e erros, impedindo de fazerem o pedido inicial ou cumprir uma exigência do INSS -quando o instituto solicita documentos extras- para ter sua análise concluída.

Orientada por advogados e pelo próprio INSS a refazer o pedido, a diarista tentava, desde o início de janeiro, requerer novamente o benefício, sem sucesso. Na quinta-feira (16), conseguiu fazer a solicitação, que ainda está em análise. Ao pedido de recurso, não teve resposta.

Em nota, o INSS confirmou, no início de janeiro, que o recurso da segurada estava em análise na Junta de Recursos da Previdência. "A interessada pode acompanhar seu processo pelos canais remotos do INSS (site gov.br/meuinss, aplicativo para celular Meu INSS e pelo telefone 135)", orientou o órgão, por meio de sua assessoria.

No início de fevereiro, em novo questionamento, o instituto afirmou que Denise poderia fazer novo pedido, mesmo tendo recorrido à Junta. "A senhora Denise Batista da Silva pode protocolar novamente o benefício, incluindo os documentos necessários, mesmo tendo entrado com o recurso à Junta", disse.

Sobre as falhas no Meu INSS, o instituto afirma estar "ciente das instabilidades e monitorando a situação". "A Dataprev [empresa de tecnologia do governo federal] já foi acionada para que sejam implementadas as ações necessárias para a estabilização dos sistemas", diz o órgão.

Procurada, a Dataprev afirmou que o app e o site Meu INSS "estão em constante processo de aprimoramento", o que pode "resultar na instabilidade momentânea". "É importante frisar que o Meu INSS registra atualmente uma média de 54 milhões de acessos e cerca de 37 milhões de visitantes únicos por mês, enquanto a média de atendimentos presenciais em agências da Previdência é de 1,8 milhão."

O que segurado pode fazer para ter o benefício Segundo a advogada Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), no caso do salário-maternidade, o benefício pode ser pedido administrativamente depois de uma negativa, sem que seja necessário apresentar um recurso, que demora mais para ser julgado.

Diferentemente de que ocorre com outros benefícios, o salário-maternidade não paga valores atrasados desde a data do pedido. Como tem duração de quatro meses, a segurada não receberá a mais pelo tempo de espera. "Como foi indeferido, [fazer] um novo requerimento com a documentação correta pode resolver", afirma a advogada.

Além de refazer o pedido quando for possível, o INSS e a Dataprev orientam o segurado a manter o aplicativo Meu INSS sempre atualizado para as versões mais recentes nos sistemas Android ou iOS.

Para não perder os valores atrasados, que são pagos desde a data inicial do pedido para a concessão de benefícios como aposentadorias e pensões, o instituto orienta o segurado a acessar o portal do INSS na página sobre "avisos e sistemas", verificar a data da instabilidade e, depois, citar a data em que ocorreu a falha quando for pedir o benefício.

PASSO A PASSO

- Acesse o site inss.gov.br
- Na página inicial, clique sobre as três linhas azuis ao lado do nome INSS Depois, clique em "Acesso à informação" Role até o final da página e vá em "Avisos sobre Sistemas"
- Aparecerá a lista de falhas com a data da ocorrência

 

Covid: grupo prioritário recebe vacina bivalente a partir de segunda

A partir desta segunda-feira (27), quem faz parte do grupo prioritário já vai poder tomar a vacina bivalente contra a covid-19. Estamos falando de pessoas com mais de 70 anos; aquelas que vivem em instituições de longa permanência ou trabalham nesses locais; ou os imunocomprometidos, indígenas e ribeirinhos com mais de 12 anos.

A bivalente protege contra a cepa original da doença, mas também contra a Ômicron, a variante mais circulante no mundo. Importante ressaltar que essa vacina é uma dose de reforço. Ou seja, só vai poder se imunizar com ela, quem já tomou, pelo menos, as duas primeiras doses básicas da vacina. Caso contrário, é preciso primeiro cumprir essa etapa, como explica o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Outros grupos prioritários serão incluídos aos poucos no esquema. Em março, teremos, a partir do dia 6, a vacinação daqueles entre 60 e 69 anos, e das grávidas ou que foram mães há pouco tempo, a partir do dia 20. E depois de 17 de abril para os trabalhadores de saúde, pessoas acima de 12 anos com deficiência permanente, a população privada de liberdade ou adolescentes cumprindo medidas socioeducativa e os funcionários desses locais.

O dr Juarez Cunha, da Sociedade Brasileira de Imunizações, deixou bem claro que as pessoas que estão nos grupos e não atualizaram a caderneta de vacinação, não devem esperar chegar a vez de tomar a bivalente para ir ao posto de saúde.

E, claro, em caso de dúvidas, procurar uma unidade de saúde de sua cidade. As vacinas já começaram a ser distribuídas para os estados. Serão quase 60 milhões de doses disponíveis para os 54 milhões de pessoas que fazem parte desses grupos.

Operação Carnaval 2023: PRF registra redução de 22% nos acidentes graves nas rodovias federais do RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, às 23h59 de quarta-feira (22), a Operação Carnaval 2023 que iniciou às 00h00 da sexta-feira (17). Durante os seis dias de operação foi registrado movimento intenso nas rodovias federais que cortam o estado do Rio Grande do Norte. 

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a PRF registrou uma queda de 3,57% no número total de acidentes e uma redução de 22% nos acidentes graves. Dois óbitos foram registrados nas rodovias federais potiguares, um por acidente e outro por mal súbito de um ciclista enquanto pedalava na rodovia.

Com relação as infrações de trânsito mais observadas durante o período, destacam-se as de alcoolemia, com 118 condutores autuados, representando um aumento de 64% em relação ao ano anterior, ultrapassagem em trecho proibido (aumento de 35%), crianças sendo transportadas sem o dispositivo de retenção (aumento de 50%) e condutores utilizando o aparelho celular (aumento de 100%). Além disso, 1.351 condutores foram flagrados transitando com excesso de velocidade.

Combate ao crime

Ao longo da Operação 46 pessoas foram detidas, oito veículos foram recuperados, duas armas de fogo e 27 munições foram apreendidas. Do total de prisões efetuadas, três foram pelo crime de embriaguez ao volante.

Beneficiários com NIS de final 8 recebem Bolsa Família

 


A Caixa Econômica Federal paga hoje (24) a parcela de fevereiro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8. O valor mínimo corresponde a R$ 600.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,86 milhões de famílias, com recursos de R$ 13,2 bilhões. O valor médio recebido por família equivale a R$ 606,91.

Desde o mês passado, o programa social voltou a se chamar Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu a utilização de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.

O pagamento do adicional de R$ 150 para famílias com crianças de até 6 anos ainda não começou. Em janeiro, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, afirmou que o valor extra só começará a ser pago em março, após o governo fazer um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), para eliminar fraudes.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Auxílio Gás
O Auxílio Gás também será pago hoje às famílias inscritas no CadÚnico, com NIS final 8. Com valor de R$ 112 em fevereiro, o benefício segue o calendário do Bolsa Família

O programa tem duração prevista até o fim de 2026 e beneficia 5,95 milhões de famílias neste mês. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg. Apenas neste mês, o governo gastará R$ 667,2 milhões.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.


 

PLACAR FI: Confira todos os RESULTADOS desta QUINTA-FEIRA


A quinta-feira foi agitada no futebol brasileiro e internacional. Na Copa do Brasil tivemos a sequência da rodada decisiva da primeira fase, com Santos, Vasco, Remo, São Luiz-RS e Coritiba garantindo o passaporte para a próxima fase. E como de costume, o PLACAR FI acompanhou todos os jogos e traz para você torcedor, todos os resultados do dia.

No Brasil ainda teve rodada nos estaduais, Copa do Nordeste e Copa Verde. Já nos gramados internacionais, rodada decisiva na Liga Europa. CONFIRA!

COPA DO BRASIL – 1ª FASE – 1ª RODADA

Vitória-ES 0 x 1 Remo-PA

Trem-AP 0 x 4 Vasco

São Luiz-RS 1 x 0 Juventude

Humaitá-AC 0 x 3 Coritiba

Ceilândia-DF 0 x 1 Santos

COPA VERDE – OITAVAS DE FINAL – 1ª RODADA

Vila Nova-GO 0 (4) x (3) 0 Luverdense


COPA DO NORDESTE – FASE DE GRUPOS – 5ª RODADA

Atlético-BA 2 x 1 Campinense-PB

Vitória-BA 2 x 3 Náutico-PE

LIBERTADORES – 2ª FASE – 1ª RODADA

Deportivo Maldonado (VEN) 0 x 0 Fortaleza

Magallanes (CHI) 3 x 0 Always Ready (BOL)

Universidad Quito (EQU) 0 x 0 Millonarios (COL)

MINEIRO – 1ª FASE – 7ª RODADA

Caldense-MG 1 x 2 Cruzeiro

PARAIBANO – 1ª FASE – 8ª RODADA

Serra Branca 3 x 2 Auto Esporte

Nacional 2 x 1 CSP-PB

*Auto Esporte rebaixado

CAPIXABA – 1ª FASE – 7ª RODADA

Porto Vitória-ES 1 x 0 Estrela do Norte

TOCANTINENSE – 1ª FASE – 4ª RODADA

Bela Vista 1 x 0 Interporto

PIAUIENSE – 1ª FASE – 10ª RODADA

Altos-PI 3 x 1 River

LIGA EUROPA – SEGUNDA FASE – 2ª RODADA

Nantes 0 x 3 Juventus

Midtjylland 0 x 4 Sporting

Monaco 2 (3) x (5) 3 Bayer Leverkusen

PSV Eindhoven 2 x 0 Sevilla

Manchester United 2 x 1 Barcelona

Rennes 2 (4) x (5) 1 Shakhtar Donetsk

Union Berlin 3 x 1 Ajax

Roma 2 x 0 Red Bull Salzburg

Deputado Luiz Eduardo destaca o aumento de 5% na arrecadação de ICMS no Rio Grande do Norte.

O deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) fez uso da palavra no horário destinado às lideranças da Assembleia Legislativa do RN desta quinta-feira (23), onde destacou o aumento de 5% na arrecadação de ICMS no Rio Grande do Norte. 

O índice é relativo ao mês de janeiro de 2023 em comparação com janeiro de 2022. “Isso possibilitou uma arrecadação maior de R$ 33 milhões e o nosso estado totalizou quase R$ 12,5 bilhões, ou seja, 10,69% superior ao mesmo período do ano passado”, pontuou.

O carnaval também foi tema da fala de Luiz Eduardo, que questionou o critério adotado pelo Governo do Estado para fazer o pagamento das diárias operacionais dos policiais que atuaram no período. “Só foram pagas as diárias para os policiais que foram para o interior. A Polícia Metropolitana e o Policiamento da Capital não receberam diárias operacionais. É importante essa resposta do Governo”, disse.

Luiz Eduardo ainda externou preocupação com a estrutura física do Hospital Tarcísio Maia, que apresentou, segundo apuração, diversas goteiras, e com a classificação da cidade de Mossoró como a mais violenta do Brasil, de acordo com o levantamento anual realizado pelo Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal para avaliar a criminalidade nas cidades, em especial, da América Latina. “É importante que haja um planejamento da Secretaria de Segurança Pública para que a gente possa baixar esses índices”, afirmou.

Lideranças parlamentares da ALRN avaliam carnaval 2023 e apresentam pleitos para o estado


O deputado estadual Neilton Diógenes (PL) abriu o horário destinado às lideranças da Assembleia Legislativa do RN desta quinta-feira (23) após o carnaval parabenizando a atuação da Secretaria Estadual de Segurança Pública durante o período de festa. 

Citando nominalmente o titular da pasta, Coronel Francisco Araújo, o deputado destacou a “grandeza e responsabilidade para com os foliões potiguares” em todas as cidades. Neilton Diógenes ainda destacou a permanência da Petrobras no estado e o poder transformador da economia que isso significa.

“O RN é um estado que é grande produtor de energia eólica, energia solar e que vai continuar sendo buscado pelos recursos naturais que possui, como o petróleo explorado. Que a Petrobras permaneça trazendo mais tecnologia e empregos”, disse. O parlamentar encerrou sua fala reivindicando atenção para as estruturas físicas das escolas públicas. “A educação precisa ser muito valorizada através do lado financeiro”, finalizou.

Segundo a se pronunciar, o deputado Luiz Eduardo (SDD) destacou o aumento de 5% na arrecadação de ICMS no Rio Grande do Norte. O índice é relativo ao mês de janeiro de 2023 em comparação com janeiro de 2022. “Isso possibilitou uma arrecadação maior de R$ 33 milhões e o nosso estado totalizou quase R$ 12,5 bilhões, ou seja, 10,69% superior ao mesmo período do ano passado”, pontuou.

O carnaval também foi tema da fala de Luiz Eduardo, que questionou o critério adotado pelo Governo do Estado para fazer o pagamento das diárias operacionais dos policiais que atuaram no período. “Só foram pagas as diárias para os policiais que foram para o interior. A Polícia Metropolitana e o Policiamento da Capital não receberam diárias operacionais. É importante essa resposta do Governo”, disse.

Luiz Eduardo ainda externou preocupação com a estrutura física do Hospital Tarcísio Maia, que apresentou, segundo apuração, diversas goteiras, e com a classificação da cidade de Mossoró como a mais violenta do Brasil, de acordo com o levantamento anual realizado pelo Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal para avaliar a criminalidade nas cidades, em especial, da América Latina. “É importante que haja um planejamento da Secretaria de Segurança Pública para que a gente possa baixar esses índices”, afirmou.

Finalizando o horário das lideranças, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) avaliou o carnaval do Estado, mas destacou a discussão em torno do reajuste do piso salarial dos professores. “O piso dos professores é uma ferramenta de reconhecimento dessa categoria como uma das mais essenciais para o desenvolvimento de qualquer sociedade. O diálogo será o grande vencedor e a categoria pode ter certeza de que teremos uma saída adequada quanto às condições do Governo do Estado e o direito adquirido pela categoria “, afirmou.

 

Aposta feita no DF ganha prêmio de R$ 8,5 milhões da Mega-Sena


Uma aposta do Distrito Federal acertou as seis dezenas da Mega-Sena. O sorteio do Concurso 2.567 foi realizado nessa quinta-feira (23) à noite, no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista, em São Paulo.

A aposta premiada, um jogo simples com seis dezenas, foi feita na Lotérica Ponto Certo, no Setor QNO da Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. Ela vai pagar ao ganhador ou ganhadora R$ 8.548.140,96.

As dezenas sorteadas foram 10 - 11 - 19 - 33 - 58 e 60.

A quina teve 103 ganhadores e vai pagar o prêmio individual de R$ 23.886,63. Os 5.786 acertadores da quadra receberão individualmente R$ 607,45.

O próximo sorteio da Mega-Sena será neste sábado (25). O prêmio estimado para a faixa principal é de R$ 3 milhões.

 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Concurso Correios 2023: conheça os cargos e salários de ingresso

A realização de um novo concurso Correios está no radar da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Segundo a estatal, orientações são aguardadas por parte do Ministério do Planejamento.

A pasta, que é comandado pela ministra Simone Tebet, tem como função planejar a administração governamental, assim como os custos e a viabilidade orçamentária de projetos. 

Diante disso, caso o concurso Correios seja aprovado pelo Planejamento, caberá à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o aval para a seleção.

Recentemente, Esther Dweck esteve reunida com secretários, assessores e dirigentes para fechar o planejamento dos 100 primeiros dias de governo. Entre as pautas estava a realização de novos concursos públicos.

Desta forma, quem deseja se preparar para um futuro edital dos Correios deve ficar atento às carreiras de ingresso e seus requisitos e salários. Confira abaixo! 

Carreira de nível médio

Agente de Correios

A carreira de ingresso tem como principal missão executar as atribuições pertinentes aos serviços das áreas Operacional, Comercial e de Suporte. Neste caso, o candidato pode ser aprovado para as seguintes funções:

  • Carteiro;
  • Operador de Triagem e Transbordo (em extinção);
  • Atendente Comercial; e
  • Suporte.

Salário inicial: a partir de R$2.179,25

Carreira de nível superior

Analista de Correios

A carreira de ingresso para quem tem o nível superior tem como principal missão aplicar conhecimentos técnicos de sua especialidade, visando à otimização dos resultados e aprimoramento dos padrões de trabalho de sua área de atuação.

Neste caso, o candidato pode concorrer para as seguintes especialidades:

  • administrador;
  • advogado;
  • analista de sistemas;
  • arquiteto;
  • assistente social;
  • bibliotecário;
  • contador;
  • economista;
  • engenheiro;
  • estatístico;
  • museólogo;
  • pedagogo;
  • psicólogo; e
  • técnico em Comunicação Social.

O concurso também pode oferecer vagas para cargos específicos dos Correios, como: auxiliar de enfermagem do trabalho; técnico de segurança do trabalho; analista de saúde; enfermeiro do trabalho; engenheiro de segurança do trabalho; e médico do trabalho.

Salário inicial: a partir de R$6.333,54.

Veja como foi o último concurso Correios

Sem investimentos nos últimos anos, a estatal viu sua força de trabalho diminuir. O último edital para carteiro, cargo com maior necessidade de pessoal, foi publicado em 2011.

Em 2012, os Correios pediram 13.727 vagas para o Ministério das Telecomunicações, sendo 10 mil para uma nova seleção e as demais para chamar os aprovados do ano anterior. 

Já em 2016, sem essa promessa se cumprir, os Correios anunciaram cerca de 2 mil vagas. As oportunidades seriam para agente de correios, de nível médio, nas atividades de carteiro e operador de triagem.

As oportunidades seriam distribuídas pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. 

As remunerações seriam de R$2.885,37 e de R$2.348,87, para carteiro e operador, respectivamente, já incluindo benefícios e adicionais. No entanto, quem atuasse também aos sábados receberia R$3.017,42.

Os Correios chegaram a elaborar um projeto básico do concurso. Nele, havia a previsão dos candidatos serem avaliados por meio de provas objetivas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática; e
  • Conhecimentos Gerais.

Além de teste de esforço físico e exame médico admissional (para os convocados). A seleção, no entanto, não saiu do papel.

Em 2017, os Correios realizaram concurso para a área de Segurança do Trabalho. O resultado final dessa seleção saiu em janeiro de 2018.

Foram oferecidas 88 vagas para os níveis médio/técnico e superior. Foram contempladas as áreas de Medicina, Enfermagem, Engenharia e Segurança do Trabalho.

TJ - RN republica edital de Processo Seletivo para estagiário de pós-graduação


O Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Norte (TJ - RN) republicou o edital do Processo Seletivo para contratação de estagiário de pós-graduação em direito.

O novo documento prorroga o período de inscrições e altera as datas de realização das etapas de seleção.

As inscrições, que tiveram início no dia 30 de janeiro de 2023, poderão ser efetuadas até às 23h59 do dia 28 de fevereiro deste ano, exclusivamente pela internet, mediante envio de toda documentação especificada no edital para o endereço eletrônico: campogrande@tjrn.jus.br.

A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 7 de março de 2023, às 9h, na sede da Comarca, com duração de quatro horas. Já a entrevista ocorrerá na data provável de 21 deste mesmo mês por videoconferência.

Será preenchida uma vaga, além da formação de cadastro reserva, na Vara Única da Comarca de Campo Grande. O estudante deverá atuar em jornada de trabalho de seis horas diárias e de 30 horas semanais, podendo, a critério do juiz da unidade, consistir em trabalho presencial, semipresencial ou integralmente remoto.

O valor da bolsa-auxílio mensal a ser paga é de R$ 1.874,00. O estagiário receberá, ainda, auxílio-transporte, no valor de R$ 127,60 por mês.

Para avaliar os candidatos inscritos serão realizadas duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, compostas por prova escrita e entrevista, em que se analisará o currículo do aluno e a aptidão para a vaga, conforme as demandas da unidade e o perfil acadêmico desejado.

Vale ressaltar que a prova escrita consistirá na elaboração de uma sentença e/ou decisão e duas questões dissertativas, referentes aos conteúdos de Direito Constitucional, Processo Civil, Direito Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal.

O estágio terá duração máxima de um ano, prorrogável por igual período. O período do estágio não poderá exceder a dois anos, exceto quando se tratar de pessoas com deficiência que poderão exercer o estágio até a conclusão do curso, respeitando-se o encerramento do calendário acadêmico.

Este Processo Seletivo será válido por um ano, a contar da data da homologação e poderá ser realizada nova seleção antes do término do prazo, caso tenha esgotado o cadastro de reserva.

 

PM - RN divulga retificação de Concurso Público com mais de mil vagas

 


A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PM - RN) divulgou uma retificação do Concurso Público, que tem como objetivo o preenchimento de 1.158 vagas para ingresso no Curso de Formação de Praças.

De acordo com a publicação (retificação I) foram alterados subitens relativos aos requisitos para investidura nos cargos. Para ingresso no Curso de Formação de Praças é necessário ter nascido entre 1º de janeiro de 1988 e 31 de dezembro de 2002, salvo para os candidatos pertencentes a Polícia Militar do RN e do Corpo de Bombeiros Militar do RN;

De acordo com o edital, as oportunidades são para: Policiais Militares - QPPM Aluno Soldado (1.128); Polícia Militares Músicos - QPM Aluno Soldado: Flauta em Dó (3); Clarinete em Sí Bemol (7); Saxofone Alto em Mi Bemol (2); Saxofone Tenor em Sí Bemol (1); Saxofone Barítono Mi Bemol (1); Trompete em Si Bemol (3); Trombone de vara tenor (2); Trombone Baixo (1); Bombardino/Eufhonium em Sí Bemol (2); Tuba em Si Bemol/Dó (3); Trompa em Fá/Sí Bemol (3); Bateria/Percussão erudita (2).

Para concorrer a chance é necessário que o candidato comprove graduação de nível superior, nos graus bacharelado, licenciatura ou tecnólogo e tenha no mínimo 1,60m, se for do sexo masculino, e 1,55m, se for do sexo feminino, além de outros requisitos presentes no edital. Quando aprovados, os profissionais receberão remuneração no valor de R$ 1.302,00.

Como participar

As inscrições para este Concurso Público serão realizadas pela Internet, no endereço eletrônico do IBFC, no período das 10h do dia 23 de janeiro até às 23h do dia 22 de fevereiro de 2023, mediante o pagamento de uma taxa de participação no valor de R$ 122,50.

Vale lembra que os candidatos que se enquadram nos critérios específicos do edital puderam solicitar a isenção da taxa das 10h do dia 23 até às 23h do dia 25 de janeiro de 2023.

Classificação e vigência

A classificação dos candidatos será realizada mediante prova objetiva, prevista para o dia 26 de março de 2023, exame de habilitação musical, apenas para as vagas de aluno músico, exame de avaliação de condicionamento físico, exame de avaliação psicológica, inspeção de saúde, procedimento de heteroidentificação (negros) e investigação social.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira a Apostila Digital deste certame em nosso site.

O prazo de validade deste Concurso Público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Imperatriz Leopoldinense é a campeã do carnaval 2023 do Rio, um ano depois de retornar à elite

 Comissão de Frente da Imperatriz — Foto: Alexandre Durão/g1

A Imperatriz Leopoldinense é a grande campeã do carnaval 2023 no Rio de Janeiro. A Verde e Branca de Ramos chegou ao nono título da história apenas um ano depois de regressar ao Grupo Especialem 2019, foi rebaixada para a Série Ouro, conquistou em 2020 o acesso e reestreou na elite em 2022, quando ficou em 10º lugar.

A vitória, 22 anos depois da última conquista, veio com uma divertida fábula sobre Lampião, o Rei do Cangaço. Leandro Vieira, que conquistou seu terceiro campeonato no Grupo Especial, retratou a vida e a morte do jagunço, barrado no inferno e no céu, à luz da cultura do cordel e num Nordeste multicolorido. 

O desfile da Imperatriz contou com 3 mil componentes divididos em 24 alas, com cinco carros e dois tripés

Todos os títulos da Imperatriz

  1. O quê que a Bahia tem? (1980)
  2. O teu cabelo não nega (1981)
  3. Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós! (1989)
  4. Catarina de Médicis na Corte dos Tupinambôs e Tabajeres (1994)
  5. Mais vale um jegue que me carregue, que um camelo que me derrube… lá no Ceará! (1995)
  6. Brasil, mostra a sua cara em… Theatrum Rerum Naturalium Brasiliae (1999)
  7. Quem descobriu o Brasil, foi seu Cabral, no dia 22 de abril, dois meses depois do carnaval (2000)
  8. Cana-caiana, cana roxa, cana fita, cana preta, amarela, Pernambuco… quero vê descê o suco na pancada do ganzá (2001)
  9. O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida (2023)

 

Copa do Nordeste: Ferroviário e ABC se enfrentam hoje a noite


O ABC volta a campo nesta quarta-feira (22), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, para encarar o Ferroviário em duelo importante pelo G4 da Copa do Nordeste.

O alvinegro empatou com o Vitória/BA na última rodada do Nordestão, em Salvador, e mira o topo da tabela do grupo B. Já a equipe cearense, também empatou, mas sem gols, em casa com o Sergipe e pode terminar a rodada na vice-liderança do grupo A.

No ABC, o volante Bruno Lima e os meias Allan Dias e Matheus Anjos, estão lesionados e não participam da partida contra o Ferroviário. Na equipe adversária são três desfalques confirmados no elenco: o volante César Sampaio, o lateral-direito Wesley e o lateral-esquerdo Matheus Silva. O outro lateral-esquerdo da equipe, Zé Carlos, e o meia Matheus Lima saíram do jogo contra o Sergipe sentindo dores musculares e são dúvidas.

A partida acontece logo mais, às 21h30.